O que vocês pensam sobre ganhar herança de mão beijada?

danillofc

New Member
Registrado
Bom,no caso falo de familias com bom poder aquisitivo. É moralmente certo? Por um lado ninguém quer ver o filho regredir em padrão de vida, passar dificuldade, por outro se ele já sabe que vai ganhar muita coisa, provavelmente não vai querer se esforçar pra nada. E ainda tem os que acham que o governo deveria impor grandes taxas sobre isso para reduzir a desigualdade.
Fora que Tem milionários e bilionários que vão deixar só uma fração pros filhos,ou até mesmo nada. É muito radical? Louvável por doar tudo?
 
Os pais não podem deixar os filhos sem o que atenda suas necessidades. Eles têm uma responsabilidade por terem inserido os filhos neste mundo, não podem simplesmente doar tudo para terceiros a menos que os filhos consigam se sustentar muito bem sozinhos mesmo.
 
Acho ótimo pra quem recebe. Infelizmente não é todo mundo que tem parente rico pra isso.
A questão não é só herança. Claramente quem tem pais ricos leva a vida muito mais na maciota e não se preocupa em manter o patrimônio da mesma forma que os pais. Dificilmente os filhos batalharao tanto pra manter e até aumentar o patrimônio, já que sempre tiveram de mão beijada.
 
Qual a pergunta no final das contas?

Sou a favor de taxar.
Sou a favor do cara doar, afinal o dinheiro é dele.
Se os filhos vão jogar no lixo é mais questão de criação e aprendizado do que o fato de ter recebido fácil.

Sou contra a possibilidade de existência de bilionários no geral.
 
É moralmente certo?
O dinheiro é dos pais, eles fazem o que quiserem. Ele tem o direito de dar tudo para uma pessoa aleatória na rua.

provavelmente não vai querer se esforçar pra nada.
E qual o problema? Porque alguém deveria precisar de esforço para viver a vida?

Fora que Tem milionários e bilionários que vão deixar só uma fração pros filhos,ou até mesmo nada. É muito radical? Louvável por doar tudo?
Tirando o fato de que no Brasil metade da renda tem que obrigatoriamente ir para os filhos, o dinheiro é deles, eles podem decidir o que quiserem.
 
Depende, é situacional, já vi muita gente que era rico, deixou pros filhos e os filhos ficaram pobres (torraram tudo em futilidades), também já vi casos de pessoas que receberam quantias vultosas e multiplicaram, vai da cabeça de cada um, povo acha que só porque tem milhões o dinheiro é infinito, quando não é (é só ver o caso de várias subcelebridades, jogadores de futebol e derivados que depois que "aposentam/somem" empobrecem de maneira absurda. Se o estado deveria taxar herança? depende da finalidade, se for pra enriquecimento do estado, de jeito nenhum. Se o ricasso quer deixar só o suficiente para "garantir" a estabilidade do filho ou doar tudo ai é pessoal, cada um faz o que quiser com o seu dinheiro...
 
Bom,no caso falo de familias com bom poder aquisitivo. É moralmente certo?
Com certeza

Por um lado ninguém quer ver o filho regredir em padrão de vida, passar dificuldade, por outro se ele já sabe que vai ganhar muita coisa, provavelmente não vai querer se esforçar pra nada.
É Problema do herdeiro, se ele quiser cheirar tudo, ele cheira

E ainda tem os que acham que o governo deveria impor grandes taxas sobre isso para reduzir a desigualdade.
Esquece esse povo, não é gente

Fora que Tem milionários e bilionários que vão deixar só uma fração pros filhos,ou até mesmo nada. É muito radical? Louvável por doar tudo?
Acredito que o pai que deserda sabe o que esta fazendo, se o filho for um cheirador então, ta mais que certo deserdar
Melhor doar para o funcionário dedicado do que para o filho nóia
 
Qual a pergunta no final das contas?

Sou a favor de taxar.
Sou a favor do cara doar, afinal o dinheiro é dele.
Se os filhos vão jogar no lixo é mais questão de criação e aprendizado do que o fato de ter recebido fácil.

Sou contra a possibilidade de existência de bilionários no geral.
Nao vejo nada de mais, o dinheiro deles não está parado numa conta e sim em forma de ativos das empresas,que geram empregos e inovação. Se um.governo decidir taxar pesadamente eles vão e tem todos os artifícios para se mudar ou manter a riqueza em paraísos fiscais.
 
Eu acho esse tipo de discução meio sem proposito, hoje em dia a expectativa de vida é quase de 80 anos, um filho, vai ter o pai até o inicio da terceira idade, então a ideia do herdeiro privilegiado depende de perder o pai cedo, o que de certa forma é uma tragedia familiar.

As heranças já são taxadas chama Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, aliquota máxima de 8%.

Se é pouco ou muito, é dificil dizer, mas se a familia perde o pai de familia que é trabalhador e vai herdar uma casa de 800mil, vão ter de pagar 64mil de imposto, acho improvável que uma viuva que acabou de perder o provedor da renda principal da casa tenha esse valor em caixa para pagar imposto.Ai a familia não vai ter esse dinheiro vai fazer o que? entrar na justiça e pedir usucapião?ficar irregular pra sempre?

Então não vou nem discutir se deve aumentar, já é absurda a situação que temos.

Não vejo como pode ser melhor vc tirar o dinheiro de uma familia que acabou de perder alguém para dar ao estado, que sabemos que é uma torneira aberta pra gastar o dinheiro do contribuinte, quando não gastam com supersalários, é com lagosta, "leite condensado", pra pagar 14 imóveis, pra deposito de 80mil na esposa que não sabe de nada, enfim, tirar dinheiro de uma familia nesse momento de perda, pra mim é um crime, uma deshumanidade.
 
Eu acho esse tipo de discução meio sem proposito, hoje em dia a expectativa de vida é quase de 80 anos, um filho, vai ter o pai até o inicio da terceira idade, então a ideia do herdeiro privilegiado depende de perder o pai cedo, o que de certa forma é uma tragedia familiar.

As heranças já são taxadas chama Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, aliquota máxima de 8%.

Se é pouco ou muito, é dificil dizer, mas se a familia perde o pai de familia que é trabalhador e vai herdar uma casa de 800mil, vão ter de pagar 64mil de imposto, acho improvável que uma viuva que acabou de perder o provedor da renda principal da casa tenha esse valor em caixa para pagar imposto.Ai a familia não vai ter esse dinheiro vai fazer o que? entrar na justiça e pedir usucapião?ficar irregular pra sempre?

Então não vou nem discutir se deve aumentar, já é absurda a situação que temos.

Não vejo como pode ser melhor vc tirar o dinheiro de uma familia que acabou de perder alguém para dar ao estado, que sabemos que é uma torneira aberta pra gastar o dinheiro do contribuinte, quando não gastam com supersalários, é com lagosta, "leite condensado", pra pagar 14 imóveis, pra deposito de 80mil na esposa que não sabe de nada, enfim, tirar dinheiro de uma familia nesse momento de perda, pra mim é um crime, uma deshumanidade.


Se pelo menos se o dinheiro fosse usado para melhoria das ruas, segurança, educação... Parte dos impostos que pagamos são para sustentar esse estado corrupto e inchado. Como exemplo paguei meu IPVA a vista "4%" do valor do meu veiculo para andar nessas ruas esburacadas.

Perdi meu pai e minha mãe em 2016. Além do imposto " ITCMD" tenho que pagar advogado, encargos do cartório e o meu tempo de fica correndo atrás da papelada. Brasil é um lixo nessa parte... burocracia dos infernos.
 
Última edição:
Sério mesmo que vocês acham essa taxa legal? Congresso comendo caviar e tomando vinho importado e vcs preocupados com
taxação encima de riqueza?? a taxação encima de riqueza deve ser encima do IR,os grandes milionários não pagam muito mais impostos
de IR que um Diretor de empresa.. Pode taxar a herança que for o dinheiro nunca vai chegar nas ruas e avenidas, nos hospitais se chegar
é o mínimo do mínimo esse é o BRASIL QUE TEMOS.

Sempre me perguntei como ficam:
- Cartão de crédito do morto.
- Investimento (ex: Previdencia privada) e outras investimentos (Ações, CDB etc).
- Dividas
 
Bom,no caso falo de familias com bom poder aquisitivo. É moralmente certo? Por um lado ninguém quer ver o filho regredir em padrão de vida, passar dificuldade, por outro se ele já sabe que vai ganhar muita coisa, provavelmente não vai querer se esforçar pra nada. E ainda tem os que acham que o governo deveria impor grandes taxas sobre isso para reduzir a desigualdade.
Fora que Tem milionários e bilionários que vão deixar só uma fração pros filhos,ou até mesmo nada. É muito radical? Louvável por doar tudo?
Só digo uma coisa : quero :haha:
Imposto sobre herança, de rico, quase não pega nada, quem se ferra é a família pobre que tem uma casa pra dividir entre os filhos, aí muitos ficam na informalidade pra não pagar imposto (roubo)
 
Eu acho esse tipo de discução meio sem proposito, hoje em dia a expectativa de vida é quase de 80 anos, um filho, vai ter o pai até o inicio da terceira idade, então a ideia do herdeiro privilegiado depende de perder o pai cedo, o que de certa forma é uma tragedia familiar.

As heranças já são taxadas chama Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, aliquota máxima de 8%.

Se é pouco ou muito, é dificil dizer, mas se a familia perde o pai de familia que é trabalhador e vai herdar uma casa de 800mil, vão ter de pagar 64mil de imposto, acho improvável que uma viuva que acabou de perder o provedor da renda principal da casa tenha esse valor em caixa para pagar imposto.Ai a familia não vai ter esse dinheiro vai fazer o que? entrar na justiça e pedir usucapião?ficar irregular pra sempre?

Então não vou nem discutir se deve aumentar, já é absurda a situação que temos.

Não vejo como pode ser melhor vc tirar o dinheiro de uma familia que acabou de perder alguém para dar ao estado, que sabemos que é uma torneira aberta pra gastar o dinheiro do contribuinte, quando não gastam com supersalários, é com lagosta, "leite condensado", pra pagar 14 imóveis, pra deposito de 80mil na esposa que não sabe de nada, enfim, tirar dinheiro de uma familia nesse momento de perda, pra mim é um crime, uma deshumanidade.

Bem colocado, não faz sentido uma tributação pós morte.. a pessoa ja passou a vida pagando os impostos sobre os bens e depois que morre os herdeiros tem que pagar mais um pouco? :pff:

Sem contar que ainda tem a conta de advogado para fazer inventario, valor de escritura, etc


Alguém falou sobre milionário/bilionário

Como uma pessoa se torna milionário/bilionário ?

Ela precisa criar uma empresa ou prestar um serviço e ser muito bem sucedida no que faz.

Para a empresa/serviço ser bem sucedido ele tem que ser melhor e/ou mais barato do que os concorrentes.

No caminho ele forneceu algo que os clientes queriam ( se nao, nao comprariam) e criou oportunidade de empregos melhores do que existiam ( se nao, nao atrairia novos/bons funcionários)
 
Bem colocado, não faz sentido uma tributação pós morte.. a pessoa ja passou a vida pagando os impostos sobre os bens e depois que morre os herdeiros tem que pagar mais um pouco? :pff:

Sem contar que ainda tem a conta de advogado para fazer inventario, valor de escritura, etc


Alguém falou sobre milionário/bilionário

Como uma pessoa se torna milionário/bilionário ?

Ela precisa criar uma empresa ou prestar um serviço e ser muito bem sucedida no que faz.

Para a empresa/serviço ser bem sucedido ele tem que ser melhor e/ou mais barato do que os concorrentes.

No caminho ele forneceu algo que os clientes queriam ( se nao, nao comprariam) e criou oportunidade de empregos melhores do que existiam ( se nao, nao atrairia novos/bons funcionários)
O pessoal critica o Brasil nesse aspecto,mas nos EUA por exemplo essa taxa é uma paulada. Ma Europa não deve ser muito diferente.
 
Referente a pergunta titulo do tópico:
Acho maravilhoso, se você não quiser, "nóis" quer! Manda que depois que tiver na conta/nome, até posso pensar em agradecer kkkkk
 
Vamos inverter a pergunta, por quê não seria moralmente certo alguém receber herança, seja lá qual for o valor?

Agora, quem diz que tem que taxar herança já está errado, se disser ainda que é pra "reduzir a desigualdade" tá mais errado ainda.
O cara trabalha a vida toda para deixar os filhos com uma condição melhor, já pagando toneladas de imposto durante a vida para no final ainda taxarem a herança do cara? Só rindo mesmo... para não chorar.

Com todo respeito, essa é uma discussão bem fútil, já para isso existe testamento, se o cara quiser que o seu patrimônio seja dividido de alguma outra forma é só escrever um, se não, nada mais justo que ir para os herdeiros.
 
Sério mesmo que vocês acham essa taxa legal? Congresso comendo caviar e tomando vinho importado e vcs preocupados com
taxação encima de riqueza?? a taxação encima de riqueza deve ser encima do IR,os grandes milionários não pagam muito mais impostos
de IR que um Diretor de empresa.. Pode taxar a herança que for o dinheiro nunca vai chegar nas ruas e avenidas, nos hospitais se chegar
é o mínimo do mínimo esse é o BRASIL QUE TEMOS.

Sempre me perguntei como ficam:
- Cartão de crédito do morto.
- Investimento (ex: Previdencia privada) e outras investimentos (Ações, CDB etc).
- Dividas


Olha como experiencia propria , perdi o pai cedo, ele mexia muito no mercado financeiro tinha ações de diversas empresas, ai depois a minha mãe foi atrás, e quase todas empresas faliram, uma porção boa de uma grande banco que iria gerar uma grana foi aparentemente roubada pelo advogado, e por fim sobrou umas ações que dão um dividendo ridiculo, e que precisa de ação judicial pra poder vender.

Meu conselho, se quiser deixar algo pra sua familia deixe na poupança ou conta corrente, todo o resto depois a familia tem lutar pra conseguir pegar, e dependendo acaba ficando sem nada que nem o meu caso.

Dividas eu sei que expiram, nem mesmo se pode cobrar a divida na herança,cartão de credito só avisa que morreu que ele é cancelado com divida ou não.

E sim o certo seria taxar riqueza atraves do imposto de renda, com faixas mais altas exemplo acima de 30k, acima de 50k, acima de 100k, e ir aumetando os porcentos.

O problema é que aqui é pra ser paraiso pra rico, que recebem uma porção de isenções, exemplo barcos,lancha,iate,jetski, jatinho helicptero nenhum desses paga imposto de propriedade, e o politico morre de medo de taxar essa gente faz isso não tem dinheiro pra proxima eleição, nem o bostonaro tem bolas, ele mesmo não tem coragem de mexer no imposto de renda,mesmo sendo promessa dele.
 
Patrimônio é subtributado no Brasil (mesmo em relação ao que alguns reputam paraísos liberais).

Óbvio que deveria incidir progressivamente de acordo com o patrimônio (o aumento na arrecadação inclusive poderia permitir que se isentassem as faixas menores).

Se a lógica é "o cara trabalhou", bom, os filhos do cara que trabalhem e conquistem (e já terá um excelente ponto de partida/patrimônio/capital).
 
Olha como experiencia propria , perdi o pai cedo, ele mexia muito no mercado financeiro tinha ações de diversas empresas, ai depois a minha mãe foi atrás, e quase todas empresas faliram, uma porção boa de uma grande banco que iria gerar uma grana foi aparentemente roubada pelo advogado, e por fim sobrou umas ações que dão um dividendo ridiculo, e que precisa de ação judicial pra poder vender.

Meu conselho, se quiser deixar algo pra sua familia deixe na poupança ou conta corrente, todo o resto depois a familia tem lutar pra conseguir pegar, e dependendo acaba ficando sem nada que nem o meu caso.

Dividas eu sei que expiram, nem mesmo se pode cobrar a divida na herança,cartão de credito só avisa que morreu que ele é cancelado com divida ou não.

E sim o certo seria taxar riqueza atraves do imposto de renda, com faixas mais altas exemplo acima de 30k, acima de 50k, acima de 100k, e ir aumetando os porcentos.

O problema é que aqui é pra ser paraiso pra rico, que recebem uma porção de isenções, exemplo barcos,lancha,iate,jetski, jatinho helicptero nenhum desses paga imposto de propriedade, e o politico morre de medo de taxar essa gente faz isso não tem dinheiro pra proxima eleição, nem o bostonaro tem bolas, ele mesmo não tem coragem de mexer no imposto de renda,mesmo sendo promessa dele.
A dívida é cobrada até o limite da herança que foi deixada. Está claro nas leis.
 
Sempre me perguntei como ficam:
- Cartão de crédito do morto.
- Investimento (ex: Previdencia privada) e outras investimentos (Ações, CDB etc).
- Dividas
vai tudo pro espólio, dívidas e investimentos
se houver testamento ou quando fizerem a divisão dos bens, pega oq tem em caixa e paga... se não tiver nd em caixa somente dívidas, fica de presente pros beneficiados
 
Penso que seria um sonho, mas meus avós eram peões e só foram explorados pelos ricos da cidade. Os mais expertos hoje tem grana pra dar e vender enquanto os meus parentes morreram sem nada, só um lote que é disputado por alguns filhos.
 
acho chato, é tipo vc estar se matando pra planejar sua vida, trabalhando duro e do nada alguém instala um Hack no seu jogo. a vida perde a graça. Usaria a grana toda somente em lazer e viagens para compensar. Ou daria um UP na casa que é uma coisa que fica para as próximas gerações.
Mas nunca brigaria por herança, acho que não é um dinheiro "limpo".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo