O técnico disse que "Placa de vídeo do ACER 5741 queimou". Procede?

igordisco

Member
Registrado
Olá amigos, tudo bem?

Já vinha pensando em tirar dúvidas por aqui, e aí um amigo disse para procurar o fórum adrenaline que o pessoal aqui manja tudo sobre reparos, placas e afins.

Meu note, da noite pro dia, parou de funcionar.

"Não proseia comigo e não tem feição".

Ligo ele, o led de standby acende, por uns 20 segundos, mas nada na tela, depois desliga. O sensor do HD não liga, nada... Só o stand by mesmo... Mas desliga depois.

Levei num técnico na Paulista, a primeira pergunta que ele fez foi: "você usa esse notebook em cima do cobertor, na cama?", eu disse que sim, e ele disse que tampou a saída e entrada do cooler, e queimou a placa de vídeo.

Um dia depois, disse que ninguém tem essa placa de vídeo (é um intel i3 ATI), e que o que pode fazer é colocar a placa em outro note, resetar o balls (acho que é isso) e ver se liga novamente.

Fiquei meio na dúvida.

- É verdade que "ninguém" tem essa placa de vídeo?
- Placa de vídeo queima assim? Tem como trocar? Não é onboard?
- Existe esse treco de "balls"?

Me cobraria 550 reais pelo serviço.

Obrigado, amigos!
 
Dificilmente um notebook terá placa dedicada para vídeo, na maioria esmagadora dos casos é tudo onboard. Melhor verificar direito no site do fabricante, pois numa placa onboard não tem como 'trocar' só o video.
 
Opa.

O próprio técnico disse que é onboard, e que é soldado na placa mãe.

Que ele vai tirar a solda, soldar em outra placa, refazer, trocar, sei lá, os balls.

Sei lá eu o que é balls. Mas ele disse que fica novo.
 
sim procede... tive exatamente o mesmo problema em 2 (Isso DOIS) notebooks aqui em casa NA MESMA EPOCA (pense numa Lei de Murphy miseravel) e ambos o caso o problema era o mesmo...

Só que um deles, o note SEMPRE vivia no hack, no quarto de minha mae, ou seja, era um "desknote".
Levei pra assistencia, paguei em torno de 300,00 em cada no conserto mas nao durou 5 meses ambos...

Resolvi vender o que prestava dos note e comprar outros..
 
sim procede... tive exatamente o mesmo problema em 2 (Isso DOIS) notebooks aqui em casa NA MESMA EPOCA (pense numa Lei de Murphy miseravel) e ambos o caso o problema era o mesmo...

Só que um deles, o note SEMPRE vivia no hack, no quarto de minha mae, ou seja, era um "desknote".
Levei pra assistencia, paguei em torno de 300,00 em cada no conserto mas nao durou 5 meses ambos...

Resolvi vender o que prestava dos note e comprar outros..

Putz!

Mais azar que eu!!!

Mas depois de 5 meses aconteceu a mesma coisa?

E foi "trocada" a placa de vídeo ou foi feito esse balls?
 
intel i3 ATI???
Intel core i3 é o processador.
ATI era a antiga marca de placas de vídeo, mas no seu not não tem nada da ATI segundos as descrições do site da Acer.
O que pode ter superaquecido é o processador ou o chipset, mas só queima se não entrou em ação a proteção, que é desligar.
A placa de vídeo do i3 é no próprio processador, não tem nada a ver com placa de vídeo o problema.
O processador não é soldado na placa, então acredito que o que queimou foi o chipset, esse sim é soldado na placa mãe e é da Intel, acho q o técnico não soube te explicar direito.
Tire orçamento em outro lugar e peça mais detalhes.
 
O nome disso que ele quer fazer é reballing.

Olha, eu sinceramente, não faria. Venderia esse notebook com problema (para tirar peças, por exemplo), e compraria um outro com o dinheiro do note com problema + os quinhentão.

Acho que você se incomodaria bem menos. Disso fica a lição: nunca tampar as saídas de ar do notebook, pois é por ali que é dissipado o ar quente.
 
Aprendi a lição, sem duvidas!!!

O menino não soube explicar direito... E sobre ficar "novo", é só eu pedir uma garantia de um ano que ele não dará...

Por quanto posso vender um note desse?

Paguei 1,300. Led, i3, 15", 4gb, hdmi... E o chipset, sei lá, queimado!

Mas valeu galera! Valeu dcvitoria, valeu mateusao!
 
Mateusao, estou relendo teu post e percebendo uma coisa...

O sistema de proteção não entrou em funcionamento por um motivo... Eu desliguei o note antes de dormir, normalmente... No outro dia ele não ligava mais... Não "superaqueceu" e ferrou... Eu desliguei, normal, fui dormir, feliz, e no outro dia ele acordou morto.

Mas não to afim desse reballing não..
 
Se não chegou a queimar talvez aconteceu o mesmo que acontece em placas de vídeo que é a solda fria.
O chipset ficou tão quente que cousou microfissuras na solda que liga ele a placa mãe.
Poderia enjambrar colocando a placa mãe do not no forno como nesse tópico http://www.adrenaline.com.br/forum/...63294-verdade-ou-mentira-vga-pode-voltar.html.
Veja também se não acha placa mãe do not a venda pela net.
 
Nos notebooks, independente do vídeo ser no chipset ou dedicado, ele sempre é integrado na placa mãe, não é placa de vídeo separada como nos desktops

No caso dos Intel I3, o vídeo é integrado no proprio processador, então se queimou o processador ele pode ser trocado
 
Nos notebooks, independente do vídeo ser no chipset ou dedicado, ele sempre é integrado na placa mãe, não é placa de vídeo separada como nos desktops

No caso dos Intel I3, o vídeo é integrado no proprio processador, então se queimou o processador ele pode ser trocado

Não necessariamente.

Aqui o vídeo é separado e posso remove-lo ou fazer upgrade (se conseguir um fornecedor que é quase impossível).


Voltando ao topic, acho melhor fazer o que o user "dcvitoria" falou. Com toda certeza você teria menos dor de cabeça.
 
Galera,

Valeu. Aqui realmente o pessoal manja bastante. Não fiz o "reballing", estava já quase anunciando no ML, mas aí eu pensei que posso tirar segunda via da nota no Wal Mart, pedir assistência pela garantia.

Se reclamarem de algo, por ter sido aberto - pelo que me consta, não há lacres nesse modelo -, procuro algo mais concreto. Mas, a princípio, um notebook de 8 meses não deveria dar problema de trincar solda, queimar placa, ou o que quer que seja.

De qualquer forma, seria um absurdo eu pagar 200, 300, 400 reais por um reparo em um notebook.

Estou comprando um outro notebook - de outra marca, claro - e não tenho pressa para resolver esse notebook ACER. Já já estou indo ao Wal Mart pedir uma segunda via da nota fiscal, e caso não forneçam, uma declaração da data da minha compra (isso eles são obrigados a fornecer), para anexar num futuro processo.

1300 reais não é pouco dinheiro.

Obrigado galera, foi demais a ajuda do pessoal aqui.
 
so tecnico em info a mais de 9 anos conserto muitos notes e te garanto que é muito dificil placa de video de note queima, ele falou placa de video pra não te que fica te explicando muito mas oque deu problema ai foi o chipset, sem duvida foi oque o amigo ali em cima disse " O chipset ficou tão quente que causou microfissuras na solda que liga ele a placa mãe " sim da pra arruma usando soprador de arquente em cima, mas outra coisa que te garanto é que não dura muito, da pau denovo. os que conserto aqui dessa maneira sempre voltam depois de algum tempo, ai ja condeno de ves porque senão o cliente acha que eu fiz serviço porco, pois se eu arruma ele vai volta com o mesmo defeito novamente.
 
Caramba metroidao, valeu pela resposta..

Eu acho que foi microfissura sim, pois enquanto estava quente, ligado, funcionou... Quando desligou, já era.

De qualquer maneira, estou comprando um outro notebook, de outra marca, e estou contatando a ACER. Essa história vai longe. Provavelmente vou precisar de um laudo técnico se a assistência não quiser fazer o reparo, pois vou entrar com pedido de danos materiais de 3000 do note + reparo, deve dar um total de uns 5000.

Obrigado
 
E faz bem pois mesmo que vc fez um pouco errado de usar ele na coberta o not deveria ter desligado depois que passou de certa temperatura.
 
Em note novo eu nunca tinha visto. Isso acontecia muito nos notes HP com 8600M e tambem nos macbooks com 8600M, eita placa maldita, a minha de desk batia 100º fácil :haha:
Se está na garantia porque você não troca, e quando eles te derem o novo vende ele como novo?
 
Trampo com informática e tenho vários HP DV200 com esse problema aqui na loja... parece problema crônico de fábrica!!
O reballing dá certo, mas é questão de tempo pra voltar a dar o problema.

Apesar de ser um note relativamente novo, eu faria como disseram ai: desmonta inteiro e vende as peças.
Tela LED WS com o inverter, keyboard, carcaça do note etc... vendem por um bom preço!!
 
Amigos, vocês manjam muito...

Estou apredendo muito aqui... E não gastei grana a toa. Estou indo atras de assistência, garantia.

Perdi a nota, e o walmart (nem nenhuma instituição) é obrigada a fornecer segunda via de nota fiscal. Mas sao obrigados a fornecer uma declaração de venda, com data e tudo mais.

Com isso vou na assistência, e se negarem a fazer o reparo, por já ter aberto o note (marcas no parafuso, Windows diferente), quem vai julgar é o juiz.

Já estou com outro note. Comprei um MacBook pro 15" i7 4gb por 2800 reais.

Por esse fato, não tenho pressa para resolver o ACER. No máximo, vou precisar de um laudo de um técnico para provar que o defeito não foi por mau uso.

Obrigado a todos! Mesmo!!!
 
Não necessariamente.

Aqui o vídeo é separado e posso remove-lo ou fazer upgrade (se conseguir um fornecedor que é quase impossível).


Voltando ao topic, acho melhor fazer o que o user "dcvitoria" falou. Com toda certeza você teria menos dor de cabeça.

Sim, alguns apesar de usarem o I3/I5 não usam o vídeo que vem embutido nele
 
Fala Galera!

Já consegui uma "segunda via da nota", que na verdade é uma declaração do Wal Mart de que eu comprei o notebook lá em tal data, com carimbo e assinatura do gerente. Me garantiram que vale, e se não valer, problema do Wal Mart.

De qualquer forma...

Onde raios tem uma assistência técnica da ACER?

Não acho em lugar nenhum, e quando cadastra no site, diz que está indisponível.

Aliás, estou ouvindo falar coisas horríveis sobre a Acer, amigos.
 
Se você não falar a cidade que você mora fica meio dificil dizer né....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo