• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

OC em ryzen 5 1600

silvio de souza

New Member
Registrado
Boa tarde, troquei meu computador recentemente e estou brincando um pouco com meu r5 1600, consegui deixar ele a 4.02ghz com +0.102 de vcore, fazendo teste com everest e monitorando com hwmonitor, ficou o seguinte:
1.png


2.png



3.png



4.png



Mesmo depois de quase 30 min ele nao passou de 68 graus, nao travou mesmo eu abrindo algumas abas no chrome simultaneamente com o teste, apos o teste testei alguns jogos e aparentemente tudo normal.

Como sou novo nessa área, gostaria de saber se posso deixar assim ou se devo refinar mais. Se tem perigo eu deixar assim, se devo abaixar o clock um pouco por estar usando air cooler, enfim qualquer dica é bem vinda. Por via das duvidas vou deixar a config ai:

B450 pro wifi

R5 1600
8gb ddr4 3000mhz rise diamond

corsair cx600

cooler marster hyper tx3 evo

a pasta termica que estou utilizando é uma master gel maker nano



Obrigado pessoal
 
É isso aí, aqui uso 24h/7d assim. Praticamente igual o teu, o VCore um pouquinho mais alto só
r9mMdG5.png
 
po, bacana, entao acho q posso ficar um pouco mais tranquilo, estava com receio de ficar usando assim e estar algo errado, bom saber que vc usa quase igual, obrigado pela resposta amigo
 
po, bacana, entao acho q posso ficar um pouco mais tranquilo, estava com receio de ficar usando assim e estar algo errado, bom saber que vc usa quase igual, obrigado pela resposta amigo

Uso assim, a voltagem pros ryzen é aceitável e se manter a temperatura aceitável tá sossegado
 
hoje consegui tirar mais um tempinho pra mexer nele, consegui diminuir mais o vcore, antes tinha setado +0.102 e agora está a +0.90, desta vez nao saiu de 64 graus mesmo em quase uma hora de teste, vou testar em jogos ver se esta tudo ok, segue as imagens
001.png


002.png
 
hoje consegui tirar mais um tempinho pra mexer nele, consegui diminuir mais o vcore, antes tinha setado +0.102 e agora está a +0.90, desta vez nao saiu de 64 graus mesmo em quase uma hora de teste, vou testar em jogos ver se esta tudo ok, segue as imagens
001.png


002.png
Cara eu tenho o ryzen 5 1600 tbm só que com o coolerbox e não consegui nem ao menos estabilizar o oc em 3.8 (cheguei a subir o vcore pra 1.380 e a tela congelava com 2 min de prime95 ou cinebench)
Seria meu chip uma merda ou eu que fiz algo errado?
 
Cara eu tenho o ryzen 5 1600 tbm só que com o coolerbox e não consegui nem ao menos estabilizar o oc em 3.8 (cheguei a subir o vcore pra 1.380 e a tela congelava com 2 min de prime95 ou cinebench)
Seria meu chip uma merda ou eu que fiz algo errado?

Aqui em casa com o coolerbox em 3.8 até dava pra usar e tals, mas dependendo o jogo ele chegava quase aos 70 graus, depois que troquei o cooler em 3.8 ele não passa dos 50 graus jogando, até subi para 4.0 mas como não vi diferença em games resolvi deixar em 3.8 mesmo.

qual é a sua placa mãe?

meu cooler é o gammaxx 400.
 
Aqui em casa com o coolerbox em 3.8 até dava pra usar e tals, mas dependendo o jogo ele chegava quase aos 70 graus, depois que troquei o cooler em 3.8 ele não passa dos 50 graus jogando, até subi para 4.0 mas como não vi diferença em games resolvi deixar em 3.8 mesmo.

qual é a sua placa mãe?

meu cooler é o gammaxx 400.
Tô com uma ab350m da gigabyte.
Então cara eu joguei ontem uma hr e pouco com ele a 3.8 e foi tranquilo mas nesses testes a tela congela tenho q reiniciar PC dai.
 
aproveitando o tópico,to querendo comprar um ryzen 5 1600, qual placa mãe vocês recomendam para um Overclock de pelo menos 3.8?
 
Também aproveitando o tópico, se eu fizer um over mexendo somente no multiplicador, no caso para 3.7, mesmo se o processador/mobo aceitarem bem tem necessidade de fazer outra configuração?
 
Fiz over somente mudando o multiplicador para 37, aqui o resultado de uns 40min de stress no prime95 sem erros ou avisos:

cats.jpg

No que diz respeito a voltagens, esta tudo ok? Abaixo as temperaturas:

cats1.jpg


Achei a temp do vrm muito alta, acredito que se o teste fosse feito no horário mais quente do dia essa máxima estaria próxima dos 100 ou quem sabe acima e também acho que somente jogando as temperaturas não subiriam tanto assim, ainda assim esta aceitável? Não sei se manterei o over, quero fazer mais testes no games que jogo para saber se houve ganho.
 
Caraca, o meu não faz 4Ghz com menos de 1.36v.
 
Última edição:
Tô com uma ab350m da gigabyte.
Então cara eu joguei ontem uma hr e pouco com ele a 3.8 e foi tranquilo mas nesses testes a tela congela tenho q reiniciar PC dai.

Também aproveitando o tópico, se eu fizer um over mexendo somente no multiplicador, no caso para 3.7, mesmo se o processador/mobo aceitarem bem tem necessidade de fazer outra configuração?
 
Fiz over somente mudando o multiplicador para 37, aqui o resultado de uns 40min de stress no prime95 sem erros ou avisos:

cats.jpg

No que diz respeito a voltagens, esta tudo ok? Abaixo as temperaturas:

cats1.jpg


Achei a temp do vrm muito alta, acredito que se o teste fosse feito no horário mais quente do dia essa máxima estaria próxima dos 100 ou quem sabe acima e também acho que somente jogando as temperaturas não subiriam tanto assim, ainda assim esta aceitável? Não sei se manterei o over, quero fazer mais testes no games que jogo para saber se houve ganho.

Apesar destes programas (Prime95, Realbench, Cinebench, Blender) serem bons para testar a estabilidade, na minha opinião, mudei muito de cabeça pois estes às vezes testam cenários não reais (mais para renderização ou cálculos pesados usando instruções que forçam muito) do que o cenário real de jogatina. Para quem tem, acredito que o melhor teste atualmente seja BF V num mapa com 64 jogadores ou mesmo algum MMORPG em algum cenário com MUITOS players.

Claro que se passar nos testes pesados ele muito provavelmente vai passar nos jogos, mas se existe margem além (para as jogatinas), quando se está querendo o limiar da performance é válido testar somente em jogos (mesmo que extremamente pesados).
 
Boa tarde galera! Finalmente obtive a felicidade de Boletar um PC novo, em 10 dias chega e estarei mais feliz ainda hahahaha :lindo:

Enfim, o stup ficou assim:
MoBo B450 Aorus Elite
CPU Ryzen 5 1600
RAM 2x8gb Corsair Vengeanse LPX 2400mhz
GPU PowerColor Red Dragon Radeon Rx 570 4gb
SSD Team Group MP32 128gb M.2 nvme (usar só Windows e apps/programas padrão)
HD Western Digital Caviar Blue 1tb (Futuramente penso em comprar SSD de 500gb ou mais só pra jogos)
Fonte Corsair cx650 650w bronze
Gabinete com 6 fans (3 frontais, 2 superiores e 1 traseira) de 12cm. (3 PCYES calafrio 2000RPM + 3 Pichau Gaming 1300RPM)

Minha maior dúvida, é que pretendo dar aquele OC maroto pro Ryzen bater 3.8ghz, e as RAMs chegar aos 2933mhz máximos da Mobo (depois caso sinta necessidade, tentar OC pra ir a 3200mhz) e gostaria de saber se é seguro fazer usando Coolerbox do Ryzen. Claro, considerando o gabinete bem ventilado, e que a temperatura média da minha cidade é 32° chegando a malditos 40° em dias MUITO quentes (recorde de 45°).
Nessas condições, ainda é seguro? Preciso testar pra saber? Ou é recomendado um cooler de qualidade como um Gammaxx 400 citado?
 
Boa tarde galera! Finalmente obtive a felicidade de Boletar um PC novo, em 10 dias chega e estarei mais feliz ainda hahahaha :lindo:

Enfim, o stup ficou assim:
MoBo B450 Aorus Elite
CPU Ryzen 5 1600
RAM 2x8gb Corsair Vengeanse LPX 2400mhz
GPU PowerColor Red Dragon Radeon Rx 570 4gb
SSD Team Group MP32 128gb M.2 nvme (usar só Windows e apps/programas padrão)
HD Western Digital Caviar Blue 1tb (Futuramente penso em comprar SSD de 500gb ou mais só pra jogos)
Fonte Corsair cx650 650w bronze
Gabinete com 6 fans (3 frontais, 2 superiores e 1 traseira) de 12cm. (3 PCYES calafrio 2000RPM + 3 Pichau Gaming 1300RPM)

Minha maior dúvida, é que pretendo dar aquele OC maroto pro Ryzen bater 3.8ghz, e as RAMs chegar aos 2933mhz máximos da Mobo (depois caso sinta necessidade, tentar OC pra ir a 3200mhz) e gostaria de saber se é seguro fazer usando Coolerbox do Ryzen. Claro, considerando o gabinete bem ventilado, e que a temperatura média da minha cidade é 32° chegando a malditos 40° em dias MUITO quentes (recorde de 45°).
Nessas condições, ainda é seguro? Preciso testar pra saber? Ou é recomendado um cooler de qualidade como um Gammaxx 400 citado?
Então, quanto ao cooler box acredito que em 1.3V máximo seja tranquilo (sempre verifique a temperatura, 70°C Max!). O quanto você conseguir de clock estável, melhor. Acredito que seja 3.8GHz mesmo!

No caso, já tive o gammax e digo: que coolerzão da porra! Não tenho estudado quanto aos concorrentes dele atualmente, mas acho difícil se arrepender, ele é excelente. Mas lembre-se que os Ryzen têm uma curva de eficiência (desempenho/voltagem) exponencial, não vai conseguir muito mais que 0.2GHz no overclock com o Gammax . De qualquer forma espere temperaturas muito melhores.

Para OC na memória use o Ryzen DRAM Calculador, é excelente!

Abçs
 
Então, quanto ao cooler box acredito que em 1.3V máximo seja tranquilo (sempre verifique a temperatura, 70°C Max!). O quanto você conseguir de clock estável, melhor. Acredito que seja 3.8GHz mesmo!

No caso, já tive o gammax e digo: que coolerzão da porra! Não tenho estudado quanto aos concorrentes dele atualmente, mas acho difícil se arrepender, ele é excelente. Mas lembre-se que os Ryzen têm uma curva de eficiência (desempenho/voltagem) exponencial, não vai conseguir muito mais que 0.2GHz no overclock com o Gammax . De qualquer forma espere temperaturas muito melhores.

Para OC na memória use o Ryzen DRAM Calculador, é excelente!

Abçs

Obrigado pelas dicas!
Então vou ficar com atenção redobrada quando fizer, e deixar um Gammaxx pronto pra compra nos favoritos caso eu veja necessidade hahaha

Aproveitando, a diferença do desempenho dele em 3.2GHz, 3.6GHz e em 3.8/3.9GHz é perceptível?
Fico pensando se deixar em 3.6 ou 3.7GHz já seria suficiente pra games. Mas a vontade sempre é de extrair o máximo, inevitável isso kkkk
 
Obrigado pelas dicas!
Então vou ficar com atenção redobrada quando fizer, e deixar um Gammaxx pronto pra compra nos favoritos caso eu veja necessidade hahaha

Aproveitando, a diferença do desempenho dele em 3.2GHz, 3.6GHz e em 3.8/3.9GHz é perceptível?
Fico pensando se deixar em 3.6 ou 3.7GHz já seria suficiente pra games. Mas a vontade sempre é de extrair o máximo, inevitável isso kkkk
3.2GHz acho bem baixo, seria apenas para opções de voltagem muito baixa necessária (cooler low profile 30mm).
3.6~3.8GHzGHz também é um número razoável, mas não vejo pelo clock, mas sim pelas temperaturas e voltagem, que são de onde vejo onde está o potencial do chip antes de atingir o "clock wall" (aumento exponencial de energia para overclock requerido).
De 3.2 para 3.7 vai ter diferença, mas de 3.7 para 3.9 não deve ser tão perceptível quanto o outro pulo, ainda mais se sua placa de vídeo não for forte suficiente (GTX 1060/RX 580 8GB/GTX 1660)
 
3.2GHz acho bem baixo, seria apenas para opções de voltagem muito baixa necessária (cooler low profile 30mm).
3.6~3.8GHzGHz também é um número razoável, mas não vejo pelo clock, mas sim pelas temperaturas e voltagem, que são de onde vejo onde está o potencial do chip antes de atingir o "clock wall" (aumento exponencial de energia para overclock requerido).
De 3.2 para 3.7 vai ter diferença, mas de 3.7 para 3.9 não deve ser tão perceptível quanto o outro pulo, ainda mais se sua placa de vídeo não for forte suficiente (GTX 1060/RX 580 8GB/GTX 1660)

Pra mim parece mais interessante tentar manter 3.7 estabilizado mesmo. Isso, caso consiga sem mexer muito na voltagem, e sem aquecer demais. Caso contrário, invisto em um Gammaxx e ganho a chance de esticar um pouco mais o clock (otimista mode on) kkkkk
 
aproveitando o tópico, alguma dica pra quem fez o último overclock em um Q8400 a uns 8 anos atrás ?

atualmente estou usando o cooler box (config da assinatura), mas pelo que vi posso usar tranquilamente ele até 3.8GHz, que é a faixa de overclock que busco, estou para receber um Zalman Cube FX100 (ainda não sei como vou fazer pra usar ele nesse socket)
de quebra, penso em deixar as memórias em 3000mhz

tenho o Thaiphoon 15, Ryzen_Timing_Checker_1.05 e DRAM-Calculator-for-Ryzen-1.4.1 aqui no pc
qualquer dica é bem vinda
 
Fala pessoal, Aproveitando o tópico aqui tb. Tenho o mesmo R5 1600 e utilizando coolerbox (wraith spire), estou com ele a 3.7GHz com voltage no auto (1.24)... Isso é errado? Pensei em testar ele a 3.8GHz, pra ver se resolvo um problema de stuttering em um jogo, mas não manjo muito de over. Já cheguei a 72ºC de temp. no teste de estabilidade AIDA64. Mexendo na voltage consigo baixar esta temp.? Deveria tentar trabalhar na casa dos 1.3v?
 
Fala pessoal, Aproveitando o tópico aqui tb. Tenho o mesmo R5 1600 e utilizando coolerbox (wraith spire), estou com ele a 3.7GHz com voltage no auto (1.24)... Isso é errado? Pensei em testar ele a 3.8GHz, pra ver se resolvo um problema de stuttering em um jogo, mas não manjo muito de over. Já cheguei a 72ºC de temp. no teste de estabilidade AIDA64. Mexendo na voltage consigo baixar esta temp.? Deveria tentar trabalhar na casa dos 1.3v?
Estou na msm que vc usando em 3.6 ou 3.7 com tudo no auto.
Pensando em tentar uns 3.9 e mexer no vcore pois se tento algo acima de 3.7 com voltagem no auto o pc buga todo.
Ah, uso cooler CM 212X. Pegando em volta de 55° no máximo.
 
Coloquei em outro tópico:

A primeira coisa que você precisa fazer é procurar tutorial sobre OC. Só pesquisar no google. Lembre que precisa aprender o que cada ajuste faz e seu efeito. Muito problema em plataforma Ryzen é resultado de overclock instável feito pelo usuário.
Overclock depende do chip (bom ou ruim de OC), temperatura ambiente, fluxo de ar no gabinete, versão da bios, ajuste setup bios, placa-mãe (VRM/componentes), cooler instalado e habilidade do usuário (conhecimento). Quanto mais alto o OC, o normal é precisar de mais conhecimento (para estabilizar) dependendo do chip/conjunto.

O tópico dedicado tem várias informações úteis sobre overclock, incluindo limite de tensão (voltage) que a AMD garante visando longevidade:
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/


 
Última edição:
Eae meu amigo blz? Legal essas informações que você passou, eu já tinha inclusive visto elas entre outros materiais e vídeos semelhantes. Acontece que eu ainda tenho algumas dúvidas pois sou leigo, por isso resolvi aproveitar este tópico pois vi usuários que estão em uma situação próxima a minha, mas ainda tenho dúvidas são ainda sobre a voltagem ideal e limite para não perder tempo de vida do meu hardware. Hoje estou com meu r5 1600 a 3.7GHz com cooler box e voltagem padrão, único teste de stress que fiz foi pelo AIDA64, onde atingi 73ºC com aproximadamente 10min de teste, li também que esses stress são um pouco fora da realidade (minha), pois sou um usuário que no dia a dia exijo pouco, faço trabalhos leves com office, chrome e no máx um autocad, e jogo só brinco no CS GO. Devem estar me achando meio incoerente falar de overclock para usar o pc apenas para estes aplicações e jogos que citei, mas acontece que montei o pc recentemente e achei que não teria problemas principalmente no CSGO (não vou me adentrar muito ao jogo pois sei que não é o intuito deste tópico), mas entrei nesse de over pois comecei a ter stuttering, o que me parece que a 3.7 melhorou um pouco mas não 100%, penso que pode ser o HD. Mas enfim, voltando ao foco, eu aparentemente estou com o pc estável, nunca travou, inclusive mexi na RAM tb de 2666 para 2993 com voltagem e timings padrão. Em jogo minha cpu chego no máx a 55ºC, onde entendo que isso é tranquilo. Já no stress que fiz no AIDA64 que tive 73ºC já vi usuários em diversos fóruns comentando de temp, uns falam que essa média está boa, outros que máx é 70ºC rs. Se vocês aqui puderem me ajudar dando um feedback mais preciso para minha situação eu agradeço. Pensei em testear o realbench (dizem que é mais real) mas ainda não o fiz.
 
Eae meu amigo blz? Legal essas informações que você passou, eu já tinha inclusive visto elas entre outros materiais e vídeos semelhantes. Acontece que eu ainda tenho algumas dúvidas pois sou leigo, por isso resolvi aproveitar este tópico pois vi usuários que estão em uma situação próxima a minha, mas ainda tenho dúvidas são ainda sobre a voltagem ideal e limite para não perder tempo de vida do meu hardware. Hoje estou com meu r5 1600 a 3.7GHz com cooler box e voltagem padrão, único teste de stress que fiz foi pelo AIDA64, onde atingi 73ºC com aproximadamente 10min de teste, li também que esses stress são um pouco fora da realidade (minha), pois sou um usuário que no dia a dia exijo pouco, faço trabalhos leves com office, chrome e no máx um autocad, e jogo só brinco no CS GO. Devem estar me achando meio incoerente falar de overclock para usar o pc apenas para estes aplicações e jogos que citei, mas acontece que montei o pc recentemente e achei que não teria problemas principalmente no CSGO (não vou me adentrar muito ao jogo pois sei que não é o intuito deste tópico), mas entrei nesse de over pois comecei a ter stuttering, o que me parece que a 3.7 melhorou um pouco mas não 100%, penso que pode ser o HD. Mas enfim, voltando ao foco, eu aparentemente estou com o pc estável, nunca travou, inclusive mexi na RAM tb de 2666 para 2993 com voltagem e timings padrão. Em jogo minha cpu chego no máx a 55ºC, onde entendo que isso é tranquilo. Já no stress que fiz no AIDA64 que tive 73ºC já vi usuários em diversos fóruns comentando de temp, uns falam que essa média está boa, outros que máx é 70ºC rs. Se vocês aqui puderem me ajudar dando um feedback mais preciso para minha situação eu agradeço. Pensei em testear o realbench (dizem que é mais real) mas ainda não o fiz.

Cara de temperatura eu tbm nao entendo muito, mas enfim, se estiver te preocupando, coloca um aircooler, veja se teu gabinete suporte uma hyper 212x ou t4, é interessante ver como esta a circulaçao de ar do teu gabinete tbm, as vezes esquenta assim pois o ar nao é exaurido corretamente. Com tudo isso revisado e se vc colocar um aircooler legal, vc pode subir mais um pouco o clock. Se quiser se aprofundar mais ai o correto é um watercooler mesmo.
 
Gente, recentemente peguei um R5 1600 e nesse momento estou "brincando" com ele, é normal consegui 4Ghz com 1,2375V?

Rodei 15min de prime95 e meia hora jogando, aparenta estar estável, não sei se subo mais o clock ou tento reduzir o vcore, temperatura não passou de 64º.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo