Bom dia,
Enquanto não faço um review formal, segue um Email com as primeiras impressões sobre o Rift.
1) That's F******* Awesome - Bom mais ou menos, é realmente uma experiencia bem legal, mas ainda existem algums pontos negativos.
Recebi meu DK2 na semana passada na sexta e consegui a duras penas aguentar até o sabado para testar.
A instalação não é muito complicada:
a) Uma USB vai da Camera ao PC
b) Um fio P2 stereo vai da camera para a caixa de conexões.
c) Uma fonte de 5V 1A é conectada na caixa de conexões e na força (na verdade parece que ela só é necessaria se for usar o USB HUB do oculus, mas por via das duvidas deixei ligada)
d) Vem um cabo USB e um HDMI do Oculus propriamente dito. (eles incluiram no pacote um adaptador HDMI para DVI assim não tive problema na minha GTX690)
e) Conectar no PC as duas USBs e a HDMI/DVI
Proximo passo instalar o driver.
a) Baixa-se da pagina do oculus os arquivos (não vem nenhum CD na caixa)
b) Tem de instalar o Driver, o demo da Tuscany e os SDKs nada de mais.
Conflitos, conflitos, conflitos.....
Bom é ai que começam os problemas, o oculus não era reconhecido e o driver não conectava. - Tipico.
Alguma pesquisa na NET e após ligar e desligar alguns drivers acabei descobrindo as fontes dos conflitos.
a) O DK2 não gosta do driver gamming da logitech (seja audio ou teclado no meu caso que tenho o G19, ele conflita com o LCORE).
b) O DK2 não gosta do meu driver da IMON (painel multimidia).
c) O DK2 sofre muito com o AERO (melhor desabilitar quando usar)
Primeiro eu desinstalei, depois decobri que era so matar alguns processos quando estiver usando o DK2.
Bom a camera e o Oculus apareceram na tela do programa de configuração. E tambem pude configurar o o Oculus como um segundo monitor (na vertical, mas da para trocar)
O proximo passo foi fazer alguns ajustes para melhorar a imagem e distancia focal (IPD, etc). Usando a tela como segundo monitor joguei uma imagem de referencia (foi so arrastar para o segundo monitor), e depois briquei com os ajustes até ter a imagem mais clara e o melhor FOV (Field of View - os para fusos laterais mexem nisso).
Com tudo configurado apertei o botão de demo do programa de configuração no modo extendido e SHAZAM o demo da mesa apareceu.... Aquele momento de gloria e extase quando se consegue pela primeira vez
:giggity:
O demo da mesa é simples mas bem estavel e permite testar bem o posicionamento espacial com a camera.
Bom após algums instantes olhando feito besta de um lado para o outro, entra em foco o maldito engenheiro que fica procurando os erros de projeto.... Frustante comigo mesmo.
A primeira coisa que se nota é a granulação da imagem (os pixeis não são quadrados, parecem hexagonos, esquisito). Quando retira as lentes não se consegue ver nada da granulação e display é lindo. Mas as lentes devem dar uma baita ampliação e os pixeis passa a ser visiveis... Nada grave para falar a verdade, mas pessoas de virgem são detalhistas, fazer o que.
A segunda coisa que se nota e onde a imagem termina (FOV - Field of View) da para ver as bordas pretas (circulo para falar a verdade) nos limites da imagem.
Cores, as cores são otimas. Vivas e vibrantes o Display OLED é otimo.
Posicionamento espacial, funciona que é uma beleza, não tive os problemas de "judder" que alguma pessoas descreveram, o posicionamento foi bem responsivo.
Mecanica, ainda um pouco pessada e como tenho nariz largo, aperta um pouco. Logo vou ganhar minhas RIFT Marks como alguns descrevem no nariz.
Terminado de testar no demo da mesa, passei a testar o Tuscany - é um demo de uma villa italiana a beira mar
Realmente ai se ve o potencial do oculus. É muito legal e muito estavel tambem.
Mas mostrou um dos efeitos do Rift, o enjoo em movimento ou "Rift Legs". Enquanto estava parado estava tudo bem, mas ao me movimentar usando as teclas comecei a sentir um ligeiro desconforto. Não chegou a ser uma sensação horrivel ou vomitar, mas o cerebro ficava avisando sub conscientemente que algo não estava certo.
A sensação de mal estar não evoluiu para nada pior, mas estava lá. Se bem que depois de algum tempo ela é colocada em segundo plano pela experiencia....
Vou parar por aqui pois o almoço acabou e tenho de voltar ao trabalho, depois continuo com mais...
Abraços
Enquanto não faço um review formal, segue um Email com as primeiras impressões sobre o Rift.
1) That's F******* Awesome - Bom mais ou menos, é realmente uma experiencia bem legal, mas ainda existem algums pontos negativos.
Recebi meu DK2 na semana passada na sexta e consegui a duras penas aguentar até o sabado para testar.
A instalação não é muito complicada:
a) Uma USB vai da Camera ao PC
b) Um fio P2 stereo vai da camera para a caixa de conexões.
c) Uma fonte de 5V 1A é conectada na caixa de conexões e na força (na verdade parece que ela só é necessaria se for usar o USB HUB do oculus, mas por via das duvidas deixei ligada)
d) Vem um cabo USB e um HDMI do Oculus propriamente dito. (eles incluiram no pacote um adaptador HDMI para DVI assim não tive problema na minha GTX690)
e) Conectar no PC as duas USBs e a HDMI/DVI
Proximo passo instalar o driver.
a) Baixa-se da pagina do oculus os arquivos (não vem nenhum CD na caixa)
b) Tem de instalar o Driver, o demo da Tuscany e os SDKs nada de mais.
Conflitos, conflitos, conflitos.....
Bom é ai que começam os problemas, o oculus não era reconhecido e o driver não conectava. - Tipico.
Alguma pesquisa na NET e após ligar e desligar alguns drivers acabei descobrindo as fontes dos conflitos.
a) O DK2 não gosta do driver gamming da logitech (seja audio ou teclado no meu caso que tenho o G19, ele conflita com o LCORE).
b) O DK2 não gosta do meu driver da IMON (painel multimidia).
c) O DK2 sofre muito com o AERO (melhor desabilitar quando usar)
Primeiro eu desinstalei, depois decobri que era so matar alguns processos quando estiver usando o DK2.
Bom a camera e o Oculus apareceram na tela do programa de configuração. E tambem pude configurar o o Oculus como um segundo monitor (na vertical, mas da para trocar)
O proximo passo foi fazer alguns ajustes para melhorar a imagem e distancia focal (IPD, etc). Usando a tela como segundo monitor joguei uma imagem de referencia (foi so arrastar para o segundo monitor), e depois briquei com os ajustes até ter a imagem mais clara e o melhor FOV (Field of View - os para fusos laterais mexem nisso).
Com tudo configurado apertei o botão de demo do programa de configuração no modo extendido e SHAZAM o demo da mesa apareceu.... Aquele momento de gloria e extase quando se consegue pela primeira vez
:giggity:
O demo da mesa é simples mas bem estavel e permite testar bem o posicionamento espacial com a camera.
Bom após algums instantes olhando feito besta de um lado para o outro, entra em foco o maldito engenheiro que fica procurando os erros de projeto.... Frustante comigo mesmo.
A primeira coisa que se nota é a granulação da imagem (os pixeis não são quadrados, parecem hexagonos, esquisito). Quando retira as lentes não se consegue ver nada da granulação e display é lindo. Mas as lentes devem dar uma baita ampliação e os pixeis passa a ser visiveis... Nada grave para falar a verdade, mas pessoas de virgem são detalhistas, fazer o que.
A segunda coisa que se nota e onde a imagem termina (FOV - Field of View) da para ver as bordas pretas (circulo para falar a verdade) nos limites da imagem.
Cores, as cores são otimas. Vivas e vibrantes o Display OLED é otimo.
Posicionamento espacial, funciona que é uma beleza, não tive os problemas de "judder" que alguma pessoas descreveram, o posicionamento foi bem responsivo.
Mecanica, ainda um pouco pessada e como tenho nariz largo, aperta um pouco. Logo vou ganhar minhas RIFT Marks como alguns descrevem no nariz.
Terminado de testar no demo da mesa, passei a testar o Tuscany - é um demo de uma villa italiana a beira mar
Realmente ai se ve o potencial do oculus. É muito legal e muito estavel tambem.
Mas mostrou um dos efeitos do Rift, o enjoo em movimento ou "Rift Legs". Enquanto estava parado estava tudo bem, mas ao me movimentar usando as teclas comecei a sentir um ligeiro desconforto. Não chegou a ser uma sensação horrivel ou vomitar, mas o cerebro ficava avisando sub conscientemente que algo não estava certo.
A sensação de mal estar não evoluiu para nada pior, mas estava lá. Se bem que depois de algum tempo ela é colocada em segundo plano pela experiencia....
Vou parar por aqui pois o almoço acabou e tenho de voltar ao trabalho, depois continuo com mais...
Abraços
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