Galera, eu tenho uma bOi Cai Cai 4mbps/400kbps e tive problemas parecidos com os de vocês, no meu caso reclamo desde o upgrade da Turbo Jogos 1mbps para essa coisa de quedas constantes quando estou fazendo downloads, os downs até chegam a 400KB/s, passando um pouco as vezes, mas a conexão não dura meia hora e cai, reclamei várias vezes diretamente na Anatel pois não tenho tempo para perder com atendente robotizado, até que um iluminado resolveu trocar a porta pela quinta ou sexta vez, e me colocou numa central "daquelas", minha conexão não passava de 90KB/s, isso é muito pior do que minha 1mbps anterior, e o palhaço do técnico ainda cobrou a visita como se fosse problema interno, claro que não paguei e ainda aproveitei para abrir umas duas reclamações a mais na Anatel, essa semana cheguei a ter cinco abertas e uma delas já estava reaberta a mais de trinta dias.
Reclamei um monte para desfazerem a solução do "iluminado" e os caras conseguiram, trocaram minha porta novamente e me deixaram dois dias sem internet e sem telefone, não conseguem fazer um par de fios direito, galera, nem jumper esses "técnicos" sabem fazer, maldita região sem concorrência. Depois dos dois dias o técnico da região conseguiu arrumar tudo e a conexão voltou ao normal, downloads rápidos e incrivelmente as quedas estão menos constantes, esse mesmo técnico me falou que o dslam onde estava conectado está saturado, todos os clientes devem estar lentos, os caras sabem do problema e não arrumam e não estou falando do técnico, mas da Oi, essa empresa consegue ser pior do que a BrT era.
Detalhe: recebi uma ligação nesse intervalo de um palhação da Oi que quiz empurrar o problema para o meu equipamento interno, ele estava certíssimo pelo visto, estou usando o mesmo sistema interno, mesmos programas com as mesmas configurações e agora está funcionando.
Meu conselho: vai trazer muitos transtornos, vai dar um monte de incomodação e trabalho mas resolve, encham o saco mesmo, reclamem sem parar, abram quantas reclamações o sistema da Anatel permitir (tive 5 simultâneas abertas e não me bloqueou) e não deixem passar nada, nenhuma cobrança irregular, nada mesmo, se todos os usuários prejudicados pela bOi abrirem 5 ou 10 reclamações na Anatel das duas uma: a Anatel toma providências ou o sistema cai por falta de espaço.
Para o IDG: esses DLink não prestam, coloca um 3com no lugar, é muito mais caro mas pelo preço que tu gasta nessa ADSL de 8mbps vale a pena investir num equipamento decente, quanto à homologação o que você espera duma empresa essas? É claro que só porcarias de modems são homologados, assim eles tem uma desculpa para a qualidade inexistente do serviço, e pode conferir se quiser, liga pro suporte e diz que está tendo quedas constantes, certamente vai ter um atendente dizendo que nesses modem acontece mesmo, é experiência própria. Podes até manter o DLink para os casos deles implicarem com o 3Com (esse é um dos motivos que nem perco tempo ligando para o 10314, vou direto no site da Anatel).