Os jogo ja poderiam ser assim!

Shadoware

know-it-all Member
Registrado
Veja abaixo do vídeo, no youtube, o hardware usado para rodar o game com esse visual!

O negócio é o seguinte: Os games ja poderiam estar nesse nível, mas ao invés de atenderem o que a gente quer, a indústria fica empurrando o 4K para vender mais hardware!

Textura em 4K não é o que importa para os games. O 4K pode ser bom para filmes e edição de imagens, mas para games a perda de performance, o espaço ocupado no HD e o tamanho do download não compensam, não são bom custo x benefício.

 
pra um jogo ficar assim em FullHD provavelmente a textura já é 8K ou mais. Textura e resolução de monitor são coisas bem diferentes. Uma textura é o carro inteiro planificada então se der zoom num detalhe estão vendo apenas uma pequena fração dessa textura, por isso elas tem que ser grandes. 4K para os padrões de hoje já é pouco.
 
O problema da perda de performance é que a VGA tem que calcular cada pixel a cada frame. Usar a resolução 4K obriga sua VGA a fazer 4x mais cálculos relacionados a montagem final do frame.
O que todos os jogadores sempre desejam é fotorrealismo. Nós vemos filmes, que são fotorrealistas até em telas de tubo 480p.
Como vc mesmo falou as texturas em alta resolução são usadas para quando se tem um zoom em algum ponto. Não necessárias texturas em alta resolução para um game ser fotorrealista. Claro que usar texturas numa resolução mais baixa pode deixar falhas aparentes durante dos zooms, mas esse é outro ponto. Nesse game modificado, se der um zoom muito grande áreas de terra é muito provável que perca qualidade, mas isso não o game menos fotorrealista.

O problema princial é a indústria tentar forçar um padrão que não vai fornecer aquilos que os jogadores querem e ainda acarretar altos custos de performance e exigir mais hardware, ou seja, é tudo uma questão de marketing.
 
"4k para os padrões de hoje é pouco", Sub, Emerson

Essa frase é uma piada mal contada hahahaha :facepalm:

O que seria mais interessante de se fazer: Criar um jogo incrivelmente bonito e meio que fotorealista ou, colocar uma textura de 32k pro mané dar zoom em 0.1% da sua jogatina e ficar "NOFFA CUANTUS DETALHIS?" ah véi, fala sério;

Em pleno 2020 eu não vejo uma diferença que me faça abrir mão dos meus 60 frames pra botar em 4k. Sei que é uma demanda da industria e querendo ou não por gostar de jogos vou ter que me adaptar, mas até hoje penso em comprar a 3080, botar no maximo em 1440p e ser feliz com meus 60 frames, ou é melhor dar zoom na textura e verificar se ta bem resoluido a parada?
 
Tá realista pq tá com ray tracing.

Jogo com ray tracing no geral é criticado pelo desempenho porco. Grande parte das vezes, o povo não usa pra "não abrir mão dos seus 60 fps".

Não existe almoço grátis.

Jogos trarão mais ray tracing a partir de agora, com consoles compatíveis com isso e placas de vídeo mais preparadas pra segurar o baque.

Mas um avanço não precisa anular o outro. Eu quero tudo: ray tracing, resolução alta, texturas em 8k, framerate alto. Go bigger, go better.
 
Tá realista pq tá com ray tracing.

Jogo com ray tracing no geral é criticado pelo desempenho porco. Grande parte das vezes, o povo não usa pra "não abrir mão dos seus 60 fps".

Não existe almoço grátis.

Jogos trarão mais ray tracing a partir de agora, com consoles compatíveis com isso e placas de vídeo mais preparadas pra segurar o baque.

Mas um avanço não precisa anular o outro. Eu quero tudo: ray tracing, resolução alta, texturas em 8k, framerate alto. Go bigger, go better.

Mas dai eu acho que é bem diferente. Um jogo hoje com RT "básico" não tem como, você percebe uma diferença grande, imagine quando se tornar padrão e começarem a usar pra valer? É outra parada;

Não sei se seu post foi uma "resposta" pro meu mas, acho que há uma diferença grande entre algo que eu particularmente não noto tanta diferença vs o Ray Tracing, você pode entrar no mérito ou não de valer a perda de frames mas, a diferença é notável e clara
 
você pode entrar no mérito ou não de valer a perda de frames mas, a diferença é notável e clara
Eu vejo da mesma forma o full hd vs 4k

Mas o post não foi uma resposta em particular a vc não, foi respondendo geral.
 
Eu vejo da mesma forma o full hd vs 4k

Mas o post não foi uma resposta em particular a vc não, foi respondendo geral.
Você vê tanta diferença do 4k pro 1080p como o RTX On/off?
 
Você vê tanta diferença do 4k pro 1080p como o RTX On/off?
Em que pese eu ainda achar que 1440p é o sweet spot pq 4k é pesado demais, a resposta é sim. Eu tive um exemplo prático: Metro Exodus. Eu jogava com ray tracing no talo em um monitor 2560x1080. Às vezes alternava pra uma TV 4k e, entre continuar em 1080p com RTX on e jogar em 1728p com RTX off nela (4k não segurava 60 quadros), eu preferi a segunda opção depois de comparar.

1080p em um painel 4k é borradaço, bicho. Estraga todo o resto. Mas isso é desconsiderando DLSS. Quando o upscaling é feito com DLSS 2.0, fica muito bom.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Duas coisas:

1) esse mod usa, no mínimo, textura em 4k, fato.

2) Resolução vai aumentar e tempos em tempos e sempre vai ter essa reclamação de "ah, eu nao vejo diferença". Lá em 2000 e lá vai bolinha teve a mesma discussão com o 800x600/1280x720 e o pessoal indo pra FullHD. Não quer jogar em 4k? Joga aí em 1280x720 (HD) e vida que segue.
Daqui a pouco 4k vais er o padrão e o pessoal vai estar discutindo que "ah, eu nao vejo diferença do 4k pra 8k, não precisa trocar"...
 
Sendo bem franco, eu acho esse tipo de discussão até engraçada porque se você passar duas semanas jogando jogos old (considere old algo com mais de 20 anos) e pegar algum jogo atual para jogar, vai perceber que o título está alguns anos atrasado.

Os jogos evoluíram de uma forma incrível e não só em questão gráfica, jogos de mundo aberto, jogos sandbox... já foram um dia apenas um sonho distante, em grande parte inclusive por limitações de hardware. Pra mim os jogos e a tecnologia em geral já atingiram um patamar surpreendente, até um tempo atrás os portáteis por exemplo eram o GameBoy Color com seu fantástico processador de 8Mhz, 32kb de RAM e 16kb de VRAM exibindo até fantásticas 56 cores simultaneamente.

Hoje em dia os CELULARES tem capacidade de rodar jogos superiores aos que você rodava no Playstation 2 a um tempo, com muitos tendo hardwares tão potentes quanto computadores de algum tempinho atrás.

Andando um pouco mais em direção ao tópico, eu não acho que o 4K em específico tenha atrasado de alguma forma o avanço dos jogos, acho que ainda é uma tecnologia placebo, já que apesar de existirem monitores e televisores capazes de transmitir ainda não exista um número relevante de conteúdo que você possa achar em 4K. Além do fato de que os hardwares ainda estão se ajustando ao 4K.
Mas não acho que ele seja nocivo. Talvez o real perigo para o mundo dos jogos esteja no fato das pessoas focarem tanto em gráficos que os jogos acabem se tornando apenas remasterizações dos anteriores, isso sim seria preocupante.

Um grande exemplo dessa prática nefasta é por exemplo o Call of Duty, que vende patchs gráficos como se fossem um novo jogo. FarCry, que nos últimos trouxe tão poucas inovações que as pessoas ainda continuam achando que o 3 é o melhor. E o próprio GTA V que não tem inovado tanto desde o San Andreas, só refazendo e melhorando o que já existia.

Gráfico é bonitinho, até pode impressionar, mas não acho que é ele que faça o jogo ser essencialmente bom. A ideia do post foi que se não focassem tanto no 4K os jogos poderiam estar muito mais bonitos e realistas certo? Então eu pergunto, será que se os desenvolvedores não ficassem alisando texturas durante 2 anos teríamos jogos mais inovadores?
Afinal grandes jogos surgiram quando desenvolvedores optaram por visuais mais simples ou até mesmo cartoonizados e focaram no jogo em si. Fica aí a reflexão.

 
Sendo bem franco, eu acho esse tipo de discussão até engraçada porque se você passar duas semanas jogando jogos old (considere old algo com mais de 20 anos) e pegar algum jogo atual para jogar, vai perceber que o título está alguns anos atrasado.

Os jogos evoluíram de uma forma incrível e não só em questão gráfica, jogos de mundo aberto, jogos sandbox... já foram um dia apenas um sonho distante, em grande parte inclusive por limitações de hardware. Pra mim os jogos e a tecnologia em geral já atingiram um patamar surpreendente, até um tempo atrás os portáteis por exemplo eram o GameBoy Color com seu fantástico processador de 8Mhz, 32kb de RAM e 16kb de VRAM exibindo até fantásticas 56 cores simultaneamente.

Hoje em dia os CELULARES tem capacidade de rodar jogos superiores aos que você rodava no Playstation 2 a um tempo, com muitos tendo hardwares tão potentes quanto computadores de algum tempinho atrás.

Andando um pouco mais em direção ao tópico, eu não acho que o 4K em específico tenha atrasado de alguma forma o avanço dos jogos, acho que ainda é uma tecnologia placebo, já que apesar de existirem monitores e televisores capazes de transmitir ainda não exista um número relevante de conteúdo que você possa achar em 4K. Além do fato de que os hardwares ainda estão se ajustando ao 4K.
Mas não acho que ele seja nocivo. Talvez o real perigo para o mundo dos jogos esteja no fato das pessoas focarem tanto em gráficos que os jogos acabem se tornando apenas remasterizações dos anteriores, isso sim seria preocupante.

Um grande exemplo dessa prática nefasta é por exemplo o Call of Duty, que vende patchs gráficos como se fossem um novo jogo. FarCry, que nos últimos trouxe tão poucas inovações que as pessoas ainda continuam achando que o 3 é o melhor. E o próprio GTA V que não tem inovado tanto desde o San Andreas, só refazendo e melhorando o que já existia.

Gráfico é bonitinho, até pode impressionar, mas não acho que é ele que faça o jogo ser essencialmente bom. A ideia do post foi que se não focassem tanto no 4K os jogos poderiam estar muito mais bonitos e realistas certo? Então eu pergunto, será que se os desenvolvedores não ficassem alisando texturas durante 2 anos teríamos jogos mais inovadores?
Afinal grandes jogos surgiram quando desenvolvedores optaram por visuais mais simples ou até mesmo cartoonizados e focaram no jogo em si. Fica aí a reflexão.



Descreveu um dos motivos da Nintendo ser líder de venda, mesmo com baixa popularidade no ocidente. O último Zelda, por exemplo, já virou inspiração para diversos jogos, inclusive o novo da Ubi que será lançado este ano.

Venho jogando todos os Assassin's Creed, e não gostei do III, Black Flag, Rogue, Unity e Syndicate como curti o II e venho curtindo o Origins. Os que citei que não gostei tinha bons gráficos, mas não me senti nada empolgado. Mesma coisa do Far Cry. Depois do 3 zerei o 4 forçado e nem comprei o 5.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Acho esse negocio de resolução muito curioso...

Há uns bons anos atrás eu comprei um PS3, quando fui liga-lo na minha TV já 1080p não havia nenhum cabo de alta definição, pensei "amanha vou comprar um cabo HDMI", mas achei que dava pra brincar assim mesmo e véi... Quando liguei Uncharted fiquei assustado, o tanto que era feio, borrado, esquisito, sério, não consegui jogar daquele jeito. Dia seguinte claro, fui correndo lá e peguei um cabo decente e pronto, agua pro vinho, ficou lindo e naquele momento, poucos eram os jogos que se aproximavam daquele visual. Qual o meu ponto? Isso não existe no 4k, mas nem uma fração disso;

Nesse caso que citei, é impossível alguém olhar e "hum, eu prefiro a performance do que a resolução", é impossível, o salto do SD pro HD era gritante, tu baixava uma série em 480p e a mesma em 720p e aquilo gritava na sua frente, eram dois universos diferentes que não precisava de nada pra se notar diferença, apenas estava ali.

Hoje, eu tenho uma ótima TV em 4k e meu PC dá conta de executar a maioria dos games em 4k@30 mas cara, vou mesmo trocar algo que eu noto FACILMENTE por algo que vou ter que ficar reparando pra encontrar? No meu caso, não. O @Gonira comentou que vê diferenças similares ao RTX ON e OFF, é obvio e claro que não vou discutir a percepção dele, mas a minha, não vejo diferenças...

Pra ser honesto, teve apenas UM jogo que eu joguei aqui e notei alguma diferença: The Outer Worlds, em 1080p ficava muito estranho e meio lavado, colocava em 1440p e aquela sensação já sumia, mexi em UMA configuração da minha TV e pronto, o 1080p ficou igual ao 1440p de novo, que já era igual ao 4k na minha percepção :haha:

O que o @Absence falou é outra verdade, nós vemos evolução gráficas notáveis e as coisas param por ai. No fim da geração passada eu comentei que "nós temos muito mais aspectos pra evoluir ao invés de visuais", como IA, mecanicas de gameplay e por ai vai, algo que sempre vimos mas desta vez, ocorreu pouco. Pega ai um Resident Evil Code Veronica, um Black, jogos tops da geração de PS2 e compara com algum de PS3 em termos de gameplay, é um chute no estomago; Agora pega um COD4 [versão original de 2007] e pega o ultimo COD, pega um GTA V e um Watch Dogs 2, você não se sente "agredido" ou com aquela impressão de estar jogando um game datado. Pega um FC3 e o 5 que saiu há uns dois anos... O três é muito, mas MUITO mais completo
 
"4k para os padrões de hoje é pouco", Sub, Emerson

Essa frase é uma piada mal contada hahahaha :facepalm:

O que seria mais interessante de se fazer: Criar um jogo incrivelmente bonito e meio que fotorealista ou, colocar uma textura de 32k pro mané dar zoom em 0.1% da sua jogatina e ficar "NOFFA CUANTUS DETALHIS?" ah véi, fala sério;

Em pleno 2020 eu não vejo uma diferença que me faça abrir mão dos meus 60 frames pra botar em 4k. Sei que é uma demanda da industria e querendo ou não por gostar de jogos vou ter que me adaptar, mas até hoje penso em comprar a 3080, botar no maximo em 1440p e ser feliz com meus 60 frames, ou é melhor dar zoom na textura e verificar se ta bem resoluido a parada?

falei da textura e não da resolução do monitor, pra ficar bom em fullhd a textura tem que ser maior, se não aparece fácil os pixels, nem precisa chegar tão próximo. O mais engraçado é a arrogância pra falar de boca cheia algo que não tem nenhuma noção de como funciona.

Não existe nenhuma relação direta entre usar resolução 4K no jogo com as texturas deste jogo. Vc pode querer jogar em 720P que precisará de texturas grandes do mesmo jeito.

Olha oq é uma textura, o rosto do personagem representa só 330px dessa textura mesmo ela tendo quase o tamanho de uma resolução 4k que é de 2160 px de altura, se chegar um pouco perto já começaria faltar qualidade.

O rosto do personagem representa nem 330 pixels desta textura. Vocês confundem textura com resolução só pq usam o mesmo nome mas nem o mesmo tamanho elas tem. Monitor 4K é 3840x2160. enquanto textura 4K é 4096x4096. Tem alguma relação uma coisa com outra? não, nenhuma.

b7TrRHw.jpg
 
falei da textura e não da resolução do monitor, pra ficar bom em fullhd a textura tem que ser maior, se não aparece fácil os pixels, nem precisa chegar tão próximo. O mais engraçado é a arrogância pra falar de boca cheia algo que não tem nenhuma noção de como funciona.

Não existe nenhuma relação direta entre usar resolução 4K no jogo com as texturas deste jogo. Vc pode querer jogar em 720P que precisará de texturas grandes do mesmo jeito.

Olha oq é uma textura, o rosto do personagem representa só 330px dessa textura mesmo ela tendo quase o tamanho de uma resolução 4k que é de 2160 px de altura, se chegar um pouco perto já começaria faltar qualidade.

O rosto do personagem representa nem 330 pixels desta textura.

b7TrRHw.jpg

Mas foi você que trouxe esse parâmetro :haha:

Desde o inicio eu estou discutindo resolução do jogo em si, se a textura hoje em dia já ta em 900k pro jogo ser executado em 1080p ta tudo certo, o que questiono e realmente "encho a boca pra falar com ignorancia" é a necessidade de ir nas configs do jogo, setar 4k ao invés da gente focar em outros pontos que acho que da pra focar
 
Mas foi você que trouxe esse parâmetro :haha:

Desde o inicio eu estou discutindo resolução do jogo em si, se a textura hoje em dia já ta em 900k pro jogo ser executado em 1080p ta tudo certo, o que questiono e realmente "encho a boca pra falar com ignorancia" é a necessidade de ir nas configs do jogo, setar 4k ao invés da gente focar em outros pontos que acho que da pra focar

Mas as 2 coisas caminham juntas. não adianta ter um super gráfico e continuar numa resolução que nem apareça os detalhes. você acha que estão capando a qualidade dos jogos pra conseguir rodar 4K?

Mas Flight simulator fizeram o melhor que podiam e tem 4K do mesmo jeito, quem prefere ficar no fullhd só setar no jogo.
 
Mas as 2 coisas caminham juntas. não adianta ter um super gráfico e continuar numa resolução que nem apareça os detalhes. você acha que estão capando a qualidade dos jogos pra conseguir rodar 4K?

Mas Flight simulator fizeram o melhor que podiam e tem 4K do mesmo jeito, quem prefere ficar no fullhd só setar no jogo.

Posso estar falando uma bobagem, mas na minha visão, não é uma questão de que "estão capando os jogos pra por em 4k", vai mais pra linha de "a gente não poderia evoluir outros aspectos além da quantidade de pixel na tela?", porque se você for ver, essa geração praticamente não teve uma evolução visual do seu inicio pra cá, a quantidade de pixel tomou ali um x4 mas se pegarmos um The The Witcher, ele não leva uma surra de um game lançado em 2019 enquanto, se você pegar um game de 2007 ele parece desenho de criança perto de um de 2013;
 
Eu discordo. Comparar Death Stranding vs MGS V, tem uma grande diferença nos gráficos e na física. No geral eu vejo essa evolução sim, mas varia, tem jogo de 2015 que era lindo, só que isso não acontecia na mesma frequência que em 2020. Os devs vão aprendendo a usar as ferramentas e a qualidade final vai melhorando, é sempre assim.

Eu não acho que resolução capa evolução de gráficos. Se tem alguma coisa que acho que capa algo hoje é a complexidade dos jogos no geral que, por requererem um enorme investimento no desenvolvimento, capa a criatividade dos devs. As publishers têm medo de arriscar demais e perder uma tonelada de dinheiro e aí acabam seguindo formulinhas estabelecidas.

Os gráficos hoje são fenomenais, mas os jogos AAA são muito repetitivos e nunca houve tanto hand holding no gameplay.
 
Posso estar falando uma bobagem, mas na minha visão, não é uma questão de que "estão capando os jogos pra por em 4k", vai mais pra linha de "a gente não poderia evoluir outros aspectos além da quantidade de pixel na tela?", porque se você for ver, essa geração praticamente não teve uma evolução visual do seu inicio pra cá, a quantidade de pixel tomou ali um x4 mas se pegarmos um The The Witcher, ele não leva uma surra de um game lançado em 2019 enquanto, se você pegar um game de 2007 ele parece desenho de criança perto de um de 2013;

é que o 4k virou uma tendência, estão inundando o mercado de monitor 4K, TV 4k. seria estranho se os produtores ignorassem essa resolução. Seria como lançar jogos focados em 720P em 2015.

E eles não precisam esquentar a cabeça com nada pra fazer 4K, só muda um número no código. já pra produzir shaders novos, efeitos visuais é bem mais complicado. mas estão desenvolvendo o RayTracing pra melhorar isso.
 
Mais uma lance para se pensar no que a indústria está fazendo.

Esse game ocupa 45Gb no HD e foi lançado em 2016! Call of Duty Modern Warfare ocupa até 250 e foi lançado em 2019!

065898.jpg


054973.jpg



CODMW abaixo:

modern-warfare-screenshot-1.jpg


mw-3.jpg
 
Última edição:
Veja abaixo do vídeo, no youtube, o hardware usado para rodar o game com esse visual!

O negócio é o seguinte: Os games ja poderiam estar nesse nível, mas ao invés de atenderem o que a gente quer, a indústria fica empurrando o 4K para vender mais hardware!

Textura em 4K não é o que importa para os games. O 4K pode ser bom para filmes e edição de imagens, mas para games a perda de performance, o espaço ocupado no HD e o tamanho do download não compensam, não são bom custo x benefício.



 
  • Curtir
Reações: wmh
O problema de querer parar numa resolução, é que a competição continua, se a sony decide que o ps5 ficar em 1080p, o xbox serie X com 4k, detonaria nas vendas, e o povo que se vira de conseguir tv 4k , e se quiser jogar um jogo no mesmo nível no pc a mesma coisa zilhões em placa de video dezenas ou centenas de gigas.

É a competição que move o negocio,e não simplesmente a vontade dos jogadores.
 
4k sempre foi desespero de fabricantes pra justificar venda de TV. Daqui a pouco virão com o 8k e pra perceber alguma diferença vai ser preciso uma tela monstra que grande parte do público sequer tem espaço pra por.

4k em jogos é pior ainda porque claramente a evolução do hardware do fullhd deveria ser para 1440p. O resultado é esse 4k fake de consoles que morrem pra rodar algo em 30 fps. Até para PCs de ponta 4k não justifica todo o poder necessário.

Enquanto isso, pouco se evolui fora do aspecto gráfico, basta ver uma comparação de jogos como Far Cry 2 e Crisis em 2007 com física absurda. Pega os mesmos jogos hoje e é fácil perceber o retrocesso.
 
Eu mudei meu pc pra uma TV 47 4k (eu estava com uma de 32) e digo que senti a diferença sim.

Não sei, mas creio que seja algo de pessoa pra pessoa, pois eu sinto queda de frame; tenho amigos que não conseguem enxergar. Dizem que os olhos podem ser treinados com o tempo, mas sei lá.

Só sei que nos jogos que eu joguei em 4k (TW3, Fifa 20, F1 2019 e mais alguns outros) a diferença foi grande einh.
 
Mais uma lance para se pensar no que a indústria está fazendo.

Esse game ocupa 45Gb no HD e foi lançado em 2016! Call of Duty Modern Warfare ocupa até 250 e foi lançado em 2019!

Isso depende MUITO de várias coisas, não tem nem noção essa comparação. Depende da engine que o jogo é feito, se a desenvolvedora tem limite de espaço por parte da plataforma, se vai ser lançado em N plataformas diferentes e mais um monte de variável. Não dá pra comparar dois jogos diferentes, de engines diferentes, estudios diferentes, motivações diferentes e etc...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo