Overclock Q6600 não estabiliza !

dinodino

know-it-all Member
Registrado
Configuração
Q6600 G0 VID 1.2875 Cooler Hyper TX2 com FAN foi trocado por um Zalman ZM-F2 Plus 2900 RPM + Artic Silver 5 http://www.zalman.co.kr/eng/product/Product_Read.asp?idx=330

Asus P5K Deluxe Wifi-AP
4x1GB Corsair Value 667 com dissipador de calor de cobre Akasa
IceAge 500W
HIS Radeon 4850 Cooler Zalman VF900CU 2800 RPM + Artic Silver 5


img2243b.jpg


Na Bios eu deixei assim:

Advanced
JumperFree Configuration

AI overclocking (Manual)
CPU Ratio Setting (Manual)
Ratio CMOS setting (9.0)
FSB strap to north bridge (Auto)
FSB Frequency (400)
PCIE Frequency (100)
DRAM Frequency (DDR2- 818MHz)
Dram command rate (2N)
DRAM Timing Control (Autol)
DRAM Static Read Control (Disable)

Transaction Booster (Auto)

CPU voltage (1.4625V)
CPU PLL voltage (1.5V)
FSB termination Voltage (1.2V)
DRAM Voltage (1.8V)
North bridge voltage (1.25)
South bridge voltage (1.05)
Clock Over Chargind Mode (Auto)
Load line calibration (enable)
CPU GTL voltage reference (auto)
NB GTL voltage reference (auto)
CPU spread spectrum (disable)
PCIE spread spectrum (disable)

CPU Configuration


CPU ratio control (9.0)
C1E support (disable)
Max CPUID Value Limit (disable)
Vanderpool technology (disable)
CPU TM Function (disable)
Execute disable Bit (disable)
Intel SpeedStep Tech (Disable)


Eu torturei o sistema com o everest e não reinicio e as temperatura do processador chego no maximo a 62º , mas dai sempre que mandava o antivirus scanear depois de uns 10min o pc reiniciava, não sabia pq, até que baixei o memtest e o programa não chega a 5% o pc reinicia ....... o que posso fazer para estabilizar ?
 
Provavelmente memoria! Coloca ai as latencias dele em manual... e seta 5-5-5-15... voltagem só pra ter um patamar de inicio deixa em 2.1v... ou seja... extremamente acima do q de fato precisaria... eu aki tenho as OCZ Gold e a Platinum... e é incrivel como essas minhas Platinum são gulosas... pros 800mhz dela em 5-5-5-15 ela pede 2.05v... menos q isso não estabiliza nem a pau... sendo q as GOLDs fazem ai 850mhz com 1.90v de boa hehehe
 
Provavelmente memoria! Coloca ai as latencias dele em manual... e seta 5-5-5-15... voltagem só pra ter um patamar de inicio deixa em 2.1v... ou seja... extremamente acima do q de fato precisaria... eu aki tenho as OCZ Gold e a Platinum... e é incrivel como essas minhas Platinum são gulosas... pros 800mhz dela em 5-5-5-15 ela pede 2.05v... menos q isso não estabiliza nem a pau... sendo q as GOLDs fazem ai 850mhz com 1.90v de boa hehehe

Fiz o que vc falo deixei assim:

5-5-5-15

RAS# to RAS# DELAY [AUTO]
REF CYCLE TIME [AUTO]
WRITE RECOVERY TIME [AUTO]
WRITE RECOVERY TIME [AUTO]
READ to PRE TIME [AUTO]


DRAM Voltage [2.1V]

Agora foi mais longe, antes reiniciava com 5% de memtest agora reinicio com 16% .......... mas não estabilizo :no:
 
Qual os timmings normais dela?

tent por 6-6-6-18 pra ve se melhora.
 
3.6GHz no Q6600 é um pouco difícil de estabilizar, é possível, porém precisará de alguns ajustes finos.

Terá de mexer nos CPU GTLs provavelmente, mexer opção por opção até achar a que está precisando de mais voltagem, latências 5-5-5-15 ou 6-6-6-18 vDimm até 2.2v.

Chegou até quanto com o Q6600? Ou já foi direto para 3.6GHz?
 
Qual os timmings normais dela?

tent por 6-6-6-18 pra ve se melhora.

Como descobrir quais são os timmings normais ? depois que eu mudei de auto para manual ja estava 5-5-5-15


3.6GHz no Q6600 é um pouco difícil de estabilizar, é possível, porém precisará de alguns ajustes finos.

Terá de mexer nos CPU GTLs provavelmente, mexer opção por opção até achar a que está precisando de mais voltagem, latências 5-5-5-15 ou 6-6-6-18 vDimm até 2.2v.

Chegou até quanto com o Q6600? Ou já foi direto para 3.6GHz?


Eu sempre usei em 3.0 ~ 3.2, agora resolvi por em 3.6 !


Sobre essas opções que você disse que preciso mudar existe um valor "perigoso" ?

CPU PLL voltage [1.5V] -> Opções - AUTO - 1.5, 1.6, 1.7, 1.8
FSB termination Voltage [1.2V] -> Opções - AUTO - 1.2, 1.4, 1.3, 1.5
DRAM Voltage [2.1V]
North bridge voltage [1.25] -> Opções - AUTO - 1.25, 1.40, 1.55, 1.70
South bridge voltage [1.05] -> Opções - AUTO - 1.05, 1.20
Clock Over Chargind Mode [Auto]
Load line calibration (enable)
CPU GTL voltage reference [auto] -> Opções - AUTO - 0.63x, 0.61x, 0.59x, 0.57x
NB GTL voltage reference [auto] -> Opções - AUTO - 0.67x, 0.61x

Tem alguma sugestão ?



coloquei as memórias em 6-6-6-18 e reinicio qdo usei o memtest !


EDIT.: cloquei o CPU GTL voltage reference [0.63x] e deu tela azul "MEMORY_MANAGEMENT"
 
Última edição:
Eu sempre usei em 3.0 ~ 3.2, agora resolvi por em 3.6 !


Sobre essas opções que você disse que preciso mudar existe um valor "perigoso" ?

CPU PLL voltage [1.5V] -> Opções - AUTO - 1.5, 1.6, 1.7, 1.8
FSB termination Voltage [1.2V] -> Opções - AUTO - 1.2, 1.4, 1.3, 1.5
DRAM Voltage [2.1V]
North bridge voltage [1.25] -> Opções - AUTO - 1.25, 1.40, 1.55, 1.70
South bridge voltage [1.05] -> Opções - AUTO - 1.05, 1.20
Clock Over Chargind Mode [Auto]
Load line calibration (enable)
CPU GTL voltage reference [auto] -> Opções - AUTO - 0.63x, 0.61x, 0.59x, 0.57x
NB GTL voltage reference [auto] -> Opções - AUTO - 0.67x, 0.61x

Tem alguma sugestão ?

coloquei as memórias em 6-6-6-18 e reinicio qdo usei o memtest !

EDIT.: cloquei o CPU GTL voltage reference [0.63x] e deu tela azul "MEMORY_MANAGEMENT"
Tenta subir para 3.4GHz se possível, depois você parte para 3.6GHz.

Quanto as opções, PLL não precisará mexer muito, tenta entre 1.6 ~ 1.65v. VTT terá de mexer, aumenta um pouco a mais de quanto você utilizava para 3.2GHz. NB o mesmo que o VTT. SB não necessariamente, pois não influência tanto. GTL tenta entre 0.58 ~ 0.70v (me lembro que utilizava em 0.61, 0.61, 0.63, 0.63x quando tinha o Q6600). vCore CPU seta 1.5 ~ 1.55v na BIOS.
 
Tenta subir para 3.4GHz se possível, depois você parte para 3.6GHz.

Quanto as opções, PLL não precisará mexer muito, tenta entre 1.6 ~ 1.65v. VTT terá de mexer, aumenta um pouco a mais de quanto você utilizava para 3.2GHz. NB o mesmo que o VTT. SB não necessariamente, pois não influência tanto. GTL tenta entre 0.58 ~ 0.70v (me lembro que utilizava em 0.61, 0.61, 0.63, 0.63x quando tinha o Q6600). vCore CPU seta 1.5 ~ 1.55v na BIOS.

Esse VTT que vc esta falando é o FSB termination Voltage ?
 
Vish agora desanimei, sei la parace que estrago alguma coisa nem 3.2 eu to conseguindo mais, o pc reinicia do nada qdo eu estou tentando over, até na bios esta reiniciando, estou tentando mudar alguma coisa na bios e do nada reinicia !!

só em stock é que não esta reiniciando:



Eu coloquei a mão no dissipador da memória e estava BEM quente .....


Estranho que antes eu conseguia ficar em 3.6 no windows sem reinicia, só reiniciava quando mandava o antivirus scanea, até fiz um teste de desempenho:

overvga2.jpg


sera que pode ter danificado algum sensor da mobo ?
 
Última edição:
Realmente tem muitos ajustes finos pra fazer, eu quebrei a cabeça quando tinha uma plataforma superior.
Eu aconselho a primeiro estabilizar as memórias (ve que timmings e voltagem elas precisam pra 800 mhz...5-5-5-15@2.1 pra começar), pra aí sim testar o máx. que a cpu aguenta.
 
Vc tem muitos pentes de memória, tenta usar só 2 ou mesmo 1 só, que é para ver se estabiliza / volta a passar de 3.2.
 
Acho que estrago alguma coisa mesmo, deixei assim na Bios em 3.0 que antes era de boa:

Advanced
JumperFree Configuration

AI overclocking (Manual)
CPU Ratio Setting (Manual)
Ratio CMOS setting (9.0)
FSB strap to north bridge (Auto)
FSB Frequency (333)
PCIE Frequency (100)
DRAM Frequency (DDR2)
Dram command rate (2N)
DRAM Timing Control (Autol)
DRAM Static Read Control (Disable)

Transaction Booster (Auto)

CPU voltage (1.300V)
CPU PLL voltage (1.5V)
FSB termination Voltage (1.2V)
DRAM Voltage (2.0V)
North bridge voltage (1.25)
South bridge voltage (1.05)
Clock Over Chargind Mode (Auto)
Load line calibration (enable)
CPU GTL voltage reference (auto)
NB GTL voltage reference (auto)
CPU spread spectrum (disable)
PCIE spread spectrum (disable)

CPU Configuration


CPU ratio control (9.0)
C1E support (disable)
Max CPUID Value Limit (disable)
Vanderpool technology (disable)
CPU TM Function (disable)
Execute disable Bit (disable)
Intel SpeedStep Tech (Disable)


E o PC reinicia mesmo mexendo no windows só fica estavel com o processador em stock ........ :ranting3:
 
amigo, ja passei por uma situação parecida e no final das contas o que tinha danificado foi a memória...

nem todas memórias 667Mhz rodam a 818Mhz...tem como por algum valor abaixo de 818Mhz? Se sim, faça o teste com os timings em auto...e a voltagem por volta de 1.9 a 1.95v no maximo, lendo os seus posts o q deu a entender é q suas memórias não estão legal e jogar mais voltagem nelas só vai estragar mais ainda

se mesmo tentando abaixar o clock da memória continuar o reinicio da maquina, tenta arrumar alguma memória 800Mhz pra cima e faz o teste ... tem uma grande chance de dar certo com uma memória superior...

Abraços....
 
amigo, ja passei por uma situação parecida e no final das contas o que tinha danificado foi a memória...

nem todas memórias 667Mhz rodam a 818Mhz...tem como por algum valor abaixo de 818Mhz? Se sim, faça o teste com os timings em auto...e a voltagem por volta de 1.9 a 1.95v no maximo, lendo os seus posts o q deu a entender é q suas memórias não estão legal e jogar mais voltagem nelas só vai estragar mais ainda

se mesmo tentando abaixar o clock da memória continuar o reinicio da maquina, tenta arrumar alguma memória 800Mhz pra cima e faz o teste ... tem uma grande chance de dar certo com uma memória superior...

Abraços....

fiz o que vc me disse e realmente não foi, memorias a 700 com 1.9v ...... vou ver se consigo outra memoria para testar .......
 
fiz o que vc me disse e realmente não foi, memorias a 700 com 1.9v ...... vou ver se consigo outra memoria para testar .......

complicado, tenta arrumar emprestado primeiro antes de comprar e faz o teste dps fala pra gente ai..

Abraços!
 
Uso o meu a 3.4 e nem precisei mecher em muita coisa , só coloquei as memorias em proporção 1:1 setei 378*9 de FSB e 1,280 de Vcore, passei o prime e o Intelburn e tá sussa .
 
Dino,

Vc já testou o PC com outra fonte??? Pc que reinicia é coisa de energia em... Se fosse pau pelo over, acho que ia dar tela azul e erros do tipo...
 
dinodino......
coisa q eu percebi no p35 aki pra mim estabilizar 100% mesmo, precisa d 1.55 no vNB....
vNB em 1.25 é mto baixo pro meu gosto.......
dps d se certificar q nao há nenhuma pç defeituosa no teu micro......
eu tentaria algo do tipo....
Ratio CMOS setting (9.0)
FSB strap to north bridge (333)
FSB Frequency (400)
PCIE Frequency (101)
DRAM Frequency (DDR2)
Dram command rate (2N)
DRAM Timing Control (Manual)
5-5-5-15
DRAM Static Read Control (Disable)

CPU voltage (1.46V)
CPU PLL voltage (1.5V)
FSB termination Voltage (1.3V)
DRAM Voltage (2.0V)
North bridge voltage (1.55)
South bridge voltage (1.05)
Load line calibration (Enable)
CPU GTL voltage reference (0.63x)
NB GTL voltage reference (0.67x)
CPU spread spectrum (disable)
PCIE spread spectrum (disable)

gtl funciona bem em alguns casos em 0.61x & 0.61x....pra mim uso assim pra 550 d fsb 24/7.....também é bom dar uma testado no vtt em 1.40v e pll 1.60v....
 
Uso o meu a 3.4 e nem precisei mecher em muita coisa , só coloquei as memorias em proporção 1:1 setei 378*9 de FSB e 1,280 de Vcore, passei o prime e o Intelburn e tá sussa .

Precisa de sorte tambem :D

cara mto complicado esses q6600, meu amigo tem uma aki e nao consegue passa de 3.2, vou acompanhar o topico

Depende se o Q6600 for revisão BE é normal ter muitas dificuldades a partir de 3.2, mas o meu é G0 ja vi pessoal chergar em 4.0 com WC.

Dino,

Vc já testou o PC com outra fonte??? Pc que reinicia é coisa de energia em... Se fosse pau pelo over, acho que ia dar tela azul e erros do tipo...

Estava tentando achar as memo primeiro para testar, e não são as memos, vou testar a fonte o foda é que só estou com essa iceage e uma huntkey 450W ....

dinodino......
coisa q eu percebi no p35 aki pra mim estabilizar 100% mesmo, precisa d 1.55 no vNB....
vNB em 1.25 é mto baixo pro meu gosto.......
dps d se certificar q nao há nenhuma pç defeituosa no teu micro......
eu tentaria algo do tipo....
Ratio CMOS setting (9.0)
FSB strap to north bridge (333)
FSB Frequency (400)
PCIE Frequency (101)
DRAM Frequency (DDR2)
Dram command rate (2N)
DRAM Timing Control (Manual)
5-5-5-15
DRAM Static Read Control (Disable)

CPU voltage (1.46V)
CPU PLL voltage (1.5V)
FSB termination Voltage (1.3V)
DRAM Voltage (2.0V)
North bridge voltage (1.55)
South bridge voltage (1.05)
Load line calibration (Enable)
CPU GTL voltage reference (0.63x)
NB GTL voltage reference (0.67x)
CPU spread spectrum (disable)
PCIE spread spectrum (disable)

gtl funciona bem em alguns casos em 0.61x & 0.61x....pra mim uso assim pra 550 d fsb 24/7.....também é bom dar uma testado no vtt em 1.40v e pll 1.60v....

Valeu




Então peguei 2 pentes de 1GB DDR 2 800 Markvision, segue as especificações:



Uploaded with ImageShack.us

Testei um over LEVE @3.0 e não estabilizo isso com as memos rodando a 667 abaixo do original que é 800 e com 1.8V, ou seja memória é que não pode ser ....... opções do que pode ter tido defeito, FONTE vou testar estou com uma huntkey 450W, Mobo ou processador, eu usava o pc de boa em 3.2, mas depois que tentei mudar para 3.6 e estrago alguma coisa, agora só estabiliza em stock ... vou testar com a Huntkey e dou resposta no tópico !



EDIT.: Testei com as novas memos e troquei a fonte por uma Huntkey 450W, mesma coisa a tela congela e reinicia ou as vezes fica congelada sem reinicia ! o que sera que aconteceu ? o que sobro para testar foi processador e mobo mas estes não tenho como testar .....
 
Última edição:
Ja deu um clear CMOS nela pra ver se volta tudo pra stock? Otra coisa... por desencargo mesmo... o chipset esquenta bem quando vc sobe ele... então tenta tirar o dissipador dele e arrancar o elastomero q vem q com ctz deve ta todo grudado e passa uma pasta termica... pq com isso aki eu não passava de 430 no FSB q não estabilizava... e depois q eu taquei pasta termica eu consegui estabilizar com 450... pode ser coincidencia... mas aki ajudou um pouco ;)
 
Ja deu um clear CMOS nela pra ver se volta tudo pra stock? Otra coisa... por desencargo mesmo... o chipset esquenta bem quando vc sobe ele... então tenta tirar o dissipador dele e arrancar o elastomero q vem q com ctz deve ta todo grudado e passa uma pasta termica... pq com isso aki eu não passava de 430 no FSB q não estabilizava... e depois q eu taquei pasta termica eu consegui estabilizar com 450... pode ser coincidencia... mas aki ajudou um pouco ;)

Cleat cmos não, apenas dei um load default no setup, sobre o dissipador da mobo sei la se é isso se eu boto ele em @2.7 isso é 300 de FSB ja não vai, só vai em stock !! mas não custa tenta ............
 
Não pode ficar assim! Se tivesse estragado nem em stock era para funcionar. Continua tentando, vc vai achar o problema.

Para não se perder, recomendo que não faça modificações como update de bios e nem nada do tipo. Se antes funcionava assim, tem q voltar a funcionar assim. Se mudar coisa d+, vc vai perder os parametros e não vai achar a causa do problema.

O cooler do seu processador ta legal? Troca a pasta termica dele e faz outro teste. Mexer no elastometro do chipset acho que no momento é bobagem.

Vc não usa estabilizador não né? Caso use, elimine-o! Ligue o PC direto na tomada.
 
Ja deu um clear CMOS nela pra ver se volta tudo pra stock? Otra coisa... por desencargo mesmo... o chipset esquenta bem quando vc sobe ele... então tenta tirar o dissipador dele e arrancar o elastomero q vem q com ctz deve ta todo grudado e passa uma pasta termica... pq com isso aki eu não passava de 430 no FSB q não estabilizava... e depois q eu taquei pasta termica eu consegui estabilizar com 450... pode ser coincidencia... mas aki ajudou um pouco ;)
Aew lebaldi so uma pergunta , o elastomero que você tá falando por um acaso não é aquela dupla face térmica né ?
Sabe porque te pergunto isso , poque minha P5Q esquenta pakas os dicipadores da parte de cima da mobo , e eles usan essa dupla face térmica .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo