• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC desliga somente no BF 2042

falcon_sp

Hungry Member
Registrado
Boa tarde senhores, blz?

Montei 1 PC para um amigo meu há uns 3 anos na qual tem um R5 3600, 8GB DDR4 2400Mhz Kingston, RX 5700XT Red Devil, 1 SSD, 1 HDD, Fonte Corsair CX550W.

Ele jogou durante todos esses anos de boa varios e varios jogos sem nenhum problema ou bucha.

Só que, ele esta tentando jogar o multiplayer do BF 2042 e o PC desliga sozinho no meio da partida.

Fui lá e testei com ele, resetei bios, atualizei drivers... Ontem fiquei varias horas testando com ele após estes ajustes e parece que tinha resolvido, jogamos juntos por algumas horas e nenhum problema.


Só que hoje ele me disse que o problema voltou...

E isso só acontece no BF 2042... Ele joga outros jogos como God Of War, BF 5, PUB G, SCUM, jogos até mais pesados que o 2042 e isso não acontece.

Já olhei as temperaturas e estão OK - 75ºC max na placa de vídeo e 65ºC max no R5 3600. Pasta térmica está OK também.



Alguém sabe o que pode ser?

Desde já muito obrigado.
 
Testa outra fonte.
Esse BF usa uma carga muito alta de CPU, no meu aqui bate 80% de uso. Com o consumo alto de energia CPU + GPU se a fonte estiver com defeito talvez não esteja aguentando, pq 550W deveria dar conta tranquilo.
Se não for isso, não faço ideia.
 
A fonte tem 550W, mas em 3 anos, provavelmente já perdeu eficiência. Tive problema parecido no passado com battlefield também e meu problema era fonte. Testa com outra porque provavelmente é ela. Na época eu ainda tive azar de perder um SSD por causa disso também.
 
Testa outra fonte.
Esse BF usa uma carga muito alta de CPU, no meu aqui bate 80% de uso. Com o consumo alto de energia CPU + GPU se a fonte estiver com defeito talvez não esteja aguentando, pq 550W deveria dar conta tranquilo.
Se não for isso, não faço ideia.
Realmente, vejo usando 80-90% de uso durante a partida. Pensei em ser as memórias porque uma vez que travou ficou aquele som travaado e ai desligou.
A fonte tem 550W, mas em 3 anos, provavelmente já perdeu eficiência. Tive problema parecido no passado com battlefield também e meu problema era fonte. Testa com outra porque provavelmente é ela. Na época eu ainda tive azar de perder um SSD por causa disso também.
Certo, a fonte ainda está na garantia com a Corsair, será q vale a pena tentar o RMA?
 
Realmente, vejo usando 80-90% de uso durante a partida. Pensei em ser as memórias porque uma vez que travou ficou aquele som travaado e ai desligou.
8GB de RAM é muito pouco pra esses jogos, mas não deveria ser motivo pra desligar o PC.
Certo, a fonte ainda está na garantia com a Corsair, será q vale a pena tentar o RMA?
Vale depois que você conseguir testar e garantir que o problema é a fonte mesmo.
 
8GB de RAM é muito pouco pra esses jogos, mas não deveria ser motivo pra desligar o PC.

Vale depois que você conseguir testar e garantir que o problema é a fonte mesmo.
Opa, desculpe, sao 2x8GB (total de 16GB de ram).

Certo, pior q n temos nenhuma outra para testarmos no momento... Teoricamente e de acordo com o power supply calculator não era para desarmar a fonte, fiz o calculo no OuterVision e recomendaram uma de 472W. Como 550W > 472W, imaginei que aguentaria. Logo não dá para confiar entao?
 
Realmente, vejo usando 80-90% de uso durante a partida. Pensei em ser as memórias porque uma vez que travou ficou aquele som travaado e ai desligou.

Certo, a fonte ainda está na garantia com a Corsair, será q vale a pena tentar o RMA?
A fonte está funcionando, não sei se caberia RMA. O problema, parece, ser um consumo além da capacidade dela, mas pra ter certeza, só testando com outra fonte.

Vocês podem tentar também baixar a resolução do jogo ou limitar os frames. Quando tive problema, se eu soltasse os frames, o pc reiniciava, se eu travasse em 60fps, rodava tranquilo.
 
Atualiza todos os drivers, BIOS, faz uma instalação limpa do Windows, não instala NADA além do driver da AMDe o jogo, não passa nenhum instalador de driver, nada, deixa só os drivers da própria Microsoft e o da AMD. Deixa a BIOS em 100% defaults, inclusive a memória RAM, deixa JEDEC (não carregue o XMP). Nessa situação não é para ter nenhum tipo de problema ou travamento.

Se ocorrer, ai não tem jeito, precisa isolar peça a peça e tentar identificar o culpado.

Começa pela memória RAM, testa um pente de cada vez, depois testa HD/SSD, começa pelas peças mais fáceis e vai avançando para as mais difíceis e caras.
 
A fonte está funcionando, não sei se caberia RMA. O problema, parece, ser um consumo além da capacidade dela, mas pra ter certeza, só testando com outra fonte.

Vocês podem tentar também baixar a resolução do jogo ou limitar os frames. Quando tive problema, se eu soltasse os frames, o pc reiniciava, se eu travasse em 60fps, rodava tranquilo.
Eita é fogo. Eu vou ver com ele de desativar qualquer over automatico no processador e na placa de vídeo para ver se resolve. O estranho é que isso só ocorre no Battlefield 2042 como falei. Acho que é pq o jogo puxa muita CPU e GPU ao mesmo tempo.
Atualiza todos os drivers, BIOS, faz uma instalação limpa do Windows, não instala NADA além do driver da AMDe o jogo, não passa nenhum instalador de driver, nada, deixa só os drivers da própria Microsoft e o da AMD. Deixa a BIOS em 100% defaults, inclusive a memória RAM, deixa JEDEC (não carregue o XMP). Nessa situação não é para ter nenhum tipo de problema ou travamento.

Se ocorrer, ai não tem jeito, precisa isolar peça a peça e tentar identificar o culpado.

Começa pela memória RAM, testa um pente de cada vez, depois testa HD/SSD, começa pelas peças mais fáceis e vai avançando para as mais difíceis e caras.
Obrigado pela dica meu caro. A BIOS eu ja resetei, só desativei Turbo Boost e ajustei o CSM. O resto está default. Eu tinha feito isto e parece que foi o que resolveu, mas no dia seguinte meu amigo disse que o problema tinha voltado.

Verei a possibilidade de testar com pentes de RAM diferente (levarei os meus) só para ver se resolve. Se persistir, com certeza deve ser outra coisa. Pena que nao tenho outra fonte para testar. O complicado é comprar uma nova nessa altura do campeonato e não resolver o problema rs.
 
Eita é fogo. Eu vou ver com ele de desativar qualquer over automatico no processador e na placa de vídeo para ver se resolve. O estranho é que isso só ocorre no Battlefield 2042 como falei. Acho que é pq o jogo puxa muita CPU e GPU ao mesmo tempo.

Obrigado pela dica meu caro. A BIOS eu ja resetei, só desativei Turbo Boost e ajustei o CSM. O resto está default. Eu tinha feito isto e parece que foi o que resolveu, mas no dia seguinte meu amigo disse que o problema tinha voltado.

Verei a possibilidade de testar com pentes de RAM diferente (levarei os meus) só para ver se resolve. Se persistir, com certeza deve ser outra coisa. Pena que nao tenho outra fonte para testar. O complicado é comprar uma nova nessa altura do campeonato e não resolver o problema rs.
Faça o que nosso amigo falou, limita o fps do jogo em torno de 60/70 e faça o teste para ver se continua. Pode tentar tambem instalar o AIDA64 e estressar o pc inteiro para ver se vai desligar.
 
O meu problema com BF era a fonte, chegou a queimar um cabo, tinha uma 550 Corsair. Peguei uma de 850w e nunca mais deu problema.
 
O meu problema com BF era a fonte, chegou a queimar um cabo, tinha uma 550 Corsair. Peguei uma de 850w e nunca mais deu problema.
Mas man isso q n entendo.

No power supply calculator eu coloquei a mesma Rig ja com o over para 4,2GHZ a 1.4V no R5 3600 (padrão com PBO e TurboBoost de Fabrica) e o over padrao da Red Devil 5700XT e ai recomendaram uma de 472W com load wattage de 432W.

Só que estou com o TurboBoost da AMD desativado, logo o 3600 está na freq padrão de 3,6GHZ a 1.1v, consumindo bem menos que o q configurei no cálculo.

Aí eu pego uma de 550W q tem 80W a mais que o recomendado e ela nao aguenta?

Não entendi disso. Entao se o PSU calc sugerir uma fonte de X na vdd tem que ser uma fonte com o dobro para nao ter problema?
 
Última edição:
Mas man isso q n entendo.

No power supply calculator eu coloquei a mesma Rig ja com o over para 4,2GHZ a 1.4V no R5 3600 (padrão com PBO e TurboBoost de Fabrica) e o over padrao da Red Devil 5800XT e ai recomendaram uma de 472W com load wattage de 432W.

Só que estou com o TurboBoost da AMD desativado, logo o 3600 está na freq padrão de 3,6GHZ a 1.1v, consumindo bem menos que o q configurei no cálculo.

Aí eu pego uma de 550W q tem 80W a mais que o recomendado e ela nao aguenta?

Não entendi disso. Entao se o PSU calc sugerir uma fonte de X na vdd tem que ser uma fonte com o dobro para nao ter problema?
Pode estar havendo algum pico de consumo com microssegundos e a fonte desligando para se proteger.
O ideal é sempre trabalhar com 50~70% de carga, então seria uma fonte de 750 por aí pra você.
 
Mas man isso q n entendo.

No power supply calculator eu coloquei a mesma Rig ja com o over para 4,2GHZ a 1.4V no R5 3600 (padrão com PBO e TurboBoost de Fabrica) e o over padrao da Red Devil 5700XT e ai recomendaram uma de 472W com load wattage de 432W.

Só que estou com o TurboBoost da AMD desativado, logo o 3600 está na freq padrão de 3,6GHZ a 1.1v, consumindo bem menos que o q configurei no cálculo.

Aí eu pego uma de 550W q tem 80W a mais que o recomendado e ela nao aguenta?

Não entendi disso. Entao se o PSU calc sugerir uma fonte de X na vdd tem que ser uma fonte com o dobro para nao ter problema?
Pois é, eu tbm não entendi. Até trocar de fonte. E foi nitido. Acredito que seja algum pico. Joguei outros jogos mais pesados, porem sempre no BF dava esse problema. Até limitando o FPS e uso de GPU/CPU.
 
Pode estar havendo algum pico de consumo com microssegundos e a fonte desligando para se proteger.
O ideal é sempre trabalhar com 50~70% de carga, então seria uma fonte de 750 por aí pra você.
É então, estranho. Qual o melhor programa hoje para testar CPU e GPU a 100%? Só colocar um prime95 + furMark?

Sobre os 50~70% de carga, teria que ser isto para deixar os 30% restantes para estes power spikes?

No PSU, eu refiz o cálculo e deu isto:
OuterVision PSU Calculator part list

Motherboard: Desktop
CPU: 1 x AMD Ryzen 5 3600
CPU Speed: 3600MHz
CPU Vcore: 1.1V
Memory: 2 x 8GB DDR4 Module
Video Card Set 1: 1 x AMD Radeon RX 5700 XT
Core Clock: 2011MHz
Memory Clock: 1750MHz
Storage: 1 x SATA SSD
Storage: 1 x SATA 7.2K RPM
Keyboard: 1 x Gaming Keyboard
Mouse: 1 x Gaming Mouse
Fan: 2 x 120mm
Computer Utilization: 8 hours per day
Gaming/Video Editing/3D Rendering Time: 8 hours per day
Monitor: 1 x LED 27 inches

Load Wattage: 418W
Recommended Wattage: 468W
Amperage: +3.3V: 9.3A, +5V: 9.2A, +12V: 32.6A
Recommended UPS Rating: 900VA
Generated by OuterVision PSU Calculator 2023-12-05 02:50:46
 
Mas man isso q n entendo.

No power supply calculator eu coloquei a mesma Rig ja com o over para 4,2GHZ a 1.4V no R5 3600 (padrão com PBO e TurboBoost de Fabrica) e o over padrao da Red Devil 5700XT e ai recomendaram uma de 472W com load wattage de 432W.

Só que estou com o TurboBoost da AMD desativado, logo o 3600 está na freq padrão de 3,6GHZ a 1.1v, consumindo bem menos que o q configurei no cálculo.

Aí eu pego uma de 550W q tem 80W a mais que o recomendado e ela nao aguenta?

Não entendi disso. Entao se o PSU calc sugerir uma fonte de X na vdd tem que ser uma fonte com o dobro para nao ter problema?
A questao nao e so isso, pode ser que a vida util da fonte ja nao esteja em perfeito estado e por isso hoje talvez ela nao tenha 100% da sua capacidade mais, compra uma fonte nova e troca. No pior dos casos devolve a fonte depois ou guarda ela pois nunca vai ser dinheiro jogado fora, uma hora vai precisar de uma fonte nova pra um upgrade.
 
Estou com o mesmo problema. pesquisei em sites gringos e estão reatando que conseguiram resolver diminuindo a frequência das memórias. Não me pergunte o porquê disso, mas é o que está sendo relatado. O meu pc dá tela preta quando acaba o jogo e vai mudar pra outro mapa.
 
Estou com o mesmo problema. pesquisei em sites gringos e estão reatando que conseguiram resolver diminuindo a frequência das memórias. Não me pergunte o porquê disso, mas é o que está sendo relatado. O meu pc dá tela preta quando acaba o jogo e vai mudar pra outro mapa.
dar tela preta é um problema do jogo e nao do PC, o do dono do tópico o PC literalmente desligava, nada haver com o seu problema.
 
Estou com o mesmo problema. pesquisei em sites gringos e estão reatando que conseguiram resolver diminuindo a frequência das memórias. Não me pergunte o porquê disso, mas é o que está sendo relatado. O meu pc dá tela preta quando acaba o jogo e vai mudar pra outro mapa.
Diminuir para uma frequência abaixo da 'nominal' vc diz? Seu hardware é este da assinatura?

Não faz muito sentido mas não deixa de ser um indício de problema e/ou configuração errada do próprio hardware, especialmente se tiver feito overclock e/ou undervolt em algum componente.

Nunca precisei fazer qualquer ajuste diferente só por causa do BF2042 e, como falaram anteriormente, é inegável que ele é uma ótima ferramenta para testar a estabilidade geral da máquina.

dar tela preta é um problema do jogo e nao do PC, o do dono do tópico o PC literalmente desligava, nada haver com o seu problema.
Aqui nunca deu tela preta, no máximo o famoso bug onde era necessário 'abrir' o jogo 2-3x até ele de fato abrir e que foi resolvido há um tempo, nada in game.

Acho que ele acabou pegando carona no tópico mas concordo que o problema dele provavelmente não tem relação com o caso do OP.
 
Diminuir para uma frequência abaixo da 'nominal' vc diz? Seu hardware é este da assinatura?

Não faz muito sentido mas não deixa de ser um indício de problema e/ou configuração errada do próprio hardware, especialmente se tiver feito overclock e/ou undervolt em algum componente.

Nunca precisei fazer qualquer ajuste diferente só por causa do BF2042 e, como falaram anteriormente, é inegável que ele é uma ótima ferramenta para testar a estabilidade geral da máquina.


Aqui nunca deu tela preta, no máximo o famoso bug onde era necessário 'abrir' o jogo 2-3x até ele de fato abrir e que foi resolvido há um tempo, nada in game.

Acho que ele acabou pegando carona no tópico mas concordo que o problema dele provavelmente não tem relação com o caso do OP.
eu tive o problema da tela preta 3x, logo que geral teve na season nova, mas agora roda liso o game.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo