• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC liga, mas não dá vídeo nem liga periféricos

Danelon

Sonic, The Hedgehog!
Registrado
Pessoal, tô quebrando a cabeça aqui com meu PC.

Já mais de 1 ano ele tá parado porque eu voltei de uma viagem e ele simplesmente parou de funcionar do nada. Funcionava normalmente, desliguei, coloquei o PC no carro e voltei pra cidade onde moro.
Quando cheguei em casa e liguei o PC, ele não funcionava mais.

O que já fiz:

Julgando ser a placa mãe que era a peça mais velha, eu comprei uma placa-mãe nova essa semana (uma Asus A520 Tuf Gaming). Instalei ela e não adiantou. Troquei os pentes de memória de slot, liguei só 1 pente e nada.
Testei outra VGA no lugar e nada.
Estou numa assistência técnica nesse instante onde foi testada uma outra fonte no lugar da minha e nada também.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Já não sei o que fazer.

O que ainda não fiz foi testar outro processador. Também não testei outras memórias (quando tiro as memórias o speaker dá aquele bip seguido indicando ausência da memória).
Acho menos provável serem as memórias.

O que me dizem?

Ah, o processador é do Ali Express (assim como meus 3 últimos). Nunca tive problema processador, mas vai saber...
Agora tô com ideia de comprar um processador no Brasil mesmo (já que o governo do amor inviabilizou a compra no Ali Express) e testar.
 
Estou numa assistência técnica nesse instante onde foi testada uma outra fonte no lugar da minha e nada também.
O que ainda não fiz foi testar outro processador.
Não entendo como uma assistência/loja não tem um processador compatível guardado numa gaveta justamente para esse tipo de serventia, se fosse uma plataforma mais nova mas olha quanto tempo AM4 já tem de mercado.

Não tem outra assistência próxima? É melhor do que sair comprando outro processador 'à toa', mas não deixa de ser uma forma de matar a charada mais rapidamente e devolver em 7 dias se for o caso.
 
Não entendo como uma assistência/loja não tem um processador compatível guardado numa gaveta justamente para esse tipo de serventia, se fosse uma plataforma mais nova mas olha quanto tempo AM4 já tem de mercado.

Não tem outra assistência próxima? É melhor do que sair comprando outro processador 'à toa', mas não deixa de ser uma forma de matar a charada mais rapidamente e devolver em 7 dias se for o caso.

É, também achei um absurdo. Um Ryzen 3600 "véio" que seja, mas nem uma memória DDR 4 o infeliz tinha, apesar de eu não achar que é memória. Ainda morri em R$ 50 a toa. A toa não. Pelo menos já sei que não é a fonte. O pior é que vou ter que comprar outro 5600x porque não sei se essa Asus A520 Tuf já vem com bios pro 5700x3D que era um upgrade que talvez eu cogitaria no futuro. O ruim é que o 5600x tá mais caro hoje do que quando comprei. E um 5700x3D tá só R$ 300 mais caro que um 5600x.

Bom, detesto downgrade, mas tem o 5600 que na prática é igual ou no mínimo muito parecido com o 5600x. O 5600 consegui por R$ 770. Acho que vou arriscar comprar. Mas como o 5600 é mais recente que o 5600x, eu vou ter que torcer pra que a bios dessa Asus já tenha venha com suporte para o 5600.


Editei pra falar que comprei o 5600. Acho que não tem muito pra onde correr. Com o frete saiu a R$ 812.
Se ainda tiverem uma ideia, sou todo ouvidos (olhos no caso rs).
 
Última edição:
É, também achei um absurdo. Um Ryzen 3600 "véio" que seja, mas nem uma memória DDR 4 o infeliz tinha, apesar de eu não achar que é memória. Ainda morri em R$ 50 a toa. A toa não. Pelo menos já sei que não é a fonte. O pior é que vou ter que comprar outro 5600x porque não sei se essa Asus A520 Tuf já vem com bios pro 5700x3D que era um upgrade que talvez eu cogitaria no futuro. O ruim é que o 5600x tá mais caro hoje do que quando comprei. E um 5700x3D tá só R$ 300 mais caro que um 5600x.

Bom, detesto downgrade, mas tem o 5600 que na prática é igual ou no mínimo muito parecido com o 5600x. O 5600 consegui por R$ 770. Acho que vou arriscar comprar. Mas como o 5600 é mais recente que o 5600x, eu vou ter que torcer pra que a bios dessa Asus já tenha venha com suporte para o 5600.


Editei pra falar que comprei o 5600. Acho que não tem muito pra onde correr. Com o frete saiu a R$ 812.
Se ainda tiverem uma ideia, sou todo ouvidos (olhos no caso rs).

Se essa A520 for de lotes mais recentes, ela já vem com BIOS que comporta o 5800X3D e, consequentemente, o 5700X3D (desde março de 2022 tem BIOS suportando essas CPUs). Pena que a Asus não informa isso na caixa da placa-mãe ou no próprio PCB da placa, diferentemente da Asrock, mas não creio que a Kabum tenha um estoque tão antigo dessas placas...

De todo modo, no teu caso eu acho que ou vai ser CPU ou memória. Provavelmente CPU, algo relacionado ao IMC dele.

Falouws :cool:
 
Se essa A520 for de lotes mais recentes, ela já vem com BIOS que comporta o 5800X3D e, consequentemente, o 5700X3D (desde março de 2022 tem BIOS suportando essas CPUs). Pena que a Asus não informa isso na caixa da placa-mãe ou no próprio PCB da placa, diferentemente da Asrock, mas não creio que a Kabum tenha um estoque tão antigo dessas placas...

De todo modo, no teu caso eu acho que ou vai ser CPU ou memória. Provavelmente CPU, algo relacionado ao IMC dele.

Falouws :cool:

Cara, tem que ser o processador. Não é possível...:pepe: Mas vou ver se descolo umas memórias DDR4 pra tentar testar.
Eu não sou maníaco por fps, aliás, quando o PC tava funcionando eu mal ligava (desanimado com os jogos da atualidade), mas de repente já iria pular pra um 5700x3D. Vamos ver. Quero só colocar essa porcaria de PC pra funcionar. Se funcionar com o 5600 eu penso se compensa devolver ele pra pegar um 5700x3D. Tava R$ 1390 na Kabum. Ainda vou pensar só porque meu monitor de 165hz é full HD (resolução onde a diferença de processador aparece mais). Mas sei lá...
 
Cara, tem que ser o processador. Não é possível...:pepe: Mas vou ver se descolo umas memórias DDR4 pra tentar testar.
Eu não sou maníaco por fps, aliás, quando o PC tava funcionando eu mal ligava (desanimado com os jogos da atualidade), mas de repente já iria pular pra um 5700x3D. Vamos ver. Quero só colocar essa porcaria de PC pra funcionar. Se funcionar com o 5600 eu penso se compensa devolver ele pra pegar um 5700x3D. Tava R$ 1390 na Kabum. Ainda vou pensar só porque meu monitor de 165hz é full HD (resolução onde a diferença de processador aparece mais). Mas sei lá...

No meu caso, quando meu PC tava dando problema, ela apresentava código 00 e, antes de não querer mais ligar, a CPU ficou travada em 500MHz, deixando tudo super lento, inclusive a própria BIOS. Pensei que fosse algo relacionado ao VRM da placa-mãe, mas a assistência disse que era algo defeituoso no circuito de alimentação da DRAM. Eu sabia que não era a CPU porque a havia testado noutra placa-mãe dias antes e eu tinha memórias recém compradas da China perfeitamente funcionais, então só podia ser a placa-mãe mesmo. Só que, no teu caso, tu testou com outra placa e o comportamento se repetiu, então a lista de culpados ao meu ver se restringem a CPU e RAM, já que mobo e PSU você já descartou.

Eu também não sou maníaco por FPS, mas TA QUE O PARIU, QUE FLUIDEZ É ESSA QUE O 5700X3D ME DEU?? :thatass:

Como eu vim de um Zen 2, eu não sei se tem a ver diretamente com a arquitetura Zen 3 ou se também teve influencia direta do cache 3D, mas desde o Windows e até jogos antigos, que engasgavam com meu 3600, agora não engasgam mais, e o FPS deu um salto ABSURDO (só ver o meu relato lá no tópico do AM4). Eu não fazia ideia do quanto minha 6750XT estava sendo gargalada! :nps:

E assim, considerando que é lançamento, o 5700X3D por R$ 1390, mesmo sendo à vista, tá MUITO bom. Tá, inclusive, mais barato do que paguei durante o período da pré-venda 2 semanas atrás (paguei quase R$ 1550 parcelado, com frete). Não sei se a grana fará falta pra você, mas se não é o caso no momento eu faria um esforço e pegaria esse X3D, porque nesse preço não vai haver melhor opção dentro da plataforma AM4 :mr:

Falouws :cool:
 
É galera, tá difícil. Ou impossível...

Instalei o Ryzen 5600 novo que comprei e nem sinal de vida o PC dá. Lembrando que troquei a placa mãe por uma Asus A520 Tuf (achando que poderia ser o problema) e agora nem com o processador novo funcionou. Agora realmente não tenho mais alternativa. Vou arrancar meu HD que tem meus arquivos importantes, o SSD M2 secundário que só tem jogo e deixar só o SSD sata que tá com o sistema. Não tenho mais alternativa e já tô frustrado e desanimado. Vou mandar ele pra uma assistência grande aqui da cidade (julgando que deva prestar) e deixar eles se virarem pra lá. Se tiver que gastar R$ 200 pra eles resolverem o problema, que gaste... Infelizmente meu nível de conhecimento atual não deu conta de resolver o problema.

Vou resinstalar o Ryzen 5600x e devolver o 5600. Cansei de gastar dinheiro com essa porcaria de PC. Remontei um Core i5 2500 que tinha guardado aqui e até esse PC velho de 2011 que tá com o meu 1º SSD (um PNY de 120gb todo ferrado com setores problemáticos) tá funcionando enquanto o mais novo não. :therip:

Mas se mesmo assim, alguém ainda tiver algum palpite, eu agradeço.
 
Se vc está com 2 placas-mãe e 2 CPUs agora, testou os 2 CPUs em cada placa-mãe ?
Chegou a dar Clear CMOS ?
Da algum apito de erro ?
 
Se vc está com 2 placas-mãe e 2 CPUs agora, testou os 2 CPUs em cada placa-mãe ?
Chegou a dar Clear CMOS ?
Da algum apito de erro ?

Não testei porque não me parece fazer muito sentido. Acho que vai ser trabalho a toa. Eu tô com um processador novo (5600) numa placa-mãe nova (Asus A520 Tuf).
Era pra funcionar... Sim, dei clear CMOS.

O negócio é que os periféricos nem acendem. Foi testada outra fonte numa lojinha que fui (bem furreca por sinal).

Um teste que ainda vou tentar fazer é colocar minha placa de vídeo nesse i5 2500 aqui pra ver. Apesar de que já testei no meu PC uma plaquinha básica que tenho aqui e não funcionou também, então creio não ser nada relacionado a VGA.

Mas vou devolver esse 5600. Me arrependi de não ter devolvido a placa-mãe também, mas agora já era o prazo de 7 dias.
 
O negócio é que os periféricos nem acendem.
Reforço a sugestão do colega: Tá com um buzzer plugado nas mobos pra ver se rola algum beep?

Às vezes não dá pra chegar a alguma conclusão só pelos periféricos que acendem/não acendem ou fans que giram/não giram...

Um teste que ainda vou tentar fazer é colocar minha placa de vídeo nesse i5 2500 aqui pra ver.
E vice-versa também, né? Ou já fez e deu no mesmo?

Apesar de serem duas plataformas distintas nenhuma delas tem video onboard então alguma suspeita poderia cair sobre a 3060 Ti como vc tinha cogitado anteriormente.
 
Não testei porque não me parece fazer muito sentido. Acho que vai ser trabalho a toa. Eu tô com um processador novo (5600) numa placa-mãe nova (Asus A520 Tuf).
Era pra funcionar... Sim, dei clear CMOS.

O negócio é que os periféricos nem acendem. Foi testada outra fonte numa lojinha que fui (bem furreca por sinal).

Um teste que ainda vou tentar fazer é colocar minha placa de vídeo nesse i5 2500 aqui pra ver. Apesar de que já testei no meu PC uma plaquinha básica que tenho aqui e não funcionou também, então creio não ser nada relacionado a VGA.

Mas vou devolver esse 5600. Me arrependi de não ter devolvido a placa-mãe também, mas agora já era o prazo de 7 dias.
Nunca elimino de testar todas possibilidades.
O ruim dessas CPUs AMD que não tem video integrado, pois as vezes tem um lance de CSM que não compatibiliza com a VGA e aí o PC não liga.
Para o PC não dar nem post, 4 principais causas, memória, placa de vídeo, curto na placa-mãe e fonte

É bem bizarro 2x CPUs não ligar numa placa-mãe nova, por isso seria bom testar todas possibilidades fora do gabinete, se ainda o problema persiste, tentar testar todos componentes isoladamente com um PC de amigo.

Se quando ligar vc ter o tipo de beeps de erro, já direciona o problema.
 
Não testei porque não me parece fazer muito sentido. Acho que vai ser trabalho a toa. Eu tô com um processador novo (5600) numa placa-mãe nova (Asus A520 Tuf).
Era pra funcionar... Sim, dei clear CMOS.

O negócio é que os periféricos nem acendem. Foi testada outra fonte numa lojinha que fui (bem furreca por sinal).

Um teste que ainda vou tentar fazer é colocar minha placa de vídeo nesse i5 2500 aqui pra ver. Apesar de que já testei no meu PC uma plaquinha básica que tenho aqui e não funcionou também, então creio não ser nada relacionado a VGA.

Mas vou devolver esse 5600. Me arrependi de não ter devolvido a placa-mãe também, mas agora já era o prazo de 7 dias.

Você tá testando as peças dentro do gabinete ou fora dele? Se for a primeira opção, tenta montar o PC numa bancada e ver se assim ele consegue dar vídeo.

Se você tá com CPU nova e placa-mãe nova, e considerando que ambas as peças estejam OK, então julgo que o problema esteja relacionado com a memória RAM ou com a fonte (que você havia descartado, mas acho que ela precisa voltar ao jogo), porque de fato tanto a RAM quanto a fonte podem impedir o PC de iniciar adequadamente, mas como a placa-mãe não tem aqueles LEDs indicativos de problemas especificos na CPU/GPU/RAM, o jeito vai ser arrumar um speaker pra que ele possa dar o diagnóstico.

Falouws :cool:
 
Reforço a sugestão do colega: Tá com um buzzer plugado nas mobos pra ver se rola algum beep?

Às vezes não dá pra chegar a alguma conclusão só pelos periféricos que acendem/não acendem ou fans que giram/não giram...


E vice-versa também, né? Ou já fez e deu no mesmo?

Apesar de serem duas plataformas distintas nenhuma delas tem video onboard então alguma suspeita poderia cair sobre a 3060 Ti como vc tinha cogitado anteriormente.

Nunca elimino de testar todas possibilidades.
O ruim dessas CPUs AMD que não tem video integrado, pois as vezes tem um lance de CSM que não compatibiliza com a VGA e aí o PC não liga.
Para o PC não dar nem post, 4 principais causas, memória, placa de vídeo, curto na placa-mãe e fonte

É bem bizarro 2x CPUs não ligar numa placa-mãe nova, por isso seria bom testar todas possibilidades fora do gabinete, se ainda o problema persiste, tentar testar todos componentes isoladamente com um PC de amigo.

Se quando ligar vc ter o tipo de beeps de erro, já direciona o problema.

Você tá testando as peças dentro do gabinete ou fora dele? Se for a primeira opção, tenta montar o PC numa bancada e ver se assim ele consegue dar vídeo.

Se você tá com CPU nova e placa-mãe nova, e considerando que ambas as peças estejam OK, então julgo que o problema esteja relacionado com a memória RAM ou com a fonte (que você havia descartado, mas acho que ela precisa voltar ao jogo), porque de fato tanto a RAM quanto a fonte podem impedir o PC de iniciar adequadamente, mas como a placa-mãe não tem aqueles LEDs indicativos de problemas especificos na CPU/GPU/RAM, o jeito vai ser arrumar um speaker pra que ele possa dar o diagnóstico.

Falouws :cool:

Pessoal, desculpa o sumiço. Diante desse problema misterioso eu acabei ficando sem tempo pra testar tudo.

Pois bem, perdi a paciência e mandei pra um técnico. Ele concluiu ser a fonte. Comprei uma fonte nova (Super Flower Legion HX 650w 80 Plus Gold).
Inclusive ele mandou uma foto do PC montado ligado e disse que tava tudo certo.

Vou lá, pego o PC, trago ele pra casa com todo o cuidado, chego aqui, ligo ele e dá o mesmo problema. Tirei e coloquei a placa de vídeo, os conectores da fonte, tirei e coloquei memórias (1 pente, 2 pentes), troquei de tomada, troquei de filtro de linha e nada.

Numa última tentativa eu vou ligar ele na sala (apesar de não ter nada de errado com a tomada doeu quarto). Não tenho mais o que fazer e tô praticamente desistindo desse PC e pensando em devolver a fonte e vender o resto das peças separadamente
 
Mais uma atualização... Levo o PC de volta pro mesmo técnico, ele não faz nada. Apenas liga e o PC funciona normalmente. Pode isso?

Seria problema na tomada do meu quarto então que funciona com tudo, menos o meu PC? Que funcionava antes na mesma tomada, diga-se de passagem.
 
Mais uma atualização... Levo o PC de volta pro mesmo técnico, ele não faz nada. Apenas liga e o PC funciona normalmente. Pode isso?

Seria problema na tomada do meu quarto então que funciona com tudo, menos o meu PC? Que funcionava antes na mesma tomada, diga-se de passagem.
Porque, antes de levar ao técnico, vc não ligou o PC numa tomada da sala?
De qualquer forma isso tá muito estranho!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo