[AJUDA] PC reiniciando repentinamente durante jogos (3800X+X470 Gaming Plus)

PepepedroB

Jogador de jogos digitais
Registrado
Galera tive que criar um tópico, não sei o que está acontecendo e tentarei ser o mais detalhado possivel.

Meu cunhado montou um PC recentemente segue abaixo as configs:

Ryzen 7 3800X (NOVO)
MSI X470 Gaming Plus (NOVO)
2x8Gb Corsair Vengeance 3000mhz DDR4 ("ANTIGO")
Gigabyte RX5700 XT Gaming OC 8gb (NOVO)
Corsair CX750M (NOVO)
2x SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB M.2 (NOVO)


Vamos lá, o PC durante jogos reinicia, do nada! Ele não chega a reiniciar da tela de BIOS e etc.. Simplesmente reinicia e já mostra o login no windows novamente.

Tentativas de solução (agora que fica mais estranho ainda):

Tenho meu PC da assinatura ao lado e para descobrir o problema fui trocando e alterando peça por peça na busca do mesmo.

RAM: Fiz a troca, coloquei a minha no dele e BUM!, o problema apareceu. Já o meu com as memorias dele, de boa! Funcionou normalmente.

GPU: Quando coloco minha placa de vídeo no PC dele tudo magicamente funciona 100%, e quer o melhor? Quando instalo a placa de video dele no meu PC, FUNCIONA NORMAL TAMBÉM!!!

Fonte: Não troquei, mas minha fonte é mais fraca e aguentou tudo de boa, e a dele com o minha GPU funfou que é uma beleza.

MOBO: Tudo de boa.

SSD's: Curiosamente, tive problemas na instalação de jogos e loading dos mesmos. Porém o sistema está em 1 SSD e os jogos no outro.

Sistema: Formatado e instalado limpo, do 0 umas 439846846 vezes.

ALGUÉM ME DA UMA LUZ PELO AMOR DE DEUS!!

Tudo foi bem caro, vocês sabem bem e como que o PC montado peça a peça, com as "melhores" opções disponíveis da uma bucha dessas?? Não sabemos mais o que fazer.

Obs: Obrigado desde já pra quem perder um tempo aqui e estiver disposto a ajudar, e principalmente para quem já ajudou!

Bjos de Luz
 
Estranho, porem, se o GPU ta sendo o "causador" do problema, pelo menos na maquina dele, a BIOS da placa mãe dele esta atualizada? Testou com a GPU em outro slot PCI-Express?
 
Cara, isso poderia ser problema de super-aquecimento também, já passei por um problema parecido (No meu caso era o cooler que tinha ido pro saco).
Chegou a verificar essas coisas mais padrões? Principalmente pasta térmica?
 
Estranho, porem, se o GPU ta sendo o "causador" do problema, pelo menos na maquina dele, a BIOS da placa mãe dele esta atualizada? Testou com a GPU em outro slot PCI-Express?
Está com a última BIOS lançada pela MSI, boa ideia, vou testar outro slot, porém quando testei a minha gpu no Pc dele, usei o mesmo slot que a dele estava ligada.. Muito estranho não é
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, isso poderia ser problema de super-aquecimento também, já passei por um problema parecido (No meu caso era o cooler que tinha ido pro saco).
Chegou a verificar essas coisas mais padrões? Principalmente pasta térmica?
Cara, não é superaquecimento pelo menos não nesses principais componentes.. CPU não passa de 65/70C, GPU 65C, tudo tranquilo.. não verifiquei o SSD que fica abaixo da GPU, mas será que um superaquecimento nele faria o PC dar reboot? Mesmo sem o sistema operacional nele? Apenas jogos?
 
O que diz o visualizador de eventos do windows sobre os reboots?
 
Está com a última BIOS lançada pela MSI, boa ideia, vou testar outro slot, porém quando testei a minha gpu no Pc dele, usei o mesmo slot que a dele estava ligada.. Muito estranho não é
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, não é superaquecimento pelo menos não nesses principais componentes.. CPU não passa de 65/70C, GPU 65C, tudo tranquilo.. não verifiquei o SSD que fica abaixo da GPU, mas será que um superaquecimento nele faria o PC dar reboot? Mesmo sem o sistema operacional nele? Apenas jogos?

Tendo em vista que você já testou diversas coisas na máquina e não obteve a solução, acho que valeria a pena verificar a temperatura do SSD também, só por via das dúvidas.
Outra coisa, seria interessante você tentar instalar algum jogo no SSD que está seu sistema operacional, pra ver como o jogo se comporta.
Chegou a dar tela azul alguma vez?
 
Cara, isso poderia ser problema de super-aquecimento também, já passei por um problema parecido (No meu caso era o cooler que tinha ido pro saco).
Chegou a verificar essas coisas mais padrões? Principalmente pasta térmica?
Cara, não é superaquecimento pelo menos não nesses principais componentes.. CPU não passa de 65/70C, GPU 65C, tudo tranquilo.. não verifiquei o SSD que fica abaixo da GPU, mas será que um superaquecimento nele faria o PC dar reboot? Mesmo sem o sistema operacional nele? Apenas jogos?
Tendo em vista que você já testou diversas coisas na máquina e não obteve a solução, acho que valeria a pena verificar a temperatura do SSD também, só por via das dúvidas.
Outra coisa, seria interessante você tentar instalar algum jogo no SSD que está seu sistema operacional, pra ver como o jogo se comporta.
Chegou a dar tela azul alguma vez?
Já já vou testar e posto aqui, mas não cara, nenhuma tela azul kkkkkkkkkkkk só o reboot direto!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que diz o visualizador de eventos do windows sobre os reboots?
Já já posto amigo, assim que editar essa msg curto seu comentário para sinalizar que postei o print
 
O que diz o visualizador de eventos do windows sobre os reboots?

Link Log HWINFO.

E abaixo ultimos dois eventos até o desligamento.

-----------------------------------
Nome do Log: System
Fonte: Service Control Manager
Data: 31/12/2019 02:00:05
Identificação do Evento:7023
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível: Erro
Palavras-chave:Clássico
Usuário: N/D
Computador:
Descrição:
O serviço Serviço de Plataforma de Dispositivos Conectados terminou com o erro:
Erro não especificado
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Service Control Manager" Guid="{555908d1-a6d7-4695-8e1e-26931d2012f4}" EventSourceName="Service Control Manager" />
<EventID Qualifiers="49152">7023</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>0</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8080000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2019-12-31T05:00:05.251483200Z" />
<EventRecordID>4427</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="824" ThreadID="4172" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-D16UA0Q</Computer>
<Security />
</System>
<EventData>
<Data Name="param1">Serviço de Plataforma de Dispositivos Conectados</Data>
<Data Name="param2">%%2147500037</Data>
<Binary>4300440050005300760063000000</Binary>
</EventData>
</Event>
---------------------------
Nome do Log: System
Fonte: Microsoft-Windows-DistributedCOM
Data: 31/12/2019 02:00:05
Identificação do Evento:10010
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível: Erro
Palavras-chave:Clássico
Usuário:
Computador:
Descrição:
O servidor {F94358B1-E9AE-4D5C-AF66-CE50E67803C7} não se registrou no DCOM dentro do tempo limite necessário.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-DistributedCOM" Guid="{1B562E86-B7AA-4131-BADC-B6F3A001407E}" EventSourceName="DCOM" />
<EventID Qualifiers="0">10010</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>0</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8080000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2019-12-31T05:00:05.099343600Z" />
<EventRecordID>4426</EventRecordID>
<Correlation ActivityID="{92eff20c-e2d9-4109-b36e-020ddad0b49e}" />
<Execution ProcessID="1044" ThreadID="2364" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-D16UA0Q</Computer>
<Security UserID="S-1-5-21-3608172230-2806333380-1987136084-1001" />
</System>
<EventData>
<Data Name="param1">{F94358B1-E9AE-4D5C-AF66-CE50E67803C7}</Data>
</EventData>
</Event>
 
Fonte: Não troquei, mas minha fonte é mais fraca e aguentou tudo de boa, e a dele com o minha GPU funfou que é uma beleza.
Apesar de ser trabalhoso, é um teste que eu faria (swap de fontes), só por desencargo.

Tá usando extensor/cabo sleeved? Se sim, já vi relatos de problemas similares ou mesmo de grande variação nas tensões onde a causa eram esses cabos.

MOBO: Tudo de boa.
Chegou a inverter os processadores?

Partido do principio que a mobo está "de boa", este tipo de comportamento (reboot sem alguma tela azul, travamento ou erro) quase sempre é indicativo de algo relacionado à alimentação.
 
Apesar de ser trabalhoso, é um teste que eu faria (swap de fontes), só por desencargo.

Tá usando extensor/cabo sleeved? Se sim, já vi relatos de problemas similares ou mesmo de grande variação nas tensões onde a causa eram esses cabos.


Chegou a inverter os processadores?

Partido do principio que a mobo está "de boa", este tipo de comportamento (reboot sem alguma tela azul, travamento ou erro) quase sempre é indicativo de algo relacionado à alimentação.
Sobre a fonte: pensei nisso tambem, de trocar tudo, acho que amanhã vou tomar coragem e fazer isso kkkkkkk e não, nenhum extensor nem sleeve..

Sobre a mobo: não invertemos mas pensando em como as outras peças, quando alteradas, se comportam, acho que podemos eliminar os processadores, pois a minha placa exige praticamente que o processador se comporte do mesmo modo de quando a RX5700XT está lá..
 
Está com a última BIOS lançada pela MSI, boa ideia, vou testar outro slot, porém quando testei a minha gpu no Pc dele, usei o mesmo slot que a dele estava ligada.. Muito estranho não é

Falei do slot porque a minha antiga Asus X370-F Gaming, deu uma loucura dessas, troquei o meu gabinete, e no gabinete novo e placa simplesmente parou de funcionar a minha GTX 1080Ti no slot de cima, ou funcionava um tempo e depois dava um bug louco e travava o PC, testei com uma HD7970 e funcionava sem problemas no slot 1, quando tirei a placa mãe do gabinete novo e testei na bancada também funcionou no Slot 1, mas, instalada no gabinete eu acabava tendo que usar o slot 2 para poder usar minha 1080ti, nunca descobri o que era, no fim troquei a placa mãe e tudo voltou a funcionar sem problemas.

Mas, como o pessoal falou, testar a fonte também é uma boa, vai saber se ela que não esta com defeito de fabrica...
 
Vai na BIOS tira o pci express de AUTO, e põe em 3.0. vi alguns relatos de alguns bugs no reddit relacionados ao pci 4.0, apesar dessa mobo " não suportar pci 4.0" , derrepente a msi fez alguma cagada na BIOS, custa nada tentar.
 
Vai na BIOS tira o pci express de AUTO, e põe em 3.0. vi alguns relatos de alguns bugs no reddit relacionados ao pci 4.0, apesar dessa mobo " não suportar pci 4.0" , derrepente a msi fez alguma cagada na BIOS, custa nada tentar.
Cara! Boa! Pode ser isso, já já vou testar!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falei do slot porque a minha antiga Asus X370-F Gaming, deu uma loucura dessas, troquei o meu gabinete, e no gabinete novo e placa simplesmente parou de funcionar a minha GTX 1080Ti no slot de cima, ou funcionava um tempo e depois dava um bug louco e travava o PC, testei com uma HD7970 e funcionava sem problemas no slot 1, quando tirei a placa mãe do gabinete novo e testei na bancada também funcionou no Slot 1, mas, instalada no gabinete eu acabava tendo que usar o slot 2 para poder usar minha 1080ti, nunca descobri o que era, no fim troquei a placa mãe e tudo voltou a funcionar sem problemas.

Mas, como o pessoal falou, testar a fonte também é uma boa, vai saber se ela que não esta com defeito de fabrica...
Testarei!
 
Como o pessoal ja comentou, pode ser fonte sim. Apesar de ser uma de boa qualidade, sempre há aquelas que podem vir com algum defeito, vale o teste.
As memórias vc comentou que testou as suas no PC dele e reiniciou certo? e quanto testou as dele no seu PC, foi de boa? Não seria loucura descartar slots da MB. Dependendo de quantos houver vale o teste trocando-os. Mas saliento que geralmente erro de memória vem acompanhado de tela azul sim (sofri mto rsrs).
 
Como o pessoal ja comentou, pode ser fonte sim. Apesar de ser uma de boa qualidade, sempre há aquelas que podem vir com algum defeito, vale o teste.
As memórias vc comentou que testou as suas no PC dele e reiniciou certo? e quanto testou as dele no seu PC, foi de boa? Não seria loucura descartar slots da MB. Dependendo de quantos houver vale o teste trocando-os. Mas saliento que geralmente erro de memória vem acompanhado de tela azul sim (sofri mto rsrs).
Então, não houve tela azul.. sempre reboot diretão! Kkkkkkkk ontem que deu uma tela verde antes do reboot, mas uma única vez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera acabei de perceber uma coisa, ficamos testando em dois jogos, e os dois davam pau, Code Vein e Star Wars: JFO. Curiosamente (acabei de perceber) os dois são torrents ...

Testei no Monster Hunter em 4k no talo a 35/40fps explodindo kkkkkkkk e nada de desligar... Testei no Destiny em 4K e nada de desligar.. O jogos devem ter algum problema de compatibilidade com a GPU, sei lá, por isso quando coloco a minha RTX 2070 funfa de boa, e no meu PC a placa dele funciona de boa pq rodei COD, Destiny, Monster Hunter, The Witcher.. Tudo genuíno, acredito que por conta disso o PC não trava nem nada...

O que acham?
 
Pode ser por conta disso sim.
Deixa o setup dele montado e roda uns games via steam por exemplo. Ou até mesmo testes...
Já vi PC's darem mto erro por conta desse motivo, porém desligar é novidade rsrs... mas vai saber né
 
Pode ser por conta disso sim.
Deixa o setup dele montado e roda uns games via steam por exemplo. Ou até mesmo testes...
Já vi PC's darem mto erro por conta desse motivo, porém desligar é novidade rsrs... mas vai saber né
Rodei todos os benchmarks do 3DMark, inclusive os de stress, ok!

Destiny, Monster Hunter, Shadow of War, Sekiro, Devil May Cry, ok!

Acho q o problema eram os torrents e a otimização com a RX5700XT
 
Rodei todos os benchmarks do 3DMark, inclusive os de stress, ok!

Destiny, Monster Hunter, Shadow of War, Sekiro, Devil May Cry, ok!

Acho q o problema eram os torrents e a otimização com a RX5700XT

Provavelmente era devido aos torrents msm... menos mal q resolvido sem demais problemas.
 
Provavelmente era devido aos torrents msm... menos mal q resolvido sem demais problemas.
Siiim ainda bem! Joguei vários jogos e por enquanto ok!

Vou continuar acompanhando e qualquer coisa aviso aqui.. Mas fica a dica, quer usar torrents? Usa pelo menos um otimizado hauahauahauahauahauah

(De preferência jogue os originais!)
 
Você ligou a fonte no conector de 12V 4pin ou 12v 8pin na placa mãe?

Testou co outra fonte?
 
Siiim ainda bem! Joguei vários jogos e por enquanto ok!

Vou continuar acompanhando e qualquer coisa aviso aqui.. Mas fica a dica, quer usar torrents? Usa pelo menos um otimizado hauahauahauahauahauah

(De preferência jogue os originais!)
Boa noite amigo, estou tendo o mesmo problema. Porém só jogo jogos originais da steam, origin ou battlenet.

Qual foi A solução que encontrou?

Minha config é:
MOBO Aorus Elite (bjos atualizada f12b)
R7 3800x (Driver de Chipset atualizado)
RX5700 XT (Driver atualizado)
Corsair 4x8Gb 2133Mhz
M2 500GB HP
HD Resgate 2tb

As temps do proc chegam a 78°C, ao passo que da vou ficam em 65~70°C.

Me ajudem please!
 
Boa noite amigo, estou tendo o mesmo problema. Porém só jogo jogos originais da steam, origin ou battlenet.

Qual foi A solução que encontrou?

Minha config é:
MOBO Aorus Elite (bjos atualizada f12b)
R7 3800x (Driver de Chipset atualizado)
RX5700 XT (Driver atualizado)
Corsair 4x8Gb 2133Mhz
M2 500GB HP
HD Resgate 2tb

As temps do proc chegam a 78°C, ao passo que da vou ficam em 65~70°C.

Me ajudem please!
Cara era o driver da RX5700XT.. A solução? Devolvemos e pegamos a RTX 2070 Super, pronto, fim dos problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um detalhe, o PC começou a reiniciar com praticamente qualquer jogo depois de um tempo.
 
Última edição:
Agora o bendito deu para travar em qualquer lugar.
Tenho uma HD 7950 antiga aqui, vou zerar o driver e testar. Se for a GPU mesmo vou entrar em contato com a KABUM.
O que está achando desta RTX2070?

Att,
 
Agora o bendito deu para travar em qualquer lugar.
Tenho uma HD 7950 antiga aqui, vou zerar o driver e testar. Se for a GPU mesmo vou entrar em contato com a KABUM.
O que está achando desta RTX2070?

Att,
Então, na verdade a RX5700XT era do meu cunhado, e ele que fez a troca pela 2070 Super, olha... Pra ele só alegria, ele pegou a Aorus Extreme, a placa é linda e tem boas temperaturas.

Sobre a minha, eu sou APAIXONADO por ela.. TORADA no OC ela não passa de 65C sendo que os fans ficam em 40/50% no max..
 
Então, na verdade a RX5700XT era do meu cunhado, e ele que fez a troca pela 2070 Super, olha... Pra ele só alegria, ele pegou a Aorus Extreme, a placa é linda e tem boas temperaturas.

Sobre a minha, eu sou APAIXONADO por ela.. TORADA no OC ela não passa de 65C sendo que os fans ficam em 40/50% no max..

Uma pergunta:
Minha fonte é a Corsair CX750, seria este o gargalo?

Atualizando: Reinstalei o Windows, do zero, pela 10 vez, baixei um driver AMD de 2019, drivers do chipset e tal... e travou tudo denovo!

😒
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo