[AJUDA] PC reiniciando repentinamente durante jogos (3800X+X470 Gaming Plus)

Uma pergunta:
Minha fonte é a Corsair CX750, seria este o gargalo?

Atualizando: Reinstalei o Windows, do zero, pela 10 vez, baixei um driver AMD de 2019, drivers do chipset e tal... e travou tudo denovo!

😒
Fica tranquilo, fonte não é o problema...

Você não tem nenhuma outra GPU pra testar? NVIDIA? Uma mais nova tbm? Assim vai saber se é ou não a RX
 
Novos dados:
Em outra tentativa de fazer isso funcionar:
* Desinstalei o driver com o DDU e mesmo sem o driver, com o pc no driver básico
do Win10, navegando pelo explorer o pc travou e reiniciou.

Boa notícia é que parece que não tem a ver com a GPU, ou somente com ela.

Dei uma olhada na pasta térmica, é a stock do processador, parece estar zoada.
Irei substituir e ver no que dá.
 
Última edição:
@bassoli manda um print do taiphoon burner e o Ryzen master aí.. clica em read, e tira o print.. seu pentes de memória sao iguais correto?

Seta o XMP referente a esse clock/timings. Seta voltagem para 1.4V, e tenta.

lo8FxKw.jpg
 
@bassoli manda um print do taiphoon burner e o Ryzen master aí.. clica em read, e tira o print.. seu pentes de memória sao iguais correto?

Seta o XMP referente a esse clock/timings. Seta voltagem para 1.4V, e tenta.

lo8FxKw.jpg

Módulos identicos, Memória Corsair Vengeance LPX, 32GB (4x8GB), 3000Hz, DDR4, C16, Preto - CMK32GX4M4D3000C16.

 
@bassoli Vai, ativa esse xmp e seta 1.4V. Cadê o print do Ryzen Master? Pelo Taiphoon essa memória é para rodar 3000Mhz 16-20-20-38-58 1.35V, mas vc vai aumentar para 1.4V.
 
@bassoli Vai, ativa esse xmp e seta 1.4V. Cadê o print do Ryzen Master? Pelo Taiphoon essa memória é para rodar 3000Mhz 16-20-20-38-58 1.35V, mas vc vai aumentar para 1.4V.
Me não consigo achar a opção de editar o perfil no XMP.
Só aparecem duas opções:
> Disabled
> Profile 1
 
@bassolli sim, profile 1 e coloque 1.40V na RAM. Se na próxima vc não mandar print do ryzen master nem volto mais nesse thread. :)
 
@bassolli sim, profile 1 e coloque 1.40V na RAM. Se na próxima vc não mandar print do ryzen master nem volto mais nesse thread. :)

Desculpa, mas não sei onde seta a VRAM para 1,4.
ryzenM.png
 
@bassoli pois então ache :).. tudo bem que o xmp diz que 1.35V é suficiente mas tá ai um tanto de gente com treta em jogo pq nao tem voltagem suficiente.. e expanda todos os campos, assim não tem nada para ver.. expanda de voltage control para baixo.. o que dá para ver por esse print é que vc nao setou o xmp na bios.. está em 1200, ou seja, memória rodando em 2400.. se no taiphoon mostra que vc tem um profile para 1499 é pq na bios vai aparecer tal perfil.

EDIT

Bom, por hoje é só, vou zzzz, aqui já são quase 2 da manhã.. Faça o que sugeri e teste. XMP para 3000 voltagem da ram 1.4V. E teste seus jogos. Amanhã dou uma olhada no print completo do RM.
 
Selecionei o Game Mode, e setei o VRAM para 1,4 e o Memory Clock para 1500 pelo Ryzen Master. Era isso?
Na BIOS inexiste a opção de editar o "profile 1".
ryzenM2.png

Boa noite e obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
@bassoli a imagem está quebrada. e nao, nao é pelo ryzen master, é tudo pela bios. falando em ryzen master eu te digo que ele só serve para uma coisa, verificar algumas voltagens, timings, e só. Para qualquer outro tipo de configuracao a ser feita é pela bios, inclusive as duas que falei acima.

Recomendo vc procurar tutoriais, algum how to, ou walk through da bios da sua placa mae para entender melhor o que vc tem aí.

Uma vez achando o XMP ou DOHC se for asus, vc precisa apenas selecionar ele, e pronto, seja perfil 1, profile 1, xmp 1, ou qualquer outra nomenclatura. Nao vais editar, só aplicar e deu.

Qual o modelo da sua mobo?
 
@bassoli a imagem está quebrada. e nao, nao é pelo ryzen master, é tudo pela bios. falando em ryzen master eu te digo que ele só serve para uma coisa, verificar algumas voltagens, timings, e só. Para qualquer outro tipo de configuracao a ser feita é pela bios, inclusive as duas que falei acima.

Recomendo vc procurar tutoriais, algum how to, ou walk through da bios da sua placa mae para entender melhor o que vc tem aí.

Uma vez achando o XMP ou DOHC se for asus, vc precisa apenas selecionar ele, e pronto, seja perfil 1, profile 1, xmp 1, ou qualquer outra nomenclatura. Nao vais editar, só aplicar e deu.

Qual o modelo da sua mobo?
Bom dia,
Repost da imagem> https://1drv.ms/u/s!AqmuvaR0YzI7txq-mj7XNfHbPuTY?e=P5aIPX
MB - Gigabyte Aorus Elite x570
 
@bassoli eu não sei o que te falar, parece que tô tendo um deja-vu. Te disse, "não, não é pelo ryzen master", é pela bios santo dio!
Clique em "reset profile" nessa aba Game Mode e faça pela bios.
No link abaixo explica o básico do que vc precisa para setar o XMP, começa aos 4:19.


Feito isso mande print do RM da aba HOME, que é a aba que aparele logo que vc abre o RM.
 
@bassoli eu não sei o que te falar, parece que tô tendo um deja-vu. Te disse, "não, não é pelo ryzen master", é pela bios santo dio!
Clique em "reset profile" nessa aba Game Mode e faça pela bios.
No link abaixo explica o básico do que vc precisa para setar o XMP, começa aos 4:19.


Feito isso mande print do RM da aba HOME, que é a aba que aparele logo que vc abre o RM.


Già ho fatto così, fra.
Setei a VRAM para 1,4 e deixei o XMP ativado.
Ainda estava crashando. 😑
Subi para 1,41v, e continuou resetando o pc.
Agora botei em 1,42v :haha:
[EDIT]
Travou e reiniciou novamente.

SS > https://1drv.ms/u/s!AqmuvaR0YzI7txtoU6vGBiXHEKei?e=4B2r8r

Ontem pesquisando na net vi que esse meu kit de memória não está no QVL da Arous Elite, será que pode ser isso?
 
Última edição:
@bassoli
ok bene, quindi passo successivo,
Questão, só para ter certeza, esses 4 pentes de memória são iguais, correto?
Não é só aplicar voltagem, isso funciona as vezes, mas se o resto da RAM não está certa não tem voltagem que corrija. Sete 1.4V e deixe assim.
Próximo, como dá para ver no RM esses campos abaixo estão bem fora do que deveriam estar, vamos muda-los. No video mostra onde vc tem que ir pelos 4:35.
NgZd5Vd.png

Vc vai sair do que está na imagem acima para,
Power down mode OFF
Gear down mode ON
Command Rate 2T
ProcODT 36.9
RTT_NOM RZQ/7(34)
RTT_WR RZQ/3(80)
RTT_PARK RZQ/1(240)

Cad_bus ClkDrv 24
Cad_bus AddrCmdDrv 20
Cad_bus CsOdtDvr 20
Cad_bus CkeDrv 24

Caso não boote, resete a bios e dê load no XMP de novo.
Ai eu tentaria somente dois sticks, um no A2 outro no B2. Se ainda der ruim, eu pegaria o caminho de testar stick por stick.
QVL, é irrealístico pensar que algum fabricante de placa mae vá testar todos os sticks disponiveis no mercado para por no QVL dele. O fato de não estar lá não quer dizer que não funciona. O ideal é que esteja pois assim o fabricante diz que o perfil XMP dos sticks vai rodar naquela placa mãe, basta habilitar. Quando não está, é isso que acontece em alguns casos, vc tem que ir atrás do que está errado. Mude o que vc achar conforme o que escrevi, teste, e poste outra print do RM.

Caso vá testar com dois sticks, no A2B2 carregue o XMP e consfigure conforme abaixo, mantendo os 1.4V.

Power down mode OFF
Gear down mode ON
Command Rate 2T
ProcODT 36.9
RTT_NOM OFF
RTT_WR OFF
RTT_PARK RZQ/5(48)

Cad_bus ClkDrv 24
Cad_bus AddrCmdDrv 20
Cad_bus CsOdtDvr 20
Cad_bus CkeDrv 24

E lembre de sempre deixar o plano de energia em Ryzen High Performance.
 
@bassoli
ok bene, quindi passo successivo,
Questão, só para ter certeza, esses 4 pentes de memória são iguais, correto?
Não é só aplicar voltagem, isso funciona as vezes, mas se o resto da RAM não está certa não tem voltagem que corrija. Sete 1.4V e deixe assim.
Próximo, como dá para ver no RM esses campos abaixo estão bem fora do que deveriam estar, vamos muda-los. No video mostra onde vc tem que ir pelos 4:35.
NgZd5Vd.png

Vc vai sair do que está na imagem acima para,
Power down mode OFF
Gear down mode ON
Command Rate 2T
ProcODT 36.9
RTT_NOM RZQ/7(34)
RTT_WR RZQ/3(80)
RTT_PARK RZQ/1(240)

Cad_bus ClkDrv 24
Cad_bus AddrCmdDrv 20
Cad_bus CsOdtDvr 20
Cad_bus CkeDrv 24

Caso não boote, resete a bios e dê load no XMP de novo.
Ai eu tentaria somente dois sticks, um no A2 outro no B2. Se ainda der ruim, eu pegaria o caminho de testar stick por stick.
QVL, é irrealístico pensar que algum fabricante de placa mae vá testar todos os sticks disponiveis no mercado para por no QVL dele. O fato de não estar lá não quer dizer que não funciona. O ideal é que esteja pois assim o fabricante diz que o perfil XMP dos sticks vai rodar naquela placa mãe, basta habilitar. Quando não está, é isso que acontece em alguns casos, vc tem que ir atrás do que está errado. Mude o que vc achar conforme o que escrevi, teste, e poste outra print do RM.

Caso vá testar com dois sticks, no A2B2 carregue o XMP e consfigure conforme abaixo, mantendo os 1.4V.

Power down mode OFF
Gear down mode ON
Command Rate 2T
ProcODT 36.9
RTT_NOM OFF
RTT_WR OFF
RTT_PARK RZQ/5(48)

Cad_bus ClkDrv 24
Cad_bus AddrCmdDrv 20
Cad_bus CsOdtDvr 20
Cad_bus CkeDrv 24

E lembre de sempre deixar o plano de energia em Ryzen High Performance.

Fiz tudo, nada resolveu.
Não achei o "Power Down mode"
O Gear Down Mode só fica ativado se o CR estiver em 1T, não é possível sentar 2T com o GDM ativado. (Segundo o próprio RM)

Testei com 4, 2 e stick por stick. Nada. Travou e reiniciou em todas as vezes.

Trocar a memória resolve?
 
@bassoli e se o problema for outro? vc nem esgotou as possibilidades ainda. e para ser honesto contigo, voce pode ter deixado alguma coisa para trás por não ter exp. com bios, ram, timings, etc. Eu daria um clear cmos na bios e partiria do zero. Colocaria 1 stick, carregaria o xmp, voltagem em 1.4V, rodava jogo. Se com os 4 sticks estiverem dando merda, ou os 4 sticks estão ruins (pouco provável), ou a mobo está com defeito, ou configuração errada. Testaria estabilidade do CPU com Intel Burn Test ou outro stress test para a CPU, se passar, é bom sinal que o CPU está ok. Baixaria o 3DMark e olhava como que o PC iria desempenhar, comparava o score com rigs parecidas com a sua. Nem tudo para resolver precisa comprar algo extra, é ter paciência e ler bastante a respeito do que está acontecendo.

Tentaria por exemplo usar os perfis do Dram Calculator,

4 sticks


1 ou 2 sticks
 
Eu estou com um problema similar com o AC Odyssey em um sistema Ryzen, porém a única peça igual ao seu é a GPU.
Tô achando que é o driver da 5700 XT.
 


Fiz, não deu boot. Precisei zerar a BIOS.
Vou tentar novamente.

Testaria estabilidade do CPU com Intel Burn Test ou outro stress test para a CPU, se passar, é bom sinal que o CPU está ok. Baixaria o 3DMark e olhava como que o PC iria desempenhar, comparava o score com rigs parecidas com a sua. Nem tudo para resolver precisa comprar algo extra, é ter paciência e ler bastante a respeito do que está acontecendo.

O problema é que quando começa a rodar trava também. Só na instalação do .Net Framework já tá travando. =/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou com um problema similar com o AC Odyssey em um sistema Ryzen, porém a única peça igual ao seu é a GPU.
Tô achando que é o driver da 5700 XT.
Conta mais pra gente aí, quem sabe não ajuda.
 
Conta mais pra gente aí, quem sabe não ajuda.
Ao abrir o AC Odyssey e ir no benchmark, o uso de GPU sobe pra 100% e o pc reinicia pouco tempo depois, antes do benchmark carregar.
1. Temperatura da GPU não passa de 72 C, o do diodo não passa de 82 C
2. Ela fica numa boa no teste de stress do FurMark (MSI Kombustor), aos 100% de uso.
3. Toda vez que abro o benchmark do Odyssey e esse problema ocorre, as configurações do driver da GPU resetam.
4. Comportamento "normal e estável" em outros jogos (dentro do esperado da 5700 XT). Esse problema até então só ocorre no Odyssey. Outros jogos que usam bastante a GPU rodam normal.
5. Minha única peça em comum com o autor do tópico é a 5700 XT.
 
Última edição:
Bom, desculpa o sumiço. Tive que me ocupar xingando o SAC da Kabum.
Problema aparentemente resolvido.

Hoje de manhã acordei determinado, sentindo uma benevolência do meu PC. hahahaha
Montei ele na bancada, para isolar a possibilidade de ser algum UBS, ou front panel.
Jogando MotoGP reiniciou depois de uns 15 minutos jogando.
Dei ClrCMOS, setei as voltagens das memórias para o mesmo valor que seria o AUTO, ou 1,2v e setei o VCORE em 1,1. No auto ele estava 0,926v algo do tipo.

Reniciei e estou usando o PC normalmente. Sem nenhum reset.
Joguei CoD, CS, MotoGP e editei uns vídeos no Premiere, nenhum reset!

Obrigado pela ajuda válida demais caro amico @thomas ed anche a te @Morello.
Grazie Mille!
 
De volta a estaca zero! Depois de alguns dias de sossego, o pc está reiniciando denovo!
=/

Alguem me ajuda?
 
Amigo, minha opinião: teu problema não está relacionado com voltagens ou timings.. é uma questão de driver. Algo relacionado com o adrenalin e suas tecnologias, que, até agora, a AMD não conseguiu resolver. Pra encurtar o papo aqui... eu, no teu lugar, tentaria algumas coisas que vou listar aqui:

i) Reinstalaria os drivers do chipset AMD depois de removê-los com o Revo, e passar o AMD Cleanup tool (em modo de segurança);
ii) Reinstalaria os drivers da placa de vídeo usando o DDU, sem o adrenalin. Daquela forma, pelo gerenciador de dispositivos. (usaria os mais recentes);
iii) Desligaria a acelaração de hardware de todos os aplicativos instalados (chrome, steam, discord, battle.net, etc)
iv) Alteraria a configuração do pci express na bios de Auto ou gen4 para gen3;
v) Desligaria o Windows Update por um tempo (30 dias);
vi) Desinstalaria o Afterburner, se tiver usando, ou outros "meters";

Se precisar fazer algum ajuste básico na gpu, coisa tipo fan, clocks, power limit, você pode usar o ASUS Gputweak II. Se for usá-lo, desligue o monitor dele. Use só o app principal que é pra fazer os ajustes.
Como você disse que chegou a utilizar o pc de boa por alguns dias, e depois ele voltou a travar/reiniciar, e não houve nenhuma alteração no hardware, seja por alteração de componente, ou até mesmo alteração de parâmetros na bios, isso pode ser algum aplicativo ou o próprio windows fazendo atualizações sem o seu consentimento, e isso estar alterando a base de dados dos drivers, o que pode bugá-los.

Espero ter te ajudado! Boa sorte!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo