Phenom II X2 e Athlon II X2 OCed para 3.97GHz e 3.9GHz.[+Data de lançamento]

LucasLokinhow

know-it-all Member
Registrado
O Site Xbitlabs ja esta com dois dos novos chips que serão lançados pela AMD, o Phenom II X2 550 3.1GHz e o Athlon II X2 250 3.0GHz, ambos socket AM3.

O primeiro tem 80W de TDP e é um Phenom II X4 "950" com dois núcleos desativados.
Ja a familia Athlon II representa as CPUs sem cache L3, as X2 tem um design mais interessante, graças a arquitetura modular do K10.5 foi possivel usar os dois núcles do Phenom II + o cache L2 dos outros dois núcleos não existentes, além disso o Athlon II não tem o Cache L3, como resultado o TDP dele é de 65W e além disso, isso o torna bem barato de ser produzido.

Preview de performance:
bench.png

Wprime, segundos: Maior = pior
3DM Vantage, Score: Maior = melhor
Cinebench, Score: Maior = melhor
Crysis, FPS: Maior = melhor

Para entender melhor sobre as CPUs, aqui esta um Phenom II X2 do lado esquerdo, (callisto) as partes em vermelho são partes desativadas.
No lado direito um Atlhon II X2 (Regor), as partes em vermelho são não existentes, e não desativadas, o processador simplesmente não tem essas partes

cores.jpg


Notem que no P2 X2, junto com os núcleos, os caches L2 também estão desativados (parte roxa) e o todos os 6MB de L3 estão ativavos

Ja no Atlhon 2 X2, nao existe cache L3, mas o cache L2 dos outros dois núcleos foi mantido, então apesar de perder o L3 ele tem 2xL2 1MB contra 2xL2 512KB do Phenom II.

Os resultados de overclock foram esses:

http://www.xbitlabs.com/images/cpu/phenom-athlon-ii-x2/oc-250.png
3.9GHz para o Athlon II X2, sendo que o multiplicador dele é travado, o que é mais interessante é o clock altissimo na NB que conseguiram, 2.6GHz.

Ja para o Phenom II X2 BE foi 3978MHz com uma voltagem bem menor que o Athlon X2
http://www.xbitlabs.com/images/cpu/phenom-athlon-ii-x2/oc-550.png

Fonte, xbitlabs

Lembrando que um X3 710 tem o mesmo preço de um E7400, portanto essas CPUs devem entrar numa faixa de preço parecida com as do Pentium Dual core

edit:
Parece que ja tem as datas de lançamento mais especificas

O Phenom II X2 e o Athlon X2 terão lançamento no começo de Junho, enquanto os Athlon II X4 e Athlon II X3 (TDPs indo de 95W até 45W) serão lançados em Setembro

fonte,techreport
 
porque a AMD são uns beberão em Vcore :(

Caracteristica de arquitetura, mas não da pra compara, ao mesmo tempo que pedem mais vcore, também aguentam mais Vcore.
Ve o Vcore stock de um X4 955 e depois de um Q9550, ae depois ve a diferença de consumo eletrica dos dois, o P2 deveria consumir muito mais, mas nao é o caso.
Não da pra comparar arquiteturas diferentes tão diretamente, isso vale pra voltagem, clock, quantidade de cache, ect...

Mas caso esteja pensando nisso, o Phenom II pediu bem menos voltagem que o Athlon II, isso é pq o Phenom II ja é um design que ta a um bom tempo em produção, o que não é o caso do Athlon II, ja que ele é um chip diferente, e nao um Phenom II com partes desativadas
 
porque a AMD são uns beberão em Vcore :(

Por causa do SOI, ele é mais dependente de Vcore mesmo, mas em compensação é mais barato e rende mais dies por wafer de silício em comparação com o caro e difícil de se trabalhar High K + Metal Gates da Intel, que opera com menor Vcore.

Mas apesar do Vcore maior, não se enganem, o importante é o valor de TDP, o maior Vcore não significa maior aquecimento e/ou consumo quando comparando as 2 arquiteruras.

Vejam o exemplo dos Core i7, Vcore bem menor do que os Phenom II mas com TDP igual, e aquece igualmente/mais do que um Phenom II no mesmo clock.
 
Por causa do SOI, ele é mais dependente de Vcore mesmo, mas em compensação é mais barato e rende mais dies por wafer de silício em comparação com o caro e difícil de se trabalhar High K + Metal Gates da Intel, que opera com menor Vcore.

Mas apesar do Vcore maior, não se enganem, o importante é o valor de TDP, o maior Vcore não significa maior aquecimento e/ou consumo quando comparando as 2 arquiteruras.

Vejam o exemplo dos Core i7, Vcore bem menor do que os Phenom II mas com TDP igual, e aquece igualmente/mais do que um Phenom II no mesmo clock.

entendi, mais um valor alto de Vcore tipo 1.47v é aceitavel para uso diario?
 
A AMD esta voltando com tudo, parecem que serão ótimos processadores.
 
entendi, mais um valor alto de Vcore tipo 1.47v é aceitavel para uso diario?

Nos Phenom II/Athlon II ou qualquer processador 45nm AMD sim, não há nenhum problema desde que se possua um sistema de refrigeração adequado para o processador.

O máximo de Vcore usando Air Cooler recomendado pela AMD para os seus processadores 45nm é de 1.55v, ou seja, valor este bem distante dos 1.47v.
 
Nos Phenom II/Athlon II ou qualquer processador 45nm AMD sim, não há nenhum problema desde que se possua um sistema de refrigeração adequado para o processador.

O máximo de Vcore usando Air Cooler recomendado pela AMD para os seus processadores 45nm é de 1.55v, ou seja, valor este bem distante dos 1.47v.

verdade, acho porque ta acustumado grande over com Vcore baixo com é de custume da Intel
 
Ae galera esses caras ae ñ eram aqeles modelos de entrada do AM3? se são os caras vieram pegando pesado pelo q eu vi em, são resultados importantes.

acho q o mercado vai balançar a nosso fv consumidores d verdade.
 
Parece que agora a AMD acertou na mão com esses PII. Só não sei se vai acontecer como anos atrás, quando o X2 despontava como grande processador e com o tempo foi demonstrando que a tecnologia é fraca.
 
Parece que agora a AMD acertou na mão com esses PII. Só não sei se vai acontecer como anos atrás, quando o X2 despontava como grande processador e com o tempo foi demonstrando que a tecnologia é fraca.

Isso porque logo depois veio a Intel e lançou o Core 2 Duo.

Além disso, o Athlon X2 usa a mesma arquitetura dos Athlon 64, a K8, ao invés de se tratar de uma arquitetura nova, por isso ficou tão aquém em desempenho quando comparado com os Core 2 Duo.

Como atualmente a Intel dificilmente lançará uma nova arquitetura Dual Core ou até mesmo um Nehalen Dual Core, os Phenom II X2 e Athlon II X2 tem como concorrentes somente os Core 2 Duo/Pentium Dual Core.
Levando-se em conta que o desempenho e preço de todas essas linhas de processadores estão muito semelhantes, a briga será boa entre eles mesmo.

MAS a AMD pode vir a ter uma vantagem agora com o lançamento do Windows 7, por ela fabricar processadores de baixo custo com as instruções de Virtualização necessárias para rodar o "XP Mode" do Windows 7, coisa que a Intel não faz e limita a sua linha de processadores que contém tais instruções.
 
Sim, briga será muito boa. Até porque o aproveitamento por clock dos PII é excepcional, tão bom quanto os Intel praticamente. E o precinho provavelmente é menor.

O meu medo, Direu, é a Intel lançar processador com tecnologia do Core i7 para quatro núcleos (que seria uma espécie de dois núcleos reais HT, né) e voltar a ser bem melhor que os "PII" X2.
 
Ae galera esses caras ae ñ eram aqeles modelos de entrada do AM3? se são os caras vieram pegando pesado pelo q eu vi em, são resultados importantes.

acho q o mercado vai balançar a nosso fv consumidores d verdade.
é, são modelos de entrada, mais baixo que eles só quando aparecerem Semprons AM3, como ainda vai ter Athlon II X3 e X4 esses Athlon 2 X2 devem vir por um preço muito baixo, sub U$80 creio eu, os Phenom II X2 ja nao sei, mas devem ser ~U$100.
 
Sim, briga será muito boa. Até porque o aproveitamento por clock dos PII é excepcional, tão bom quanto os Intel praticamente. E o precinho provavelmente é menor.

O meu medo, Direu, é a Intel lançar processador com tecnologia do Core i7 para quatro núcleos (que seria uma espécie de dois núcleos reais HT, né) e voltar a ser bem melhor que os "PII" X2.

com uma jogada dessas a AMD quebra legal.
 
Sim, briga será muito boa. Até porque o aproveitamento por clock dos PII é excepcional, tão bom quanto os Intel praticamente. E o precinho provavelmente é menor.

O meu medo, Direu, é a Intel lançar processador com tecnologia do Core i7 para quatro núcleos (que seria uma espécie de dois núcleos reais HT, né) e voltar a ser bem melhor que os "PII" X2.


provavelmente teremos esses Nehalem Dual core com HT..mas dificil prever
o Core i5 mais lento ja não vai ter HT.
HT é bem mais util em servers, em desktop é util, mas nao tanto assim, depende muito do tipo de aplicação.
Outra coisa é que o Nehalem é uma arquitetura muito voltada para multi core, então tbm é dificil dizer a performance dele com só dois núcleos.

A intel esta na frente, isso é fato, ela tem a vantagem de estar com uma arquitetura bem mais nova. Por mais que a da AMD se chame K10.5, no fundo ele ainda é um K8 muito bem tweakado, os núcleos do Phenom II ainda tem muito dos núcleos do Athlon64

A briga vai ser boa, mas boa mesmo em 2011 quando teremos o Sandy Bridge e o K11, pelo que sei ambas são arquiteturas feitas praticamente do zero, instruções AVX, um possivel SSE5, Quad Channel, 32nm, performance clock x clock pode chegar a ser 50%~70% maior que da geração atual..e por ae vai.
O legal é que o time responsavel pelo K11 é o mesmo que fez o K7.
 
Mesmo que a Intel lance um i5 com HT, o preço dele nao chegara nem perto dos PII X2 e da pra ver que os AII mesmo nao tendo L3 se comporta muito bem consumindo menos ainda e tendo uma capacidade de OC muito boa, nisso a AMD leva uma vantagem que ja esta no mercado a unica coisa que pode mudar eh o chip das placas AM3, ja os i5 teram novas placas diferentes dos i7 e por ser novidade vai vim com um preço salgado.
 
Mesmo que a Intel lance um i5 com HT, o preço dele nao chegara nem perto dos PII X2 e da pra ver que os AII mesmo nao tendo L3 se comporta muito bem consumindo menos ainda e tendo uma capacidade de OC muito boa, nisso a AMD leva uma vantagem que ja esta no mercado a unica coisa que pode mudar eh o chip das placas AM3, ja os i5 teram novas placas diferentes dos i7 e por ser novidade vai vim com um preço salgado.

Isso aí já é chute no escuro baseado em nada, pra mim. Digo que é achismo porque há muito e muito tempo os Duo estão com preços melhores que os X2. Repare você que o melhor X2 custa 260 reais e é igual ou pior ao segundo pior Dual Core da Intel, que custa 230 reais versão BOX e 180 reais versão OEM. Isso em stock, em over já vira palhaçada. Ou seja, até em CxB os combo com Duo são opções MUITO melhores e mais baratos mesmo sem analisar o CxB.

Claro que de início os i5 terão preços bem altos, mas logo cairão, como sempre.

Mas tô louco pra ver esses PII X2 chegarem arrasando. Quanto mais concorrência, melhor.
 
Isso aí já é chute no escuro baseado em nada, pra mim. A Intel tá vendendo os i7 caro porque ela tem um marketing forte. E vende. Vende muito mais que a concorrente que tem um produto quase à altura. Ainda não existe razão pra ela abaixar os preços, já que trata-se de produtos de última linha que vendem como água no deserto.

Digo que é achismo porque há muito e muito tempo os Duo estão com preços melhores que os X2. Repare você que o melhor X2 custa 260 reais e é igual ou pior ao segundo pior Dual Core da Intel. Isso em stock, em over já vira palhaçada. Ou seja, até em CxB os combo com Duo são opções MUITOmelhores.


Claro que de início os i5 terão preços bem altos, mas logo cairão, como sempre.

Mas tô louco pra ver esses PII X2 chegarem arrasando. Quanto mais concorrência, melhor.

Core i7 vende? acho que interpretei errado, pq Core i7 vende coisa nenhuma, se estou lembrado 1% das vendas da Intel são Core i7..1% é um número otimista ainda.

Claro q tbm tem o fator concorrencia, mas a intel tb nao baixa os preços pq o Core i7 realmente não é barato de produzir, e pq se baixar muito ela mata os Core2Quad e os nem nascidos Core i5.

O comentario do outro user sobre o Core i5..bom, o preço do core i5 é bem maior que o do Phenom II sim, mas vamos ver tbm o custo da plataforma, pois as placas mãe pra Core i5 não possuem NB, o que deve da uma redução de custos na mobo bem legal.

Na minha cabeça nao tem como fugir disso, depois de um tempinho Phenom II X4 vai ter que competir cabeça a cabeça com o Core i5.
E tenho motivos muito fortes pra acreditar que vai ter um Phenom II X6 pra competir com os i7 em aplicações multithreated

Ta pra vir o C3 do Phenom II, vamos ver se não da uma diferença tão boa quanto a revisão nova do Core i7 deu
 
i7 ja passo sua fase de ´modinha` nem com o preços das DDR3 tao ajudando a venda dele aqui no brasil, e la fora tb ta complicado, quero ver como vai ser o desempenho dos i5 tem que valer a pena e ter algum beneficio muito bom em relação aos C2Q pq se nao vai ser complicado, mas vindo da Intel devem descontinuar os C2Q assim que os i5 sairem, quero ver oq vao lançar pro mercado de baixo custo.
 
Normal, ainda + que todos os sites de hardware usam os i7 da a impressao de estar vendendo = agua, eh um otimo processador mas para apenas alguns usuarios que vao usar o poder todo, e outros que compram apenas pra dizer `tenho um i7 a 4.2Ghz ha!! ´, o restante um de 2 Nucloes da conta tranquilo, por isso acho que intel acabou errando no planejamento, seria correto lançar o i5 de 2 e 4 cores com melhorias e teoricamente uma nova pinagem pra de um certo modo forçar o consumidor a se atualizar, ai sim lançar um serie + potente com nova pinagem ou ate mesmo na plataforma do i5, agora lançaram um processador rapido pra uma pinagem e agora vao lançar outra serie com pinagem diferente que tudo indica que nao va ter um desempenho muito grande em cima da atual 775, e vai ser inferior aos i7 nao entendo isso.
 
Isso aí já é chute no escuro baseado em nada, pra mim. Digo que é achismo porque há muito e muito tempo os Duo estão com preços melhores que os X2. Repare você que o melhor X2 custa 260 reais e é igual ou pior ao segundo pior Dual Core da Intel, que custa 230 reais versão BOX e 180 reais versão OEM. Isso em stock, em over já vira palhaçada. Ou seja, até em CxB os combo com Duo são opções MUITO melhores e mais baratos mesmo sem analisar o CxB.

Claro que de início os i5 terão preços bem altos, mas logo cairão, como sempre.

Mas tô louco pra ver esses PII X2 chegarem arrasando. Quanto mais concorrência, melhor.

Não sei se você fez essa comparação, mas um X2 7750 (R$190) é o atual melhor X2 da AMD que bate o E5200 (R$220~).
 
cara

o lance ali do K11 que o LucasLoukinhow falou, as instruções SSE5, a AMD substituio pela AVX, só virá a AVX e não as duas xD

esse Phenom II X2 realmente vai ser um grande lançamento... e com a chance de ativar os 2 núcleos adormecidos o pessoal vai pirar ahuhauahuha
 
cara

o lance ali do K11 que o LucasLoukinhow falou, as instruções SSE5, a AMD substituio pela AVX, só virá a AVX e não as duas xD

esse Phenom II X2 realmente vai ser um grande lançamento... e com a chance de ativar os 2 núcleos adormecidos o pessoal vai pirar ahuhauahuha

Mas essa chance ainda é incerta, pois será que a AMD já não corrigiu esse erro na desativação dos núcleos?
 
Sera que o L3 vai fazer tanta diferença? Quero ver como vão ser os athlon II x4 vs phenom II x4e
Minha mobo agradece os tdps baixos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo