Placa de Vídeo não Ultrapassa os 51% em Jogos

Lucas Yuri

Member
Registrado
Fala pessoal tudo certo? Sou novo por aqui, mas surgiu esse problema recentemente e não achei a resposta em nenhum lugar até agora. Então comprei uma Rx 580 da Terabyte e chegou hoje, instalei no meu pc tudo certinho os drivers e tudo mais, só que quando vou testar ela no Valorant especificamente (Não testei em nenhum outro jogo até o momento), o uso dela não passa de 52% e tem vezes que bate 20% ou até menos, mas na maioria das vezes fica entre 40% a 51%. Enquanto o uso da CPU fica em quase sempre entre 39% a 50% e com a temperatura chegando até 73 Graus. Acredito eu indicando que está sendo exigido mais da CPU do que da GPU em si. Eu estava pesquisando e vi muito sobre gargalo, mas quando via as config da galera que reclamava fazia jus ao gargalo, pois era uma RX580 e um Xeon por exemplo ou algum processador antigo da 3 geração. Mas no meu caso eu tenho a RX580 + i5 11400 +16gb e acredito que não era para estar dando gargalo, tanto que vi inúmeros vídeos no Youtube com essa mesma config rodando muitos jogos sem problema algum. Quem souber me dar um norte para solucionar esse problema agradeço.
 
Mas qual é o gargalo nesse caso? Não está atingindo a resolução ou FPS desejados? E se possível passa a config completa do setup.
 
Ja vi muita gente reclamando de otimização nesse game, é uns 2 ou 3 posts aqui por semana.
Quando instalou a placa, você limpou os driver da antiga com DDU ou formatou o PC?
 
Mas qual é o gargalo nesse caso? Não está atingindo a resolução ou FPS desejados? E se possível passa a config completa do setup.
Então acredito que não esteja entregando o Fps desejado. No caso que eu citei o Valorant o Fps fica em 140Fps na maioria do tempo, mas quando o uso da GPU cai que eu acredito que isso não seja normal o fps da uma queda também. Minhas config são I5 11400 + Rx 580sp + 16Gb Ram + Placa mãe Gigabyte H510m + Fonte KCAS 500W + SSD Xpg 256 gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja vi muita gente reclamando de otimização nesse game, é uns 2 ou 3 posts aqui por semana.
Quando instalou a placa, você limpou os driver da antiga com DDU ou formatou o PC?
Sim PC já estava formatado, estava usando ele na placa de vídeo integrada do meu Processador i5 11400.
 
Certo, então parece mesmo que o problema pode ser com a otimização do jogo e não da GPU ou do setup, como o @TESOURO-BR bem falou.
 
Pergunta besta, mas vamos la, vc colocou o cabo de vídeo na saída da placa?
Teste em outros jogos e veja como fica, nao tem como ter base um unico jogo.
 
Rx 580 da Terabyte e chegou hoje
Estou vendo aqui no site da terabyte a RX 580 por 899$. Sério que tu comprou isso? :wall:
Devolva IMEDIATAMENTE por arrependimento essa joça de placa.
Encontre uma GTX 1060 6GB usada no facebook marketplace ou OLX por R$600 ou compre a RX 6600.
 
Pergunta besta, mas vamos la, vc colocou o cabo de vídeo na saída da placa?
Teste em outros jogos e veja como fica, nao tem como ter base um unico jogo.
Coloquei sim. Estou com o HDMI plugado nele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou vendo aqui no site da terabyte a RX 580 por 899$. Sério que tu comprou isso? :wall:
Devolva IMEDIATAMENTE por arrependimento essa joça de placa.
Encontre uma GTX 1060 6GB usada no facebook marketplace ou OLX por R$600 ou compre a RX 6600.
Não não kkkkkk. Paguei 600 nela também. Estava em promoção alguns dias atrás.
 
Coloquei sim. Estou com o HDMI plugado nele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não não kkkkkk. Paguei 600 nela também. Estava em promoção alguns dias atrás.
Mesmo assim. Essas placas são de revenda da aliexpress.
Se comprado como atacado, como a terabyte deve fazer, cada placa deve vir por 250~300$.
Procedência de chinês = procedência zero.
 
Pergunta besta, mas vamos la, vc colocou o cabo de vídeo na saída da placa?
Teste em outros jogos e veja como fica, nao tem como ter base um unico jogo.
Então testei aqui no PUBG. Rapaz acredito que esteja na mesma situação, uso da CPU maioria do tempo fica mais alta entre 60-70% enquanto o da GPU dificilmente bate 70% e quando baixa o uso da GPU o fps chega a bater 30-40 fps. A temperatura da CPU bateu 93 Graus enquanto eu jogava para testar aqui.
 
Infelizmente após a 10ºgeração, qualquer core i5 ou superior precisa de um sistema de refrigeração melhor, como por exemplo o AG 400, mas é estranho esse us ode GPU baixo, tente atualizar a bios da mobo e se possível testar sua gpu em outro PC, pode serr que ela esteja com problema, qual marca é?
 
Infelizmente após a 10ºgeração, qualquer core i5 ou superior precisa de um sistema de refrigeração melhor, como por exemplo o AG 400, mas é estranho esse us ode GPU baixo, tente atualizar a bios da mobo e se possível testar sua gpu em outro PC, pode serr que ela esteja com problema, qual marca é?
Problema que minha placa mãe é gigabyte, precisa de algumas coisas a mais para atualizar, mas vou tentar. a marca da placa de vídeo é da Biostar. Sobre a refrigeração eu imaginei que fosse precisar de uma melhor, vou começar a providenciar.
 
teste a vga em outro PC, se o problema persistir acione a garantia.
 
O Vsync , Freesync , e ou está com algum limitador de FPS ativado dentro ou fora do jogo?
 
Qual FPS que está conseguindo no jogo? O Vsync , Freesync , e ou está com algum limitador de FPS ativado dentro ou fora do jogo?
No valorant fica entre 110-160fps e as vezes cai pra 80 mais ou menos, quando o uso da GPU cai. Vsycn está desativado. no Pubg quando estava estável o uso da GPU entre 40 - 51% ficava em 80fps, quando o uso caia que era mais frequente que o valorant, ficava em 30-40 fps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

teste a vga em outro PC, se o problema persistir acione a garantia.
Vou ver se arrumo outro pc para testar.
 
  • Curtir
Reações: zex
No valorant fica entre 110-160fps e as vezes cai pra 80 mais ou menos, quando o uso da GPU cai. Vsycn está desativado. no Pubg quando estava estável o uso da GPU entre 40 - 51% ficava em 80fps, quando o uso caia que era mais frequente que o valorant, ficava em 30-40 fps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vou ver se arrumo outro pc para testar.
Eu ja tive problema em uma gigabyte RX 570, ela simplesmente não mantinha o clock de 1250Mhz (se nao me falha a mmemoria), ficava sempre 950 ~1030Mhz, dps de testes, com perfil em manual eu consegui deixar ela em 1250 mexendo em energia, mas acionei a garantia, e com a grana na época peguei uma RX 590 da sapphire. Resumindo ela pode estar com problema,.
 
Eu ja tive problema em uma gigabyte RX 570, ela simplesmente não mantinha o clock de 1250Mhz (se nao me falha a mmemoria), ficava sempre 950 ~1030Mhz, dps de testes, com perfil em manual eu consegui deixar ela em 1250 mexendo em energia, mas acionei a garantia, e com a grana na época peguei uma RX 590 da sapphire. Resumindo ela pode estar com problema,.
Olhando aqui no MSI Afterbuner, eu não tinha colocado a opção de mostrar a frequência da memória da placa de vídeo, não sei se é normal, mas ela fica entre 400 - 680mhz e ela sobe pra mais de 1000 algumas vezes, mas nunca mantém no mais de 1000. Não sei é assim que funciona, mas como vc falou sobre, ai é bom falar também. Não sei se isso é algum problema.
 
No valorant fica entre 110-160fps e as vezes cai pra 80 mais ou menos, quando o uso da GPU cai. Vsycn está desativado. no Pubg quando estava estável o uso da GPU entre 40 - 51% ficava em 80fps, quando o uso caia que era mais frequente que o valorant, ficava em 30-40 fps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vou ver se arrumo outro pc para testar.
Tenta testar com outros drivers de vídeo.. Tipo um bem antigo como o 22.6.1 ou 22.5.1 ..

Digo isso porque eu estava passando por um problema bem zuado com o Genshin Impact que deixava o jogo muito zuado e cheio de stutterings e quedas bizarras de fps . Esses Stutterings /quedas bizarras vinham acompanhada da CPU batendo 100% sem motivo aparente. A placa que eu estava tendo problema era uma RX470, e qualquer um dos drivers que eu instalava acima dessas versões citadas causava esses problemas. Recentemente eu resolvi instalar um driver mod do R.ID e como esse driver mod tinha diversas opções para personalizar a instalação do driver, na tentativa e erro eu fui testado várias delas. No meu caso só consegui resolver esse problema bizarro depois que eu desativei a função " AMD Catalisty AI " . Essa função não pode ser desativada pelo programa do Adrenaline ( muito antigamente ela podia ser desativada pelo programa da vga da AMD/ATI). Se eu não me engano eu acho que da para desativar pelo Regedit também, mas eu não tentei por ele. Nesse caso não adiantava instalar o driver puro porque essa função do AMD Catalisty AI vem ativado por padrão. Ao desativar o AMD Catalisty AI , aquela opção que tem no Andrenaline que pemite ajustar a nitidez da imagem dos jogos vai deixar de funcionar.

Uma outra coisa que o pessoal estava reclamando que estava acontencendo quedas bizarras de fps era por causa MPO do Windows, mas esse não foi o meu caso.
 
Tenta testar com outros drivers de vídeo.. Tipo um bem antigo como o 22.6.1 ou 22.5.1 ..

Digo isso porque eu estava passando por um problema bem zuado com o Genshin Impact que deixava o jogo muito zuado e cheio de stutterings e quedas bizarras de fps . Esses Stutterings /quedas bizarras vinham acompanhada da CPU batendo 100% sem motivo aparente. A placa que eu estava tendo problema era uma RX470, e qualquer um dos drivers que eu instalava acima dessas versões citadas causava esses problemas. Recentemente eu resolvi instalar um driver mod do R.ID e como esse driver mod tinha diversas opções para personalizar a instalação do driver, na tentativa e erro eu fui testado várias delas. No meu caso só consegui resolver esse problema bizarro depois que eu desativei a função " AMD Catalisty AI " . Essa função não pode ser desativada pelo programa do Adrenaline ( muito antigamente ela podia ser desativada pelo programa da vga da AMD/ATI). Se eu não me engano eu acho que da para desativar pelo Regedit também, mas eu não tentei por ele. Nesse caso não adiantava instalar o driver puro porque essa função do AMD Catalisty AI vem ativado por padrão. Ao desativar o AMD Catalisty AI , aquela opção que tem no Andrenaline que pemite ajustar a nitidez da imagem dos jogos vai deixar de funcionar.

Uma outra coisa que o pessoal estava reclamando que estava acontencendo quedas bizarras de fps era por causa MPO do Windows, mas esse não foi o meu caso.
Tu falou em grego agora kkkkkkkkk. Eu não entendo muito a fundo dessas parada não, eu achava que era alguma config do meu PC que estava desativada/ativada que era só alterar que resolvia, mas pelo visto o buraco é mais embaixo. Porque quando eu tinha minha antiga placa a Gtx 1060 3gb, eu jogava esses mesmo jogos e o uso dela era o máximo possível na maioria dos jogos. E eu da temperatura ser tão alta assim, principalmente a CPU pegar 93 Graus, não sei se quanto mais potente a placa de vídeo, maior a temperatura da CPU, acho que isso não faz muito sentido, mas nunca se sabe se é isso. Eu vou testar em alguns outros jogos pra ver no que da.
 
  • Haha
Reações: zex
Tu falou em grego agora kkkkkkkkk. Eu não entendo muito a fundo dessas parada não, eu achava que era alguma config do meu PC que estava desativada/ativada que era só alterar que resolvia, mas pelo visto o buraco é mais embaixo. Porque quando eu tinha minha antiga placa a Gtx 1060 3gb, eu jogava esses mesmo jogos e o uso dela era o máximo possível na maioria dos jogos. E eu da temperatura ser tão alta assim, principalmente a CPU pegar 93 Graus, não sei se quanto mais potente a placa de vídeo, maior a temperatura da CPU, acho que isso não faz muito sentido, mas nunca se sabe se é isso. Eu vou testar em alguns outros jogos pra ver no que da.

Qualquer coisa, testa com algum driver mais antigo, numa dessa o seu problema pode ser só um bug de driver assim como o aconteceu comigo no meu relato e que eu consegui resolver ao desativar a função " secreta " . kkkk .

Tem alguns problemas que tem que ir por eliminatória até conseguir achar uma solução. O desempenho de uma RX580 não é muito diferente de uma 1060.

O lance é ir testando cada uma das sugestões que o pessoal for passando na medida do possível , partindo das sugestões mais fáceis de serem aplicadas como a troca do driver , um reset de bios , etc... por exemplo. Se nada resolver, não da para descartar a possibilidade de defeito na vga ou até mesmo na fonte do PC.
 
Qualquer coisa, testa com algum driver mais antigo, numa dessa o seu problema pode ser só um bug de driver assim como o aconteceu comigo no meu relato e que eu consegui resolver ao desativar a função " secreta " . kkkk .

Tem alguns problemas que tem que ir por eliminatória até conseguir achar uma solução. O desempenho de uma RX580 não é muito diferente de uma 1060.

O lance é ir testando cada uma das sugestões que o pessoal for passando na medida do possível , partindo das sugestões mais fáceis de serem aplicadas como a troca do driver , um reset de bios , etc... por exemplo. Se nada resolver, não da para descartar a possibilidade de defeito na vga ou até mesmo na fonte do PC.
Tipo eu baixei o driver direto no site da AMD. Mas se eu for no site da fornecedora dessa exata placa de vídeo que eu tenho, tem um driver um pouco menos atualizado, eu vou tentar baixar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qualquer coisa, testa com algum driver mais antigo, numa dessa o seu problema pode ser só um bug de driver assim como o aconteceu comigo no meu relato e que eu consegui resolver ao desativar a função " secreta " . kkkk .

Tem alguns problemas que tem que ir por eliminatória até conseguir achar uma solução. O desempenho de uma RX580 não é muito diferente de uma 1060.

O lance é ir testando cada uma das sugestões que o pessoal for passando na medida do possível , partindo das sugestões mais fáceis de serem aplicadas como a troca do driver , um reset de bios , etc... por exemplo. Se nada resolver, não da para descartar a possibilidade de defeito na vga ou até mesmo na fonte do PC.
Baixei o driver da próprio fornecedora dessa minha placa e nada. Continua a mesma coisa. Tristeza, vi muita gente falando que podia ser a frequência da Placa, mas não sei oque fazer para tentar colocar de volta ao normal.
 
Última edição:
Tipo eu baixei o driver direto no site da AMD. Mas se eu for no site da fornecedora dessa exata placa de vídeo que eu tenho, tem um driver um pouco menos atualizado, eu vou tentar baixar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Baixei o driver da próprio fornecedora dessa minha placa e nada. Continua a mesma coisa. Tristeza, vi muita gente falando que podia ser a frequência da Placa, mas não sei oque fazer para tentar colocar de volta ao normal.
Os drivers mais antigos como as versões que citei de exemplo não tem do site da AMD, mas vc acha eles no site do Guru3d ou no site do Techpowerup .
 
As RX 580 tem 1257Mhz @ 1340Mhz de boost de clock de GPU, possuem clock de vram de 2000Mhz. Se vc formatou o PC e instalou o driver AMD e o clock da vram >>> JOGANDO <<< não fica nesses citados, ela está com defeito, por isso é importante testar em varios jogos. Se comprado o problema, acione a garantia, se a loja lhe der o valor como saldo, veja se é possivel pro seu bolso pegar uma RX 6600, RTX 3050 que são placas mais novas e acha em promo a 999 ~1099. Evite marcas como: mancer, superframe, biostar e qualquer chinesa tirando GALAX.
 
  • Curtir
Reações: zex

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo