Placa de Vídeo não Ultrapassa os 51% em Jogos

As RX 580 tem 1257Mhz @ 1340Mhz de boost de clock de GPU, possuem clock de vram de 2000Mhz. Se vc formatou o PC e instalou o driver AMD e o clock da vram >>> JOGANDO <<< não fica nesses citados, ela está com defeito, por isso é importante testar em varios jogos. Se comprado o problema, acione a garantia, se a loja lhe der o valor como saldo, veja se é possivel pro seu bolso pegar uma RX 6600, RTX 3050 que são placas mais novas e acha em promo a 999 ~1099. Evite marcas como: mancer, superframe, biostar e qualquer chinesa tirando GALAX.
Então vou baixar o COD Warzone aqui, falam que ele é um jogo muito bom para testar. Baixei Apex também, vou dar uma olhada e aviso por aqui. O Valorant é o único que de certeza que não está usando 100% da placa de vídeo e a frequência dela não fica no máximo, fica abaixo dos 1000mhz a maioria do tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As RX 580 tem 1257Mhz @ 1340Mhz de boost de clock de GPU, possuem clock de vram de 2000Mhz. Se vc formatou o PC e instalou o driver AMD e o clock da vram >>> JOGANDO <<< não fica nesses citados, ela está com defeito, por isso é importante testar em varios jogos. Se comprado o problema, acione a garantia, se a loja lhe der o valor como saldo, veja se é possivel pro seu bolso pegar uma RX 6600, RTX 3050 que são placas mais novas e acha em promo a 999 ~1099. Evite marcas como: mancer, superframe, biostar e qualquer chinesa tirando GALAX.
Testei no Pubg a Frequência Core Clock estava em 1244mhz que direto ao site da Terabyte é o máximo dela, então está OK e a Memory Clock estava em 1750 que no site da terabyte é o máximo dela. Então tudo OK também, mas o uso da GPU ainda não fica em 100% e o FPS acredito que com essa minha config não era pra ficar entre 60-80 fps, acho que era para estar um pouco mais elavado, não tenho certeza.
E no Apex, estava a mesma coisa Core Clock em 1244 mhz, e o Memory Clock em 1750mhz, mas a GPU não fica em 100%. Olhando pelo software da AMD a média de FPS do Apex ficou em 96.5 e a do Pubg ficou em 65.2. Estou baixando o Cod e volto com a análise dele.
 
Última edição:
As RX 580 tem 1257Mhz @ 1340Mhz de boost de clock de GPU, possuem clock de vram de 2000Mhz. Se vc formatou o PC e instalou o driver AMD e o clock da vram >>> JOGANDO <<< não fica nesses citados, ela está com defeito, por isso é importante testar em varios jogos. Se comprado o problema, acione a garantia, se a loja lhe der o valor como saldo, veja se é possivel pro seu bolso pegar uma RX 6600, RTX 3050 que são placas mais novas e acha em promo a 999 ~1099. Evite marcas como: mancer, superframe, biostar e qualquer chinesa tirando GALAX.
Pronto, testei no COD Warzone, a Core Clock permaneceu em 1244mhz, porém a Memory Clock chegava a ficar em 1750mhz, mas tinha vezes que ela descia para 1000mhz e também chegou a bater 300mhz. Fiquei com a média de 32 Fps no game direto ao software da AMD. Eu esqueci de citar uma coisa logo no começo do tópico não sei se pode influencia dessa discrepância de desempenho comparado a mesma config que vi no Youtube. Mas minha frequência é 16gb de ram sendo que ela só funciona a 2400mhz sendo que direto aonde eu comprei era para funcionar a 3000mhz sendo que mesmo ativando o XMP não da boot quando coloco para iniciar a 3000mhz.
 
- Pode ser que a mobo esteja com defeito ou a questão do xmp é apenas outro problema.
- Comece atualizando a BIOS da mobo, você precisará apenas de um pendrive pra isso.
- Apos atualizar se a bios não estiver em UEFI, CSM OFF, TPM ON mude as configurações pra isso ai e formate o pc com o windows 11 usando a propria ISO da microsoft.
- Instale os drivers usando direto site da mobo e AMD pra VGA, use o ultimo WHQL.
REPITA OS TESTES com XMP ON e OFF.

As duas ram são iguais? compradas juntas em kit?
 
- Pode ser que a mobo esteja com defeito ou a questão do xmp é apenas outro problema.
- Comece atualizando a BIOS da mobo, você precisará apenas de um pendrive pra isso.
- Apos atualizar se a bios não estiver em UEFI, CSM OFF, TPM ON mude as configurações pra isso ai e formate o pc com o windows 11 usando a propria ISO da microsoft.
- Instale os drivers usando direto site da mobo e AMD pra VGA, use o ultimo WHQL.
REPITA OS TESTES com XMP ON e OFF.

As duas ram são iguais? compradas juntas em kit?
Desculpa a pergunta, mas oq seria mobo? Placa mãe?
 
Sim.
 
Fala pessoal tudo certo? Sou novo por aqui, mas surgiu esse problema recentemente e não achei a resposta em nenhum lugar até agora. Então comprei uma Rx 580 da Terabyte e chegou hoje, instalei no meu pc tudo certinho os drivers e tudo mais, só que quando vou testar ela no Valorant especificamente (Não testei em nenhum outro jogo até o momento), o uso dela não passa de 52% e tem vezes que bate 20% ou até menos, mas na maioria das vezes fica entre 40% a 51%. Enquanto o uso da CPU fica em quase sempre entre 39% a 50% e com a temperatura chegando até 73 Graus. Acredito eu indicando que está sendo exigido mais da CPU do que da GPU em si. Eu estava pesquisando e vi muito sobre gargalo, mas quando via as config da galera que reclamava fazia jus ao gargalo, pois era uma RX580 e um Xeon por exemplo ou algum processador antigo da 3 geração. Mas no meu caso eu tenho a RX580 + i5 11400 +16gb e acredito que não era para estar dando gargalo, tanto que vi inúmeros vídeos no Youtube com essa mesma config rodando muitos jogos sem problema algum. Quem souber me dar um norte para solucionar esse problema agradeço.

Normal amigo, Valorant não tem um uso muito alto de GPU, é um jogo bem leve graficamente, bastante focado em competitivo (CPU bound). Se você quer que chegue aos 100% aumenta a qualidade gráfica ou a resolução... Tens de ver nas minhas GPUs tem partidas que os fans nem ativam...
 
Fala rapaziada acabei que encontrei o problema e não vim atualizar vocês, querendo ou não vocês tentaram resolver esse enigma também hahaha. Enfim pedi para um amigo já que ele também tem um PC para testar algumas peças do pc dele no meu e no fim oque eu suspeitava era de fato o problema. Que são as minhas memórias, elas eram para estarem trabalhando a 2400mhz mas vendo pelo CPU-Z acredito que elas estejam com menos que isso, acredito que seja alguma incompatibilidade com alguma peça do meu pc. Pois logo de cara que coloquei as memórias desse meu amigo que foram 2x8gb 3200mhz já no valorant o FPS ficou acima de 300+ e o uso da GPU ficou equiparado com a da CPU por não ser um jogo pesado, mas nos jogos tipo COD Warzone e Pubg os usos da GPU ficou no máximo em ambos jogos e o FPS ficou 130+ no Cod Warzone e no Pubg ficou 180+. E também o porque acho que esse era o problema, foi por causa da temperatura da CPU que como falei algumas vezes, nunca tinha atingindo 90 Graus pra cima e com as memórias dele nesses jogos ficou a temperatura padrão que era 75 Graus em média. Bom acredito que era isso, já encomendei memórias de 3200mhz e quando chegar vou ver no que vai dar, se irá aparecer algum outro problema ou não. Mas desde já agradeço geral que tentou ajudar de alguma forma. Tamo Junto galera.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo