• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Placas Mãe Asus que param de funcionar os slots B1 e B2 das memórias

Evandro Massini

Member
Registrado
Tenho comigo 5 placas mãe ASUS todas com um mesmo problema: os slots B1 e B2 das memórias morrem do nada! São duas B350, sendo uma ROG Strix. As outras 3 são B450M Gaming BR, sendo que a última já é substituta de outra que foi para RMA com o mesmo problema. Esta última, por sinal, tava funcionando perfeitamente com um R7 2700. Fui trocar por um 3600 e simplesmente parou de funcionar. Com isto estas placas perdem o dual channel. Os processadores e módulos de memória continuam funcionando de boa em outras placas. Ressaltando que são placas com processadores diferentes, gabinetes diferentes e fontes diferentes. Tenho ainda mais 3 B450, sendo uma MSI e duas Gigabyte. Com estas outras nunca tive este problema. E elas também passaram pelos mesmos processadores, fontes, etc. Alguém ja teve este problema? Alguma dica para eventual reparo? Infelizmente todas estão fora da garantia e acabam servindo de entulho por aqui!
 
Ano passado comprei uma Asus B560 baratinha, não sabia que era montada no Brasil, veio com folhetinho produzido na Zona Franca de Manaus.

placa extremamente fina, com rebarbas, deu problema no M2. Devolvi e comprei outro modelo vindo dos EUA.

nunca mais compro Asus produzido ou montado no Brasi, péssima qualidade.
 
Ano passado comprei uma Asus B560 baratinha, não sabia que era montada no Brasil, veio com folhetinho produzido na Zona Franca de Manaus.

placa extremamente fina, com rebarbas, deu problema no M2. Devolvi e comprei outro modelo vindo dos EUA.

nunca mais compro Asus produzido ou montado no Brasi, péssima qualidade.
Pois é! Complicado. Asus sempre teve boa fama, mas estou muito decepcionado. Me parece ser defeito relacionado a algum vício, sempre os mesmos slots. E sempre do nada, sem acidentes ou algo q justifique. Já havia abandonado monitores LG e pretendo fazer o mesmo com a Asus.
 
Sinceramente espero que este tópico em algum momento seja útil para alguém, mas fato é que mais do que nunca o problema me remete à "teoria da obsolescência"! Entrei em contato com a Asus e pelo fato de as placas não estarem em garantia me indicaram a assistência autorizada deles. Realmente eu pensei em pagar um valor ainda que alto somente para saber o motivo de tantas placas apresentarem o mesmo erro sempre. Mas o resultado das conversas beira o absurdo! Para uma placa B350, ainda que sendo uma ROG Strix, me pediram R$ 1.477,50 caso o reparo fosse bem sucedido. Na minha impressão trata-se de meramente "atender à legislação", mas sem de fato ter algum interesse em reparar placas que apresentem defeito. Isto definitivamente não daria lucro para eles. Só pode ser isto. Segue um print da conversa.

280497799_5147335315353403_61099069751492334_n.jpg
 
Que zuado, troquei uma asrock importada por uma asus fabricada no BR também. Não tive problemas até agora e tb não reparei nada de anormal na placa, mas vou ficar de olho..
 
País emergente, com 90% da população recebendo abaixo de 3k = produtos a caráter do país.

Eu mesmo acho que a intermitência de RAM ou falha mesmo não tem reparo, quando da falha assim, ou é um pino torno, pino quebrado, principalmente nas LGA intel. O IMC fica dentro do processador, a mobo só tem os contatos de comunicação, (nesse trajeto alguns capacitores SMD) e alimentação. Em intel, problema de memória RAM é associado a chipset, real que passa uns sinais intitulados dualchannel direto pro chipset.

Nesses casos pode ser um problema de BIOS (regravar), problema na mobo nos capacitores ou alimentação, ou defeito de processador. Poderia mandar pra uma Getech da vida, mas acho que também não vão dar reparo. É algo muito difícil de fazer no escuro, como por exemplo testar conexão do processador-memória com multímetro, mas é bem lento de se fazer.
 
País emergente, com 90% da população recebendo abaixo de 3k = produtos a caráter do país.

Eu mesmo acho que a intermitência de RAM ou falha mesmo não tem reparo, quando da falha assim, ou é um pino torno, pino quebrado, principalmente nas LGA intel. O IMC fica dentro do processador, a mobo só tem os contatos de comunicação, (nesse trajeto alguns capacitores SMD) e alimentação. Em intel, problema de memória RAM é associado a chipset, real que passa uns sinais intitulados dualchannel direto pro chipset.

Nesses casos pode ser um problema de BIOS (regravar), problema na mobo nos capacitores ou alimentação, ou defeito de processador. Poderia mandar pra uma Getech da vida, mas acho que também não vão dar reparo. É algo muito difícil de fazer no escuro, como por exemplo testar conexão do processador-memória com multímetro, mas é bem lento de se fazer.
No meu caso em específico não seria questão de pinos de processador, como mencionei, são máquinas distintas com componentes distintos, incluindo processadores. Também não seria BIOS, aliás, o pessoal da ASUS pediu na interação que eu fizesse a atualização para a BIOS mais recente. Todas elas foram atualizadas para a mais recentes referente ao modelo, mas não surtiu efeito. Eu também fiquei pensando em capacitores, talvez algum tenha aberto por algum motivo e poderia causar este erro. Mas pode ser um curto também, porque quando deixo pentes nos slots problemáticos as placas ficam bipando e reiniciando até travar. Dai tem q fazer reset de BIOS. Procurei a Getech, mas eles estimaram o reparo em 400 reais mais componentes. Até pensei em enviar só para descobrir o motivo do problema, mas desisti. As placas já foram substituídas por outras da Gigabyte (B450 DS3H) e MSI (B450M Pro Max -> baratinho!) e estão funcionando perfeitamente. Mas eu tenho dificuldade em lidar com problemas dos quais eu não conheço a causa. Em fim. Mandei uma delas para uma assistência aqui na minha cidade. Quando tiver retorno eu atualizo aqui a publicação.
 
Tenho comigo 5 placas mãe ASUS todas com um mesmo problema: os slots B1 e B2 das memórias morrem do nada! São duas B350, sendo uma ROG Strix. As outras 3 são B450M Gaming BR, sendo que a última já é substituta de outra que foi para RMA com o mesmo problema. Esta última, por sinal, tava funcionando perfeitamente com um R7 2700. Fui trocar por um 3600 e simplesmente parou de funcionar. Com isto estas placas perdem o dual channel. Os processadores e módulos de memória continuam funcionando de boa em outras placas. Ressaltando que são placas com processadores diferentes, gabinetes diferentes e fontes diferentes. Tenho ainda mais 3 B450, sendo uma MSI e duas Gigabyte. Com estas outras nunca tive este problema. E elas também passaram pelos mesmos processadores, fontes, etc. Alguém ja teve este problema? Alguma dica para eventual reparo? Infelizmente todas estão fora da garantia e acabam servindo de entulho por aqui!
A minha também deu esse problema. É uma Z690 TUF (da assinatura) que eu importei dos EUA. Nos primeiros dias estava tudo OK mas, de repente, DO NADA, os slots B1 e B2 pararam de funcionar. Já tentei de tudo, reinstalar o CPU, testar BIOS antigas e novas, troquei até o socket (que "entorta" o CPU) por um de pressão uniforme (comprei no Ali), mas de nada adiantou. Vou ver se, da próxima vez que for pra lá, levo a mobo junto para tentar o RMA.
 
Quando eu falo que nunca entendi o motivo da Asus ser considerada uma das melhores marcas, há quem diga que eu sou louco. Asus pra mim é uma porcaria que fez fama devido a muito marketing e alguns modelos bons de determinados produtos. Já tive vários produtos dela que me deram dor de cabeça, desde tablet (Nexus 7) até placas-mãe (P8H61 e 2 outras para AMD que esqueci os modelos) e placas de vídeo (1660 Super). Também comprei na época um Zenfone do 1º modelo que era uma porcaria. Enfim, Asus pra mim, só se for muito barato e tiver muitas opiniões favoráveis. E nunca mais compro produtos fabricados no Brasil, principalmente aqueles com BR no nome (não sei se a Asus ainda coloca BR). Enfim, é uma marca que praticamente excluí da minha vida.
 
Tenho comigo 5 placas mãe ASUS todas com um mesmo problema: os slots B1 e B2 das memórias morrem do nada! São duas B350, sendo uma ROG Strix. As outras 3 são B450M Gaming BR, sendo que a última já é substituta de outra que foi para RMA com o mesmo problema. Esta última, por sinal, tava funcionando perfeitamente com um R7 2700. Fui trocar por um 3600 e simplesmente parou de funcionar. Com isto estas placas perdem o dual channel. Os processadores e módulos de memória continuam funcionando de boa em outras placas. Ressaltando que são placas com processadores diferentes, gabinetes diferentes e fontes diferentes. Tenho ainda mais 3 B450, sendo uma MSI e duas Gigabyte. Com estas outras nunca tive este problema. E elas também passaram pelos mesmos processadores, fontes, etc. Alguém ja teve este problema? Alguma dica para eventual reparo? Infelizmente todas estão fora da garantia e acabam servindo de entulho por aqui!
to com uma TUF B360-me gaming que deu defeito em um dos slots, morreu do nada, como esse lixo so tem 2 slots a placa fica limitada a single channel, está no PC da minha esposa ela não joga nem nada então não faz diferença pra ela isso, porém é um defeito que acomete placas da Asus já há um bom tempo desde os sockets LGA 1155 e detalhe é que a placa é Made In Brazil!
puro lixo essas placas asus que foram feitas aqui no brasil em Manaus!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo