Cara. O aumento por parte da Sony foi de 60 para 70. Não cobre nem a inflação. A culpa do resto do aumento é do Real, não da Sony.
Brother,
Acho que não tem como comparar bens materiais com imateriais. A desculpa da Sony para esse aumento foi que os custos de produção dos jogos aumentaram muito. Isso é uma meia verdade, porque de outro lado, nunca se vendeu tantos jogos e nunca se lucrou tanto.
A indústria de Games nunca esteve tão bem, nunca fez tanta grana, nunca esteve tão forte!
Esse argumento de que se não aumentar o preço dos jogos iria ter o risco de ficar no prejuízo é falso. O que ocorreu é que a Sony (junto de mais umas 3 empresas) pensaram: estamos nadando em dinheiro, mas eu tenho certeza de que se a gente forçar um aumento do preço nossos clientes "aceitam".
A Sony errou duas vezes:
a) Primeiro por aumentar o preço para U$ 70,00, mesmo estando batendo todos os recordes de lucros em sua história;
b) Por não ter um cuidado especial com nosso mercado e não praticar uma regionalização de preços nos jogos, como o faz por exemplo com a PSN Plus (U$ 59,90 x R$ 149,90 ou R$ 200,00 no futuro)
Por favor, se puder e quiser, leia o artigo abaixo! Recomendo demais!
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A Mentira dos $ 70.00!
Com o advento de uma nova geração de consoles, a notícia de que certos editores decidiram aumentar o preço base de seus jogos de $ 60 para $ 70 também veio para nos dar uma pequena surpresa em antecipação. Isso me trouxe de volta à mente um tópico sobre o qual queria falar há algum tempo; algo que essa conversa recente sobre os preços dos videogames tornou muito relevante mais uma vez.
Entre as ideias mais prevalentes na indústria de videogames e ao redor dela na última década está a noção de que os videogames custam US $ 60 ou US $ 70 para conter os custos crescentes de desenvolvimento de jogos. O argumento é que, sem essa necessidade aparente, os desenvolvedores e editores de videogames não serão capazes de funcionar e criar aqueles jogos de grande orçamento que todos parecem querer desesperadamente, e que muitos desenvolvedores terão que ser encerrados sem esse pedaço adicional de receita e o lucro resultante.
A Sony e a 2K Games já deram os primeiros passos rumo ao preço base de US $ 70 para jogos, com títulos como Demon's Souls, Call of Duty: Black Ops Cold War e NBA 2K21 custando esse valor.
Embora outras empresas de jogos tenham permanecido em silêncio sobre o assunto, você pode apostar que eles estão observando de perto o desempenho desses jogos no mercado nessa faixa de preço. Se tiverem sucesso, espere que outras empresas façam o mesmo, aumentando os preços para supostamente compensar os custos crescentes de desenvolvimento de jogos. Para começar, existem apenas três problemas com essa premissa básica.
Em primeiro lugar, toda a ideia de que os videogames AAA precisam custar 60 ou 70 dólares / euros para que os editores e desenvolvedores tenham lucro
é um mito. Empresas de jogos como a EA, 2K Games e Activision Blizzard estão obtendo lucros recordes quase anualmente agora, trazendo mais dinheiro do que nunca na história da indústria. Somente em 2017, as 25 maiores empresas do setor faturaram mais de US $ 94 bilhões, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, e
em 2020 o valor da indústria de videogames apenas nos EUA foi estimado em mais de US $ 60 bilhões.
Em segundo lugar , a faixa de preço de US $ 60 não fez nada para impedir que empresas como a EA fechassem seus próprios desenvolvedores, nem impediu que grandes desenvolvedores independentes fechassem devido a seus próprios erros. O novo ponto de preço mais alto não vai mudar nada nesse sentido. Em 2018 a Telltale Games foi forçada a fechar em grande parte devido à gestão incompetente, e em 2017 a Visceral Games foi fechada pela EA, apesar de estar no meio do desenvolvimento de um novo jogo baseado na licença
Star Wars.
A
Star Wars jogo está praticamente garantido para ganhar dinheiro apenas com base no valor nome sozinho, desde que ele não é um fracasso completo como um jogo, mas porque não era um multiplayer "jogos como um serviço de" EA título decidiu "
pivot do design "com base nas tendências do mercado e porque sentiu que o jogo era
muito linear para o gosto do consumidor moderno . O sucesso de jogos como
Uncharted 4, God of War, Resident Evil VII, Nier: Automata e qualquer número de títulos da Nintendo é, obviamente, apenas uma coincidência e não significa nada.
Basicamente, a
Visceral foi fechada porque o jogo que estava fazendo não geraria um fluxo de receita constante de pessoas que jogavam multiplayer online e compravam microtransações. A EA ainda afirmou que o fechamento foi uma medida de corte de custos. Uma medida de corte de custos que aconteceu no mesmo ano em que a EA obteve mais de US $ 5 bilhões em receita, várias centenas de milhões em relação ao ano anterior.
O aumento do preço não tem nada a ver com manter os estúdios de desenvolvimento vivos e tudo a ver com manter os lucros das editoras o mais alto possível.
Terceiro , e mais importante, o preço de $ 60 em si foi, assim como o preço de $ 70 vai ser, uma fabricação completa que não tem sido verdade para a maioria dos títulos AAA em anos. Na verdade, neste ponto, com
coisas como passes de temporada, microtransações , várias edições do mesmo jogo, publicidade no jogo e DLC exclusivo, o preço que você paga por um jogo no lançamento está cada vez mais se tornando apenas uma taxa de entrada que só permite a você acesso ao jogo base e dá a opção de pagar dinheiro adicional para jogar o resto.
Essencialmente, para qualquer jogo hoje em dia que tenha um componente online, o suposto preço de $ 70 realmente não existe. Mesmo as experiências para um único jogador, como
Middle Earth: Shadow of War ou
Assassin's Creed: Valhalla, não estão livres disso. Você paga US $ 60 a US $ 70 pelo jogo base, ou mais de US $ 200 por qualquer número de
edições especiais com conteúdo exclusivo que não está disponível em nenhum outro lugar, e mais US $ 30-60 por um passe de temporada se você realmente quiser a experiência completa, o que provavelmente não é nem mesmo o jogo completo, porque muitos jogos também contêm DLCs exclusivos para varejistas que não podem ser comprados em nenhum outro lugar.
Adicione a isso qualquer número de microtransações possíveis e o custo real de um jogo AAA completo pode ser algo entre US $ 90 a várias centenas de dólares.
Simplificando, não existe uma faixa de preço de $ 60 para jogos AAA atualmente, nem haverá uma faixa de preço de $ 70 quando a próxima geração de console começar, pelo menos não se você realmente quiser jogar o jogo completo.
A indústria de videogames, pelo menos no lado AAA, está ganhando mais dinheiro agora do que nunca em toda a sua história, mas são as empresas no topo que tentam argumentar a favor do aumento dos preços dos jogos. A questão é que eles já aumentaram esses preços há muito tempo, as pessoas simplesmente não perceberam porque não pagam tudo de uma vez, mas ao longo de várias semanas e meses, à medida que destravam gradualmente todo o jogo que supostamente já comprou. Os preços de $ 60 e $ 70 são uma mentira construída sobre uma premissa falsa perpetuada por empresas que buscam lucrar com esse aumento "necessário" no preço, apesar de já ter acontecido discretamente há muito tempo.
Fonte:
https://www.vgchartz.com/article/446234/the-70-lie/