[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Defendo porque acho que fazem um bom trabalho. E um bom trabalho deve ser remunerado justamente.
É só remunerar o excedente qualitativo das obras digitais através de um bônus via depósito na conta da empresa.

Torço para que todo mundo assim o faça e indústria seja financiada para de tornar a melhor da história.
 
Defendo porque acho que fazem um bom trabalho. E um bom trabalho deve ser remunerado justamente.
Até porque os r$279 cobrados anteriormente não estavam remunerando justo o suficiente, né?

:fire:
 
É só remunerar o excedente qualitativo das obras digitais através de um bônus via depósito na conta da empresa.

Torço para que todo mundo assim o faça e indústria seja financiada para de tornar a melhor da história.

Diz aí Guns, é pra esse tipo de contéudo que a gente paga o Adrenaline Gold.
 
E, mesmo se isso não fosse um problema, porque a Sony teria que arcar com o prejuízo da moeda brasileira desvalorizada? Ela não tem nada a ver com isso. No final do dia ela ainda precisa receber para ter como investir em bons jogos. Os custos de desenvolvimento não são nem baixos nem pagos em real. Todos concordam que o diferencial do Playstation é justamente o catálogo de jogos e isso não vem de graça.

É muito melhor vender 10 milhões de cópias a R$ 250,00, do que 5 milhões de cópias a R$ 350,00. No primeira caso se gera uma receita de R$ 2,5 Bilhões, no segundo caso R$ 1,75 Bilhões, uma diferença de "apenas" R$ 750 milhões.

Regionalizar os preços não é fazer caridade, é simplesmente analisar o poder de compra de um determinado mercado visando aumentar as vendas e os lucros. Simples assim!

Tenho certeza que se a Sony rever sua política de preços no Brasil, vai vender e ganhar muito mais dinheiro, temos um dos maiores mercados gamers do mundo, mas nosso poder de compra e moeda não são fortes.

É um erro comparar bens imateriais como jogos com bens materiais como um console, são coisas diferentes. Quase toda indústria de bens imateriais (filmes, jogos, música, streaming, etc), tem uma politica de preços regionalizados.

A Sony basicamente ignorou nosso mercado e jogou uma conversão direta: $70,00 X R$ 5,00 = R$ 350,00. :feelbad:
 
Até porque os r$279 cobrados anteriormente não estavam remunerando justo o suficiente, né?

:fire:
Eles deram qualidade demais e pensaram tanto nos players que acabaram sendo pegos com as calças na mão!

Deveriam lançar um novo modelo de preços abertos, estilo leilão, você abre a PSN e tem como valor mínimo inicial o de 350.

Quem comprar em promoção deve ir pro gulag digital! Essa prática de promocoes e cupons tem destruído as bonissimas intenções da Sony.
 
É muito melhor vender 10 milhões de cópias a R$ 250,00, do que 5 milhões de cópias a R$ 350,00. No primeira caso se gera uma receita de R$ 2,5 Bilhões, no segundo caso R$ 1,75 Bilhões, uma diferença de "apenas" R$ 750 milhões.

Regionalizar os preços não é fazer caridade, é simplesmente analisar o poder de compra de um determinado mercado visando aumentar as vendas e os lucros. Simples assim!

Tenho certeza que se a Sony rever sua política de preços no Brasil, vai vender e ganhar muito mais dinheiro, temos um dos maiores mercados gamers do mundo, mas nosso poder de compra e moeda não são fortes.

É um erro comparar bens imateriais como jogos com bens materiais como um console, são coisas diferentes. Quase toda indústria de bens imateriais (filmes, jogos, música, streaming, etc), tem uma politica de preços regionalizados.

A Sony basicamente ignorou nosso mercado e jogou uma conversão direta: $70,00 X R$ 5,00 = R$ 350,00. :feelbad:
Na hora que a água do Gamepass começar a bater na bunda, quero ver se não vão repensar isso aí...
 
Regionalizar preços é um problema quando existe a mídia digital. O que vai impedir o americano e o europeu de fazerem contas brasileiras e burlar o sistema para pagar mais barato?

E, mesmo se isso não fosse um problema, porque a Sony teria que arcar com o prejuízo da moeda brasileira desvalorizada? Ela não tem nada a ver com isso. No final do dia ela ainda precisa receber para ter como investir em bons jogos. Os custos de desenvolvimento não são nem baixos nem pagos em real. Todos concordam que o diferencial do Playstation é justamente o catálogo de jogos e isso não vem de graça.
Acredito que a Sony tem as ferramentas pra impedir que isso ocorra. É impossível, por exemplo, resgatar produtos pelo Sony Rewards no Brasil (com uma conta americana).

Acho que o que ocorre é que, por algum motivo, o mercado brasileiro não tem relevância na atual estratégia da Sony.

Edit: Clarificação na escrita.
 
Última edição:
Resumo da discussão:

E001OX0XMAABjT_
 
É muito melhor vender 10 milhões de cópias a R$ 250,00, do que 5 milhões de cópias a R$ 350,00. No primeira caso se gera uma receita de R$ 2,5 Bilhões, no segundo caso R$ 1,75 Bilhões, uma diferença de "apenas" R$ 750 milhões.

Regionalizar os preços não é fazer caridade, é simplesmente analisar o poder de compra de um determinado mercado visando aumentar as vendas e os lucros. Simples assim!

Tenho certeza que se a Sony rever sua política de preços no Brasil, vai vender e ganhar muito mais dinheiro, temos um dos maiores mercados gamers do mundo, mas nosso poder de compra e moeda não são fortes.

É um erro comparar bens imateriais como jogos com bens materiais como um console, são coisas diferentes. Quase toda indústria de bens imateriais (filmes, jogos, música, streaming, etc), tem uma politica de preços regionalizados.

A Sony basicamente ignorou nosso mercado e jogou uma conversão direta: $70,00 X R$ 5,00 = R$ 350,00. :feelbad:

Imagina quanto a Sony não deixa de ganhar porque uma boa parte do público recorre ao mercado de usados já que esses preços são absurdos.
 
Pessoal, só pra deixar bem claro:

Não, os jogos não são baratos. Meu ponto é só alocar a culpa no lugar certo. A culpa pelo grosso do aumento recente é do câmbio. Não é justo cobrar de nenhuma empresa que tire do próprio bolso algo que é culpa do país.

E o aumento de 60 para 70 dólares depois de 16 anos é absolutamente justo. É menor do que a inflação.
 
Resumo da discussão:

E001OX0XMAABjT_
Istas são uma doença, porém são engraçados, fato, é legal apenas para dar risada. Recomendo canais como Duff e mitokratos, caso queira dar muuuita risada. Na linha de pessoas "normais", que valorizam seu dinheiro, qualquer aumento é ruim, fato.
 
Pessoal, só pra deixar bem claro:

Não, os jogos não são baratos. Meu ponto é só alocar a culpa no lugar certo. A culpa pelo grosso do aumento recente é do câmbio. Não é justo cobrar de nenhuma empresa que tire do próprio bolso algo que é culpa do país.

E o aumento de 60 para 70 dólares depois de 16 anos é absolutamente justo. É menor do que a inflação.
Olhando por essa ótica fria de mercado pode ser justo, mas pergunto: é necessário? Tem benefícios reais?

Os caras fazem 400, 500 milhões de receita com projetos de 40, 50 milhões vendendo o jogo a 60 dólares. Sério que não tem como segurar essa bronca? Pagamos pelos serviços. Compramos acessórios. O próprio hardware. Pode ser justo o aumento por uma ótica de mercado, mas não tem matemática que explique isso ser necessário e/ou justo com os consumidores.

O mérito não é só ser 10 dólares ou 70 reais aqui. O que emputece é muito mais o que isso simboliza do que o valor em si.
 
É muito melhor vender 10 milhões de cópias a R$ 250,00, do que 5 milhões de cópias a R$ 350,00. No primeira caso se gera uma receita de R$ 2,5 Bilhões, no segundo caso R$ 1,75 Bilhões, uma diferença de "apenas" R$ 750 milhões.

Regionalizar os preços não é fazer caridade, é simplesmente analisar o poder de compra de um determinado mercado visando aumentar as vendas e os lucros. Simples assim!

Tenho certeza que se a Sony rever sua política de preços no Brasil, vai vender e ganhar muito mais dinheiro, temos um dos maiores mercados gamers do mundo, mas nosso poder de compra e moeda não são fortes.

É um erro comparar bens imateriais como jogos com bens materiais como um console, são coisas diferentes. Quase toda indústria de bens imateriais (filmes, jogos, música, streaming, etc), tem uma politica de preços regionalizados.

A Sony basicamente ignorou nosso mercado e jogou uma conversão direta: $70,00 X R$ 5,00 = R$ 350,00. :feelbad:
Claro que é melhor vender muito mais cobrando menos. O problema é que você assumiu uma elasticidade de demanda absurda (dobrou o número de vendas) e isso pode ser bem longe da realidade. Esses números exigem estudo de mercado. Não dá para simplesmente chutar.

E sim, a avaliação de valor de bens imateriais é diferente. É muito mais difícil. Não existe parâmetro de valor atrelado a custo.
 
Concordo que o Brasil tá quebrado e isso não é culpa da Sony
Mas se empresas conseguem oferecer serviços sob demanda com preços regionalizados, creio que seria possível a Sony melhorar de alguma maneira em relação aos preços no Brasil
Ao menos dos exclusivos... Lembro que anos atrás os exclusivos Sony eram mais baratos que os outros lançamentos AAA

Não lembro de um streaming que no BR seja conversão direta do preço cobrado nos EUA, todos são mais em conta (dos que conheço)
(exemplo, o novo HBO Max: 28 reais no BR, 15 dólares nos EUA (cerca de 76))
Sei que conversões diretas não são bem aplicáveis, é preciso levar em conta poder aquisitivo, detalhes culturais, diferenças nos pacotes, mas ainda sim, a atitude da Sony com a Playstation BR me parece bem mesquinha

Demorei pra comprar um PS5, entre outras questões pessoais, pelo preço dos jogos, o custo de sustentar o console e isso me afasta de gastar mais com jogos, vou comprando usados
 
A Sony deu uma boa localizada no preço dos acessórios, vide a polêmica que rolou em relação ao preço do headset da Microsoft comparado ao preço do Pulse 3D. Os controles também conseguem ser encontrados em preços bem bacanas, entrando constantemente em promoções.

Eu acho que a melhor alternativa era manter os preços na casa dos R$250,00/R$299,00 mesmo. Promoções nos varejistas na casa dos R$200,00. É um preço bem mais justo para um jogo.
 
Olhando por essa ótica fria de mercado pode ser justo, mas pergunto: é necessário? Tem benefícios reais?

Os caras fazem 400, 500 milhões de receita com projetos de 40, 50 milhões vendendo o jogo a 60 dólares. Sério que não tem como segurar essa bronca? Pagamos pelos serviços. Compramos acessórios. O próprio hardware. Pode ser justo o aumento por uma ótica de mercado, mas não tem matemática que explique isso ser necessário e/ou justo com os consumidores.

O mérito não é só ser 10 dólares ou 70 reais aqui. O que emputece é muito mais o que isso simboliza do que o valor em si.
O problema é que se a lógica de mercado não for respeitada, pode ser que o capital perca o interesse e migre para outras coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Assumo que boa parte das pessoas aqui tenham um emprego e recebam seu salário. Vocês tolerariam trabalhar 16 anos sem nem ao menos receber a reposição da inflação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E mais uma coisa. Imaginem que tenham sua própria empresa de software e façam trabalhos remotamente para a Argentina, por exemplo. Se o câmbio deles derreter vocês vão cobrar metade deles?
 
Última edição:
Cara. O aumento por parte da Sony foi de 60 para 70. Não cobre nem a inflação. A culpa do resto do aumento é do Real, não da Sony.

Brother,

Acho que não tem como comparar bens materiais com imateriais. A desculpa da Sony para esse aumento foi que os custos de produção dos jogos aumentaram muito. Isso é uma meia verdade, porque de outro lado, nunca se vendeu tantos jogos e nunca se lucrou tanto.

A indústria de Games nunca esteve tão bem, nunca fez tanta grana, nunca esteve tão forte!

Esse argumento de que se não aumentar o preço dos jogos iria ter o risco de ficar no prejuízo é falso. O que ocorreu é que a Sony (junto de mais umas 3 empresas) pensaram: estamos nadando em dinheiro, mas eu tenho certeza de que se a gente forçar um aumento do preço nossos clientes "aceitam".

A Sony errou duas vezes:
a) Primeiro por aumentar o preço para U$ 70,00, mesmo estando batendo todos os recordes de lucros em sua história;
b) Por não ter um cuidado especial com nosso mercado e não praticar uma regionalização de preços nos jogos, como o faz por exemplo com a PSN Plus (U$ 59,90 x R$ 149,90 ou R$ 200,00 no futuro)

Por favor, se puder e quiser, leia o artigo abaixo! Recomendo demais!

_______________________________________________________________________________________________

A Mentira dos $ 70.00!


Com o advento de uma nova geração de consoles, a notícia de que certos editores decidiram aumentar o preço base de seus jogos de $ 60 para $ 70 também veio para nos dar uma pequena surpresa em antecipação. Isso me trouxe de volta à mente um tópico sobre o qual queria falar há algum tempo; algo que essa conversa recente sobre os preços dos videogames tornou muito relevante mais uma vez.

Entre as ideias mais prevalentes na indústria de videogames e ao redor dela na última década está a noção de que os videogames custam US $ 60 ou US $ 70 para conter os custos crescentes de desenvolvimento de jogos. O argumento é que, sem essa necessidade aparente, os desenvolvedores e editores de videogames não serão capazes de funcionar e criar aqueles jogos de grande orçamento que todos parecem querer desesperadamente, e que muitos desenvolvedores terão que ser encerrados sem esse pedaço adicional de receita e o lucro resultante.

70-lie-1.jpg


A Sony e a 2K Games já deram os primeiros passos rumo ao preço base de US $ 70 para jogos, com títulos como Demon's Souls, Call of Duty: Black Ops Cold War e NBA 2K21 custando esse valor. Embora outras empresas de jogos tenham permanecido em silêncio sobre o assunto, você pode apostar que eles estão observando de perto o desempenho desses jogos no mercado nessa faixa de preço. Se tiverem sucesso, espere que outras empresas façam o mesmo, aumentando os preços para supostamente compensar os custos crescentes de desenvolvimento de jogos. Para começar, existem apenas três problemas com essa premissa básica.

Em primeiro lugar, toda a ideia de que os videogames AAA precisam custar 60 ou 70 dólares / euros para que os editores e desenvolvedores tenham lucro é um mito. Empresas de jogos como a EA, 2K Games e Activision Blizzard estão obtendo lucros recordes quase anualmente agora, trazendo mais dinheiro do que nunca na história da indústria. Somente em 2017, as 25 maiores empresas do setor faturaram mais de US $ 94 bilhões, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, e em 2020 o valor da indústria de videogames apenas nos EUA foi estimado em mais de US $ 60 bilhões.

70-dollar-lie-1.jpg


Em segundo lugar , a faixa de preço de US $ 60 não fez nada para impedir que empresas como a EA fechassem seus próprios desenvolvedores, nem impediu que grandes desenvolvedores independentes fechassem devido a seus próprios erros. O novo ponto de preço mais alto não vai mudar nada nesse sentido. Em 2018 a Telltale Games foi forçada a fechar em grande parte devido à gestão incompetente, e em 2017 a Visceral Games foi fechada pela EA, apesar de estar no meio do desenvolvimento de um novo jogo baseado na licença Star Wars.

A Star Wars jogo está praticamente garantido para ganhar dinheiro apenas com base no valor nome sozinho, desde que ele não é um fracasso completo como um jogo, mas porque não era um multiplayer "jogos como um serviço de" EA título decidiu " pivot do design "com base nas tendências do mercado e porque sentiu que o jogo era muito linear para o gosto do consumidor moderno . O sucesso de jogos como Uncharted 4, God of War, Resident Evil VII, Nier: Automata e qualquer número de títulos da Nintendo é, obviamente, apenas uma coincidência e não significa nada.

Basicamente, a Visceral foi fechada porque o jogo que estava fazendo não geraria um fluxo de receita constante de pessoas que jogavam multiplayer online e compravam microtransações. A EA ainda afirmou que o fechamento foi uma medida de corte de custos. Uma medida de corte de custos que aconteceu no mesmo ano em que a EA obteve mais de US $ 5 bilhões em receita, várias centenas de milhões em relação ao ano anterior. O aumento do preço não tem nada a ver com manter os estúdios de desenvolvimento vivos e tudo a ver com manter os lucros das editoras o mais alto possível.

70-lie-2.jpg

Terceiro , e mais importante, o preço de $ 60 em si foi, assim como o preço de $ 70 vai ser, uma fabricação completa que não tem sido verdade para a maioria dos títulos AAA em anos. Na verdade, neste ponto, com coisas como passes de temporada, microtransações , várias edições do mesmo jogo, publicidade no jogo e DLC exclusivo, o preço que você paga por um jogo no lançamento está cada vez mais se tornando apenas uma taxa de entrada que só permite a você acesso ao jogo base e dá a opção de pagar dinheiro adicional para jogar o resto.

Essencialmente, para qualquer jogo hoje em dia que tenha um componente online, o suposto preço de $ 70 realmente não existe. Mesmo as experiências para um único jogador, como Middle Earth: Shadow of War ou Assassin's Creed: Valhalla, não estão livres disso. Você paga US $ 60 a US $ 70 pelo jogo base, ou mais de US $ 200 por qualquer número de edições especiais com conteúdo exclusivo que não está disponível em nenhum outro lugar, e mais US $ 30-60 por um passe de temporada se você realmente quiser a experiência completa, o que provavelmente não é nem mesmo o jogo completo, porque muitos jogos também contêm DLCs exclusivos para varejistas que não podem ser comprados em nenhum outro lugar.

70-lie-3.jpg

Adicione a isso qualquer número de microtransações possíveis e o custo real de um jogo AAA completo pode ser algo entre US $ 90 a várias centenas de dólares. Simplificando, não existe uma faixa de preço de $ 60 para jogos AAA atualmente, nem haverá uma faixa de preço de $ 70 quando a próxima geração de console começar, pelo menos não se você realmente quiser jogar o jogo completo.

A indústria de videogames, pelo menos no lado AAA, está ganhando mais dinheiro agora do que nunca em toda a sua história, mas são as empresas no topo que tentam argumentar a favor do aumento dos preços dos jogos. A questão é que eles já aumentaram esses preços há muito tempo, as pessoas simplesmente não perceberam porque não pagam tudo de uma vez, mas ao longo de várias semanas e meses, à medida que destravam gradualmente todo o jogo que supostamente já comprou. Os preços de $ 60 e $ 70 são uma mentira construída sobre uma premissa falsa perpetuada por empresas que buscam lucrar com esse aumento "necessário" no preço, apesar de já ter acontecido discretamente há muito tempo.



Fonte: https://www.vgchartz.com/article/446234/the-70-lie/
 
E se a Sony fizesse essa regionalização agressiva que foi sugerida aqui e cobrasse 250 reais pelo jogo. Como ela ia justificar isso para o americano e o europeu? Justamente por ser um bem imaterial sem ancoragem clara de valor, se ela vende aqui por 50 dólares, a mensagem que ela dá é de que o valor é esse. Ela só vai arrumar problema para si mesma no mercado global. É muito mais fácil justificar um mesmo valor no mundo todo.
 
O problema é que se a lógica de mercado não for respeitada, pode ser que o capital perca o interesse e migre para outras coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Assumo que boa parte das pessoas aqui tenham um emprego e recebam seu salário. Vocês tolerariam trabalhar 16 anos sem nem ao menos receber a reposição da inflação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E mais uma coisa. Imaginem que tenham sua própria empresa de software e façam trabalhos remotamente para a Argentina, por exemplo. Se o câmbio deles derreter vocês vão cobrar metade deles?
Cobrar menos de Argentinos?? ⚽🧐 Jamais!! 😉🤣🤣
 
Qual espaço que FF 7 intergrade ocupa no HD? :pensa:
 
Meus dois centavos sobre essa conversa: 1) o aumento do preço dos jogos, de R$250 para R$350, é ridículo. Ainda mais em um momento de pandemia. Tem o fator da nossa moeda estar desvalorizada e tudo mais, mas um aumento de R$100 é muito coisa. Discordo totalmente disso. 2) certo jogos não valem esse preço nem fodendo. Comprei Returnal no lançamento por R$285 e o jogo não vale isso, quem dira R$350. Não é um jogo ruim, mas para valer tudo isso tem que ser algo absolutamente fora da curva, e olhe lá.

Pela minha experiência com Returnal, deixei de comprar Ratchet & Clank no lançamento. Se o jogo fosse mais barato, seria muito mais fácil dar uma chance no lançamento. Agora, com tanto jogo no backlog, por que queimar quase trezentos reais em um jogo que, talvez, não me agrade tanto assim?

No geral, não posso reclamar. Tenho muito mais jogo para jogar do que tempo disponível. Agora para quem faz questão de jogar tudo day one no lançamento, não vai sair barato. Sempre foi caro, mas agora está ainda mais.
 
Claro que é melhor vender muito mais cobrando menos. O problema é que você assumiu uma elasticidade de demanda absurda (dobrou o número de vendas) e isso pode ser bem longe da realidade. Esses números exigem estudo de mercado. Não dá para simplesmente chutar.

E sim, a avaliação de valor de bens imateriais é diferente. É muito mais difícil. Não existe parâmetro de valor atrelado a custo.

Claro que tem que ser realizado um estudo de mercado para chegar no valor aproximado no qual se teria a maior receita possível.

Mas o Brasil já foi considerado o terceiro maior mercado gamer do mundo. Fonte Aqui

Aliado a isso somos um país pobre de terceiro mundo.

Vc tem alguma dúvida que se a Sony baixar esse preço de R$ 350,00 (valor inacessível para realidade do nosso país), não iria aumentar e muito suas vendas e receita? :hmm:

Assumo que boa parte das pessoas aqui tenham um emprego e recebam seu salário. Vocês tolerariam trabalhar 16 anos sem nem ao menos receber a reposição da inflação?

Essa comparação é descabida! Os ganhos da empresas de games não estão congelados. Pelo contrário, nunca estiveram tão altos em toda sua história. Nunca ganharam tanto dinheiro!

Tenho amigos que trabalham na indústria de Games e todos ganham muito bem, obrigado!

Como já afirmei a lógica da indústria de bens imateriais é completamente diferente da indústria de bens materiais.

E se a Sony fizesse essa regionalização agressiva que foi sugerida aqui e cobrasse 250 reais pelo jogo. Como ela ia justificar isso para o americano e o europeu? Justamente por ser um bem imaterial sem ancoragem clara de valor, se ela vende aqui por 50 dólares, a mensagem que ela dá é de que o valor é esse. Ela só vai arrumar problema para si mesma no mercado global. É muito mais fácil justificar um mesmo valor no mundo todo.

A Sony já faz regionalização de preços há muito tempo!

A PSN Plus custa $59,90 nos EUA. Numa conversão direta seria R$ 300,00. Mas ela cobra apenas R$ 149,00 (vai aumentar em breve para R$ 200,00).

Um jogo nos EUA custa $ 70,00. Numa conversão direta, deveria custar 58,95 euros. Mas na Europa, um jogo custa 80 euros, mesmo o euro sendo uma moeda mais valorizada do que o dólar.

A Microsoft também faz regionalização de preços! A assinatura Gamepass Ultimate custa U$ 15,00, numa conversão direta seria R$ 75,00, mas aqui custa R$ 44,00.

A Steam também faz, todas as empresas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney +, etc) também fazem.

Enfim, toda a indústria que trabalha como bens imateriais fazem regionalização de preços e nem por isso eu vejo gringo se revoltando! :apelo:

Só não entendo porque a Sony faz regionalização de preço na PSN Plus BR, mas não faz nos jogos no nosso país! :feelbad:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo