Concordo com vocês. Tive um PS4 e depois um PS4 Pro e o "marketing do 4K" era exatamente isso, marketing. Claro que havia diferença pro PS4 normal, mas muito longe de ser revolucionária.
O PS5 vai trazer o 4K de verdade e 120Hz, mas sinceramente? Nada demais. Se não lançarem jogos como GOW e TLOU 2, nada adianta poder bruto de processamento.
Acho que a retrocompatibilidade é a prova do mero upgrade dos consoles atuais. Antes o jogo rodava em 1080p e 30fps e agora vai rodar em 2160p e +60fps. É legal? Sim. Mas não empolga.
Quanto ao VR, espero que vocês estejam certos. Se bem que, precisam aprimorar a taxa de quadros, pois tem gente que fica enjoada pela limitação da tecnologia atual.
Não há nada de mágico em GoW e TLOU, o extra que você vê ali é justamente por serem games do estilo corredor e/ou com poucos itens passíveis de interação na tela. É tudo uma questão de troca.
Spiderman é um exemplo de game que ficou limitado por conta do atual hardware, não dá para se ter um game openworld com gráficos de ponta, agora no estilo corredor, são outros 500.
Aqui ainda falando da mística em cima dos exclusivos, o único que realmente impressiona é Horizon. Souberam utilizar todos os recursos possíveis com muita criatividade e inteligência.
Days Gone é um que sofre com a incapacidade do atual hardware, teve de sofrer downgrades e ainda assim pena com FPS em alguns momentos. Não há como fazer milagre. É uma pena que o game tenha de ser capado para ser lançado, mas ok, não há o que se fazer.
Quanto ao "mero upgrade", acredito que a notícia se refira a não oferecerem nada além disso. Os SSDs basicamente vão permitir que a evolução siga ocorrendo, mas sem permitir saltos gigantescos, HD já era um limitante há um bom tempo.
NES para SNES - sons, efeitos e cores muito mais avançados
SNES para PSX - aumento absurdo de capacidade (o que não ocorreu com o 64), possibilidade de se adicionar tracks e cgs em demasia, 3d deixando de ser primitivo, dual shock setando o padrão com joys e rumble
PSX para PS2 / XBOX - salto bruto com a advinda das gpus. T&L, HD interno e online gaming (Xbox)
PS2/XBOX para 360 / PS3 - outro salto bruto, fruto de investimentos absurdos e o auge da guerra dos consoles, online gaming padronizado, lojas virtuais, sensores de movimento e captação (Move e Kinect). 360 controller trazendo gatilhos, agora padrao
360 / PS3 para One / PS4 - mais desempenho, e pouco, considerando o novo modelo de apus.
PS4 / One para PS5 / Two... Desempenho?
Eu vejo essa critica mais neste sentido. E também não há muito o que inovar. Eu torço pelo VR, também. E te dizer que o problema não é nem o hardware. O PS VR é inferior aos concorrentes, mas custa bem menos, não necessita de um hardware caríssimo e, pra te falar a verdade, o que falta é alguma coisa que o aproveite de verdade, tal como angry birds fora para os jogos de celulares touch.
Até agora só temos jogos que mais parecem tech demos ou rascunhos de games alfa. Falta tempo para que as engines amadureçam e "settem" um standart que fuja do q "primitivo" do que temos.
O PS VR não precisa de hardware bambambam. Angry Birds, PUBG, Free Fire, Candy Crush e até mesmo Tibia são exemplos de que se precisa é de um game que utilize o hardware com maestria. O PS VR é MUITO legal, mas precisa de algo feito especificamente pra ele e que inove.