• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Precisamos mesmo de Verificação em duas etapas no fórum? O que você acha?

Você é a favor de ter segundo fator de forma compulsória no fórum?

  • Sim, acho que a segurança deve sobrepor a comodidade

  • Não, acho desnecessário tornar isso obrigatório sendo possível apenas ser voluntário


Results are only viewable after voting.
Força, guerreiros
 
Infelizmente, parece que este fórum se tornou um ambiente onde decisões arbitrárias e falta de diálogo com a comunidade são a norma. Moderadores e administradores importam suas vontades sem levar em consideração as sugestões e necessidades dos usuários, que, por sua vez, são tratados com descaso e desrespeito.

É evidente que a grande maioria não apenas se opõe à implementação da verificação em duas etapas, mas também à forma como a administração lida com a comunidade. A falta de diálogo e a imposição unilateral de decisões geram um sentimento de frustração e impotência entre os usuários, que se sentem ignorados e desvalorizados.

É importante lembrar que são os usuários que constroem e sustentam este fórum. Sem suas contribuições, sem seu tempo e dedicação, esta plataforma não existiria. É inaceitável que aqueles que tanto contribuíram sejam recompensados com autoritarismo e falta de consideração.

Exigimos um ambiente mais democrático e transparente, onde as decisões sejam tomadas de forma conjunta, com base no diálogo e no respeito mútuo. A comunidade merece ter sua voz ouvida e suas preocupações levadas a sério.

Exatamente, como a própria enquete demonstra a maioria é contrária, porém está sendo empurrado goela abaixo sem o mínimo diálogo com os usuários que mantém esse fórum vivo. Sempre usei com o bloqueio de anúncios desligado pra apoiar, pois gostava da comunidade aqui, um pouco menos tóxica que a maioria dos fóruns/Reddit
(Fórum que se estivesse dando prejuízo certamente já teria sido encerrado)

Se houvesse uma votação ou um debate mais amplo mesmo sendo desconfortável eu acabaria usando assim como muitos que não concordam em respeito a comunidade.

O maior problema é justamente a falta de diálogo e autoritarismo da administração, eu por exemplo fui bloqueado do tópico oficial da MFA aberto pelos adms, depois de contrariar o todo poderoso lá. (sdds Maurivillas)

Mas como já disseram, não querem ouvir os usuários e vai ser implantado a força, vou usar o fórum até começar a ser obrigatório, assim como muitos aqui manifestaram.

É importante que todos que discordem da medida manifestem sua insatisfação, aqui e no tópico oficial ali do aviso pode não adiantar nada, mas caso isso aqui acabe morrendo a curto-médio prazo, as razões ficaram claras. Vários fóruns fecharam pelo mesmo motivo: "síndrome do pequeno poder sobre a administração", bom, vão poder banir a vontade quando o fórum estiver vazio.

Caso feche eventualmente vai ser uma grande perda para a Internet brasileira tendo em vista a tonelada de informações presentes aqui e geradas pela mesma comunidade que foi enxotada no outro tópico falando que não querem a opinião. Praticamente qualquer dúvida no assunto tech no google um ou dois links é daqui.
 
Caso feche eventualmente vai ser uma grande perda para a Internet brasileira tendo em vista a tonelada de informações presentes aqui e geradas pela mesma comunidade que foi enxotada no outro tópico falando que não querem a opinião. Praticamente qualquer dúvida no assunto tech no google um ou dois links é daqui.
Eles já tem nossos inúmeros posts. Já tem uma quantidade de conteúdo absurda. Não precisam mais da gente.
 
Screenshot-2024-04-17-185944.jpg
@Deamon bora.
 
Acho desnecessário o 2-FA, pois irá afugentar novos usuários e muitos antigos que podem não saber mexer com isso, ou simplesmente não querem ter o mesmo trabalho de transacionar no banco para logar num fórum de internet.
Sou plenamente favorável a habilitação do 2-FA como medida opcional, cabendo somente ao usuário decidir.

O segmento de fóruns vai se extinguindo e o Adrena parece caminhar para acelerar tal processo.
Falo isso com pesar, pois são 13 anos fazendo parte do fórum, muitas duvidas sanadas, muito aprendizado como na época da mineração, tópicos de ADSL, e as variedades que só debatemos aqui, justamente por não ser um espaço degradado como facebook, instagram...
 
Todo sistema de informação é inseguro.

Não importa se é Microsoft, Tesla, Google, Apple... Todo sistema vai ter uma brecha. Justamente por isso o MFA é deveras importante.

Olá você ;)

Uma correção na sua frase meu caro.
"Todos os sistemas criados pela espécie humana são inseguros"
Não só os da Informação. Todos que entendem um pouco de sistemas, sabem disso. Mas isso é papo pra outra ocasião.

O que apontei foi como, um determinado grau da insegurança em uma ponta, pode afetar a segurança de outros na outra ponta.
Um exemplo, com base nas empresas citadas. A Microsoft!
A Microsoft tá levando o setor de defesa americano a loucura, com implementações toscas (sendo bem educadinho nesse caso), onde, o próprio setor de defesa aponta que ela é digamos... Preguiçosa em evitar problemas para que não aconteçam, mas só lembra, quando ocorrem, como os roubos de e-mails sensíveis do pessoal de um escalão da defesa de lá. Apontaram o dedo e disseram que a culpa era eles, mas não tomaram nenhuma sanção, nada.
Até a hora que der ruim pra valer, ai já vai ser tarde.

Voltando ao assunto...
Pessoal!
Onde seria possível o pessoal descontente se reunir? Tem algum outro canto? Qualquer coisa, podemos fazer igual a um pessoal de um fórum de bikes que fechou a uns anos atrás, todo mundo pica a mula pra outro fórum, mantendo os mesmos nomes e avatares.
 
Última edição:
Olá você ;)

Uma correção na sua frase meu caro.
"Todos os sistemas criados pela espécie humana são inseguros"
Não só os da Informação. Todos que entendem um pouco de sistemas, sabem disso. Mas isso é papo pra outra ocasião.

O que apontei foi como, um determinado grau da insegurança em uma ponta, pode afetar a segurança de outros na outra ponta.
Um exemplo, com base nas empresas citadas. A Microsoft!
A Microsoft tá levando o setor de defesa americano a loucura, com implementações toscas (sendo bem educadinho nesse caso), onde, o próprio setor de defesa aponta que ela é digamos... Preguiçosa em evitar problemas para que não aconteçam, mas só lembra, quando ocorrem, como os roubos de e-mails sensíveis do pessoal de um escalão da defesa de lá. Apontaram o dedo e disseram que a culpa era eles, mas não tomaram nenhuma sanção, nada.
Até a hora que der ruim pra valer, ai já vai ser tarde.

Voltando ao assunto...
Pessoal!
Onde seria possível o pessoal descontente se reunir? Tem algum outro canto? Qualquer coisa, podemos fazer igual a um pessoal de um fórum de bikes que fechou a uns anos atrás, todo mundo pica a mula pra outro fórum, mantendo os mesmos nomes e avatares.
Aqui também, no fechamento do bazar fundaram um grupo no Telegram onde o bazar segue vivo lá, os adms do grupo lá conferem os usuários daqui antes de autorizar os anuncios, e aparecem com frequencia.

Estive pensando em discutirmos pra onde irmos, porém é contra as regras daqui colocar nomes, então só resta a gente ir trocando PMs e coordenando, alguem ai do movimento dos dissidentes tem sugestões? Pode me procurar no PM, já que não somos bem vindos aqui vamos pra outros lugares.
 
Exatamente, como a própria enquete demonstra a maioria é contrária, porém está sendo empurrado goela abaixo sem o mínimo diálogo com os usuários que mantém esse fórum vivo. Sempre usei com o bloqueio de anúncios desligado pra apoiar, pois gostava da comunidade aqui, um pouco menos tóxica que a maioria dos fóruns/Reddit
(Fórum que se estivesse dando prejuízo certamente já teria sido encerrado)

Se houvesse uma votação ou um debate mais amplo mesmo sendo desconfortável eu acabaria usando assim como muitos que não concordam em respeito a comunidade.

O maior problema é justamente a falta de diálogo e autoritarismo da administração, eu por exemplo fui bloqueado do tópico oficial da MFA aberto pelos adms, depois de contrariar o todo poderoso lá. (sdds Maurivillas)

Mas como já disseram, não querem ouvir os usuários e vai ser implantado a força, vou usar o fórum até começar a ser obrigatório, assim como muitos aqui manifestaram.

É importante que todos que discordem da medida manifestem sua insatisfação, aqui e no tópico oficial ali do aviso pode não adiantar nada, mas caso isso aqui acabe morrendo a curto-médio prazo, as razões ficaram claras. Vários fóruns fecharam pelo mesmo motivo: "síndrome do pequeno poder sobre a administração", bom, vão poder banir a vontade quando o fórum estiver vazio.

Caso feche eventualmente vai ser uma grande perda para a Internet brasileira tendo em vista a tonelada de informações presentes aqui e geradas pela mesma comunidade que foi enxotada no outro tópico falando que não querem a opinião. Praticamente qualquer dúvida no assunto tech no google um ou dois links é daqui.

É tão fácil resolver.

Hospeda seu fórum > cria suas regras > fim de papo.

E se alguém reclamar das suas regras?

Manda ele abrir um fórum > Criar as próprias regras >

E se o alguém reclamar desse outro lugar?

Looping infinito. É tão simples ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá você ;)

Uma correção na sua frase meu caro.
"Todos os sistemas criados pela espécie humana são inseguros"
Não só os da Informação. Todos que entendem um pouco de sistemas, sabem disso. Mas isso é papo pra outra ocasião.

O que apontei foi como, um determinado grau da insegurança em uma ponta, pode afetar a segurança de outros na outra ponta.
Um exemplo, com base nas empresas citadas. A Microsoft!
A Microsoft tá levando o setor de defesa americano a loucura, com implementações toscas (sendo bem educadinho nesse caso), onde, o próprio setor de defesa aponta que ela é digamos... Preguiçosa em evitar problemas para que não aconteçam, mas só lembra, quando ocorrem, como os roubos de e-mails sensíveis do pessoal de um escalão da defesa de lá. Apontaram o dedo e disseram que a culpa era eles, mas não tomaram nenhuma sanção, nada.
Até a hora que der ruim pra valer, ai já vai ser tarde.

Voltando ao assunto...
Pessoal!
Onde seria possível o pessoal descontente se reunir? Tem algum outro canto? Qualquer coisa, podemos fazer igual a um pessoal de um fórum de bikes que fechou a uns anos atrás, todo mundo pica a mula pra outro fórum, mantendo os mesmos nomes e avatares.

Olá voce!

Se eu for discutir segurança de sistemas de informação com você, gastaríamos pelo menos 20 horas em um podcast para discutir o básico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E olha, essa enquete ai é a MELHOR INFORMAÇÃO que eu tive essa semana de maneira gratuita e com um grupo bem aleatório de usuários.

Se 75% é contra o básico em cybersegurança, me mostra que eu tenho muito mercado por vários anos ainda .
 
"Cyber segurança" em fórum de tetudo que só tem meme e opinião de joguinho, até onde vai a vontade do cara de lustrar o próprio pau na frente dos outros.
 
"Cyber segurança" em fórum de tetudo que só tem meme e opinião de joguinho, até onde vai a vontade do cara de lustrar o próprio pau na frente dos outros.

Ser ignorante as vezes é uma dádiva. Aproveite a sua.
 
"Cyber segurança" em fórum de tetudo que só tem meme e opinião de joguinho, até onde vai a vontade do cara de lustrar o próprio pau na frente dos outros.

veja por outro lado: medidas comuns na área de tecnologia em um fórum de tecnologia onde seus usuários tem dificuldade de ler, interpretar, acessar seu e-mail, configurar um autenticador.

Me espanta saberem instalar um jogo ou publicar um meme.
 
veja por outro lado: medidas comuns na área de tecnologia em um fórum de tecnologia onde seus usuários tem dificuldade de ler, interpretar, acessar seu e-mail, configurar um autenticador.
Comum é discutível, 2fa pode ser comum sim, mas obrigatoriedade dela nem tanto, e no Bostil fizeram a tal inclusão digital é mais problemático ainda.
Me espanta saberem instalar um jogo ou publicar um meme.
Não é tão exclusivo daqui, entra no subreddit da fitgirl que precisa literalmente só clicar em "INSTALAR" no setup dos jogos e vai ver dezenas de perguntas imbecis e repetidas que são postadas diariamente, o próprio reddit não exige essa bagaça pois sabe do nível de comodidade que o internauta mediano está.
 
Última edição:
Se fosse um fórum sobre tricô, aeromodelismo ou jardinagem esses argumentos seriam válidos.

Em um fórum de tecnologia é risível.

Foda que a maioria dos users que estão chorando vai continuar acessando, poderiam cumprir com a palavra e sumir de vez.
 
Se fosse um fórum sobre tricô, aeromodelismo ou jardinagem esses argumentos seriam válidos.

Em um fórum de tecnologia é risível.

Foda que a maioria dos users que estão chorando vai continuar acessando, poderiam cumprir com a palavra e sumir de vez.
Esse tópico vai ser ótimo pra revelar aquela parcela de gente hipócrita revoltada, sai xingando tudo, pra no final fazer igual ao "gado" que eles criticam tanto.

É simples, o fórum é privado, tem donos, e eles fazem o que quiserem, quem não gostou é só abandonar. Não é um país com governo eleito em que todos pagam impostos pra bancar e tem o direito de exigir o cumprimento da vontade das maiorias, podem chamar de ditadura ou o que for, mas o adrena sendo propriedade privada é a ditadura do dono e ponto final, quem reclama é pq gosta de perder tempo se revoltando com coisas que simplesmente tem zero controle ou autoridade sobre.
 
Fórum sobre a tecnologia da câmera que o Arthur Urach usa pra filmar a mãe dele.
 
A única utilidade do 2FA em um fórum é para o usuário não ter sua conta invadida, seja por qual for o motivo. Se fosse um local mais movimentando, até faria sentido, mas com poucos usuários e sendo bem de nicho, não tem muito utilidade. E é uma coisa mais de responsabilidade do usuário.

Me parece apenas preguiça da moderação de moderar.

Vi vários argumentos aqui sobre impedir isso, aquilo, nada disso se resolve pelo 2FA. Trolls e bots continuarão existindo.

vários fóruns gringos oferecem/pedem pela autenticação em duas etapas, só no huezil que o povo tá pouco se lixando.

Tipo quais?

Neogaf, Resetera, Beyond3d, LinusTechTips, MyAnimeList, GameFAQs, Reddit, Linux.org, Linux Mint Forums, Arch Forum, RomHacking, Hacker News...

Nenhum deles pede.
 
Opa, então quer dizer que tanta gente comentando sobre as maravilhas de 2FA já usavam há muito tempo antes do anúncio da obrigatoriedade, certo? :limo:
A administração do fórum, que já foi hackeado mais de uma vez, jogou a responsabilidade de segurança nos usuários e é isso.

O mais irônico é que o 2FA está sendo forçado por causa de meia-dúzia de contas que foram usadas por bots, e esses bots continuam usando outras contas até 22/04, sendo que o problema teria sido realmente resolvido com captcha ou reset geral das senhas. :shrug:
 
A única utilidade do 2FA em um fórum é para o usuário não ter sua conta invadida, seja por qual for o motivo. Se fosse um local mais movimentando, até faria sentido, mas com poucos usuários e sendo bem de nicho, não tem muito utilidade. E é uma coisa mais de responsabilidade do usuário.

Me parece apenas preguiça da moderação de moderar.

Vi vários argumentos aqui sobre impedir isso, aquilo, nada disso se resolve pelo 2FA. Trolls e bots continuarão existindo.



Tipo quais?

Neogaf, Resetera, Beyond3d, LinusTechTips, MyAnimeList, GameFAQs, Reddit, Linux.org, Linux Mint Forums, Arch Forum, RomHacking, Hacker News...

Nenhum deles pede.
LGPD é uma lei Brasileira e muitas empresas estão adotando 2FA pra evitar possíveis problemas com a justiça.

Provavelmente Adrena está se adequando a LGPD.
 
LGPD é uma lei Brasileira e muitas empresas estão adotando 2FA pra evitar possíveis problemas com a justiça.

Provavelmente Adrena está se adequando a LGPD.

LGPD entrou em vigor há 4 anos, meio tarde para adotar isso agora.
Mas de qualquer forma, isso não está previsto na LGPD.

A ideia é proteger os dados, mas a forma como é feita é a escolha da empresa, até porque a tecnologia evolui e colocar isso na lei obrigaria atualizá-la de tempos em tempos.

Os únicos dados pessoais que o fórum armazena é o email e a data de nascimento. Mas ambos podem não ser necessariamente ligados ao usuário.

A LGPD não cobre esse tipo de dado e sim dados mais sensíveis como CPF, endereço, número de cartão, enfim, dados onde é possível vincular com a pessoa real.
 
LGPD entrou em vigor há 4 anos, meio tarde para adotar isso agora.
Mas de qualquer forma, isso não está previsto na LGPD.

A ideia é proteger os dados, mas a forma como é feita é a escolha da empresa, até porque a tecnologia evolui e colocar isso na lei obrigaria atualizá-la de tempos em tempos.

Os únicos dados pessoais que o fórum armazena é o email e a data de nascimento. Mas ambos podem não ser necessariamente ligados ao usuário.

A LGPD não cobre esse tipo de dado e sim dados mais sensíveis como CPF, endereço, número de cartão, enfim, dados onde é possível vincular com a pessoa real.
Ta errado!!!

LGPD trata vários tipos de dados!

E mesmo sendo um nick, ainda é possivel associar uma postagem com uma pessoa fisica, basta a justiça determinar.
 
O pior de tudo que a administração do forum ta cagando pra isso... duvido que alguem com tag vermelha tenha lido esse tópico
 
Ta errado!!!

LGPD trata vários tipos de dados!

E mesmo sendo um nick, ainda é possivel associar uma postagem com uma pessoa fisica, basta a justiça determinar.

A LGPD só trata de uso de dados pessoais e sensíveis em ambiente econômico. Todo o restante não é abrangido.

Não tem como você associar um nick a uma pessoa, sem que ou a própria pessoa divulgue, por exemplo, se eu postar meus dados aqui, pode ser que seja eu, ou não, não tem como validar. É considerado dado anonimizado.

O que a justiça pode fazer é fazer um cruzamento de dados, de um acesso X, de um usuário, em um determinado dia e horário. O que o fórum pode fornecer é o IP acessado no dia e horário especificado (e olhe lá, depende do tempo, pois isso varia) e o email. Aí a justiça terá que ir atrás do email e da operadora, sendo que somente a operadora terá acesso a dados pessoais.

A operadora em si é que está sujeita a LGPD, pois se ela sofrer por exemplo, um vazamento de dados, ela irá expor dados reais de uma pessoa, como CPF, Endereço, cartão de crédito, como eu citei.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo