Primeiro WC, não parece estar OK...

Pessoal, qual ventoinha vcs recomendam pra fazer upgrade nesse WC? Não manjo muito dessas paradas, vi aqui um par de ML120 da Corsair por R$ 160, e 3x MasterFan Pro 120 RGB Air Pressure por R$ 283. Eu até curto RGB, mas me preocupo mais com performance e vibração.

Será que rola fazer push pull? Ou deslocar as ventoinhas antigas pelo gabinete?

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Vlw!
 
Bom, acabei comprando um par de Corsair ML120 por R$ 160. Quando chegar eu faço bastante teste de antes e depois.
 
Ae galera, chegaram as fans!!!

Chegando em casa faço os testes de antes e depois!!!


 
Bom pessoal, conclui a troca aqui, e fiquei bem feliz com o resultado.

As temperaturas não mudaram muito, o que me surpreendeu mesmo foi o silêncio quase que absoluto que ficou o PC, e, finalmente, absolutamente nenhuma vibração, zero, nada.

Alguns jogos não mudaram muito a temperatura, pois já estavam bem baixas antes:

Far Cry 3
De 53.8C para 51.0C

Splinter Cell Blacklist
De 49.3C para 44.3C

Assassin's Creed Black Flag
De 44.7C para 44.9C

No entanto, no teste de stress e no BF1 tive uma melhora considerável!

AIDA64
De 76C para 69C

Battlefield 1 32x32
De 70.5C para 61.6C

Agora sim fiquei muito feliz com o resultado. Meu PC está muito, mas muito silencioso, e sem nenhuma vibração, mesmo com as fans em 100%. Gostei demais dessas fans da Corsair.

Valeu a pena?

Sim, com certeza!

O Maelstron 240T está saindo por R$ 210, enquanto o Cooler Master ML240L e o Deepcool Capitan 240 na casa dos R$ 400. É praticamente o dobro do preço.

No entanto, eu não recomendo usar o Maelstron 240T com as fans originais, pois, além de serem extremamente ruidosas, geram muita vibração, ao ponto de realmente incomodar. Dito isso, levando em consideração o upgrade, o valor do Maelstron 240T "tunado" fica por R$ 340, ai a diferença para os próximos concorrentes já não fica tão grande assim... Porém, há de se considerar que vc acaba ficando com 2 fans "sobrando", e isso pode se traduzir em economia caso vc esteja precisando de fans para o gabinete (o que foi o meu caso). Nessa situação, o valor dele baixa para cerca de R$ 290, aumentando a diferença de preço para seus concorrentes diretos em cerca de R$ 100. Acredito que o Cooler Master ML240L e o Deepcool Capitan 240 sejam mais ruidosos que o Maelstron 240T "tunado", porém, com desempenho ligeiramente superior.

No entanto... precisa?

Estou aqui com o meu PC quase que no silêncio absoluto, sem nenhuma vibração, segurando o clock máximo que minha CPU chega (3.9 GHz) com temperaturas totalmente aceitáveis e com uma ótima margem de segurança. O que mais preciso? Nada! Então qualquer real gasto além disso é dinheiro absolutamente jogado no lixo! Creio que pagar R$ 100 a mais pelo próximo degrau se justificaria somente numa questão por preferência estética ou por marca, porque se tratando de performance, não há necessidade de nada além disso para o meu perfil de uso: overclock forte, mas nada extremo.
 
Última edição:
Pelo que me lembro, o que a Deepcool chama de rolamento hidraulico são na verdade apenas de tipo mais básico, sleeve.
Fans sleeve podem apresentar problemas quando são usadas soprando para cima.

Geralmente o problema é resolvido posicionando a fan de pé ou soprando para baixo.

Infelizmente é comum fabricantes fazerem marketing usando os termos HDB ou FDB quando na verdade são inferiores.

Assim pelo preço do 240T, pagar por um wc de 120 e receber um de 240, acho bem vantajoso, nem dá para reclamar muito da qualidade das fans.
 
Excelente tópico. Eu tenho um View 27 e um i5-7400. Uso um cooler de servidor nele pq ganhei e achei bonito. Porém ele faz muito ruido. A pretensão então era colocar um WC somente por estética e diminuição desse ruido, ja que eu n faço OC. Vou salvar as fans que vc recomendou da Corsair aqui pra quando eu for comprar o meu WC, usar elas tbm. Vlw mesmo.
 
Dentro da sua placa mae na bios voce desligo a opcao cool quiet ?

Tirei fotos da minha da uma olhada deixa sempre desligado, que ai fica no 100% no maximo.
Qual velocidade esta sua bomba?

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

Opa brother, acabei passando pelo seu post sem ver!

Aqui está tudo ligado em relação ao C&Q. Vou fazer esse teste hoje chegando em casa e ver se melhora.

A bomba está constante em 100% = 2.300 RPM.
 
Sério que achou o ml120 silencioso em rotação maxima?

Eu troquei a ventoinha de 140mm 1300rpm slim do meu Cryorig h5 por um ml120 pro e o ruido é bem forte e bem agudo.

A temperatura caiu de picos de 80graus em.stress test para 77 o que foi aceitável mas eaperava mais.

Estou cogitando botar esse ml120 no meu cnps10x flex do meu 4790k e comprar uma noctua 140mm industrial de 3000rpm pro meu h5.

Esse 240t é fraquinho msm. Pior do que muito air cooler torre.
 
Sério que achou o ml120 silencioso em rotação maxima?

Eu troquei a ventoinha de 140mm 1300rpm slim do meu Cryorig h5 por um ml120 pro e o ruido é bem forte e bem agudo.

A temperatura caiu de picos de 80graus em.stress test para 77 o que foi aceitável mas eaperava mais.

Estou cogitando botar esse ml120 no meu cnps10x flex do meu 4790k e comprar uma noctua 140mm industrial de 3000rpm pro meu h5.

Esse 240t é fraquinho msm. Pior do que muito air cooler torre.

Agudo? Ueh, o ruido dele é bem grave.

Silenciosa em comparação às ventoinhas originais, né? Porque aquilo lá era um absurdo.

Eu tava pra atualizar o tópico, porque sei lá o que aconteceu, mas as temperaturas agora estão excelentes. Estou deixando as ventoinhas em 30% e no BF1 as temperaturas ficam na casa dos 50C. Deve ser por causa da pasta térmica que era nova, sei lá. Tá ótimo, agora. Não ouço nada e a CPU fica bem fria.

E as temperaturas também pararam de variar 20C a cada 5 segundos, agora está bem constante, uma linha reta praticamente, variando 2 ou 3 graus.

Tava pensando, deve ter rolado alguma atualização no BF1 também. Do nada mudou demais.
 
Putz mano, será??

Eu tô meio indignado com essa variação bruta de temperatura. Tipo, do nada, sobe 15C, depois desce 15C, a ventoinha subindo e descendo o tempo todo, é isso que tá me deixando maluco...


 
Isso é 3.9 GHz com 1.41V. Fica variando entre 75C e 60C, a ventoinha fica pulando de 100% pra uns 50% a cada 3 segundos, tá a maior loucura isso.
 


Fiz com a mobo dentro, mas já verifiquei esse aperto e não está ocorrendo folga no backplate, o parafuso tá no fim do curso já.


Amigos, por favor, vocês que instalaram em AM4 com sucesso, poderiam nos ajudar?
Veja aqui, por favor: https://adrenaline.uol.com.br/forum...0t-asus-prime-b350m-a.631918/#post-1073596175
 
Pega a bomba e coloca em um conector 3 pinos assim fica 100% direto. Os coolers deixa na CPU_FAN (4pinos).
Pode ser a placa dano leitura incorreta, tinha programas que bugava ao ler a temperatura os ryzens. Trocou?
 
Então brother, não sei o que resolveu, mas resolveu. Com o tempo foi estabilizando. Hoje em dia ta super se boa. Devia ser a pasta térmica que tava muito nova ainda.
 
Ou alguma atualização no sistema que corrigiu. Mas que bom que agora está de boa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo