Era só especulação dos sites. Acho que vai ficar pra junho mesmo.Essa série não seria lançada 01/05???
Era só especulação dos sites. Acho que vai ficar pra junho mesmo.Essa série não seria lançada 01/05???
Era só especulação dos sites. Acho que vai ficar pra junho mesmo.![]()
Era só especulação dos sites. Acho que vai ficar pra junho mesmo.![]()
A ATI subestimou a NVIDIA na época do lançamento do R4xx, que veio sem inovações e incapaz de concorrer no segmento low e mid devido ao desempenho ridículo das X3xx e X7xx perante as suas rivais, além de ter perdido também no segmento "top" devido ao pesado marketing da NVIDIA em cima do SM3.0, apesar das X8xx serem mais rápidas que suas concorrentes.
Resumindo, a ATI dominou o mercado por um certo período e não soube extrair a vantagem para continuar o seu domínio, da mesma maneira que a AMD fez com o seu Athlon 64.
[PeSaDo];3303744 disse:não foi por isso, é uma história comprida. basicamente nvidia e Idsoftware iriam revolucionar o mercado com o doom3 em opengl e a microsoft se juntou com a Ati e mudou totalmente o directx pra funcionar de forma contrária a toda a tecnologia desenvolvida pelo Carmack/Nvidia usando a base do opengl.
obviamente quando vc vai contra o melhor padrão gráfico e o maior gênio das engines q já existiram, vc está no caminho errado.
quando a microsoft teve q mudar o directx todo de volta de novo, a Nvidia tocou o bonde com a tecnologia de sempre, enquanto a Ati teve q recomeçar tudo do zero pois o modelo dx9 de arquitetura r300 foi abandonado.
desde então a Ati nunca mais se recuperou, foi vendida e a Amd ainda sofreu desvalorização recentemente pq foi constatado q nem valia o q foi pago.
versão resumidíssima foi basicamente isso.
ps. sm3 não foi marketing, foi justamente quando o directx retornou aos padrões originais.
Cuma? :lol:
Não é segredo que a Microsoft estreitou seus laços com a ATI na época do lançamento do R300, mas a derrocada da ATI não tem nada a ver com isso, foi erro estratégico mesmo na família R4xx (que só prestava o segmento high-end).
[PeSaDo];3304824 disse:depois da 6800 a Ati só foi top de 3dmark, se prejudicou pq investiu em precisão única, sm2.0 etc achando q a parceria com o Directx ia vingar, quando a Microsoft mudou as regras do Dx9 de volta pra 32/16 a Nv tava com a 6800 pronta o povo migrou todo de volta e seguiu na série 78/88/98...e agora Ati ainda levou uma outra rasteira no dx10 quando a microsoft desistiu de implementar a tal da virtualização, tinha investido pesado nisso e não entrou no dx10. (ainda né? se preparem pra maais uma sessão de "sua Vga ficou inútil da noite pro dia" em breve).
é só dar uma pesquisada.. vejam a arquiterura do r300/dx9/sm2 ae vcs vão saber exatamente onde foi o "erro de estratégia" real.
Não existe "precisão única", o imagino que você queira dizer é precisão parcial (16-bits). Mas, continuando, por partes.
- A ATI nunca teve parceria com a Microsoft sobre o DirectX de forma oficial, portanto, a derrocada da mesma nada tem a ver com isso;
- O próprio NV30 (série FX) já era full-precision (32-bits) e era DirectX 9.0b, portanto, não tem nada a ver R4xx ser DirectX 9.0b por trabalhar apenas com 24-bits;
- A Microsoft não impos regra alguma sobre 16, 24 ou 32-bits de precisão, cada fabricante adotaria o modelo que quisesse. Ela liberou em 2004 as especificações sobre o SM3.0, a NVIDIA o adotou, a ATI não. Preferiu apenas turbinar a arquitetura do R3xx, e para dizer que ele não tinha inovação nenhuma, implementou o seu proprietário 3Dc, que apesar da idéia interessante, não pegou.
E este último ponto foi o erro da ATI, de não adotar o SM3.0 no R4xx, que seria útil ou não na época, ajudou a NVIDIA a vender cada vez mais placas, mesmo com o desempenho inferior no segmento high-end. Outro erro como já dissemos, foi "abandonar" a partir daquela época o segmento de baixo e médio custo, que é onde está o grosso das vendas.
Podemos dizer que só agora a ATI tem dado atenção a este segmento com as 3650 e as 3850.
[PeSaDo];3306180 disse:Eita como não existe? todo o directx9.0, o shader model 2.0 e a série r300 foram baseados em precisão única de 24 bits, e vc ainda vem falar q eu to confundindo precisão única com precisão parcial? Aí é Drury's..
- Não teve parceria? Ok, o Directx mudou do nada, completamente ao contrário do q deveria ser, exatamente pras especificações do r300 (q nenhum outro fabricante jamais usou ou usava) por pura coincidência.
- O Nv30 era full precision sim, mas isso era mais marketing puro do q qqr outra coisa. É a msm coisa da 8800 575mhz de 2006 rodando dX10 puro, ela é "dx10" mas roda bem mesmo dx9 e foi feita pra rodar dx9. Assim como a Fx era 32b, mas foi feita pra rodar nos fallbacks de 16 bits em half precision q eram a base do Doom3/Ogl. Esse manobra matou a Nvidia exatamente pq o mínimo de 24bits obrigou-a a rodar TUDO em 32bits. Isso acabou com a performance da série Fx no directx e deu a Ati a liderança no dx9 sm2.
- Errado, a regra era rodar a 24bits ou +....como não impôs regras? O directX é exatamente a imposição de regras pra regulamentar a programação de games e a arquitetura dos chips. A própria função da Api por definição de é impor regras. Tanto q a Nvidia ainda aproveitou pra chamar seu produto de dx9+, pois ia além das especificações da Microsoft, pelo menos teoricamente ou a 10 fps.
E por último, pare pra pensar: não foi "erro" da Ati não adotar sm3, é exatamente esse o ponto, vc acha q é fácil simplesmente mudar toda a sua arquitetura de uma série pra outra? Isso q matou a Ati rapaiz. Abrir mão do Sm3? Ela tinha investido todas as fichas no modelo do Sm2.0, assim como a Nvidia investiu na FX..
Ae as regras mudam e acontece o q? Tiram uma série nova, com arquitetura completamente diferente, do nada?
Isso não existe..a Nvidia segurou o rojão com a Fx do jeito q deu overclocando e na base da otimização de drivers e até cheats na renderização.
A Ati fez o mesmo quando a Spec foi de sm2.0 pra 3.0 e exatamente por isso e nunca mais consegiu pegar a Nvidia, da mesma forma q a Nvidia ficou pra trás com as Fx, a MESMA causa: tecnologia inutilizada devido as mudanças radicais na Api.
TODA a tecnologia q a ATi tinha era baseada no Sm2. Ela não "abriu mão" do Sm3, simlesmente tecnologia não nasce por mágica de um dia pro outro, já a Nvidia tava trabalhando no mesmo princípio 16/32 e no sm3 quando voltou pra 16/32 a Ati simplesmente NÃO tinha produtos compatíveis, a placa realmente capaz de rodar 32bits saiu (6800) e a Ati nunca mais tirou o atrazo de ter abandonado 16/32 na série r300 e afins e ter q começar tudo do zero.
Então repito: PESQUISE as especificações da arquitetura r300: instruções limitadíssimas em todas as áreas, precisão única totalmente incompatível, pipelines totalmente incompatíveis..só assim vc vai ver pq a Ati "optou" por não adotar o Sm3.
Essa época inclusive o Carmack até tinha um blog, todo esse processo tá descrito em detalhes lá..inclusive ele prevendo o desastre do dx9 e apontando limitações da arquitetura r300 no próprio code do Doom3, q ainda não tava pronto.
tudo bem , mas na pratica me diz onde que a 6800 era mais rapida nos jogos em geral que uma x850xtpe ,e desde a 95xx vs fx´s que a qualidade dos filtros da ATI era melhor (rendimento tb) , se a tecnologia da fabricante canadense e tao ruim para games nao entendo o porque ela reinou nas tops por 3 series consecutivas , perdendo apenas para as 8800´s !
Quanto ao que os outros falam so acho que temos que ter senso critico pois cada um quer vender ou defender seu peixe , se o Carmack (que realmente e um genio) propagandeia a superioridade do opengl e a superioridade da nvidia nao podemos ter isso como "fato" inquestionavel afinal de contas isso nao e uma religiao e como sabemos todos os diversos produtos seja hard ou soft se encaixam de forma diferente em variados propositos de aplicacao e so vermos a longa e infindavel discussao sobre windows ou linux , entao resumindo finalmente o que quero dizer e que para praticidade de todos nao devemos nos ater nos "lero-leros" de A ou B e sim nos resultados finais , nos benchs sejam sinteticos ou em games e claro no preço cobrado por esses "fps" do mercado para assim decidirmos o que nos serve ou nao , mas claro sem esquecer da qualidade do produto que envolve varios fatores desde a durabilidade , imagem e claro rendimento !
E uso de cheats para melhorar rendimento na minha opiniao deveria ser crime mas isso nao importa o que devemos levar em consideracao e a nova artimanha de patrocinar games para que os mesmos se saiam pior na rival isso sim digo e afirmo que alem de ser "sujeira" das piores ainda afeta o consumidor que se quiser jogar game "x" ou "y" tem que ver por qual fabricante ele foi patrocinado antes , nao que essa tatica tenha funcionado 100% , entretanto em alguns casos e notorio !
abraços
Que eu saiba eles tão comparando a ARQUITETURA da GPU e "compatibilidade/restrições" de API e não o IQ ou uso dos cheats..:boring:
Perfeita colocação, ja tinha explicado isto um tempo atrás quando uma galera ainda afirmava que a Ati estava perdendo a muito tempo na area 3D quando na verdade vemos uma supremacia quase total somente na série 8, um projeto tão bom que é de longe o mais duradouro da empresa, ganhando duas revisões.
A Ati pecou muito tempo na parte que mais interessa pros gamers, o mercado mid-end, isto foi o começo do fim, o custo-benefício era péssimo, coisa que com a presença da AMD está ficando cada vez melhor, espero ótimos custos na proxima série HD4k.
Que eu saiba eles tão comparando a ARQUITETURA da GPU e "compatibilidade/restrições" de API e não o IQ ou uso dos cheats..:boring:
[PeSaDo];3309146 disse:O pessoal tente a levar mto pro lado "romântico" da coisa e esquece os aspectos técnicos.
Respondendo ao Wolf;
Nesse nível, não existe puxar a sardinha. Directx é inferior ao Opengl é isso sempre foi fato. O Carmack se bobear é o cara mais isento do mercado e critica/elogia sem pensar em marca, mas ou como programador ou consumidor.
Acontece q se a pessoal não entende as bases da Api, q geram restrições enormes na arquitetura das Vgas, ela vai ficar boiando e não vai entender o motivo das coisas serem ditas.
Quem não sabe os detalhes, tem q pelo menos pensar no básico:
Quanto tempo a Amd demorou pra fazer o A64 e pegar o pentium4?
Ou a Ati demorou pra fazer a 9700 e espancar a nvidia?
Como uma empresa q "reina" durante "3 séries" (9700/9800 e?) joga a toalha e é vendida?
Tem q entender no mínimo a mecânica básica do mercado. São empresas de bilhões de dólares e tomam decisões de mercado pra definir anos de pesquisa a frente onde esses bilhões são aplicados.
Quando uma decisão dessas é ERRADA, como foi o caso da Amd ou da Ati, isso pode simplesmente falir a empresa. Esse papo de "reinou" e etc.. é infantil. A Voodoo reinou durante todo o sempre. Fez UMA ***** sozinha e faliu.
Sim Pesado concordo , otima colocação , mas se falarmos em mercado precisariamos da ajuda de algum economista especializado em finanças e bolsa de valores , pois se nos basearmos no sucesso do produto apenas nao teriamos explicação suficiente e fundamentada para a derrocada da 3DFX
, neste mercado nao basta ter o melhor produto , precisa de outros fatores como um bom departamento de marketing , Rp e claro investimentos na area
Sabemos que apesar do a64 ter sido melhor as vendas da intel para o "grosso" mercado com o p4 foi excelente ( ate hoje muita gente torce o nariz quando e mencionado que o pentium D e uma bomba e que qualquer amd x2 e melhor) qualquer revista porcaria tinha uma propaganda da intel e claro a marca para muitos e referencia e "pesa" muito no momento da escolha
Dados tecnicos muitas vezes pode e confundir os consumidores leigos , afinal de contas aqui que e um forum de gamers maniacos loucos por hardware muitos leem sobre sp's , barramento , precisão de bits , etc.. etc.. mas 80% nao fazem minima ideia de como funciona ou o que e realmente e nao tem vontade de pesquisar para entender um pouco mais do assunto !
Quanto ao Carmack voce tem razao tambem , mas como todo genio creio que as vezes o ego ofusca a razao , ele deveria se ater apenas ao que faz e nao perdem tempo falando do concorrente afinal de contas se o "peixe" dele e o melhor e nao ha como lutar contra a hegemonia da microsoft que impoe "tendencias" ao mercado , entao que pelo menos fique ciente que nao precisa explicar para os que entendem o pq do opengl ser melhor ( apesar complicado e da falta de uma direção mais acertada) !
Pessoal está falando de tecnologia e arquitetura das placas, mas acho que o que mais influenciou a ATi foi a falta de investimento no mercado mid e low. Se ela estivesse vendendo muitas placas, mesmo com a arquitetura "inferior" a empresa estaria em melhores condições do que hoje.
Acredito que os profissionais da ATi estão sob forte pressão. A série hd4k terá que salvar a companhia...
nao eh fake...no portal do adrena mostra q foi um site serio q fez o review...
Não há nada confirmado nisso, por em quanto só esse site fez o tal review... sinceramente, só vocês para acreditarem que uma GPU com apenas 32 TMU's possa bater uma 9800GX2, parem para analisar friamente.