Pra mim a disputa para melhor da série tá entre.. "Winning Eleven 6 Final Evolution", e "Pro Evolution Soccer 5".
A meu ver, jogos tinham um equilíbrio perfeito defesa X ataque. Se voce pegasse um time defensivo (como Roma e Milan na época) e soubesse marcar, era
ruim do adversário passar do teu meio-campo. O jogo ficava bonito, com os times obrigados a se estudarem, trabalhar a bola, procurar momento certo de atacar - caso contrário perdia a pelota na certa. Tanto que o placar geralmente era baixo nesses jogos (principalmente no WE6). Ah, e esses jogos tinham uma cadência mais lenta que hoje em dia.
Mas a partir do PES 6 e WE 10, o ataque ficou favorecido. Ouvi boatos que a Konami queria um jogo mais dinâmico, mais emocionante e tal, mas não sei se é verdade. O que importa é que a partir daí teve início os macetes de pegar Adriano e Etoo e mandar foguetes teleguiados no ângulo; começou a correria (jogo ficou mais rápido), o atributo Velocidade se tornou abusivo e viamos jogadores mais velozes (mesmo sem técnica) sendo muito mais úteis do que os que tinham técnica mas sem velocidade. Conclusão: o equilibrio perfeito que havia entre defesa X ataque se despedaçou, e o jogo passou a favorecer os jogadores típicos de hoje em dia, que já pegam a bola passando pro mais veloz do time fazer fila e bater no ângulo, e as defesas em geral são inúteis pra conter.
Ou seja, o PES6 deu o primeiro passo, e o PES 2008 e 2009 deram pulos (!), nessa direção de futebol-arcade corre-e-chuta, corre-e-chuta, que vemos hoje em dia, se afastando da proposta de
simulação que era a marca-registrada da série desde os tempos de Play1, e que teve seu auge entre o WE6 e PES5.
Agora, fora isso, tem outros fatores que faziam esses jogos ficarem melhores que os de hoje em dia - eles eram, em geral, bem redondinhos: juiz era bom (dava faltas corretamente, impedimentos corretamente, cartões corretamente, etc.); goleiros eram mais consistentes, ainda que tivessem seus defeitos; gameplay era mais "aberto", permitindo uma variedade de jogadas quase infinita (eu mesmo fazia jogadas que nunca tinha vista até pouco tempo atrás). Eram pequenos detalhes que, somados, tornavam esses jogos primorosos pra quem curte futebol de verdade.
Em resumo: o que esses jogos antigos tinham que os de hoje não têm?
A capacidade de representar mais fielmente o esporte real, desde sua essência até as sutilezas. Mas essa capacidade se perdeu em algum ponto do caminho, infelizmente.
Muita gente fala que esse PES 2010 é um retorno às origens por causa disso - apesar de nitidamente não estar "redondinho" como os antigos (juiz e goleiro ruins), a cadência de jogo está mais lenta, o equilíbrio Defesa X Ataque parece estar voltando, etc. Vamos ver como fica.