problema com dual channel

kleber9999

Member
Registrado
Olá pessoal tenho um PC com a placa mãe Asus m4a78t-e e memorias XMS3 da corsair. 4 pentes de 2 GB 1600mhz latencia 9-9-9-24 , sendo dois deles plantium series e os outros normais

1317598875_1.jpg

11589FG1.JPG


o problema é que quando coloco qualquer uma das duas em dual Channel a maquina nem inicia, não da tela.
já tentei com as 4 ao mesmo tempo tanto com um par tanto com outro. até com 3 pentes que logicamente deveria desligar o dual Channel a maquina não inicia. basta eu colocar as memorias no mesmo alinhamento (vermelho-vermelho) ou (preto-preto) que ele não funciona. mas se eu colocar uma memoria no vermelho e outra no preto funciona. pode ser qualquer dupla de memoria (já testei todas elas) dai assim da certo, mas fico limitado a apenas 4 GB.

sei que esta placa mãe só funciona com DDR3 1600 em over no controlador, mas se ela funcionar em 1333 mhz já ta bom pra mim. depois me preocupo em consertar o clock o meu problema é que minha maquina nem da tela caso eu tente colocar duas memorias no mesmo alinhamento.

caso alguém saiba de alguma configuração que eu possa fazer no setup me fale. pois já testei de tudo que sei e nada.
 
E a versão da Bios? Está atualizada?

Tente ligar a máquina só com um pente, entre na bios e deixe tudo como default.
Fazendo isso a placa já deveria faze-las funcionar corretamente.
 
esqueci mencionar no post... acabei de atualizar a bios pra ultima versão disponível. ja tentei todas as configurações que eu conheço no setup.. salvo elas blz. vejo se a maquina inicia mas quando desligo e boto as memorias dai não funciona...
 
Todos os 4 slots da sua mobo estão funcionando ok? E o seu processador não tem nenhum pino torto? Se setou antes as latências 9-9-9-27 com 1.67v no BIOS e msmo assim não vai, sinto muito, mas as memorias não conseguem trabalhar juntas.. incompatibilidade mesmo!
 
o pior e que estão todos slots funcionando, e as memoria não da certo nem com 2 das mesmas ou as plantium ou as "normais"... e olhei no site e elas estão na lista de compatibilidade desta placa mãe. tinha as plantium desde que comprei o pc, mas nunca tinha colocado em dual (por burrice mesmo :haha:) agora que comprei as outras pra ficar com 8GB que percebi que nunca tinha ficado em dual...
 
E sem ser em dual, funciona colocando 2 de uma vez?
 
Então amigo, não é problema na mobo e sim que uma memoria não casa com a outra.. entende? Chips de revisões diferentes.. ja vi muito disso acontecer..
 
sem ser em dual com duas funciona...

quanto ao problema entre as revisões da memoria não ter como ser pois as memorias que comprei, todos os dois kits vieram fechados na caixa não tem como eles darem incompatibilidade entre eles mesmos.. entre os dois kits eu não falo nada. mas não funciona nem os do mesmo kit.

acabei de tirar as fotos do setup e irei postar pra ver se ajuda...
 
Quando eu tive um problema parecido,
todos os slots funcionavam e todas as memórias funcionavam mas não funcionava em dual
Eu passei pra garantia na época era uma p8p67 deluxe, e disseram que a south bridge tinha dado problema
 
Sim mas estou falando usando os 4 pentes e não somente dois do mesmo kit.. E vc tem que colocar no slot certo da memória e ainda ativar via BIOS..
 
Quando eu tive um problema parecido,
todos os slots funcionavam e todas as memórias funcionavam mas não funcionava em dual
Eu passei pra garantia na época era uma p8p67 deluxe, e disseram que a south bridge tinha dado problema

Lembrando que hoje quem controla as memórias, é o processador e não mais o chipset.

Ao autor, recomendo que tente fazer o teste com outro processador, ou até mesmo testar as memórias em outra placa mãe, já que acho muito difícil ser problema de compatibilidade entre as memórias.
 
Sei lá, foi o que a garantia me passou :p, não acho que teria motivo pra garantia tentar me enrolar já que ganhei uma mob nova
 
então creio que seja configuração mesmo... pois ela é feita para suportar memorias de 1600 mhz em modo overclock, ou seja tem que configurar a placa mãe...

creio que o processador seja compatível com 1600 mhz.. pois ele é um phenom II 945, e hoje peguei emprestado umas memorias de 1333 e deu certo. então creio que seja alguma configuração do setup que não estou acertando.

sei eu conseguir setar as configurações para que funcione em 1600 ta ótimo mas se der pra ou colocar minhas memorias para trabalhar em 1333 já ta bom também... de todo jeito serve...

o que preciso é que alguém me de alguma ajuda na configuração...
------------
descobri o foco do defeito mas não como consertar...:D

O problema realmente é meu processador. Peguei emprestado um phenon II X4 965 BE e ele aceitou de boa... funcionou com os 4 pentes. também peguei as memorias do meu colega duas corsair venance de 4gb 1600 e também funcionou trankilo.. dai coloquei o meu processador no micro ele e é outra placa mãe com suporte a até 2000 mhz para memoria e não funcionou em dual channel com meu processador.


Dei uma olhada neste site...
Dolk's Guide to the Phenom II - Overclockers Forums
e vi que o phenon com nucleo debeb (ao qual o meu faz parte) tem core para as memorias até 1333 mhz...

agora gostaria de saber se tem como eu fazer over nele para ele aceitar as memorias ou se tem como eu forçar as memorias a trabalhar em 1333 mhz para dar certo com ele...
 
alguém tem alguma ideia de configuração que posso fazer? Preciso de ajuda... não tenho grana pra trocar de processador...
 
amigo, sinceramente, se fosse vc eu venderia todas a memorias e compraria 2 iguais novas de 4Gb cada, assim vc mantém o dual channel que é importante em processadores phenom II, mais importante até do clock e latencia de 1600Mhz
 
as memorias estão ok.. o que não consigo é fazer funcionar neste processador...


já testei com 2 pentes corsair venance de 4gb cada e nem com 2 não da certo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo