Problema de conexão com Roteador Netgear NightHawk AC3200

AndreFelip95

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Fala pessoal, tudo bem?

Comprei esse roteador Netgear NightHawk AC3200 na gringa já fazem uns anos, e ele estava em casa (funcionando certinho), mas mudamos para rede mesh em casa.

Trouxe esse roteador para meu local de trabalho, e configuramos ele certinho, mas estou com um problema.

Direto acontece de eu entrar em uma página e a página não carregar, como se estivesse sem internet (apesar de estar com), e eu preciso dar F5 pra carregar.

Com certeza absoluta, isso é do roteador, mas não faço a menor ideia do que possa ser. Antes nós tínhamos um switch, e os computadores aqui são todos conectados no cabo

Fui entrar em um game, e fica acusando que está sem net, e eu preciso relogar no game também.

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O link de internet chega direto no Netgear ou há outro roteador na "frente" dele? Como estão as configurações de WAN?

O sintoma é de DNS faltante e/ou com problema.
 
O link de internet chega direto no Netgear ou há outro roteador na "frente" dele? Como estão as configurações de WAN?

O sintoma é de DNS faltante e/ou com problema.

Tem outro roteador sim, que é o "central" aqui da casa, da NET, um roteador da motorola

Porém o problema é que com o switcher que tinha aqui, sempre foi liso! Colocamos esse roteador e começou esse problema
 
Tem outro roteador sim, que é o "central" aqui da casa, da NET, um roteador da motorola

Porém o problema é que com o switcher que tinha aqui, sempre foi liso! Colocamos esse roteador e começou esse problema
Um switch tem apenas a função de replicar as portas e não tem papel no roteamento, por isso o funcionamento é mais 'liso' e não há necessidade de configuração.

Provavelmente você criou um NAT Duplo, especialmente se o equipamento da NET estiver em um range de IPs e o Netgear em outro, o problema de conectividade provavelmente tem relação com os ajustes feitos na porta WAN/Internet do Netgear, caso tenha usado DHCP talvez seja necessário fixar manualmente IP ou DNS's e testar.

Caso não tenha necessidade de Wi-Fi e não queira subutilizar o Netgear configurando-o como AP (ou o modem da NET como bridge) eu certamente voltaria o switch para o lugar dele.
 
Um switch tem apenas a função de replicar as portas e não tem papel no roteamento, por isso o funcionamento é mais 'liso' e não há necessidade de configuração.

Provavelmente você criou um NAT Duplo, especialmente se o equipamento da NET estiver em um range de IPs e o Netgear em outro, o problema de conectividade provavelmente tem relação com os ajustes feitos na porta WAN/Internet do Netgear, caso tenha usado DHCP talvez seja necessário fixar manualmente IP ou DNS's e testar.

Caso não tenha necessidade de Wi-Fi e não queira subutilizar o Netgear configurando-o como AP (ou o modem da NET como bridge) eu certamente voltaria o switch para o lugar dele.

Vou voltar para o switch então! To achando que o fato do Netgear ser gringo, não é muito compatível com as configurações do Brasil.

Obrigado!
 
To achando que o fato do Netgear ser gringo, não é muito compatível com as configurações do Brasil.
O problema não é esse.. As limitações de compatibilidade por país são basicamente na potencia emitida pelo Wifi..
Você colocou um roteador no lugar de um Switch. O Switch apenas distribui as conexões de um roteador principal..
Com o NetGear você pegou uma única conexão do roteador principal e criou outra rede separada dentro da rede da Net (DuploNAT).
Se essa rede tiver usando o mesmo range de IPs do roteador principal, vai acabar gerando conflitos no endereçamento de pacotes..

Uma explicação tosca, mas que pode ilustrar o que vc pode estar passado:
Imagina que o laptop está conectado na rede do Netgear com IP fonecido 192.168.0.5, só que o Netgear está conectado na rede da NET (ISP) com o fornecido pelo ISP de IP 192.168.0.2..
ScreenShot713.png

Só que o PC está também conectado na rede da Net com o IP 192.168.0.5.. A hora que o pacote externo vier procurando por esse IP pode haver conflito de quem vai receber o pacote endereçado ao IP 192.168.0.5.. Seu PC ou seu LapTop? Se for pro seu Laptop, ele vai ter que ser roteado para o IP 192.168.0.2 pra depois ser novamente roteado para o IP 192.168.0.5 do LAptop..
 
Última edição:
O problema não é esse.. As limitações de compatibilidade por país são basicamente na potencia emitida pelo Wifi..
Você colocou um roteador no lugar de um Switch. O Switch apenas distribui as conexões de um roteador principal..
Com o NetGear você pegou uma única conexão do roteador principal e criou outra rede separada dentro da rede da Net (DuploNAT).
Se essa rede tiver usando o mesmo range de IPs do roteador principal, vai acabar gerando conflitos no endereçamento de pacotes..

Uma explicação tosca, mas que pode ilustrar o que vc pode estar passado:
Imagina que o laptop está conectado na rede do Netgear com IP fonecido 192.168.0.5, só que o Netgear está conectado na rede da NET (ISP) com o fornecido pelo ISP de IP 192.168.0.2..
ScreenShot713.png

Só que o PC está também conectado na rede da Net com o IP 192.168.0.5.. A hora que o pacote externo vier procurando por esse IP pode haver conflito de quem vai receber o pacote endereçado ao IP 192.168.0.5.. Seu PC ou seu LapTop? Se for pro seu Laptop, ele vai ter que ser roteado para o IP 192.168.0.2 pra depois ser novamente roteado para o IP 192.168.0.5 do LAptop..

Cara, voltei a precisar desse roteador e estou com o mesmo problema.

Como será que resolvo isso?

A internet vem do modem da claro (um motorola) e conecta nesse roteador (nighthawk), e esse problema continua (só nesse roteador)
 
Cara, voltei a precisar desse roteador e estou com o mesmo problema.

Como será que resolvo isso?

A internet vem do modem da claro (um motorola) e conecta nesse roteador (nighthawk), e esse problema continua (só nesse roteador)
Não é modem da claro.. provavelmente é um roteador com sua própria rede.. aí vc coloca o netgear com outra rede, ou seja: DuploNAT..

Veja se consegue colocar o router da Net em modo Bridge.
 
Veja se consegue colocar o router da Net em modo Bridge.
Seria o mais sensato mas acho que pode bagunçar ainda mais a rede dele, uma vez que aparentemente ele tem equipamentos mesh que já devem ser 'dependentes' do equipamento da Claro (e se não forem tá tudo meio errado mesmo).

@AndreFelip95 Basicamente você precisa ajustar a configuração do Netgear para que ele deixe de atuar -na verdade atrapalhar- o roteamento da sua rede interna (é o Duplo NAT que falamos desde o inicio).

Veja se o link abaixo te ajuda:
(o relevante é à partir do item 4)

Se houver alguma diferença no cenário que você tem aí forneça informações mais detalhadas/atualizadas, uma vez que o tópico já tem quase 1 ano.
 
Seria o mais sensato mas acho que pode bagunçar ainda mais a rede dele, uma vez que aparentemente ele tem equipamentos mesh que já devem ser 'dependentes' do equipamento da Claro (e se não forem tá tudo meio errado mesmo).

@AndreFelip95 Basicamente você precisa ajustar a configuração do Netgear para que ele deixe de atuar -na verdade atrapalhar- o roteamento da sua rede interna (é o Duplo NAT que falamos desde o inicio).

Veja se o link abaixo te ajuda:
(o relevante é à partir do item 4)

Se houver alguma diferença no cenário que você tem aí forneça informações mais detalhadas/atualizadas, uma vez que o tópico já tem quase 1 ano.

Então, a única diferença no cenário é que o roteador está na casa de um amigo, lá não é rede mesh, é normal mesmo.

Vem o cabo de rede direto do principal da claro, e liga no roteador
 
Então, a única diferença no cenário é que o roteador está na casa de um amigo, lá não é rede mesh, é normal mesmo.

Vem o cabo de rede direto do principal da claro, e liga no roteador
Então é isso, você só precisa fazer uma escolha e colocar algum dos equipamentos em bridge.

Não é regra mas tendo ambos trabalhando na configuração padrão invariavelmente vai rolar Duplo NAT e algumas bizarrices como a descrita no primeiro post podem ocorrer.

Dependendo da marca/modelo do modem da Claro há um botão na interface de gerência para fazer isso e o processo é relativamente fácil e rápido (caso tenha dúvidas pergunte no tópico dedicado), no caso do Netgear use o passo a passo que postei mais acima.
 

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