• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema em rede elétrica.

AlvaroDickinson

know-it-all Member
Registrado
Descrevo abaixo um problema na rede elétrica de minha casa no interior e gostaria, se viável, de receber uma orientação básica sobre procedimentos, necessidades e quem sabe, uma média de custo previsível. Escrevo aqui por que estou certo que há gente capaz de dar a orientação necessária antes de eu me lançar em idéias e soluções, as cegas, além de risco de cair nas mãos de charlatões, por ser leigo. Na maioria das áreas, quem entra em qualquer coisa sem entender ao menos um mínimo, geralmente também entram pelo cano. E às vezes nem sabe.

O problema é o contador (chamado desta forma aqui na Bahia a parte externa da rede aonde se faz a leitura de gasto e tem a chave liga-desligar, o disjuntur externo de casas). Com excesso de chuva e continuidade há umidade dentro deste circuito (caixa metálica com tampa). É antigo, do final da década de 70, início dos 80s. Quando há muitas coisas ligadas ao mesmo tempo, ele dá um desarme brusco associado a um estouro. Mais ao rearmar a chave do disjuntor, volta ao normal. Minha mãe havia me comunicado deste problema por telefone, mas não tinha idéia do procedimento e gastos para solucionar. Agora estou aqui no interior e em uma noite em que um casal de amigos estava no quarto ouvindo som e vendo fotos enquanto eu tomava banho, pimba. O chuveiro foi colocado no quente acidentalmente e eis o pipôco. Foram umas 3 - 4 luzes de mercúrio (branco), TV de 29, som 5.1, pc da assinanatura e chuveiro no quente que levaram a tal desarme. Danificou uma placa bem carinha em meu pc (placa de audio).

Alguém aqui compreende minha dúvida e pode ajudar em meu pedido? :eek:
Não sei se é importante, mas deixo as informações abaixo.


A casa (220v) tem 8 luzes (para cada cômodo/área), sendo uma externa de 100w de sódio (amarela)... uma parabólica, 4 TVs (incluindo meu monitor, mas raramente se liga mais de duas ao mesmo tempo), pc da assinatura, chuveiro elétrico e eletrodomésticos comuns a residências (DVD comum, ferro de passar roupas, liquidificador, batedeira, microsystem, 3 ventiladores constantemente ligados). Breve microondas e centrífuga de 700 a 900w. É possível e provável 3 ou 4 novos cômodos/áreas, máquina de lavar-roupas nos próximos anos. 2 pessoas morando e por vezes, visitas.
 
Como vc disse , o problema é no seu contador (relógio de luz aqui no RJ) e por isso vc deve comunicar a sua distribuidora de energia. Ela que é responsável por trocar o relógio (ou contador).
 
Faz isso mesmo, eles que sao responsaveis pelo relogio(aqui na cidade chama relogio), quando forem instalar o novo, aproveita e molha a mao do instalador e pede pra ele apertar aquela rosca que fica girando marcando o consumo, se ele fizer certo voce fica pagando R$10 por mes, asudhasudhuasd, sei de muita gente na cidade que fez isso.
 
Eles afirmaram aqui que apenas desligam o fornecimento de enrgia. O resto é com o proprietário. Legalmente, estão certos?
 
a rede ai é monofásica, bifásica ou trifásica?

talvez esteja pendurando coisa demais em uma fase só.
 
Não sei dizer. Como posso verificar?
 
Os dois problemas mais prováveis são:

1 - Sobrecarga

2 - Afrouxamento nos parafusos fixadores dos fios dentro do padrão de energia, onde fica o "contador".

No primeiro caso quando se liga muitas coisas dentro de casa, o disjuntor colocado perto do contador serve para proteger a fiação principal da casa, para que ela não se aqueça além do suportado pelo fio e causa um derretimento da "capa" do fio, causando um curto-circuito que em alguns casos pode levar a um incêndio. Pelo que você relatou, há bastante coisa dentro de casa, e provavelmente a causa é uma sobrecarga. A solução para isso é entrar em contato com a CIA Elétrica do local e pedir um aumento de carga (que se constitui no aumento da "bitola" dos fios e aumento da corrente do disjuntor principal) ou se necessário a adição de mais fases. Com essas fases você terá que contratar um profissional pra readequar a divisão das cargas internamente dentro de casa nas duas ou três fases. Dependendo do estado ou tipo do padrão, a CIA Elétrica pode condena-lo e só fará modificações se você trocar o padrão inteiro.

No segundo caso, esse afrouxamento causa um superaquecimento do fio, que irá irradiar para o disjuntor, fazendo-o desarmar. Já solucionei um caso de disjuntor desarmando, mas que não se caracterizava sobrecarga e sim mal contato.
 
Hoje foi trocado a caixa, a falha no cano que permitia a entrada da água da chuva na caixa do relógio e a fiação. O disjuntor é novo, mas como eu não estava presente compraram um de apenas 40 amperes. Tenho a impressão de ser fraco demais. Estou errado? Já está tudo cimentado. :eek:
 
Depende da fiação, 40A é pra fiação no mínimo de 6mm2, idealmente 10mm2. Não pode aumentar a corrente do disjuntor sem um critério sério.
 
Vou tentar contactar o eletricista e buscar a informação. Valeu!!!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo