Procrastinação a níveis absurdos, como vocês resolvem isso?

lp.parente

know-it-all Member
Registrado
Fala pessoal, tudo certo?

Pois então, ultimamente eu venho andado com vontade de fazer absolutamente nada. Eu estudo engenharia numa universidade federal e quem faz exatas sabe como é aquela situação tensa de ter que estudar cálculo e mais 10 matérias tensas ao mesmo tempo.

Eu entrei na faculdade a 3 anos e já no segundo ano perdi a empolgação de "ficar milionário" assim como todo calouro de exatas. Não é que eu não goste do curso, eu gosto dessa área de exatas e tal, mas sei lá... é muita gente idiota e muito professor besta, essa vida corporativa onde um come o outro é muito bizarro pra mim.

Enfim, ultimamente eu nem tenho conseguido abrir os livros de calculo pra estudar, fico me estressando com politica e noticias terríveis que aparecem 24h na tv e na internet. Fico com pena do meu pai pois ainda sou bancado por ele, e acho isso um abuso da minha parte, coitado do velho, já tenho 24 anos e não penso em mudar de curso se não serão mais uns 4 ou 5 anos explorando ele, quero me formar logo e buscar a independência mas ta complicado.

Alguém já passou por isso? Como saíram dessa?
 
Bem, se tu entrou na faculdade há 3 anos, tu já deve estar nas cadeiras especificas, se nem isso te anima, sinto dizer mas tu está no curso errado. Não adianta nada tu terminar esse e não ser o que tu quer.
 
Fala pessoal, tudo certo?

Pois então, ultimamente eu venho andado com vontade de fazer absolutamente nada. Eu estudo engenharia numa universidade federal e quem faz exatas sabe como é aquela situação tensa de ter que estudar cálculo e mais 10 matérias tensas ao mesmo tempo.

Eu entrei na faculdade a 3 anos e já no segundo ano perdi a empolgação de "ficar milionário" assim como todo calouro de exatas. Não é que eu não goste do curso, eu gosto dessa área de exatas e tal, mas sei lá... é muita gente idiota e muito professor besta, essa vida corporativa onde um come o outro é muito bizarro pra mim.

Enfim, ultimamente eu nem tenho conseguido abrir os livros de calculo pra estudar, fico me estressando com politica e noticias terríveis que aparecem 24h na tv e na internet. Fico com pena do meu pai pois ainda sou bancado por ele, e acho isso um abuso da minha parte, coitado do velho, já tenho 24 anos e não penso em mudar de curso se não serão mais uns 4 ou 5 anos explorando ele, quero me formar logo e buscar a independência mas ta complicado.

Alguém já passou por isso? Como saíram dessa?

Tira umas férias, isso é falta de descanso...mas tem que ser uns 15 dias no mínimo ou mais, vá para a Disney, vc voltará outro, comigo ocorreu o mesmo em 1995, rss....se não der pra sair fora desse Huezil, Brasil, vá para o Nordeste, Sul...enfim, vá passear meu chapa...:bwahaha:
 
Curso errado, como falaram ai em cima.
 
fico me estressando com politica e noticias terríveis que aparecem 24h na tv e na internet

Foco no objetivo, desligue a TV. Ao mesmo tempo que isso te entretêm, te contamina fazendo tirar os olhos do que deve fazer.
 
Foco no objetivo, desligue a TV. Ao mesmo tempo que isso te entretêm, te contamina fazendo tirar os olhos do que deve fazer.
Desligar a TV não basta.

É melhor vender. Venda tudo que te distraí.

Radical?

Sim, mas tem gente que é isso ou nada. Meu primo era viciado em PC, ficava dia todo no negócio, queria estudar pro concurso, mas sempre se distraia. Vendeu TV, PC, smart (pegou um bem ruinzinho) e estudava em mesa mesmo.
Isso foi uns 2 anos atrás, hoje ele continua tentando. :haha:
 
Se eu conhecesse seu pai, mostrava isso, e ajudava ele te dar um cacete, sem conciderar o fato que você pode estar usando maconha ou é viciado em algum rpg (pq se for o cacete deveria ser triplicado).

Porraaaaaaa a quantidade de gente que trabalha de dia pra pagar a faculdade e estuda a noite dorme 5 horas por dia e você aí morgando? Vai pra ***** velho. Você tem no mínimo a obrigação de terminar bem esse curso e com notas boas. Mesmo que não goste, termine essa ***** e honre o dinheiro do seu pai. Depois que você estiver se sustentando, você pode fazer artes cénicas e virar uma flor!

No mais é falta de enxada.

bonde_-_enxada.jpg
 
Já pensou em fazer um mochilão?

Abraços
 
Eu concordo que parte da motivação vêm das dificuldades e desafios que a vida propõe. Uma forma de você, talvez, enxergar isso mais claramente seria sair das dependências de seus pais. Por exemplo, arrumar um emprego e passar a bancar as suas próprias despesas. Combina com teus pais de você passar a administrar sua vida financeira e coisas do tipo.

Estágios também são formas interessantes de despertar o interesse em atividades que você pode exercer com o curso que você faz. Infelizmente as universidades públicas têm tendência de focar muito na parte teórica/acadêmica da coisa, o que as vezes acaba por desinteressar os alunos. Logo, entrar no mercado de trabalho, ou buscar cursos/estágios em empresas costuma ajudar bastante a mudar de opinião sobre o que fazer com sua profissão. Especialmente se você conseguisse algo em uma empresa mais "moderna" ;)
 
Típico boyzinho estudante de federal.

Desculpe se fui rude mas essa é a verdade.

Se tu tivesse que trabalhar para pagar seus custos não ficaria ocioso.
 
Cara, esses altos e baixos são comuns, principalmente nessa idade onde a vida adulta já começou mas tu ainda tem uma cabeça meio adolescente... :haha:

Faço coro ao pessoal acima, tire uns dias de folga, suma por um tempo... Dar um passo atrás as vezes é a melhor coisa pra reavaliar suas opções e decisões. Só não leve muito a sério críticos de internet, geralmente eles não tem a menor noção de como estão bostando. :joia:
 
Típico boyzinho estudante de federal.

Desculpe se fui rude mas essa é a verdade.

Se tu tivesse que trabalhar para pagar seus custos não ficaria ocioso.

E ae, boomodd.

Em tua opinião, o trabalho é capaz de produzir ambição? Gosto por determinada matéria?

Em caso positivo, como se dá esse processo?


Abraços
 
E ae, boomodd.

Em tua opinião, o trabalho é capaz de produzir ambição? Gosto por determinada matéria?

Em caso positivo, como se dá esse processo?


Abraços

Se o trabalho for um lugar bacana vc pode se motivar buscando crescimento no mesmo.

Se for ruim você vê que precisa procurar algo melhor.
 
É uma situação até comum nessa idade. Eu mesmo passo por algo semelhante.
Tenho 23 anos. Venho de uma família pobre, fiz graduação como cotista em particular e hoje faço mestrado em uma federal.

Fui diagnosticado com depressão, após ter me deixado levar por desânimo. Não caia nessa de que você playboyzinho mimado, mas realmente vc é quem precisa acabar com isso, ganhar maturidade pra nova etapa na vida que segue.

Por mais que tenha estado com medo, triste, desanimado, eu tenho lutado diariamente e nunca deixei de cumprir com minhas obrigações, pois sei o quanto decepcionaria aos meus pais e a mim mesmo, por tudo que tenho lutado. Mas uma coisa é certa: tirar um tempo pra pensar, de verdade, na vida é fundamental. Não férias de pura diversão, mas um período sabático, em contato com você mesmo e coisas diferentes da rotina.

E sobre a ideia de ficar milionário: isso não importante. É coisa da adolescência mesmo. A vida não é só acumular bens materiais e riqueza, vale também valorizar experiências de vida, aproveitar os momentos, ter pessoas com quem contar.
 
É uma situação até comum nessa idade. Eu mesmo passo por algo semelhante.
Tenho 23 anos. Venho de uma família pobre, fiz graduação como cotista em particular e hoje faço mestrado em uma federal.

Fui diagnosticado com depressão, após ter me deixado levar por desânimo. Não caia nessa de que você playboyzinho mimado, mas realmente vc é quem precisa acabar com isso, ganhar maturidade pra nova etapa na vida que segue.

Por mais que tenha estado com medo, triste, desanimado, eu tenho lutado diariamente e nunca deixei de cumprir com minhas obrigações, pois sei o quanto decepcionaria aos meus pais e a mim mesmo, por tudo que tenho lutado. Mas uma coisa é certa: tirar um tempo pra pensar, de verdade, na vida é fundamental. Não férias de pura diversão, mas um período sabático, em contato com você mesmo e coisas diferentes da rotina.

E sobre a ideia de ficar milionário: isso não importante. É coisa da adolescência mesmo. A vida não é só acumular bens materiais e riqueza, vale também valorizar experiências de vida, aproveitar os momentos, ter pessoas com quem contar.

E ae, luke2.3

O que você quer dizer com ganhar maturidade? Conformar-se com os pensamentos incômodos que preveem o futuro que te espera?

De acordo com teu texto, teu sacrifício diário tem como inspiração teus pais, e tu mesmo, por tudo que tu tem lutado. Tendo em vista que "tudo pelo que tu tem lutado" provavelmente teve como inspiração teus pais - já que antes de conquistar algo tu não poderia decepcionar a ti mesmo, penso que todo o teu sacrifício diário tem como fonte de inspiração o medo de decepcionar teus pais.

O que você pensa dessa análise?

Quanto ao seu último parágrafo, penso que as experiências, momentos e pessoas são, sim, tudo o que importa.

Abraços
 
Esse lance de motivaçao ser algo que a vida propõe.... discordo totalmente.... a melhor motivação é interna... procure descobrir o que te faz feliz... mesmo que seja algo egocentrico... como ficar milionário.. morar no EUA's... pegar mais mulher que qlqr um... ser um atleta... ou tudo isso... e realize... esqueça esse negócio de situação economico do país e o escambau... isso é interessantes... mas ficar só nisso vc vai cair no modo espectador da vida... não faça isso.

Vá atrás do que quer... veja o vídeo do 6 regras de Arnold para o sucesso.

Agora... eu nunca faria Eng. ou Med por isso... mas isso sou eu... 24 anos, sem nenhum mango é trash... eu, se estivesse na sua pele, faria um concurso qlqr p nível medio.. pode ser uma Caixa ou BB... meteria o pé no curso de Eng. e faria um tecnologo para pegar superior... e escalar daí.

Mas isso sou eu... retome a motivação se alinhe com seus objetivos...

Sorte e fé... acredite no que vc quer...
 
3 anos de engenharia e ainda faz calculo e nem começou à estagiar? :poker:
 
E ae, luke2.3

O que você quer dizer com ganhar maturidade? Conformar-se com os pensamentos incômodos que preveem o futuro que te espera?

De acordo com teu texto, teu sacrifício diário tem como inspiração teus pais, e tu mesmo, por tudo que tu tem lutado. Tendo em vista que "tudo pelo que tu tem lutado" provavelmente teve como inspiração teus pais - já que antes de conquistar algo tu não poderia decepcionar a ti mesmo, penso que todo o teu sacrifício diário tem como fonte de inspiração o medo de decepcionar teus pais.

O que você pensa dessa análise?

Quanto ao seu último parágrafo, penso que as experiências, momentos e pessoas são, sim, tudo o que importa.

Abraços

Realmente minha fonte de inspiração tem sido meus pais. Mas não, meu medo não vem de decepcioná-los. Eles não fazem tal cobrança. Na verdade eles pedem que leve uma mais branda, vivendo a cada dia, sem se preocupar com tantas questões. Foi um caminho que acabei seguindo por escolha.

Quando falei em ganhar maturidade não quis dizer em se conformar, mas soma de experiências que contribuam com a compreensão daquilo que acontece/pode acontecer na vida. Sair de uma época de mudanças e redescobertas na adolescência para a fase adulta que pra muitos traz novos desafios e responsabilidades.
 
E ainda acha cálculo difícil, realmente está no curso errado.

Grau de dificuldade é uma coisa muito subjetiva. Nem todo mundo chega no ensino superior trazendo a mesma base do ensino médio. E ainda que chegasse, cada pessoa tem um processo cognitivo diferente. Eu não achei a coisa mais simples do mundo quando fiz, mas me esforcei e aprendi.
 
Eu vivo algo parecido...estou no 3°ano de administração, não tenho emprego, não consigo estágio. Comecei a estudar pra concursos mas eu não consigo! Eu tento, tento e não consigo me focar naquilo, não tem paciência pra ficar lendo aquelas matérias desinteressantes...

Não sei o que fazer da vida...não sei se gosto do meu curso...nem sei o que fazer depois que ele acabar...
 
Procrastinação = falta de foco, falta de desafio. Ser humano vive de superar adversidades e isso na área de exatas acontece o tempo todo. Larga tv, internet de mão e vai resolver os problemas matemáticos do teu curso. Depois de horas ou dias tentando, ao conseguir o resultado positivo, a alegria vem. Primeiro a obrigação, depois a diversão.

Fiz Sistemas de Informação, trabalho 8 horas por dia, estou fazendo Direito à noite e amando.
 
Procrastinação = falta de foco, falta de desafio. Ser humano vive de superar adversidades e isso na área de exatas acontece o tempo todo. Larga tv, internet de mão e vai resolver os problemas matemáticos do teu curso. Depois de horas ou dias tentando, ao conseguir o resultado positivo, a alegria vem. Primeiro a obrigação, depois a diversão.

Fiz Sistemas de Informação, trabalho 8 horas por dia, estou fazendo Direito à noite e amando.

E quem faz humanas? Não tenho problemas matemáticos pra resolver...na verdade ultimamente a faculdade tem sido empurrada, só tiro 6:forever:
 
E quem faz humanas? Não tenho problemas matemáticos pra resolver...na verdade ultimamente a faculdade tem sido empurrada, só tiro 6:forever:

Só enfatizei a parte matemática por que em exatas tem o tempo todo e mais um pouco. Quando não é a matemática em si, é o raciocínio lógico.

Pare de empurrar com a barriga e comece a puxar com as mãos.
 
Nego não sabe o que é fazer faculdade, trabalhar, curso de ingles, cursinho sábado e domingo e tal... Isso sim é algo perturbador que passei por 3 meses só.
Mas quando fazia faculdade trabalhava e estudava.

Se vc não ta feliz dessa vida "dura", sai do curso e pronto, procura algo que te satisfaça, busque a felicidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo