• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Programador sem faculdade - me ajudem

DN10

olha o gol
Registrado
Mesmo não tendo faculdade consegui um emprego como desenvolvedor e trabalhei por alguns meses, ganhei dinheiro e experiência.

Porém, nesse emprego vi discrepâncias entre eu que sou autodidata e universitários que ali trabalhavam.

Eles por serem universitários, tiveram acesso a estágios onde aprenderam o trabalho sem muitas cobranças. Eu entrei direto como CLT mesmo tendo conhecimento do nível desses estagiários, e acabei sendo muito cobrado e entregando menos. Então a falta de estágios, que só é possível para universitários me prejudicou.

E eles, por serem universitários, estudam mais pesado! já eu estudo todo dia mas é um conteúdo mais "leve"... Então eles se esforçam mais e por isso são mais preparados.

Sei que estou olhando apenas pelo lado negativo, mas esses dois pontos se tornaram perceptíveis nesse trabalho. No fim, pediram para mim cursar algo e procurar estágios, eu disse que não.

Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade? O que acham? Pois pretendo investir pesado nisso e acho que consigo, mas será realmente possível?

Opinem.
 
Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade?
Sim. O que não falta é material de qualidade na internet.
 
Mesmo não tendo faculdade consegui um emprego como desenvolvedor e trabalhei por alguns meses, ganhei dinheiro e experiência.

Porém, nesse emprego vi discrepâncias entre eu que sou autodidata e universitários que ali trabalhavam.

Eles por serem universitários, tiveram acesso a estágios onde aprenderam o trabalho sem muitas cobranças. Eu entrei direto como CLT mesmo tendo conhecimento do nível desses estagiários, e acabei sendo muito cobrado e entregando menos. Então a falta de estágios, que só é possível para universitários me prejudicou.

E eles, por serem universitários, estudam mais pesado! já eu estudo todo dia mas é um conteúdo mais "leve"... Então eles se esforçam mais e por isso são mais preparados.

Sei que estou olhando apenas pelo lado negativo, mas esses dois pontos se tornaram perceptíveis nesse trabalho. No fim, pediram para mim cursar algo e procurar estágios, eu disse que não.

Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade? O que acham? Pois pretendo investir pesado nisso e acho que consigo, mas será realmente possível?

Opinem.

É possível...é.
A questão fica por conta de quais empresas olharão a penas o seu currículo e quais irão te selecionar e fazer um teste posteriormente.

Como tu ja é autodidata, eu iria te sugerir a fazer a graduação em uma universidade mais ou menos ou até mesmo em EAD só pra no futuro, tu adquir pós-graudação ou qualquer outra coisa que coloque maior peso no currículo.

Mas enfim, parabéns pelo seu foco em ser totalmente autodidata. :)
 
Última edição:
Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade? O que acham? Pois pretendo investir pesado nisso e acho que consigo, mas será realmente possível?

Opinem.

Superar um universitário em qualificação por conta própria? Sem dúvida alguma, absoluta e certamente possível.

Superar um universitário ao procurar uma vaga de emprego? Esqueça, se não tivér QI ou não for algo muito, mas muito especializado como engenharia robótica em programação de IA, a empresa sempre vai dar preferência ao universitário.
 
Com certeza é plenamente possível que você, estudando por conta própria, consiga se qualificar e adquirir mais conhecimento que muito universitário por aí.

O problema é que ainda há muitas empresas que dão muita importância ao famoso "canudo" (diploma), o que pode colocar você em desvantagem em determinados processos seletivos em relação aos universitários, mesmo você tendo mais conhecimento.

Eu, no seu lugar, tentaria fazer pelo menos um curso superior EAD só pra garantir o canudo e continuaria estudando por fora, para não ser prejudicado pela falta do canudo nos processos seletivos.
 
Superar um universitário tu até pode, porque tem muitos que saem sem saber quase nada, mas aqui no Brasil como o sistema e feito, vai ser complicado pra você, e não adianta querer ser o rebelde que tu so vai se fuder mesmo, antigamente até rolava isso do cara trabalhar anos em funções que geralmente se pedia um diploma, e eles continuam assim muitas vezes por ja ter varios anos de experiência, mais pra quem esta começando, só por indicação mesmo.

Porque tanta rejeição a fazer um curso? Faz um ead, preços bem em conta, muitas vezes estudar sozinho, sem um cronograma correto você perde mais tempo que um cara com um cronograma e sabendo o que tem que estudar passo a passo.
 
Garra, mudar o mindset, buscar o devido reconhecimento na meritocracia.
Ser brasileiro e não desistir nunca.
O patrão sempre reconhece o esforço do funcionário no Brasil, mas é preciso demonstrar também.
 
Faça uma faculdade.
Mesmo q seja EAD.

A diferença de um bom engenheiro civil pra um mestre de obras, é o diploma. O mestre sabe mais que o engenheiro, principalmente na prática. Mas na hora de receber, o salário do engenheiro é maior.
 
É possível, porém só estudando vai ser difícil ganhar bem.
Por que? Conhecimento por si só não vai te dar emprego, tu precisa de reconhecimento (coisa que a faculdade faz), conheço e já conheci caras que sabiam bastante mais não tinham reconhecimento (O exemplo do mestre de obras foi perfeito).

Existem outras maneiras de se obter reconhecimento, mais não são tão assertivas quanto uma faculdade.

Faça pelo menos uma EAD e seja feliz.

Obs: Não queria levantar a bandeira aqui, mais faculdade sim é muito importante para área de TI, mesmo muitos não reconhecendo isso, fazer o que ‍♂️.
 
O primeiro user que respondeu esse tópico não tem faculdade, até onde sei, e hj trabalha nazaeuropa
O grande problema em ser auto ditada está na cultura das empresas do Brasil que dão muito valor pra ensino superior.
 
É possível sim, mas uma pessoa que segue um padrão educacional tem muito mais chance de se tornar mais produtivo no aprendizado.
Ela tem professores e um plano de estudos e várias outras coisas que o ensino oferece, enquanto você tem só você mesmo.
 
Mesmo não tendo faculdade consegui um emprego como desenvolvedor e trabalhei por alguns meses, ganhei dinheiro e experiência.

Porém, nesse emprego vi discrepâncias entre eu que sou autodidata e universitários que ali trabalhavam.

Eles por serem universitários, tiveram acesso a estágios onde aprenderam o trabalho sem muitas cobranças. Eu entrei direto como CLT mesmo tendo conhecimento do nível desses estagiários, e acabei sendo muito cobrado e entregando menos. Então a falta de estágios, que só é possível para universitários me prejudicou.

E eles, por serem universitários, estudam mais pesado! já eu estudo todo dia mas é um conteúdo mais "leve"... Então eles se esforçam mais e por isso são mais preparados.

Sei que estou olhando apenas pelo lado negativo, mas esses dois pontos se tornaram perceptíveis nesse trabalho. No fim, pediram para mim cursar algo e procurar estágios, eu disse que não.

Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade? O que acham? Pois pretendo investir pesado nisso e acho que consigo, mas será realmente possível?

Opinem.

Udemy
Coursera
Youtube

Atualmente existe uma infinidade de fontes para você aprender, e se especializar, só depende de você.
Se quiser um curso, faça um tecnólogo (de 2 anos) ead ou em alguma faculdade na sua cidade, também vai te abrir muitas portas mas lembre-se que a área de T.I e seu avanço nela depende de você.
 
O primeiro user que respondeu esse tópico não tem faculdade, até onde sei, e hj trabalha nazaeuropa
O grande problema em ser auto ditada está na cultura das empresas do Brasil que dão muito valor pra ensino superior.
Tenho tecnólogo, que aqui na Alemanha não vale nada.

Conheço uma cambada de auto didata que trabalha bem no Brasil, sem faculdade. Maioria das empresas que eu trabalhei não estão nem aí se você tem ensino superior contanto que você saiba o que está fazendo.

Empresa quer gente com experiência, não com diploma. Monte um portfólio bacana no Github e comece a mandar currículo. Mas a dica de fazer uma uniesquina qualquer só pra dizer que tem é válida também.
 
Não esperava tantas respostas, enfim, vou prosseguir estudando sozinho e aumentando meu portfólio até conquistar outro emprego, posteriormente talvez faça uma faculdade ou participe de bons treinamentos (se isso existir pra área).

E sobre buscar reconhecimento, dentro de 3 anos no máximo vou estar postando vídeo aulas no YouTube, e me tornando um instrutor e desenvolvedor, acho que isso já é um começo para buscar reconhecimento ou não?

E realmente, a parte complicada, principalmente no inicio, vai ser entrar nas empresas, obrigado pelo alerta, vou usar como ponto forte meu github para superar isso, é a melhor coisa que posso fazer.

Obrigado pelas respostas.
 
No Brasil só vale a pena fazer concurso. Então nesse caso vale a pena um tecnólogo para poder concorrer às vagas.

Se for pro exterior vale a muito mais a pena investir em certificações reconhecidas internacionalmente.

Se for ficar no Brasil e trabalhar em TI em empresa privada, sinceramente faça faculdade de outra coisa de mais prestígio. Se quiser trabalhar com TI é só fazer uns Udemy da vida que consegue entrar na área, visto que a área é uma bagunça desregulamentada.
 
À propósito: nenhum emprego de TI em empresa privada me pediu o diploma até hoje.

Imagino que tem muitos na área que colocam no currículo "Bacharel em Ciência da Computação" sem nunca ter pisado numa faculdade.
 
Eu acho que não adianta olhar pro passado e sofrer por não ter tido x faculdades, n estágios. Claro que isso influência em conseguir o primeiro estágio e o primeiro emprego, entretanto quand tu ja tá no mercado de trabalho é o que tu faz com teu presente que vai determinar o que vai acontecer com teu futuro. E nós de ti temos muita sorte de termos conteudos gratuítos de extrema qualidade(reddit, medium) ou extremamente baratos para se qualificar(udemy). Então gasta auqela meia hora por dia que tu fica em redes sociais e estuda coisas novas, que logo logo isso vai te retornar
 
Mesmo não tendo faculdade consegui um emprego como desenvolvedor e trabalhei por alguns meses, ganhei dinheiro e experiência.

Porém, nesse emprego vi discrepâncias entre eu que sou autodidata e universitários que ali trabalhavam.

Eles por serem universitários, tiveram acesso a estágios onde aprenderam o trabalho sem muitas cobranças. Eu entrei direto como CLT mesmo tendo conhecimento do nível desses estagiários, e acabei sendo muito cobrado e entregando menos. Então a falta de estágios, que só é possível para universitários me prejudicou.

E eles, por serem universitários, estudam mais pesado! já eu estudo todo dia mas é um conteúdo mais "leve"... Então eles se esforçam mais e por isso são mais preparados.

Sei que estou olhando apenas pelo lado negativo, mas esses dois pontos se tornaram perceptíveis nesse trabalho. No fim, pediram para mim cursar algo e procurar estágios, eu disse que não.

Agora, pergunto a vocês, é possível um autodidata superar um universitário, é possível eu me super-qualificar sem nunca pisar em uma universidade? O que acham? Pois pretendo investir pesado nisso e acho que consigo, mas será realmente possível?

Opinem.
já que é assim, porque não vira medico auto didata? melhor que ser dev não é, salario muito melhor tb, não é?
quer dizer que a gente se mata 4 anos estudando, mais 2 com pós, mais cursos e mais cursos.
pra vir um merdinha tomar emprego de uma caralhada de gente que se mata de estudar e leva muito a sério isso.
tudo isso poque topa salario de fome. enquanto isso o pai de familia que se matou de estudar pra garantir um futuro melhor pra si e pra familia, não consegue trampo.
porque faculdade pra que né...

sério toda a vez que vejo um cretino aqui se gabando porque consegue emprego sem ter faculdade de trabalho que exige curso superior, me dá nojo...
 
já que é assim, porque não vira medico auto didata? melhor que ser dev não é, salario muito melhor tb, não é?
quer dizer que a gente se mata 4 anos estudando, mais 2 com pós, mais cursos e mais cursos.
pra vir um merdinha tomar emprego de uma caralhada de gente que se mata de estudar e leva muito a sério isso.
tudo isso poque topa salario de fome. enquanto isso o pai de familia que se matou de estudar pra garantir um futuro melhor pra si e pra familia, não consegue trampo.
porque faculdade pra que né...

sério toda a vez que vejo um cretino aqui se gabando porque consegue emprego sem ter faculdade de trabalho que exige curso superior, me dá nojo...

O problema é que Medicina tem um conselho (Conselho Federal de Medicina) que fiscaliza o exercício da profissão.

TI não tem conselho, então qualquer um vê aulas no youtube e se auto-declara programador ou analista de sistemas.

A área não vai melhorar enquanto não houver regulamentação. Basicamente, diploma em TI tem a mesma validade que um rolo de papel higiênico.

Aliás, serve pra outra coisa: prisão especial por ter ensino superior.

Sério... melhor fazer qualquer outra graduação. Já ví até concursos de TI deixando qualquer um entrar se tiver "pós em TI". Nesse concurso o primeiro colocado era um Engenheiro Civil. kkkkkk

Sério... se eu soubesse disso antes teria feito bacharelado em Direito e uma pós em TI. Já teria passado num concurso a muito tempo e ainda iria trabalhando como programador até passar.
 
Um dos grandes problemas das empresas aqui no Brasil é querem um diploma para um cargo que será puramente técnico, isso acaba desvalorizando a graduação em si e dificultando a entrada de muitos no mercado. Não querendo desvalorizar um autodidata, porém ele dificilmente terá os conhecimentos de base de alguém com uma educação formal, até pq esse tipo de conhecimento muito raramente é visto na prática ou requisitado por empresas (como compiladores, matemática discreta, informática teórica, etc etc), e isso é perfeitamente ok, não precisa disso para montar a grande maioria dos softwares que vemos hoje em dia.

Eu gostaria de acreditar que cada empresa sabe suas necessidades, e que algum dia elas irão saber discernir um cargo que realmente precisa de uma base mais acadêmica para um mais prático.

já que é assim, porque não vira medico auto didata? melhor que ser dev não é, salario muito melhor tb, não é?
quer dizer que a gente se mata 4 anos estudando, mais 2 com pós, mais cursos e mais cursos.
pra vir um merdinha tomar emprego de uma caralhada de gente que se mata de estudar e leva muito a sério isso.
tudo isso poque topa salario de fome. enquanto isso o pai de familia que se matou de estudar pra garantir um futuro melhor pra si e pra familia, não consegue trampo.
porque faculdade pra que né...

sério toda a vez que vejo um cretino aqui se gabando porque consegue emprego sem ter faculdade de trabalho que exige curso superior, me dá nojo...

Sinceramente, se o cara estudou e, mesmo com essa vantagem, teve o emprego "tomado por um merdinha", então o problema não está no fato de ter faculdade ou não.

Se você fez uma graduação somente para disputar cargos de nível "técnico", onde um cara que "só" precisou ver vídeos no youtube e praticar um pouco concorre com você, talvez seja hora de reavaliar decisões que você tomou.

O problema é que Medicina tem um conselho (Conselho Federal de Medicina) que fiscaliza o exercício da profissão.

TI não tem conselho, então qualquer um vê aulas no youtube e se auto-declara programador ou analista de sistemas.

A área não vai melhorar enquanto não houver regulamentação. Basicamente, diploma em TI tem a mesma validade que um rolo de papel higiênico.

Acho essa ideia de conselho para computação super desnecessário. Não faz sentido querer exigir fiscalização para produção de sistemas de gestão de padaria, um cara autodidata é mais que capaz de fazer isso sem trazer riscos à ninguém, diferente de alguém que se proclama médico sem a devida especialização.

Para sistemas mais críticos e relevantes, já temos o CREA para engenheiros da computação, e dificilmente (mas não impossível) um autodidata irá ter conhecimentos específicos o suficiente para trabalhar em algo mais de nicho como pesquisas em ML ou microarquiteturas.
 
já que é assim, porque não vira medico auto didata? melhor que ser dev não é, salario muito melhor tb, não é?
quer dizer que a gente se mata 4 anos estudando, mais 2 com pós, mais cursos e mais cursos.
pra vir um merdinha tomar emprego de uma caralhada de gente que se mata de estudar e leva muito a sério isso.
tudo isso poque topa salario de fome. enquanto isso o pai de familia que se matou de estudar pra garantir um futuro melhor pra si e pra familia, não consegue trampo.
porque faculdade pra que né...

sério toda a vez que vejo um cretino aqui se gabando porque consegue emprego sem ter faculdade de trabalho que exige curso superior, me dá nojo...
Senti a paulada, mas ai lembrei que é um cargo técnico e não superior ai fiquei tranquilo, e o mais engraçado é que fiz coisa pra caramba no trabalho e nem precisei cursar nada pra isso kkkkk, só não me mantiveram porque viram que eu não estava acostumado a uma grande e constante pressão pra entregar e isso pesou mesmo.

De qualquer jeito, não tenho condições financeiras de cursar nada, e o tempo que gastaria estudando pro enem eu gasto programando.
 
Acho que a galera ja comentou o que precisa. Vc pode ser o deus da programação mas a não ser que abra sua própria empresa, vc vai precisar de curso superior pq normalmente é pre-requisito para contratar pagando um pouco melhor. Normalmente plano de cargos e salarios das empresas tem isso amarrado, e se vc nao tiver curso superior, vai ficar sempre no cargo mais baixo.
 
já que é assim, porque não vira medico auto didata? melhor que ser dev não é, salario muito melhor tb, não é?
quer dizer que a gente se mata 4 anos estudando, mais 2 com pós, mais cursos e mais cursos.
pra vir um merdinha tomar emprego de uma caralhada de gente que se mata de estudar e leva muito a sério isso.
tudo isso poque topa salario de fome. enquanto isso o pai de familia que se matou de estudar pra garantir um futuro melhor pra si e pra familia, não consegue trampo.
porque faculdade pra que né...

sério toda a vez que vejo um cretino aqui se gabando porque consegue emprego sem ter faculdade de trabalho que exige curso superior, me dá nojo...

1) Possuir graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado não irá te tornar um excelente profissional, já que para se tornar um excelente profissional, é necessário ter outras características que não costumam ser ensinadas no ensino superior.
2) Estatisticamente falando, as chances de alguém com QI (Quem Indica) tomar o emprego de alguém sem graduação ou com graduação é BEM alta nesse país; considerando que ambos sejam bons no que fazem.
2.1) Existem chances de alguém que tenha QI e seja um péssimo profissional, pegar a vaga de emprego de um bom profissional graduado.

*Networking, é uma palavra bonita para descrever esse problema. :rolleyes:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo