• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Projeto de lei aprova cota para universidades federais ( agora são 50 % )

O ENEM já mostrou esse ano, novamente, que o ensino médio do país é um LIXO, e vai contaminar o resultado do ENADE (que ja não é bom também) nos proximos anos.
 
O ENEM já mostrou esse ano, novamente, que o ensino médio do país é um LIXO, e vai contaminar o resultado do ENADE (que ja não é bom também) nos proximos anos.

o ENADE, só tem uma função. Mostrar a evulação do aluno dentro da faculdade.


Porque o ENADE desse ano, eu fiz. As questão dos concluintes foram as mesmas dos ingressantes.

Porra teve questão de engenharia que vc não dá em anda no colégio. Então ENADE não é para medir o colégio, é para medir a faculdade só.
 
O que sempre vejo em tópicos assim são pessoas criticando essas cotas e tudo mais.
Bem, gostaria de saber se estudassem em escolas públicas toda a vida, trabalhassem no ensino médio, etc. Garanto que nem 30% dos que estão em universidades federais hoje estaria se passassem por essas condições.
Pow, chega a ser deprimente qndo vc pega o vestibular de uma UF / UE e vê que mais de 50% das questões são de materias que vc nem viu no ensino médio.
É claro que reservar 90% das vagas para "pobres" e ex alunos de escolas públicas não é nem nunca será a solução, mas a cota TEM SIM QUE EXISTIR.
Hoje não existe nem comparação do ensino de escolas particulares com o da média de escolas públicas, com raríssimas excessões.
Apesar de tudo, é apenas minha opnião.
 
Só sei de uma coisa, se colocassem passagem automatica e garantida de alunos de ensino medio publico para uma universidade publica federal, tipo Ufscar, USP e Unicamp, 99% deles não aguenta não e será jubilado com toda a certeza. Não é porque passou no vestibular que o cara vai aguentar o curso não, ou esqueceram que tem uma ALTISSIMA taxa de desistencia nas universidades publicas? Muitas vezes porque a pessoa não aguenta o tranco do curso e não por causa de vestibular.
 
o ENADE, só tem uma função. Mostrar a evulação do aluno dentro da faculdade.


Porque o ENADE desse ano, eu fiz. As questão dos concluintes foram as mesmas dos ingressantes.

Porra teve questão de engenharia que vc não dá em anda no colégio. Então ENADE não é para medir o colégio, é para medir a faculdade só.

mas se os burros que fazem o enem ficar com nota média de 4 forem para a faculdade, claro que vai baixar também as notas do enade quando eles forem chamados para a prova. Aí no primeiro ano que isso ocorrer, os ingressantes terão média menor do que nos anos anteriores, enquanto os concluintes continuarão na mesma.
 
Bom... cotas não tinha que ter não, porque ai os caras de escola publica vão entrar numas **** faculdades e vão ficar a ver navios, pq num vao entender porra nenhuma, pq nao teve um desenvolvimento intelectual basico na rede publica....... o ideal é melhorar a educação, ou então, limitar as vagas de faculdade de acordo com a renda familiar...... assim os playboys iam fazer umas faculdades boas, MAS PAGANDO, pq podem... e os menos favorecidos na renda, (classe media + povão ) iam concorrer a vagas na rede publica.
 
Bom... cotas não tinha que ter não, porque ai os caras de escola publica vão entrar numas **** faculdades e vão ficar a ver navios, pq num vao entender porra nenhuma, pq nao teve um desenvolvimento intelectual basico na rede publica....... o ideal é melhorar a educação, ou então, limitar as vagas de faculdade de acordo com a renda familiar...... assim os playboys iam fazer umas faculdades boas, MAS PAGANDO, pq podem... e os menos favorecidos na renda, (classe media + povão ) iam concorrer a vagas na rede publica.

Não fala besteira. Já não bastasse a familia do playboy (classe média) pagar uma tonelada de impostos e escola particular, vai ter que pagar a faculdade agora também? :rolleyes:
 
Nada a ver esse papo...

A grana que sustenta as universidades públicas vêm de onde? Dos impostos. Ricos, pobres, brancos, negros e verdes pagam os impostos. Se todos são cobrados da mesma forma, porquê são tratados de forma diferente?

Um monte de gente tenda federal por causa da qualidade do ensino. O fato de ser gratuita não é o principal em muitos casos. Na verdade, se parar pra ver, boa parte dos acadêmicos não é da cidade do campus, então tem custos de sobrevivência que compensam (claro que nem sempre...) os custos de um curso em uma universidade particular.

Bom, eu não vou repetir o que já falei umas quatro vezes aqui, vou deixar só esse complemento.
 
O que sempre vejo em tópicos assim são pessoas criticando essas cotas e tudo mais.
Bem, gostaria de saber se estudassem em escolas públicas toda a vida, trabalhassem no ensino médio, etc. Garanto que nem 30% dos que estão em universidades federais hoje estaria se passassem por essas condições.
Pow, chega a ser deprimente qndo vc pega o vestibular de uma UF / UE e vê que mais de 50% das questões são de materias que vc nem viu no ensino médio.
É claro que reservar 90% das vagas para "pobres" e ex alunos de escolas públicas não é nem nunca será a solução, mas a cota TEM SIM QUE EXISTIR.
Hoje não existe nem comparação do ensino de escolas particulares com o da média de escolas públicas, com raríssimas excessões.
Apesar de tudo, é apenas minha opnião.


Ensino Superior não é para todos. O país está necessitando de técnicos especializados e temos nem 1/8576987608350634 da quantidade de cursos técnicos do que temos de faculdades.
 
Ensino Superior não é para todos. O país está necessitando de técnicos especializados e temos nem 1/8576987608350634 da quantidade de cursos técnicos do que temos de faculdades.

eu ia comentar alguma coisa assim, fazer faculdade é "moda", toooodo mundo quer ter uma faculdade hoje, dá um certo status, sabe? (ironia ON)

e sem falar que fica ótimo nas estatísticas do governo: "olha lá, nós aumentamos em 888% o numero de estudantes carentes que cursam alguma faculdade". Não interessa pra eles a qualidade do ensino, e se aquele estudante vai ter futuramente alguma coisa a mais do que um simples salário de fome. :)

Como vc disse, ensino superior não é para todos, e isso não é uma visão elitista digamos assim, e sim uma constatação prática. Ter um canudo na mão não é garantia de porra nenhuma.

Por exemplo, meu amigo (classe média), sempre adorou mexer com carros, terminou o ensino médio, fez um curso técnico de mecânica, de 1,5 ano e já saiu empregado do curso com um salário bem maior do que muito recém-formado em faculdade. Agora ele ta trabalhando, ganhando uma grana da hora, e futuramente vai entrar pra uma faculdade de engenharia mecânica.

Todos os colegas dele também saíram do curso com propostas de emprego. :)

Na austrália, menos de 25% da população econômicamente ativa possui diploma de ensino superior, o que predomina lá são os TAFE, cursos técnicos das mais variadas áreas, de curta duração, em média 2 anos e que já jogam a pessoa diretamente no mercado com conhecimento prático. E ao contrário daqui, são cursos extremamente bem valorizados, e muito bem pagos. Sabe quais são algumas das profissões mais bem pagas atualmente lá? Não é medicina, não é direito...mas sim encanadores, marceneiros, pessoal envolvido diretamente na área de construção, etc.

Mas aqui nesse grande circo chamado Brasil, é tudo às avessas, tudo é feito só pra ganhar votos dos ignorantes (geralmente pobres). Ninguém educa de fato a população, não existe esse interesse, tudo que se faz aqui é paliativo, é é por isso que esse país não tem futuro. :)
 
O grande problema das universidades federais hoje em dia é que os ricos fazem cursinho, além de estudarem em bons colégios, passam em todos os cursos bons, deixando para os pobres as vagas nos cursos inferiores. Esse negócio de cotas ajuda de certa forma, mas apenas se cometermos o absurdo de dizer que todo pobre é negro!

Paradoxos por paradoxos esse é o nosso país! Um país de analfabetos políticos e uma democracia de faz de conta!
 
O grande problema das universidades federais hoje em dia é que os ricos fazem cursinho, além de estudarem em bons colégios, passam em todos os cursos bons, deixando para os pobres as vagas nos cursos inferiores. Esse negócio de cotas ajuda de certa forma, mas apenas se cometermos o absurdo de dizer que todo pobre é negro!

Paradoxos por paradoxos esse é o nosso país! Um país de analfabetos políticos e uma democracia de faz de conta!

quem você prefere ter como médico pediatra cuidando dos seus filhos? um playboy que teve a melhor base e fez uma federal, se graduando com mérito, ou um pobre que teve uma base horrível e chegou na faculdade sem saber a raiz quadrada de 9?
como eu disse antes: há exceções. mas são exceções, não é 100% que chega lá preparado por que vai enfrentar durante 4 ou 5 anos (ou a duração que tiver o curso)
 
bom pelo que entendi tao reservando vagas pra pessoas que nao tiveram um ensino decente e que nao teriam capacidade de se formar em uma faculdade, agora querem dar vagas para pessoas que nem estudaram direito e nao merecem se formar......
claro que há os que se salvam e que merecem ganhar vagas
 
bom pelo que entendi tao reservando vagas pra pessoas que nao tiveram um ensino decente e que nao teriam capacidade de se formar em uma faculdade, agora querem dar vagas para pessoas que nem estudaram direito e nao merecem se formar......
claro que há os que se salvam e que merecem ganhar vagas

Os que se salvam e merecem ganhar uma vaga são aqueles alunos da escola pública, que não precisam de cotas para entrar numa universidade.

Tenho vestibular amanhã e tô tendo que enfrentar essa palhaçada, 20% das vagas de ciência da computação destinadas a negros da escola pública, patético...
 
Só sei de uma coisa, se colocassem passagem automatica e garantida de alunos de ensino medio publico para uma universidade publica federal, tipo Ufscar, USP e Unicamp, 99% deles não aguenta não e será jubilado com toda a certeza. Não é porque passou no vestibular que o cara vai aguentar o curso não, ou esqueceram que tem uma ALTISSIMA taxa de desistencia nas universidades publicas? Muitas vezes porque a pessoa não aguenta o tranco do curso e não por causa de vestibular.

Só uma observação: a Usp e a Unicamp são estaduais e não federais (ainda bem :p).
 
eu ia comentar alguma coisa assim, fazer faculdade é "moda", toooodo mundo quer ter uma faculdade hoje, dá um certo status, sabe? (ironia ON)

e sem falar que fica ótimo nas estatísticas do governo: "olha lá, nós aumentamos em 888% o numero de estudantes carentes que cursam alguma faculdade". Não interessa pra eles a qualidade do ensino, e se aquele estudante vai ter futuramente alguma coisa a mais do que um simples salário de fome. :)

Como vc disse, ensino superior não é para todos, e isso não é uma visão elitista digamos assim, e sim uma constatação prática. Ter um canudo na mão não é garantia de porra nenhuma.

Por exemplo, meu amigo (classe média), sempre adorou mexer com carros, terminou o ensino médio, fez um curso técnico de mecânica, de 1,5 ano e já saiu empregado do curso com um salário bem maior do que muito recém-formado em faculdade. Agora ele ta trabalhando, ganhando uma grana da hora, e futuramente vai entrar pra uma faculdade de engenharia mecânica.

Todos os colegas dele também saíram do curso com propostas de emprego. :)

Na austrália, menos de 25% da população econômicamente ativa possui diploma de ensino superior, o que predomina lá são os TAFE, cursos técnicos das mais variadas áreas, de curta duração, em média 2 anos e que já jogam a pessoa diretamente no mercado com conhecimento prático. E ao contrário daqui, são cursos extremamente bem valorizados, e muito bem pagos. Sabe quais são algumas das profissões mais bem pagas atualmente lá? Não é medicina, não é direito...mas sim encanadores, marceneiros, pessoal envolvido diretamente na área de construção, etc.

Mas aqui nesse grande circo chamado Brasil, é tudo às avessas, tudo é feito só pra ganhar votos dos ignorantes (geralmente pobres). Ninguém educa de fato a população, não existe esse interesse, tudo que se faz aqui é paliativo, é é por isso que esse país não tem futuro. :)

Pó fechar o tópico... :p
 
Então brother oq eu kero dizer é o seguinte, vc ta certo.... ja nao basta a maioria de nós (classe média) pagar impostos escolas, e tal , e ainda ter q pagar faculdade , ta certo....
mas eu me refiro a um criterio de renda do tipo limite +- entre 6 mil reais por mes para a familia. quem tem mais do que isso, na minha opiniao deveria ser forçado a pagar uma faculdade particular, assim liberando mais vagas na rede de ensino publico, visto que são esses que dominam as vagas.
 
Então brother oq eu kero dizer é o seguinte, vc ta certo.... ja nao basta a maioria de nós (classe média) pagar impostos escolas, e tal , e ainda ter q pagar faculdade , ta certo....
mas eu me refiro a um criterio de renda do tipo limite +- entre 6 mil reais por mes para a familia. quem tem mais do que isso, na minha opiniao deveria ser forçado a pagar uma faculdade particular, assim liberando mais vagas na rede de ensino publico, visto que são esses que dominam as vagas.

então praticamente você afirma que a pessoa por ter batalhando uma renda melhor pra sua família, deve por obrigação bancar os estudos das classes menos favorecidas, e nem direito a disputar uma faculdade publica (que a pessoa paga em impostos) poderia ter? a pessoa deveria ser penalizada por ter conseguido algo melhor na vida? :slap:

o problema é que o governo quer encobrir as falhas que existem na ESCOLA! ai pra não ter que investir pesado em educação, é mais como pra eles "camuflar" uma falsa condição de igualdade educacional.
 
O negocio é fazer particular, pq publica ta perdendo seu valor rsrs e por causa do governo e nao da instituição.

Só digo uma coisa essa cara que entra numa faculdade praticamente sem fazer esforço nenhum qual é a vantagem, pq ao meu ver o diferencia do aluno de publica e da particular é exatamente a dedicação dele ao conseguir entra na publica, pq hoje temos muitas particular com qualidade superior as das federais, mais mesmo assim um diploma da federal vale mais ( até quando será? acho que daqui 5 anos diploma da federal estara no mesmo patamar na particular). Como ja vi, o gasto que uma faculdade federal tem com seu aluno é mais caro que a mensalidade de uma faculdade particular, pq nao por esses caras na particular?!?! sei que tem prouni mais como para se beneficiar dele precisa do minimo de esforço os caras nao conseguem... pq nem enem fazem só querem coisa de mão beijada.

Fico de cara com isso, EU nao tenho grana para pagar um facul particular, mais tive com muito esforço dos meus pais paga um colegio particular, e agora que preciso da ajuda do governo nao tenho direito a nada.... nem bolsa, e pior ainda colocam cotas pra dificultar minha entrada na federal.
 
isso ao meu ver so incentiva o racismo, eu nao tenho racismo quanto a cor de ninguem

mas com situacoes dessa, impossivel nao dizer que fulano é um &#4%* burro e que tirou minha vaga pq é &#4%*
 
Hoje saiu uma reportagem especial na Folha de São Paulo falando sobre racismo na sociedade brasileira. Quem tiver a oportunidade, compre o jornal. Tem alguns artigos falando sobre a política de cotas também.
 
Galera! O assunto sério!

Fico feliz por poder ler o que vocês pensam e que tenham a cabeça aberta em relação a este assunto!

A questão acredito eu que seja bem mais séria!!!

Não acredito nessa historia de que o ensino em no colégio publico seja ruim, acredito que " A grande maioria dos alunos que sejam ruim "


Já ouviram isso :

"Pra passar na prova não basta apenas ir no colégio, temos que ralar em casa e estudar"


O prefeito está tentando implentar o ensino integral no colégio publico, onde o aluno ficaria estudando pela manhã e praticando exercicios na parte da tarde e tendo noções de cidadania, sociologia e mais algumas coisas.

Sei que o aluno do colégio publico que passa em uma faculdade federal por merito ctz o cara é foda!!!

O que nao acho justo é garantir que pessoas menos preparadas ganhem a vaga!

isso não concordo!!!
 
Hoje não existe familia, antes os pais podiam acompanhar seus filhos em cada etapa da vida!

Quem tem dinheiro, coloca em academia, cursos etc etc ( Mais não acompanham os filhos )

Quem nao tem condição, o filho fica na rua, fazendo coisa que não deve ou aprendendo coisa que não deve!!


É muito complicado falar sobre isso!!! Sejam racionais antes de falarem que o burro etc etc!!!

Se você está no meio de pessoas interessadas você acaba se interessando correndo atras!

Se está no meio de pessoas ruins, acaba se tornando igual ou pior
 
Hoje saiu uma reportagem especial na Folha de São Paulo falando sobre racismo na sociedade brasileira. Quem tiver a oportunidade, compre o jornal. Tem alguns artigos falando sobre a política de cotas também.



É estava lendo o especial, achei muito contraditoria o que o reitor da UERJ comentou, esse disse que nao ouve queda no ensino e aluno oriundo de cotas e do "sistema normal" se formam com os mesmo conhecimento, porem ele mesmo disse que foi necessario cria aulas de reforço. Como assim?? se eles criam aula de reforço pela logica eles pagam outros professores para darem aula do que o aluno deveria ja saber, assim retirando parta da verba que deveria ser para forma o aluno com conhecimentos de ensino superior para ensinar o basico aos que nao sabem :(


Muito complicado mesmo esse tema, cotas deveria ser só como medida emergencial, sendo ai no maximo 5 anos e nesse 5 anos que eles tivessem melhorado realmente o ensino, principalmente o segundo grau onde é realmente a preparação do aluno para a faculdade. Porem nao ouve isso e vale lembrar que temos cotas desde 2002, ja se passou esse 5 anos e nada até agora...


Outra ponto é porque cotas nas publicas? o numere de vagas na faculdades publicas é muito menor que nas particulares, muitas particulares falta alunos e não pq a faculdade é ruim, pq todo mundo pensa em fazer Medicina ou direito, mais tem tantos outro cursos, aqui mesmo em curitiba curso como tecnologos e bachareladsos falta alunos, em faculdade com a PUC PR, Universidade Positivo e outras particulares muito boas, se o negocio é inclusao social poque nao priorizar a entrada de todos ao invez de cria só entrigas. Que facelite esse alunos acesso ao prouni...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo