[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Aqui não desde 2016 quando mudei pra NET, e agora Minutos Telecom. Mas na Vivo Fibra em 2015 tinha. (Netflix, youtube, servidores da Apple...). Não sei agora, acho dificil.
Agora a vivo fibra está sem traffic shapping, nessa época vi muitas pessoas reclamando disso, parece q ficou na cara e a vivo parou com essa palhaçada haha.

Vou resumir muito, basicamente aquilo que trafega criptografado via https ou afins (sites que começam por https e/ou com cadeado do lado do endereço por exemplo) além de muitos outros serviços como bancos e etc não tem como o provedor interceptar e saber o que tá sendo trafegado como suas senhas por exemplo. Aliás não tem como ninguém quebrar a segurança até onde se sabe.

Se o site, serviço ou app enviar de forma não encriptada (em texto plano por exemplo) e o provedor (ou qualquer outro onde passe seu trafego) pode nesse caso ver tudo, até mesmo suas senhas. Mas isso é bem mais raro e não vejo ultimamente nenhum lugar usar isso salvo raríssimos casos.
Cuidado também com mensagens de erro de certificado (onde o navegador informa que tem algo errado e pergunta se você quer continuar mesmo assim) que embora seja normalmente um erro trivial no site (configuração ou hora por exemplo) pode ser um indicio de tentativa de interceptação do trafego seja do seu provedor ou qualquer um até o servidor de destino.
Particularmente não tenho problema algum com provedor pequeno e uso até mesmo wi-fi publico com a devida precaução previa.

Vida longa ao https.

Se eu usar algo como VPN, Tor ou até mesmo o Whonix ainda assim por ventura o provedor consegue ver por exemplo quais sites eu visito ou coisa desse tipo ? Pergunto isso pois moro em cidade bem pequena e pouco tempos atras um provedor acabou "vazando" uma lista de dados de varios clientes inclusive de sites que eram acessados e coisa do tipo

Se eu usar algo como VPN, Tor ou até mesmo o Whonix ainda assim por ventura o provedor consegue ver por exemplo quais sites eu visito ou coisa desse tipo ? Pergunto isso pois moro em cidade bem pequena e pouco tempos atras um provedor acabou "vazando" uma lista de dados de varios clientes inclusive de sites que eram acessados e coisa do tipo
Se você usar qualquer desses programas o provedor só irá saber q você está acessando o servidor deles. Mas se você continuar usando um browser "puro", sem proxy ou vpn, o provedor vai saber que sites você visita. A grande maioria dos provedores precisa ter esse controle, pois de alguém faz alguma merda na internet, o juiz pede os logs do usuário pro provedor e ele não possui, o dono do provedor pode sofrer processo.

Agora a vivo fibra está sem traffic shapping, nessa época vi muitas pessoas reclamando disso, parece q ficou na cara e a vivo parou com essa palhaçada haha.
Que bom, pq lembro q o wow tinha umas rotas zoadas, netflix era maior parte do tempo 480p e os updates da App Store demoravam MUITO.

Que bom, pq lembro q o wow tinha umas rotas zoadas, netflix era maior parte do tempo 480p e os updates da App Store demoravam MUITO.
Uso vivo fibra hoje e roda tudo lindamente.. torrent no talo, Netflix e Amazon 4K, WOW jogo com 150ms e Twitch sem qualquer tipo de engasgo em 1080@60 a qualquer horário do dia e desde que assinei, não fiquei 1 minuto sem
Internet.
Abraço.

Tenho vivo fibra em lugares diferentes, inclusive cidades diferentes, desde quando existe vivo fibra e nunca passei por nada disso.
Acontece é o contrario, vivo fibra parece que trabalha com um burst generoso, então você consegue velocidades bem acima do contratado nos primeiros segundos.

Uso vivo fibra hoje e roda tudo lindamente.. torrent no talo, Netflix e Amazon 4K, WOW jogo com 150ms e Twitch sem qualquer tipo de engasgo em 1080@60 a qualquer horário do dia e desde que assinei, não fiquei 1 minuto sem
Internet.
Abraço.
Que bom que melhorou, pq era uma merda. aoiehaoiheai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho vivo fibra em lugares diferentes, inclusive cidades diferentes, desde quando existe vivo fibra e nunca passei por nada disso.
Acontece é o contrario, vivo fibra parece que trabalha com um burst generoso, então você consegue velocidades bem acima do contratado nos primeiros segundos.
Esse burst ai sempre teve, o problema que eu tive à 5 ANOS ATRÁS era de rota e ts.

Alguém aí contrata serviço da Prolink? Vi que tem em muitas regiões do BR. Atualmente contrato um link local de 100/55 da Guedes Telecom por R$ 159,90, chega 90/55, estabilidade ok, ping ok. Mas a Prolink está me oferecendo 200/50 por R$ 129,90. Quem tem aqui no bairro fala bem mas não são gamers. Aí complica. kkkk Não sei se troco o certo pelo duvidoso. Estão me prometendo full speed do contrato. Porém fico com receio do ping.

Vou ligar no provedor amanhã, mas de uns dias pra cá deu algum problema que só tá chegando metade do upload (ou seja 200mb), até no servidor de speedtest do próprio provedor. Pode ser a fibra? Tô com receio que um técnico precise entrar aqui.

Pode parecer um problema besta, mas vou precisar reinstalar meu sistema esses dias e tem 300gb de projetos que prefiro ter guardado na nuvem caso algo aconteça.

Vou ligar no provedor amanhã, mas de uns dias pra cá deu algum problema que só tá chegando metade do upload (ou seja 200mb), até no servidor de speedtest do próprio provedor. Pode ser a fibra? Tô com receio que um técnico precise entrar aqui.

Pode parecer um problema besta, mas vou precisar reinstalar meu sistema esses dias e tem 300gb de projetos que prefiro ter guardado na nuvem caso algo aconteça.
Fala com eles, aqui comigo era simétrico desde que instalei 100/100 e no período da pandemia do nada eles cortaram pela metade o upload, sem avisar nem nada, pode ter rolado o mesmo ai.

Aqui tenho 500/500

Quando faço upload de 1 único arquivo vai bem lento e nao pega o maximo do up que seria 50 MB/s.
Agora quando envio varios arquivos de uma vez consigo o máximo.

Será que isso é um problema da parte que esta recebendo os arquivos ou é comigo que estou enviando?
Será que teria alguma configuração avançada a ser feita no drive da placa de rede como Offload etc?

Obrigado.

Aqui tenho 500/500

Quando faço upload de 1 único arquivo vai bem lento e nao pega o maximo do up que seria 50 MB/s.

Será que isso é um problema da parte que esta recebendo os arquivos ou é comigo que estou enviando?
Será que teria alguma configuração avançada a ser feita no drive da placa de rede como Offload etc?

Obrigado.
Pior que eu ja vi situação parecida, usando o telegram pra desktop, quando você envia só um arquivo ele mal usa o upload, mas assim que tem um segundo (criando uma fila) ele passa a usar muito mais. Creio que seja alguma configuração da parte que tá recebendo mesmo.

Aqui tenho 500/500

Obrigado.
Depende de rota, de como o site é feito; alguns sites naturalmente usam vários threads pra subir um arquivo. E por fim pode ser teu navegador. Quando tento subir qualquer coisa no Drive ou Youtube pelo Firefox é extremamente lento. Tem algum bug com SSL que deixa lento e a Mozilla não tá muito interessada em concertar. Pelo Chrome funciona direito.

oi pessoal queria saber da opinião de vcs sobre:
a tascom https://bgp.he.net/AS52871#_asinfo
e a ITS telecom https://www.itsbrasil.net/

queria saber qual a melhor na opinião de vcs eu uso um provedor q antes estava com a its, mas agora esta com o tascom a internet cai de vez em quando até pq a minha banda é de 15mb > sem fibra otica < e estou pagando 90 reais mas quero mudar para outro provedor e pagar 66 reais por 20mb de fibra

tb queria saber qual o melhor no sentido de privacidade ou se só da se eu usar https (+extenção https everywhere) e proxy (n sei usar) e vpn

Técnico veio aqui, chegou a conclusão de que era do lado deles, mas mesmo assim voltou de um tempo com ONU e Roteador novos só pra continuar na mesma.
Agora me ligaram pra confirmar que arrumaram no lado deles.

Então, nesse caso não será possível.
O que ocorre é provedor que pega, por exemplo, as consultas DNS quando no servidor deles (ou interceptação dos principais DNS existentes ou até todos) e consegue fazer isso. Ele pode saber dessa forma quais domínios foram acessados e amarrar com cada cliente e montar a lista de sites acessados. Daí a importância de além de tudo usar DNS através de https e afins.
Mas nunca poderá saber o que você viu naquele site ou os dados presentes na pagina, mas saberá sim se você acessa sites adultos o dia todo por exemplo mesmo que você esteja num site https porque o problema está na resolução do DNS e esse por padrão é enviado de forma aberta para o servidor DNS que normalmente é seu provedor (ou ele intercepta/redireciona).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

peguei a promoção da black friday do provedor que uso,400/400 mb por 99,90 permanente, só que o archer c5 em bridge não entrega os 400 de up
Eu consegui 400Mbps por R$149,90 que seria o preço de 200Mbps, juntando a promoção de BF e um acordo que fiz com eles devido a uns problemas anteriores.
Quero só ver quando chegar concorrência, como em outras cidades vizinhas onde o mesmo provedor (com a mesma infra e etc) entrega 500Mbps por R$149,90 sem nenhuma promoção.

Última edição:
Pessoal, contratei uma fibra local e aparentemente eles usam o link da Vogel Telecom como principal.
Alguém sabe dizer se essa Vogel é estável? Estava pensando em cancelar a Net e ficar só com o provedor local, mas depois de ler umas reclamações sobre a Vogel fiquei com um pé atrás e estou pensando em ficar com as duas.

Pessoal, contratei uma fibra local e aparentemente eles usam o link da Vogel Telecom como principal.
Alguém sabe dizer se essa Vogel é estável? Estava pensando em cancelar a Net e ficar só com o provedor local, mas depois de ler umas reclamações sobre a Vogel fiquei com um pé atrás e estou pensando em ficar com as duas.

Como pode ficar com os dois por um tempo, e caso não tenha contrato de fidelidade, pode ficar com o novo provedor por um tempo e ir testando a estabilidade e qualidade da conexão. Se tiver fidelidade, você terá sete dias para cancelar sem qualquer ônus. Nos dois casos, em dúvida, é melhor testar antes de contratar.

Como pode ficar com os dois por um tempo, e caso não tenha contrato de fidelidade, pode ficar com o novo provedor por um tempo e ir testando a estabilidade e qualidade da conexão. Se tiver fidelidade, você terá sete dias para cancelar sem qualquer ônus. Nos dois casos, em dúvida, é melhor testar antes de contratar.
Já estou testando faz 1 semana e por enquanto nenhum problema, inclusive com algumas rotas melhores que a Net, mas depois de ler algumas reclamações fiquei com dúvidas sobre a estabilidade do link da Vogel.
A ideia inicial era manter as 2, mas a Net fez um rolo aqui no meu contrato que ficou mais fácil cancelar do que resolver. Como ainda não retiraram o modem ainda tenho um tempo pra desistir do cancelamento, mas aí teria que passar pelo estresse de resolver o problema do meu contrato.

Já estou testando faz 1 semana e por enquanto nenhum problema, inclusive com algumas rotas melhores que a Net, mas depois de ler algumas reclamações fiquei com dúvidas sobre a estabilidade do link da Vogel.
A ideia inicial era manter as 2, mas a Net fez um rolo aqui no meu contrato que ficou mais fácil cancelar do que resolver. Como ainda não retiraram o modem ainda tenho um tempo pra desistir do cancelamento, mas aí teria que passar pelo estresse de resolver o problema do meu contrato.

Aqui a minha usa link da vogel também
Andou 1 tempo com problema de rota mas depois melhoraram

Users who are viewing this thread

Voltar