[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Bom dia rapaziada, de vez em quando monitoro a rede usando o programa Wireless Network Watcher no PC e Fing no Android.
Na ultima troca de equipamentos, deixaram o HGU Askey RTF3505VM-N1, dois dias depois da troca começou a aparecer um Mac diferente, no pc não identificou o aparelho, mas no Fing, apareceu como UPnP Access Point marca Quantenna - Topaz. Pesquisei e não achei nada sobre isso. Fui achar a resposta num fórum da Movistar Espanha que utilizam o mesmo equipamento. Trata-se do Wi-Fi de 5Ghz, pelo que entendi ele tem um processador próprio, por isso tem um endereço Mac, só pra ele. Link do post: https://comunidad.movistar.es/t5/Soporte-Fibra-y-ADSL/bloquear-mac-en-askey/m-p/3176549
 
Bom dia rapaziada, de vez em quando monitoro a rede usando o programa Wireless Network Watcher no PC e Fing no Android.
Na ultima troca de equipamentos, deixaram o HGU Askey RTF3505VM-N1, dois dias depois da troca começou a aparecer um Mac diferente, no pc não identificou o aparelho, mas no Fing, apareceu como UPnP Access Point marca Quantenna - Topaz. Pesquisei e não achei nada sobre isso. Fui achar a resposta num fórum da Movistar Espanha que utilizam o mesmo equipamento. Trata-se do Wi-Fi de 5Ghz, pelo que entendi ele tem um processador próprio, por isso tem um endereço Mac, só pra ele. Link do post: https://comunidad.movistar.es/t5/Soporte-Fibra-y-ADSL/bloquear-mac-en-askey/m-p/3176549
Normal, senão daria conflito. Via de regra pontos de acesso 2.4Ghz e 5Ghz tem Macs individuais, que por sua vez são diferentes da interface cabeada.

Como uso um Access Point separado ele fica em outro IP, no seu caso deve coincidir com o IP do Askey/gateway:


unifi.png


Redes WiFi (note como os Macs são diferentes):

unifi2.png
 
Normal, senão daria conflito. Via de regra pontos de acesso 2.4Ghz e 5Ghz tem Macs individuais, que por sua vez são diferentes da interface cabeada.

Como uso um Access Point separado ele fica em outro IP, no seu caso deve coincidir com o IP do Askey/gateway:


unifi.png


Redes WiFi (note como os Macs são diferentes):

unifi2.png

Pois é neo666, só notei esse fato com esse HGU Askey RTF3505VM-N1. O número MAC é praticamente idêntico, só mudando uma letra.
No HGU anterior Askey RTF3507VW-N1, no Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 e mesmo a ONU Blu Castle com o roteador Mitrastar HGW-2501GNP-RC, isso nunca aconteceu. Apesar de acessar normalmente as duas redes, só aparecia um IP e MAC deles, nos aplicativos Fing e Wireless Network Watcher.
No momento estou na rua, depois posto imagens de como aparece no Fing e no Wireless Network Watcher.

Wireless Network Watcher
X3I7Cpd.jpg


Fing
q4cMnNQ.jpg

TCXcgyj.jpg


Fing com o GPT-2541GNAC-N1
E6saHKP.jpg
 
Última edição:
Alguem me manda o link pra eu saber se o provedor da minha cidade tem licença da anatel, tentei acessar mas pede login e senha, acredito que estou tentando na parte errada.
 
Uma das melhores coisas que aconteceu foi a chegada desses provedores pequenos, se não fosse isso ficaríamos reféns da Oi ADSL de 15Mb que na prática passa a maior parte do tempo em 5/8Mb e ainda te obriga a assinar um telefone fixo

Hoje tenho planos de 35Mb a 50Mb em torno de até 80 Reais, tem 4 provedores aqui lutando por isso, dois deles já estão investindo em fibra ótica e daqui até o final de 2019 promete fibra até a casa, por outro lado tem mais 3 provedores recentes que eu logo de cara notei que será uma bela porcaria, chegaram ontem e tão cabeando a cidade com Cabo de par trançado, é pedir pra falir.
 
Liguei pro provedor para perguntar sobre o IPv6. O atendente queria mandar um técnico mas eu disse que podia mandar o remoto do roteador, ele configurou e aparentemente estava funcionando. Depois de um tempo ele me liga dizendo que tinha passado para alguém da área responsável com retorno Sexta.

Agora estou com 4to6 de novo e sem acesso ao meu roteador porque trocaram a senha e não tô conseguindo ligar pra eles de novo.
:john:
 
Há algo aqui com o meu provedor que eu não entendo.... Os testes do Speedtest me dão pings mais altos e velocidades menores em servidores mais próximos de mim do que os mais distantes... Não deveria ser o contrário?
Este meu provedor é do Ceará e me disseram ele expandiu a rede até aqui onde moro (Campina Grande-PB). Se eu faço o teste em servidores próximo a Campina Grande-PB, me dá 60ms e velocidades uns 50% menores que a velocidade contratada. Agora se eu testo alguns servidores do Ceará, me dá 10ms de ping e velocidades pouco mais de 80% do contratado.... Eu já tive ADSL da Vivo e era justamente o contrário do que eu relatei aqui....
 
Há algo aqui com o meu provedor que eu não entendo.... Os testes do Speedtest me dão pings mais altos e velocidades menores em servidores mais próximos de mim do que os mais distantes... Não deveria ser o contrário?
Este meu provedor é do Ceará e me disseram ele expandiu a rede até aqui onde moro (Campina Grande-PB). Se eu faço o teste em servidores próximo a Campina Grande-PB, me dá 60ms e velocidades uns 50% menores que a velocidade contratada. Agora se eu testo alguns servidores do Ceará, me dá 10ms de ping e velocidades pouco mais de 80% do contratado.... Eu já tive ADSL da Vivo e era justamente o contrário do que eu relatei aqui....
seu provedor tem rotas melhores para os servidores do Ceará.
 
Mas isso é bom ou ruim? Como eu sei se ele tem boas rotas ou não?
segue fala do ilustre @TiagoSR que aliás, foi o que ele te respondeu no dia 20/02, neste mesmo tópico:vemk:
É um "problema" de rotas, mas não quer dizer que o roteamento da Brisanet é ruim. Ninguém tem que ter rotas diretas para um provedor em cidade próxima, só por causa de teste de velocidade. Testar em servidores de cidades próximas geralmente faz o tráfego ir até alguma rede por onde ambas empresas passam, o que seria um IX, algum fornecedor de link em comum, etc., e voltar. Teste de velocidade tem que ser feito para onde seu tráfego de uso da Internet vai passar, não ficar dando voltas.
 
Fala Galera, sou de Espírito Santo do Pinhal (interior de SP) e depois de 7 anos sofrendo no ADSL capado da Telefônica/Vivo finalmente consegui assinar, mês passado, o plano FTTH de um provedor regional que está fibrando a cidade.

O nome contratual do provedor é "Telemidia" mas parece que em cada cidade eles atuam com um nome fictício diferente, por exemplo: Em Poços de Caldas é Poços-Net, em Andradas é Andradas-Net, em Pinhal é Net-Pinhal, e assim por diante (não me perguntem o porquê, rsrs). Eles estão construindo a rede toda usando a solução FTTH da 3M (Conectores, Caixas de Emendas, CTOs, etc) então suponho que todo o restante da rede também seja de qualidade.

Estou pagando R$135,00 por 100 Mbps (40 Mbps de Upload), IPv4 válido (tem IPv6 também) e ONU Fiberhome em modo Bridge com acesso liberado.

Minha experiência até agora:
- Após mais de 1 mês de uso só tive problema uma única vez, logo na primeira semana, com meu login, mas foi resolvido em questão de minutos.
- O suporte telefônico é eficaz e atende 24 horas.
- A estabilidade (latência e velocidade) se mantêm estáveis mesmo nos horários de pico.

Em fim, por enquanto estou bem contente com o serviço. A cidade toda está cancelando a Vivo (que em vários locais só atende com 4 Mbps) e migrando em massa para este provedor (e outros 2 que também estão fibrando algumas partes da cidade). Só espero que a qualidade continue boa na medida que a rede for crescendo... rs...

Alguns testes de velocidade:

Speedtest Brasil:
iConnecta:
7877152098.png

Vivo SPPD:
7877157112.png

TIM:
7877159828.png

Speedtest NY:
7877165608.png

Torrent:
IBfhdQr.png

Rota que o pessoal estava testando na página anterior:
HI9kxOm.png

Rota Valve:
EaNFoVP.png

Battlefield:
k7WUU88.png

CS:GO:
Não consegui pegar o IP do servidor mas no jogo o ping ficou em torno de 15 ms

Apenas atualizando: Já estou há 3 meses com este provedor e até agora não tenho o que reclamar! Muito pelo contrário, só estão melhorando! Mês passado eles atualizaram as velocidade/valores. Agora ficou assim:

100 Mbps (40 Mbps de Up): R$94,90
150 Mbps (60 Mbps de Up): R$115,00
200 Mbps (80 Mbps de Up): R$139,90
300 Mbps (80 Mbps de Up): R$189,90

Já estou satisfeito com os 100 Mbps, então preferi diminuir o valor.

Ps.: Os cancelamentos da Telefônica / Vivo seguem em ritmo acelerado. Acredito que até o final do ano ela não vá mais ter mais clientes de internet aqui na cidade. rss

:vinho:
 
O Cloudflare (logo o 1.1.1.1) já está com data centers em Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre.
Por razões além de minha compreensão, ainda não está funcionando em minha casa, apenas nos vizinhos que usam outro provedor.

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=42ms TTL=55
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=43ms TTL=55
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=42ms TTL=55
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=46ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 42ms, Máximo = 46ms, Média = 43ms

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=10ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=8ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=4ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=6ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 4ms, Máximo = 10ms, Média = 7ms

Sobre o IPv6: liguei pro provedor de novo ontem, disseram que estavam "esperando o sistema liberar" e não havia previsão. :john:
 
Última edição:
Para mim responde ok, o que muda na pratica isso?

C:\Users\will_>ping 1.1.1.1

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=2ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=2ms TTL=57
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 2ms, Máximo = 5ms, Média = 3ms

C:\Users\will_>ping 1.0.0.1

Disparando 1.0.0.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=3ms TTL=57
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=2ms TTL=57
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=4ms TTL=57
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=2ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 1.0.0.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 2ms, Máximo = 4ms, Média = 2ms


O Cloudflare (logo o 1.1.1.1) já está com data centers em Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre.
Por razões além de minha compreensão, ainda não está funcionando em minha casa, apenas nos vizinhos que usam outro provedor.





Sobre o IPv6: liguei pro provedor de novo ontem, disseram que estavam "esperando o sistema liberar" e não havia previsão. :john:
 
Apenas atualizando: Já estou há 3 meses com este provedor e até agora não tenho o que reclamar! Muito pelo contrário, só estão melhorando! Mês passado eles atualizaram as velocidade/valores. Agora ficou assim:

100 Mbps (40 Mbps de Up): R$94,90
150 Mbps (60 Mbps de Up): R$115,00
200 Mbps (80 Mbps de Up): R$139,90
300 Mbps (80 Mbps de Up): R$189,90

Já estou satisfeito com os 100 Mbps, então preferi diminuir o valor.

Ps.: Os cancelamentos da Telefônica / Vivo seguem em ritmo acelerado. Acredito que até o final do ano ela não vá mais ter mais clientes de internet aqui na cidade. rss

:vinho:
aqui é 99,90 (100/20) e ainda não cancelei a vivo por causa de descontos, tentei interromper a vivo por um periodo mas disseram que teria que interromper o telefone tambem
dai ganhei mais x meses de desconto, quando terminar vou cancelar

faz 5 meses, até agora tranquilo, pode ter dado algum problema e não percebi pelo fato de ser 100mb
 
Alguém aqui assina a Brisanet? Chegou com força aqui na minha cidade. Queria saber mais informações, se vale a pena etc.
 
teste2.jpg



Meu internet é essa ai em cima, porém estou com problema no PIN. Quando vou jogar BF1 na maioria dos servidores o PIN fica alto chegando a mais de 300!

Isso é normal?
 
Alguém aqui assina a Brisanet? Chegou com força aqui na minha cidade. Queria saber mais informações, se vale a pena etc.


Aqui em Campina está tranquilo, que me lembro só teve duas interrupções com uma certa demora na volta do sinal e sempre que ligava diziam que estavam tendo alguma manutenção e davam um prazo e antes de terminar a internet voltava.

as velocidades sempre acima do contratado, uso torrent tranquilamente e pega a velocidade cheia sempre.

Se você joga, meu ping abaixou em média 20ms testados no Rainbow Six e CSGO.

Se tiver mais alguma dúvida só quotar.

PS: Se tiver Playstation 4 ou Xbox One, um adendo que a Brisa trabalha com CGNAT ou seja vai ter uma dor de cabeça com NAT.
 
Valeu pelas respostas, pessoal.


Aqui em Campina está tranquilo, que me lembro só teve duas interrupções com uma certa demora na volta do sinal e sempre que ligava diziam que estavam tendo alguma manutenção e davam um prazo e antes de terminar a internet voltava.

as velocidades sempre acima do contratado, uso torrent tranquilamente e pega a velocidade cheia sempre.

Se você joga, meu ping abaixou em média 20ms testados no Rainbow Six e CSGO.

Se tiver mais alguma dúvida só quotar.

PS: Se tiver Playstation 4 ou Xbox One, um adendo que a Brisa trabalha com CGNAT ou seja vai ter uma dor de cabeça com NAT.


Há quanto tempo você assina? Eles cobram quanto pela instalação? Já precisou ligar no suporte alguma vez? O número alto de reclamações nas redes sociais, não assustou você num primeiro momento?
 
Valeu pelas respostas, pessoal.





Há quanto tempo você assina? Eles cobram quanto pela instalação? Já precisou ligar no suporte alguma vez? O número alto de reclamações nas redes sociais, não assustou você num primeiro momento?

Uns 4/5 meses.

Sim cobram mas se você optar por pegar o chip de celular deles sai de graça(faz uma recarga de não sei quanto e sai de graça, foi assim com o meu vizinho)

Essas duas vezes que te falei, os problemas que tive não foram só comigo, foram regionais e uma foi sabe porque ? uns técnicos da vivo cortaram uns cabos e ficou quase meu bairro todo sem internet e a outra eles tavam fazendo uma manutenção em uma rota etc.

Tem que ver de onde é as reclamações, onde eles começaram la no ceará a rede está velha e as empresas aqui do brasil inclusive a brisa tem o costume de não investir na manutenção. Ou seja quando minha rede ficar velha daqui uns anos não estou imune a problemas vamos ver como a brisanet vai se comportar já que ela quer sair de um patamar para o outro.


Hoje não tenho do que reclamar, faço muito mas muito download mesmo e ta sempre firme e forte.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo