[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

oI,

tenho um link xgspon de 2gb da unifique em santa catarina, eles instalaram uma ONU F2866S da ZTE. Essa onu tem 4 portas LAN de 1GB, como eu já imaginava.

Como eu posso fazer pra utilizar 2gb? Alguém já fez isso utilizando o windows 10? Se eu entrar com dois cabos de rede no meu PC?

Minha placa mãe tem uma porta de 2.5GB já, mas não me adianta se a onu só sai 1gb.. hehe

No Brasil ainda não tem homologada nenhuma ONU com porta LAN de 2.5 Gbps - até o momento. E tecnicamente você teria que ter uma placa de rede de 2.5 Gbps tambem (essa existe mas não tem no brasil "oficialmente" só importando, compensa mais ir de 10 Gbps RJ 45 logo ).

Resumo: esses planos XGS-PON são mais para quem tem muitos computadores e que possam juntos consumi "tudo isso" que tem disponível. Mas tem pegadinhas ai neste modelo de ONU tambem...que já é assunto para outro novela a parte. Ou seja, não contrate é dinheiro jogado fora. Melhor um plano de 800 Mbps por exemplo que vai aproveitar muito melhor o investimento.
 
Tem várias B550m já vindo com porta 2.5gb. X570 já tinha em algumas há tempos

Sim verdade. Na época quando testei o problema era o MTU que parecia não suportar muito bem Jumbo Frame. Vou pedi para um amigo um computador com uma placa dessas para testar
 
No Brasil ainda não tem homologada nenhuma ONU com porta LAN de 2.5 Gbps - até o momento. E tecnicamente você teria que ter uma placa de rede de 2.5 Gbps tambem (essa existe mas não tem no brasil "oficialmente" só importando, compensa mais ir de 10 Gbps RJ 45 logo ).

Resumo: esses planos XGS-PON são mais para quem tem muitos computadores e que possam juntos consumi "tudo isso" que tem disponível. Mas tem pegadinhas ai neste modelo de ONU tambem...que já é assunto para outro novela a parte. Ou seja, não contrate é dinheiro jogado fora. Melhor um plano de 800 Mbps por exemplo que vai aproveitar muito melhor o investiment
A Naxi tem uma ONU que é 10G
 
Sim, inclusive tem uma da Huawei homologada com porta de 10 Gbps. O problema maior tá na questão do MTU desses equipamentos. Por enquanto os equipamentos homologados com porta de 10 Gb são bridge. Tem umas ZTE, Fiberhome com porta de 10 Gbps roteada porém é complicado sabe? Não dá boa performance. Eu ainda prefiro ONU em Bridge e o Roteador separado. Aqui uso o WS5200 para planos de 250 MB e o AX3 Pro (Quad Core) para o plano de 400 Mbps. Todos os dois estão mais do que bem dimensionados para estas velocidades. Acima disso ai é Wifi 6 mesmo para ter um desempenho de acordo (embora os dois passem muito mais do que estas duas velocidades ai).


Wifi é uma coisa, cabeado é outra coisa. Por isso prefiro entregar a uma velocidade que irá dar tanto em um como outro.


Ninguem merece contratar 2 Gbps com ONU por exemplo com porta de 1 Gbps. E se eu quiser usar em um unico computador como faz? Já que elas não suportam LACP.
 
No Brasil ainda não tem homologada nenhuma ONU com porta LAN de 2.5 Gbps - até o momento. E tecnicamente você teria que ter uma placa de rede de 2.5 Gbps tambem (essa existe mas não tem no brasil "oficialmente" só importando, compensa mais ir de 10 Gbps RJ 45 logo ).

Resumo: esses planos XGS-PON são mais para quem tem muitos computadores e que possam juntos consumi "tudo isso" que tem disponível. Mas tem pegadinhas ai neste modelo de ONU tambem...que já é assunto para outro novela a parte. Ou seja, não contrate é dinheiro jogado fora. Melhor um plano de 800 Mbps por exemplo que vai aproveitar muito melhor o investimento.

A minha placa mãe tem uma porta de 2.5gbps.
 
Vou dar uma olhada mais tarde. Mas sinceramente pensando em cancelar o plano.

Sendo honesto como dono de provedor e consultor. Acima de 800 Mbps não é vantagem contratar não. Está dando dinheiro de graça para a empresa, fora que para usar acima de 1 Gbps é tanto detalhe envolvido que tinha que ser uma demanda muito mais muito especifica. Por que depois de 1 Gbps, é necessário outras garantias para se aproveitar melhor o plano, garantias essas que NUNCA são oferecidas a clientes residenciais devido ao Custo X Beneficio.

O dinheiro que economiza dá para investir em um Wifi melhor (tipo Unifi da Ubiquiti) ou um Storage pessoal...
 
Troquei meu plano de internet, eu estava pagando R$149,90 por 400mb de internet, o provedor fez uma promoção agora em fevereiro e estava com planos de 600mb por R$119,90 e 1Giga por R$179,90. Assinei o plano de 600mb pois não tenho muita necessidade de ter 1giga por enquanto. Trocaram a ONU lá de casa, antes era uma intelbras 110B, mudaram pra esse daqui, alguém tem alguma referencia se é bom? Pelo tamanho parece que é.


Outra coisa que mudaram foram que os planos agora são simétricos, tem muito provedor grande vindo pra cidade, mais ainda sim preferi ficar com um local pelo fator dor de cabeça, a Vivo Fibra tá disponível na cidade porem ainda sim fico com receio de trocar. Fora que já possuem IPV6 e ainda me disponibilizam um IPv4 válido sem custo.
 
Troquei meu plano de internet, eu estava pagando R$149,90 por 400mb de internet, o provedor fez uma promoção agora em fevereiro e estava com planos de 600mb por R$119,90 e 1Giga por R$179,90. Assinei o plano de 600mb pois não tenho muita necessidade de ter 1giga por enquanto. Trocaram a ONU lá de casa, antes era uma intelbras 110B, mudaram pra esse daqui, alguém tem alguma referencia se é bom? Pelo tamanho parece que é.


Outra coisa que mudaram foram que os planos agora são simétricos, tem muito provedor grande vindo pra cidade, mais ainda sim preferi ficar com um local pelo fator dor de cabeça, a Vivo Fibra tá disponível na cidade porem ainda sim fico com receio de trocar. Fora que já possuem IPV6 e ainda me disponibilizam um IPv4 válido sem custo.
Testa esses 600mb pro exterior pra ver se é real ou enganação
 
É capaz até de dá. Como tem muito CDN / PTT acaba "sobrando" a Banda IP do provedor. Se não der é por que as rotas deles, ou a configuração tá bem mal feita.
Por curiosidade, você disse que é dono de um provedor, sendo assim quanto de banda PTT e quando de banda IP um provedor costuma ter em termos de proporção?
 
Por curiosidade, você disse que é dono de um provedor, sendo assim quanto de banda PTT e quando de banda IP um provedor costuma ter em termos de proporção?

Geralmente a diferença é astronomica. Na grande maioria dos pequenos provedores (cita se alguns medios tambem) é algo do tipo 1 Gbps de Banda IP e 10 Gbps de PTT. O problema não é ter o PTT e sim se basear SOMENTE nele, até por que PTT/IX no Brasil não tem SLA. Por mais que o pessoal do NIC.BR faça um excelente serviço é melhor esforço apenas.


Aqui, digamos para tudo que eu venda eu tenho em qualquer dos meus trânsitos (incluir acordos de trafego) pelo menos o dobro.


MAS isso é um custo alto. Como vendo um serviço para um publico especifico trabalho dessa forma. Meus concorrentes preferem "enfiar" banda no cliente, e quando este reclama eles dizem: "não posso fazer nada, o que eu te vendo testa ai no speedtest (ptt e muitas vezes locais), fast (cdn e/ou ptt) ou no eaq/simet (ptt tambem) e se tiver tudo "OK" o problema é "seu" não "MEU". Não é que necessariamente eles são melhores ou piores do que eu, e sim o tipo de produto que é vendido.


Não existe certo ou errado nessa historia, para mim o cliente que escolhe a melhor fornecedora de acesso a internet. Tanto é que não amarro fidelidade com ninguém (cliente satisfeito não sai da base, tem melhor FIDELIZAÇÃO que essa?).
 
Última edição:
Geralmente a diferença é astronomica. Na grande maioria dos pequenos provedores (cita se alguns medios tambem) é algo do tipo 1 Gbps de Banda IP e 10 Gbps de PTT. O problema não é ter o PTT e sim se basear SOMENTE nele, até por que PTT/IX no Brasil não tem SLA. Por mais que o pessoal do NIC.BR faça um excelente serviço é melhor esforço apenas.


Aqui, digamos para tudo que eu venda eu tenho em qualquer dos meus trânsitos (incluir acordos de trafego) pelo menos o dobro.


MAS isso é um custo alto. Como vendo um serviço para um publico especifico trabalho dessa forma. Meus concorrentes preferem "enfiar" banda no cliente, e quando este reclama eles dizem: "não posso fazer nada, o que eu te vendo testa ai no speedtest (ptt e muitas vezes locais), fast (cdn e/ou ptt) ou no eaq/simet (ptt tambem) e se tiver tudo "OK" o problema é "seu" não "MEU". Não é que necessariamente eles são melhores ou piores do que eu, e sim o tipo de produto que é vendido.


Não existe certo ou errado nessa historia, para mim o cliente que escolhe a melhor fornecedora de acesso a internet. Tanto é que não amarro fidelidade com ninguém (cliente satisfeito não sai da base, tem melhor FIDELIZAÇÃO que essa?).
Muito obrigado pela explicação. Com base no que você disse agora entendo o porquê do meu antigo provedor que passou a vender velocidade simétrica quando um grande concorrente chegou na cidade não consegui entregar esta simetria fora de conteúdo PTT. Por exemplo, em servidores de Speedtest de Miami entregava no máxima 30Mb de upload em uma plano de 500x500Mb. Até mesmo em testes de velocidade fora do estado de São Paulo era visível a queda de velocidade. Principalmente no upload.
A mesma situação deve se aplicar em um outro provedor que está fazendo uma promoção de 1Gbx500Mb por R$99,99 que posta teste feito no Fast indicando resultado de 1,2Gb de download sendo que uma interface de 1Gb entrega por volta de 940Mb.
Já com a Claro FTTH consigo pegar velocidade total do plano para diversas localidades fora do Brasil, isso sem falar que a Claro entrega bem mais do que o valor nominal. Assino 500x250Mb e recebo 740x370, sendo que no provedor antigo era 500x500Mb e recebia 495x495Mb. Não que o antigo fosse ruim, mas a depender do uso era bem problemático fazer download e principalmente upload de conteúdo fora do PTT.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Vale a pena pagar R$60,00 mensais para ter ip fixo?
Quais as reais vantagens? Sei do acesso externo que é um ponto positivo, mas tirando isso a navegação, rotas e tals muda algo sobre o CGNAT?
 
Vale a pena pagar R$60,00 mensais para ter ip fixo?
Quais as reais vantagens? Sei do acesso externo que é um ponto positivo, mas tirando isso a navegação, rotas e tals muda algo sobre o CGNAT?
Aqui no meu provedor atual, o ip fixo muda apenas um salto na rota... Se tu não for hospedar algo não é necessário IP FIXO mas claro... se tu tiver condição é claro que seria bom sair de CGNAT
 
Aqui no meu provedor atual, o ip fixo muda apenas um salto na rota... Se tu não for hospedar algo não é necessário IP FIXO mas claro... se tu tiver condição é claro que seria bom sair de CGNAT
Tenho que acessar um D-link DNS 320l para backup incremental diário.
 
Vale a pena pagar R$60,00 mensais para ter ip fixo?
Quais as reais vantagens? Sei do acesso externo que é um ponto positivo, mas tirando isso a navegação, rotas e tals muda algo sobre o CGNAT?
IP publico valido te ajuda se vc tem console, usa muito torrent, quer hostear algo em casa e etc...
 
60? eu pago 20.
Sim, e só pode ser contratado no plano para CNPJ. Que é beeem mais caro.
No site diz que os planos para empresas é simétrico o down/up. Mas a vendedora disse que é 50% igual plano pf.

CNPJ: 90mb R$100
400mb R$150
Ip fixo: R$60

CPF: 60mb R$70
200mb R$100
400mb R$110
Sem possibilidade de ip fixo.

IP publico valido te ajuda se vc tem console, usa muito torrent, quer hostear algo em casa e etc...
Seria para fazer backup incremental diário, dos arquivos do trabalho para um NAS em casa usando ftp.
Acho que é na média uns 7~8gb por dia.


Se tem outro método que possa ser usado com CGNAT...
 
Sim, e só pode ser contratado no plano para CNPJ. Que é beeem mais caro.
No site diz que os planos para empresas é simétrico o down/up. Mas a vendedora disse que é 50% igual plano pf.

CNPJ: 90mb R$100
400mb R$150
Ip fixo: R$60

CPF: 60mb R$70
200mb R$100
400mb R$110
Sem possibilidade de ip fixo.


Seria para fazer backup incremental diário, dos arquivos do trabalho para um NAS em casa usando ftp.
Acho que é na média uns 7~8gb por dia.


Se tem outro método que possa ser usado com CGNAT...
VPN do tipo Zerotier ou tailscale. Se vc tiver um roteador decente é fácil.
 
Galera,

Estou de mudança para o interior e onde vou morar tem cobertura da Claro HFC e da Azza Telecom Fibra.

Alguém já ouviu falar dessa Azza? Sabem se é boa?

Os preços estão parecidos entre claro e azza...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo