Pessoal, uma dúvida sobre esse jogo TOUKIDEN (e que vale para o Soul Sacrifice também). Como é a estrutura, o layout, das fases desse jogo? É um cenário tipo arena, fechado, onde você apenas combate os inimigos, ou é uma fase normal mesmo, com caminhos diferentes, possibilidade de exploração, inimigos mais fracos pelo caminho e um chefão ao final?
Disclaimer: eu vou fazer a inevitável comparação com Monster Hunter, mas se você não conhecer MH eu posso explicar diferente depois.
Em Soul Sacrifice as fases são grandes arenas, não existem várias áreas separadas como em Monster Hunter. Algumas das fases têm dois "ambientes", mas ainda assim são uma coisa só. Dos jogos que podemos vagamente chamar de "hunting games" (não gosto da definição) Soul Sacrifice tem a jogabilidade mais rápida - você ataca rápido, os monstros atacam rápido. Você não constrói equipamentos no jogo (não existem armas ou armaduras que você pode equipar), mas sim magias, que podem ser, por exemplo, flechas que você arremessa, ou uma espada que você conjura pra bater, ou uma armadura que você conjura pra reduzir o dano que você leva. Você ganha magias no final das fases, além de poder fundir algumas pra ganhar novas. Além disso, você o jogo tem um sistema de level pro seu personagem que vai definir seu HP, dano, defesa e que "tatuagens" (elas te dão buffs específicos) você pode utilizar.
E muito importante dizer: a história de Soul Sacrifice é bem desenvolvida e tem muitos DLCs com chefes novos pra você enfrentar (inclusive eles dão magias exclusivas).
Toukiden é a coisa mais próxima de Monster Hunter nativamente no Vita. O combate é mais lento do que em Soul Sacrifice (mais metódico), e os inimigos são mais lentos também, mas no geral é um jogo um pouco mais rápido (e menos complexo) do que MH. Em Toukiden boa parte das fases tem várias áreas pra você explorar e matar os bichos, mas em alguns casos é apenas você contra o chefe numa única área grande (tipo Soul Sacrifice). Aqui você coleta ingredientes depois de matar os monstros e com isso constrói armas (existem 5 ou 6 tipos, tenho 120h de jogo e não lembro lol) e armaduras.
Uma coisa nova em Toukiden é que você pode equipar espíritos de heróis e lendas japoneses (Masamune, Sasaki Kojiro, Sanada Yukimura, Himiko etc), o que vai te dar algumas magias para usar (existem 6 ou 7 "classes" de espíritos, cada uma tem um "kit" diferente de magia, exceto cura que tem em todos) e algumas habilidade passivas, o que permite vários builds diferentes para um personagem que use uma arma específica.
O jogo não tem sistema de level - seus stats dependem inteiramente do seu equipamento.
A história de Toukiden não é tão profunda quanto a de Soul Sacrifice, mas o Alfafa fez uma bela descrição sobre ela e assino embaixo do que ele disse
Joguei Soul Sacrifice por umas 60 horas, e tenho 120h de Toukiden (e jogo um pouco todo dia pra montar uns equipamentos de end-game). Preferi Toukiden justamente por ser mais lento - a velocidade de Soul Sacrifice me cansava à vezes
Soul Sacrifice já tem sua expansão (Delta), e no Japão sai esse ano a de Toukiden (Kiwami). Nos dois casos, o seu save pode ser transferido pro sequel, mas você também pode começar direto no sequel porque ele tem o conteúdo do original.
To jogando o demo do novo Toukiden (em japonês, entendo ***** nenhuma quase lol) pra conhecer as novas armas. Devo comprar no lançamento quando sair em inglês!
E ainda, se os deuses deixarem, devem anunciar a data de lançamento de Freedom Wars. Vi uns vídeos do demo japonês e to na hype! (e semana que vem baixo o demo na minha conta Japa). Pode ser mais um jogo pra ficar de olho