Resolução nativa, no meu entendimento, é a resolução a qual os gráficos são renderizados, sem o Upscale, coisa que nos VG's atuais 99% dos jogos ou são em 720p ou abaixo disso, jogo renderizado realmente em 1080p são raríssimos, e geralmente ou são ports de jogos mais antigos ou são jogos graficamente "simples" (no quesito de não terem tanto detalhes gráficos).
Já a resolução preferencial, no meu entendimento, é a melhor selecionada pelos desenvolvedores do jogo, a que mistura melhor qualidade e desempenho, e rodar acima dela, mesmo que suportado pelo jogo, pode causar queda no desempenho durante o jogo.
E eu duvido muito que o PS3 rode o FF XIII nativamente a 1080p, eu tinha lido que era 720p nativos no PS3 e um pouco abaixo no X360 (por ser um port rápido).
E na Box do FF XIII são indicados 480p, 720p, 1080i e 1080p, mas isso não significa que o jogo não rode a 480i por exemplo. Todos os jogos rodam na resolução máxima suportada ou abaixo dela, desconheço algum jogo que rode somente a 720p ou 1080p, e não rode a 480p por exemplo.
Eu entendi o que você quis dizer com essa questão de resolução, porém quando eu disse que nesse exemplo a nativa e preferencial é a mesma coisa, porque não existe em console variação de resolução no jogo. Ou seja, você não define no jogo a resolução que ele vai rodar, o jogo ja possui a resolução dele.
A meu ver o que acontece é que como o PS3 é capaz de trabalhar como resoluções maiories que 1280x720, determinados jogos oferecem o suporte a downscale/upscale, conforme o suporte do seu aparelho de TV as outras resoluções.
Lembrando que, downscale/upscale não é a mesma coisa que 'setar' uma nova resolução no jogo, assim como fazemos com PC, tendo em vista que as texturas não passarão a ser redenrizadas em 1080p, pensando em upscale por exemplo.
Então, temos no verso do box todas as resoluções que o jogo aceita e destacado em vermelho a resolução na qual ele foi renderizado.
Porque, olhando pelo ponto de vista comercial eu não vejo logica uma empresa lançar um produto que não 'funcione' direito em determinada resolução tendo em vista que um usuario nunca vai conseguir fazer 'upgrade' no seu console para melhorar essa perfomance, assim como fazemos com PC por exemplo.
Seria um 'tiro no pé' a meu ver.
Sem falar que os jogos de consoles são sempre otimizados para o hardware utilizado. Ja que o desenvolvedor ja tem condiçoes de medir a perfomance do seu produto com 100% de exatidão, ja que ela nunca irá variar de consumidor pra consumidor.
XMB. Nele a resolução fica em 1080, quando entro no jogo, a resolução cai para 720.
Fui em: Display Setting > Video Output Settings - E indiquei que a conexão é por HDMI e marquei as 3 opções disponíveis. Tem algum outro lugar que devo configurar?
E em Video Settings, marquei a opção "BD 1080p 24 Hz Saída (HDMI)" com Ligado e Automático, mas não resolveu.
É justamente o que acontece la em casa com os jogos, a unica excessão é final fantasy XIII no meu caso.
O que acontece é que, a resolução nativa do jogo é 1280x720, e como você deve ter configurado no PS3 que o seu aparelho de TV aceita varios tipos de resolução. Nesse cenário o PS3 sempre escolhe a resolução nativa do jogo.
Acredito que no box, esteja todas as resoluções disponiveis, porém 720p é que esteja marcado de vermelho, é isso mesmo?
Se for o caso, é como exemplifiquei acima, apersar da resolução nativa ser 720p o jogo suporta upscale pra resoluções maiores, pra forçar o upscale acredito que basta deixar a resolução de 1080p como a unica disponivel, ai acredito que ele irá fazer o upscale.
Mas ai eu to supondo, nunca fiz esse teste.