• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Q8200@3.2Ghz + P5Q-Deluxe

E-RICARDO

know-it-all Member
Registrado
O Pequeno Q8200 rumo aos 3.2Ghz
Overclock não é receita de Bolo, experimente por sua conta e risco.
Aqui está Rock Solid :fun:.
Vid do meu CPU: 1.235
cpuzj.jpg


Para acompanhar a temperatura dos Núcleos do CPU recomendo usar:

RealTemp 3.00 beta [Link]
realtemp.jpg



Para testar a estabilidade recomendo usar:

LinX v0.5.7 [Link]
linx.jpg


OBS: Acho o LinX muito mais confiável que o Prime95 e não precisa 6/8 Horas para testar a estabilidade, o LinX acha erros muito mais rápido. Ele nada mais é do que uma versão GUI do Linpack. Mais detalhes do programa:
[Link]

Rodou Prime95 e acha seu Over "estável":boring:? faça esse teste com o LinX para verificar realmente:

Rode 10 interações com "memory to use 256, se passar:
Rode 10 interações com "memory to use 512, se passar:
Rode 10 interações com "memory to use 1024, se passar:
Rode 10 interações com "memory to use 2048, se passar:
Rode 20 interações com "memory to use All, se passar:
Se chegou até aqui Parabéns, seu Over tá perfeito :yes:.


Recomendações:
Vcore Máximo seguro pelo que sei para os 45nm até 1.365v mostrado pelo CPU-Z em IDLE para 24/7 com um bom cooler.
E para evitar degradação:
CPU PLL Voltage: 1.60v NO MÁXIMO
FSB Termination Voltage: 1.30v NO MÁXIMO

A temp ideal da MOBO até 40º, mas tem que ventilar bastante o gabinete para conseguir isso.
Usando um Baia Fan com fan de 120mm, mais um 120mm no frontal inferior e um ADDA 104cf de 120mm na trazeira do gabinete aqui fica 35º em idle, em FULL jogando vai para 38º no Máximo.



Essa configuração está estável testado pelo LinX 2048x10
Aqui tá assim na bios:

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 7
FSB Strap to North Bridge: AUTO
FSB Frequency: 458
PCI-E Frequency: 101
DRAM Frequency: 1100 ---» Mude aqui de acordo com sua Memória. Para usar 1:1 ficaria 458FSB x 2= 916Mhz
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: Manual

1st Information :

CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

2nd Information :

READ to WRITE Delay (S/D): AUTO
Write to Read Delay (S): AUTO
WRITE to READ Delay (D): AUTO
READ to READ Delay (S): AUTO
READ to READ Delay (D): AUTO
WRITE to WRITE Delay (S): AUTO
WRITE to WRITE Delay (D): AUTO

3rd Information :

WRITE to PRE Delay: AUTO
READ to PRE Delay: AUTO
PRE to PRE Delay: AUTO
ALL PRE to ACT Delay: AUTO
ALL PRE to REF Delay: AUTO
DRAM Static Read Control: AUTO
DRAM Read Training: AUTO
MEM. OC Charger: AUTO
AI Clock Twister: AUTO
AI Transaction Booster: Manual
Common Performance Level [08] --» Para usar as memos 1:1 o mínimo aqui para conseguir bootar é 10
Pull-In of CHA PH1: DISABLED
Pull-In of CHA PH2: DISABLED
Pull-In of CHA PH3: DISABLED
Pull-In of CHA PH4: DISABLED
Pull-In of CHB PH1: DISABLED
Pull-In of CHB PH2: DISABLED
Pull-In of CHB PH3: DISABLED
Pull-In of CHB PH4: DISABLED

CPU Voltage: 1.39375 --» Setando essa voltagem na Bios no CPU-Z fica [IDLE v1.368 / FULL v1.32] vDroop** de v0.48:boring:.
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.640
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.52
FSB Termination Voltage: 1.18
DRAM Voltage: 1.90
NB Voltage: 1.22
NB GTL Reference: AUTO
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Disabled --» Não gosto de usar porque ele dá Overvolt quando o CPU é exigido, tipo 1.36v em IDLE pula para 1.374v em FULL por ex.
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew : Delay 200ps
NB Clock Skew : Delay 200ps

Advance CPU Settings
CPU Ratio Setting: 7
C1E Suppport: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Enable

vDrop* ou (mais tecnicamente falando) vOffset é a diferença entre o VID (ou o valor ajustado no setup) e o valor de tensão que realmente alimenta o processador (o que pode ser lido, pelos sensores da placa mãe, multímetro, etc) em condições normais (idle). (VID - vDrop ou vOffset = vCore em idle)
vDroop** é a redução feita no vcore quando o consumo do processador aumenta muito, para que quando o processador deixe de exigir esse consumo elevado, o pico de tensão não atinja um valor muito alto, superior ao VID, o que poderia danificar o processador.
 
Parabéns, gostei muito e esclareceu algumas dúvidas minhas a respeito do vcore dos 45nm.

ps: Nunca tinha visto esse linX para testar over, estou testando ele agora !!!
 
Parabéns, gostei muito e esclareceu algumas dúvidas minhas a respeito do vcore dos 45nm.

ps: Nunca tinha visto esse linX para testar over, estou testando ele agora !!!
Valeu ai, realmente o pessoal gosta mais do Prime95, mas o LinX (Limpack) verdadeiramente é superior para se achar instabilidade, e não precisa deixar sua CPU torrando:slap: 6/8 Horas, sua conta de luz agradeçe :D.
 
Muito bom over... tbm uso aki a 3.2 ghz diarios... fica muito bom :D

Nao sabia desse programa... gosto mto do OCCT... vou ver ele tbm :D

Ah... quad na P5N esquece... ela nao aguenta quad... pouca coisa em over ela consegue estabilizar ;)
 
Me deu vontade de ver quanto um desse faz na P5N-E....

Bom processador e ótimo OC!
Sinceramente, estou gostando do pequeno Q8200, já tive 2 Q6600 G0 que consumiam só "ele" em Full 100w:eek: medido pela Everest + EPU da P5Q-Dlx.

Esse consome em Full apenas 47w, ou seja as contas de luz que vinham me dando tapa na cara:slap: já melhoraram bastante.
Tem nego que senta o pau no Q8200, mas fiz testes aqui e ele não deve NADA ao Q6600, muito pelo contrário.

Mais detalhes Q8200xQ6600xQ9450 AQUI
 
Muito bom over!!!
Acho muito bom esses Q8xxx consomem pouco, o unico problema dele é o mutiplicador, pq não é qualquer mobo q pega 458 de FSB (3,2) mais acho q @ 3,0Ghz as maiorias das mobos seguram sim!


Abraços,
Rodolfo
 
@E-RICARDO

Você usa esse vcore para 24/7, é seguro ???

Estou querendo mudar para um Quad, li o review que você postou e gostei do CxB desse "Quadinho" rsrsrs !!!
 
@E-RICARDO

Você usa esse vcore para 24/7, é seguro ???

Estou querendo mudar para um Quad, li o review que você postou e gostei do CxB desse "Quadinho" rsrsrs !!!

Bem não rodo 24/7, tenho 2 perfis na Bios um stock e quando vou Jogar ou codificar em x264 ativo esse Over ai de cima, 1.368v em IDLE e 1.32v em FULL, esse que peguei exige isso para rodar à 3.2Ghz, mas tem outros que precisam de menos voltagem, o maior problema é manter a temperatura dos núcleos sobre controle e não abusar desses 2 aqui:

CPU PLL Voltage: 1.60v NO MÁXIMO
FSB Termination Voltage: 1.30v NO MÁXIMO

:thumbs_up
 
Aproveitando o tópico pra tirar uma dúvida, tem muita diferença de desempenho de um Q9300 em over pra um Q8200 ???
 
Aproveitando o tópico pra tirar uma dúvida, tem muita diferença de desempenho de um Q9300 em over pra um Q8200 ???
Recomendo esse tópico: Aqui mas no caso aqui compara com o Q9400.
 
Blz esse pocessador, esses 47w são full@stock ou full@over para 3,2ghz?
 
Parabéns pelo over!

Fazer apenas 47W em 3.2 GHz tá excelente. Aqui tá batendo 80W com Vcore 1.17V.
E não precisou arrebentar no vNB pra chegar a 450 no FSB com o Q8200. Claro, isso num P45.

Abraços,
Tim.
 
Como eu vejo a dissipação aki?? Instalei o Everest 5 e nao mostra... eh algum plugin??
 
Como eu vejo a dissipação aki?? Instalei o Everest 5 e nao mostra... eh algum plugin??
Acho que só em placas que tem EPU, tipo Asus série E & Q.
 
Tem como postar essa mesma tela do everest rodando o linpack?
japamd, Linpack vc já sabe leva o TDP nas alturas, 47w FULL uso diario em jogos e codificação x264, Linpack leva ao limite, segue:

teste.jpg


Acho que essa temperatura mostrada no RealTemp não é verdadeira, o Q8200 em stock os núcleos já ficam em 58/60 em IDLE medido por ele, claro que não é isso tudo, acho que essa placa não lê direito o sensor dele.

o foda é esse multiplicador meleca ae...é dificil atingir os 3,6 nesse processador!

514x7 = 3.600Mhz
514 de FSB num Quad, é para poucas Mobos.
 
japamd, Linpack vc já sabe leva o TDP nas alturas, 47w FULL uso diario em jogos e codificação x264, Linpack leva ao limite, segue:

http://img141.imageshack.us/img141/8458/teste.jpg

Opa, valeu man! Sim sim, o consumo do Linpack não tem nada a ver com o uso real do processador, era mais curiosidade mesmo.

A P5E também tem o EPU, mas não instalei pq dizem que o programa deixa instável o overclock.

Pra vc ter idéia, com 4037 Mhz @ 1.24v aqui consome 135W @ peak no Linpack 64, quase o dobro do teu Q8200 @ 3200. :eek:

Salvo erro de leitura do sensor e/ou Everest, esse EPU resulta numa baita economia :)
 
Mesmo 69,5w no Linpack não está ruim vide o que o japamd disse sobre o dele. E 47w em aplicativos reais de uso diário está muito bom, parabéns.
 
Parabens pelos testes.
 
deu de ver que esse q8200 é um bom processador
agora fica a duvida sera que a p35 coloca ele a 3,2 :(
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo