na vdd o Brasil é um dos paises exemplo neste quesito, o problema são as importações e produtos não homologados que entram aqui, porém a ANATEL é bem exigente e para obter homologação de produtos precisa de muita "papelada"Mas isso cai justamente no ponto que citei, tem equipamentos muito caros que entregam qualidade. Mas aqui ainda temos o problema das faixas de frequência RF que é uma zona e zero controle.
por exemplo: o WiFi 7 vem passando por mudança, infelizmente pra pior, pois até então havia sido liberado a faixa toda para a frequencia de 6GHz, ou seja, 1200MHz para os equipamentos domésticos (por exemplo) na qual é chamado de frequencia não licenciada. Agora estão pensando em voltar atrás e liberar apenas 500MHz da frequencia de 6GHz (assim como é em grande parte da Europa por exemplo).
O problema da frequencia de 6GHz é que as operadoras de telefonia móvel estão pilhando a ANATEL pois elas querem uma parte da frequencia para uso no 5G, então o governo ganharia com a concessão das faixas licenciadas, entende? E se deixarem tudo para a não licenciada (roteadores domésticos, APs, etc) o governo (L) não ganha nada... se é que me entendem (wink wink)