• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Qual é a opinião de vocês sobre o HDR?

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
Boa tarde,

HDR é uma tecnologia "must have" atualmente ou é algo que não é lá tão relevante assim?

atualmente eu tenho um monitor com suporte a HDR porem o mesmo possui apenas 400 nits, o que sinceramente torna a tecnologia descartável, em jogos é algo basicamente inútil.

alguns dizem que o mínimo aceitável seria uma tela com HDR de 600 nits e que o ideal seria uma tela com HDR de 1000 nits.

ainda não tive a oportunidade de ver de perto uma tela com um bom HDR, então eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa tecnologia.
 
eu acho algo totalmente dispensável. não gosto de excesso de brilho, até reduzo o brilho da minha tv pra 75%, em filmes que são a maioria escuros até fica interessante uns detalhes mais luminosos, como uma lanterna no escuro fica bem realista, mas se for ver um filme que predomina cenas a luz do dia, areia, neve etc, fica brilhante demais.

Não sei como o pessoal aguenta telas tão brilhantes. Minha TV nem é considerada muito brilhante e não aguento ela em 100% de brilho.
 
Para mim é impossível usar pois uso a tela como monitor e para isso preciso reduzir o brilho a quase zero, mas pelo menos nos jogos, usando reshade tive resultado melhor que com HDR e brilho 100, pode ser por conta da TV que não tem brilho suficiente.
 
É legal, bonito e perceptível. Porém, tem muitas outras coisas que vem na frente na lista de prioridades.
 
Usando agora a LG C1 eu vejo como o HDR é algo absolutamente maravilhoso.

Diferentemente do que a maioria das pessoas imaginam, HDR não é apenas a capacidade de exibir muito brilho. Não é só isso. O HDR se destaca pelos highlights, e não pelo sustained. Além disso, com HDR o volume de cor fica muito maior, o que traz mais detalhes para a imagem. HDR quando bem implementado pelo software e bem suportado pelo hardware eleva a imagem a um novo patamar. Tanto não é só uma questão de brilho que a OLED C1 não deve passar ali dos 800 nits, mas como ela tem contraste infinito, o efeito acaba sendo considerado a melhor experiência de HDR para PCs.

O HDR tem a vantagem de ser um estímulo físico, seu corpo passa a reagir aos efeitos, não é apenas seu cérebro interpretando, é também seu corpo reagindo.

Enfim, pra mim é maravilhoso.
 
eu acho algo totalmente dispensável. não gosto de excesso de brilho, até reduzo o brilho da minha tv pra 75%, em filmes que são a maioria escuros até fica interessante uns detalhes mais luminosos, como uma lanterna no escuro fica bem realista, mas se for ver um filme que predomina cenas a luz do dia, areia, neve etc, fica brilhante demais.

Não sei como o pessoal aguenta telas tão brilhantes. Minha TV nem é considerada muito brilhante e não aguento ela em 100% de brilho.
Como o @brdtoledo citou, HDR não é só brilho. Se fosse, as TVs LED/LCD dominariam o topo das listas de melhores TVs em HDR todo ano por seu brilho superior. No entanto... há anos, quem fica no pódio é a tecnologia OLED. Contraste é muito mais importante, até porque, como dizem muitos reviewers, pixels apagados e pretos pretos de verdade aumentam a percepção do brilho nas áreas iluminadas, fazendo com que o brilho inferior das OLED seja muitas vezes percebido como highlights mais intensos que de uma TV LED com brilho mais alto.

Contraste, gama de cores expandida, níveis de preto, uniformidade do painel, tempo de resposta, performance 'near-black' ou 'quase preto', tudo isso são coisas importantes no resultado final do HDR. Além, é claro, do processamento de imagem e da própria fonte.
 
Acho overhated , não faz muita diferença pra mim na real , atualmente possuo como tv principal uma c1 55" , e o hdr pra mim apenas deixa as cores diferentes de quando está desligado, mas eu sou leigo em avaliar isso , é apenas a opinião visual , não sou entendido do assunto profundamente.
 
Cara, depende do conteúdo.
Estávamos assistindo a 5ª temporada da Casa de Papel e 95% das cenas tem uma luz forte ao fundo. Chega a ser chato.
Tipo o "motion blur" nos jogos que saíram depois do filme Matrix, os produtores exageravam no efeito.

Mas no meu ponto de vista, diferente do finado 3D, é uma tecnologia que veio para ficar.
 
Cara, depende do conteúdo.
Estávamos assistindo a 5ª temporada da Casa de Papel e 95% das cenas tem uma luz forte ao fundo. Chega a ser chato.
Tipo o "motion blur" nos jogos que saíram depois do filme Matrix, os produtores exageravam no efeito.

Mas no meu ponto de vista, diferente do finado 3D, é uma tecnologia que veio para ficar.
justo na casa de papel achei o efeito HDR muito bom. pois predomina cenas escuras.

oq acho chato é num documentário de felinos da netflix que chega arder o olho em cenas no sol.
 
justo na casa de papel achei o efeito HDR muito bom. pois predomina cenas escuras.

oq acho chato é num documentário de felinos da netflix que chega arder o olho em cenas no sol.
Sim, o efeito é ótimo. Mas em todas as cenas os diretores ficam "forçando" esse efeito. Sempre aparece uma luz/lanterna/vela/janela ao lado do ator. Quase todas as cenas são assim.

Não tive a oportunidade ainda de testar em jogos. Acredito que isso só para 2023 🤣 💸
 
Eu tenho uma UP7750 ( 60 polegadas) e o HDR nela fica muito escuro. Alguns conteúdos do Amazon Prime Vídeo ficam muito feios. Ainda estou mexendo nas configurações de cores e brilho, mas pelo que vi, não deve ter nada que aumente a qualidade não.

Mas aí acho que são as TVs de entrada que não conseguem transmitir tudo o que o HDR pode mostrar, não?
 
Eu tenho uma UP7750 ( 60 polegadas) e o HDR nela fica muito escuro. Alguns conteúdos do Amazon Prime Vídeo ficam muito feios. Ainda estou mexendo nas configurações de cores e brilho, mas pelo que vi, não deve ter nada que aumente a qualidade não.

Mas aí acho que são as TVs de entrada que não conseguem transmitir tudo o que o HDR pode mostrar, não?
TV de entrada nem devia ter HDR, mais atrapalha do que ajuda.

Pra deixar mais claro, deixe brilho e contraste no máximo, aumente o gamma e ative o contraste dinâmico. Mas é um remendo, não vai deixar de ser ruim.
 
Opa, boa tarde.

Fiz isso e mesmo assim não fica muito bonita não ( não igual a ver um filme em HD da Netflix, ou mesmo um vídeo de 4k no YouTube), o ruim é que parece que não tem como desativar a função.
 
Deveria ter uma opcao de desabilitar.

Quem tv de entrada com aqueles hdr fakes sofre bastante.

Outra coisa que queria era que a Samsung entendesse de vez que o HDR10 não pegou. A indústria prioriza o Dolby Vision e o conteúdo fica mto melhor.
 
Deveria ter uma opcao de desabilitar.

Quem tv de entrada com aqueles hdr fakes sofre bastante.

Outra coisa que queria era que a Samsung entendesse de vez que o HDR10 não pegou. A indústria prioriza o Dolby Vision e o conteúdo fica mto melhor.
Sem dúvida, deveriam nos dar essa opção de desativar caso não gostemos, mas pelo menos na minha, não dá não.

E o engraçado é que nos vídeos de HDR no Youtube não fica tão ruim não... Agora na Prime Vídeo... Meu Deus
 
seguinte, quantidade de nits é apenas uma das coisas, contraste alto (só ai já descarta IPS), e alta gama de cores, e o principal é iluminação por zonas no caso de LCD (FALD)

monitor HDR que presta custa o OLHO DA CARA

pra uma tela LCD ter um HDR bom tem que ser FALD, pra tv conseguir distinguir os pontos claros e escuros na mesma cena, se for uma tv com iluminação comum (EDGE, pelas bordas) ela não conseguirá, a tela ficará toda iluminada além de tv comum não ter cor suficiente, então vai ficar tudo "cinza" e opaco. Ou claro, se a tv for OLED, onde se tem o melhor resultado

ex:
a OLED A1 tem apenas 452 nits
a Q70A tem 552, porém essa tem iluminação comum, EDGE

no caso a A1 da uma SURRA de p*u mole na Q70A

monitor a situação fica pior ainda, nem sei qual o valor de um monitor FALD, e ainda tem vários monitor IPS HDR (isso é uma piada, IPS tem contraste pobre), o meu monitor Asus tem uma tela hiper comum IPS, 24" FHD, me foi 1500 real, vai Brasil

HDR em uma tela que preste é a coisa mais linda, jogando PS5 aqui com a Q80T o bagulho é literalmente muito louco!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deveria ter uma opcao de desabilitar.

Quem tv de entrada com aqueles hdr fakes sofre bastante.

Outra coisa que queria era que a Samsung entendesse de vez que o HDR10 não pegou. A indústria prioriza o Dolby Vision e o conteúdo fica mto melhor.
exatamente, o jeito é usar um console e por 4k@SDR, ou algum desses aparelhos. toda tv devia ter opção de desativar isso, uma coisa tão simples

e vou além, devia ter algum certificado pra fabricante colocar esse recurso (HDR) no seu aparelho, ou seja, uns 10% das tv do mercado teria HDR kkkk

tem tv Philips de 2 conto com Dolby Vision, e já vi tv FHD de entrada limitadíssima com HDR, olha a piada mano heuHEUUEHHUHUEUEU
 
Última edição:
A grosso modo percebo como um ajuste automático de parâmetros da imagem ( nitidez, contraste e afins) então de modo geral é algo que o próprio usuário conseguiria 'reproduzir' ao calibrar sua TV ... Creio que um equipamento bem ajustado para o gosto do dono se mostra o mais vantajoso 'modo de HDR' , sobretudo nos modelos de entrada em que falta brilho e recursos mais sofisticados no aprimoramento da tela.

Já li que em equipamentos OLED a experiência é bem diferente, mas não sei ate que ponto é verdade já que painéis LCD de boa qualidade parece ter melhor reprodução de HDR(QN85/90A) pelo elevado nível de brilho.

 
A grosso modo percebo como um ajuste automático de parâmetros da imagem ( nitidez, contraste e afins) então de modo geral é algo que o próprio usuário conseguiria 'reproduzir' ao calibrar sua TV ... Creio que um equipamento bem ajustado para o gosto do dono se mostra o mais vantajoso 'modo de HDR' , sobretudo nos modelos de entrada em que falta brilho e recursos mais sofisticados no aprimoramento da tela.

Já li que em equipamentos OLED a experiência é bem diferente, mas não sei ate que ponto é verdade já que painéis LCD de boa qualidade parece ter melhor reprodução de HDR(QN85/90A) pelo elevado nível de brilho.



HDR não é algo que dê pra se reproduzir com settings em SDR. É um mapeamento de imagem totalmente diferente, com muito mais passos de detalhes, tanto em detalhes de sombras quanto de highlights.

Inclusive minha primeira experiência com HDR foi em uma TV de entrada, a porra não tinha brilho suficiente nem gama ampla de cores e por isso a imagem em HDR não era bonita não, mas uma coisa que me chamou a atenção de primeira foi a quantidade de tons de sombra que eu tava vendo, muito mais granular. A versão em SDR do mesmo material simplesmente não tinha essa gradação, e nenhuma setting que eu usasse faria ter, o máximo que eu ia conseguir se tentasse era deixar o preto cinza.
 
Pra quem tem dificuldades em ver o HDR, olhe para um sol com o HDR ligado e desligado. Sempre pontos de luz.
 
Eu desativei aqui da minha no ps5 e a imagem ficou melhor, pra mim da um aspecto daqueles wallpapers editados de paisagens, tem quem goste, eu não. Talvez numa OLED funcione diferente mas eu não tenho recursos pra comprar uma agora, então...
 
Desativado, não sei pra q serve, fica muito feio na minha TV, deve ser pq ela é básica.
 
sim é isso, vou falar pela milésima vez, HDR é pra tv premium, se for LCD EDGE não existe HDR

pode ficar bravo, ficar puto porque pagou caro em uma EDGE, mas a verdade é uma só

Q80A, pra começar a brincadeira
 
Já que comentaram sobre HDR (em tvs premium), e sobre baix4r filmes. Eu baixo no site RARGB e fico na dúvida.
As vezes tem uma temporada que não especifica ser HDR, tamanho de 50gb, aí a mesma dizendo ser HDR com o mesmo tamanho de 50gb.
Uma ativa o HDR e a outra fica no SDR mesmo. Alguém já tirou prints ou fotos comparativas de uma mesma cena?
 
Já que comentaram sobre HDR (em tvs premium), e sobre baix4r filmes. Eu baixo no site RARGB e fico na dúvida.
As vezes tem uma temporada que não especifica ser HDR, tamanho de 50gb, aí a mesma dizendo ser HDR com o mesmo tamanho de 50gb.
Uma ativa o HDR e a outra fica no SDR mesmo. Alguém já tirou prints ou fotos comparativas de uma mesma cena?

Tirar print de HDR é complicado, afinal o print não vai mostrar o que alguém vê em uma Oled premium em um monitor/TV básico.
 
Reformulando.
Como descobrir qual melhor arquivo e melhor qualidade?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo