• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Qual o seu conceito de família pobre,classe média e rica?

danillofc

New Member
Registrado
Acho curioso como praticamente não existe consenso sobre isso, é quase um freestyle semântico. O conceito do governo é bizarro( classe média acima de 291 per capita),mas também já conheci quem achasse que família rica ou classe média-alta eram a mesma coisa.

Mas desconsiderando valores exatos de renda ou patrimônio, qual o conceito de vocês? Para mim:
Família pobre: tem dificuldade de pagar o básico, não consegue guardar, vive em casa pequena/cohab de aluguel,parcelada ou invasão, e não tem carro,no máximo um bem velho, viagens rarissimas
Classe média: consegue pagar o básico,guardar um pouco. Moradia um pouco maior e pelo menos um carro, muitas vezes financiados. Aqui como varia muito, incluo as que podem pagar escola particular simples, diarista, viagem de média ou longa distância 1x/ano, planp de saúde,que aí no caso seria mais pra média-alta

Família rica: tudo que citei acima só que em versão premium. Inclui empregada doméstica, babá, viagem a outro continente ou aos EUA com frequência, marcas premium de comida, idas constantes a restaurantes de luxo.
 
Acho complicado definir nesse país de terceiro mundo todo cagado.

Eu sou classe média pelo meu salário, mas não tenho plano de saúde e meu carro é "velho" (2004). Trocar o carro me causaria um aperto considerável que não quero passar.
Dá pra trocar, mas aí não consigo guardar dinheiro por um tempo. E pra mim guardar e investir dinheiro todo mês é importante.

Classe média é um espectro muito amplo aqui.
 
Se for seguir o IBGE, eu e a esposa somos o suprasumo Brasileiro e gozamos do bom e melhor que está terra abençoada por Deus nos tem a oferecer.

Mas, a realidade é bem outra....

Hoje em dia, um casal sem filho, sofremos para pagar um apartamento de padrão alto...

Rico no Brasil só fazendeiro ou algum empresário que explorou muito funcionário durante sua vida.
 
Pobres: tem os que não conseguem sair da pobreza e os que não querem ou não sabem que é possível.

Classe media: novamente, tem os que não conseguem melhorar e os que não querem (aqui nesse caso eles não se tocam que é possível melhorar)

por que eu disse que tem um pessoal que não quer evoluir? Pq o Brasil é um país de ostentação, de tomar cerveja, de fumar, e de fazer festa, tudo isso é mais importante do que guardar um dinheiro. As decisões nessas duas classes não são tomadas da melhor forma muitas vezes, as vezes por falta de conhecimento, influencia, ou até mesmo, ser zuado por não estar participando dos roles, ou se tu não bebe você é o chat

Tem muito classe media alta que não tem um real guardado no banco, seus padrões de vida e os bens q o tornam media alta, são todos financiados e dependentes do salário no fim do mes.

Eu sei que tem gente que não tem oportunidade, como citei, mas tem muita gente que tem, e troca por um líquido alcoólico, ou por parcelar um carro melhor que nem precisa…
 
Acho complicado definir nesse país de terceiro mundo todo cagado.

Eu sou classe média pelo meu salário, mas não tenho plano de saúde e meu carro é "velho" (2004). Trocar o carro me causaria um aperto considerável que não quero passar.
Dá pra trocar, mas aí não consigo guardar dinheiro por um tempo. E pra mim guardar e investir dinheiro todo mês é importante.

Classe média é um espectro muito amplo aqui.
Mas o meu conceito acho que dá pra aplicar no mundo todo, não precisa de valores exatos. E o conceito de classe média também é amplo no mundo todo. Um pouco mais uniforme em países desenvolvidos e igualitários, mas entre luxo e pobreza há inúmeros padrões de vida., Que chamamos de classe média.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for seguir o IBGE, eu e a esposa somos o suprasumo Brasileiro e gozamos do bom e melhor que está terra abençoada por Deus nos tem a oferecer.

Mas, a realidade é bem outra....

Hoje em dia, um casal sem filho, sofremos para pagar um apartamento de padrão alto...

Rico no Brasil só fazendeiro ou algum empresário que explorou muito funcionário durante sua vida.
Uma discussão que dá muita treta é se o alto escalão público é rico,como juízes,deputados e senadores, auditores da receita e etc.
 
Pobre
Não consegue sustentar necessidades básicas de saúde e educação

Classe media
Necessidades básicas supridas e ainda sobra um troco pra lazer

Classe alta
Sobra muito
 
Eu sei que a proposta do tópico foi tentar conceituar, mas ao meu ver é mais fácil ranquear mesmo em renda a partir de um cenário padrão, então vou dar minha opinião abaixo:

Cenário padrão: Casal com dois filhos que mora em alguma capital do Brasil

Renda do casal:

POBRE: Abaixo de 2,5 salários mínimos
CLASSE MÉDIA: Acima de 2,5 salários mínimos até 15 salários mínimos
CLASSE MÉDIA ALTA: Acima de 15 salários mínimos até 40 salários mínimos
RICO: Acima de 40 salários mínimos (embora o conceito de rico vai além da renda, envolvendo patrimônio).

Faço ainda uma observação que é a de que esses intervalos podem variar de acordo com a capacidade do casal gerenciar suas rendas e de otimizar seus gastos, pois isso é um fator que impacta muito, uma vez que pessoas com baixa capacidade de gestão financeira precisarão ganhar muito mais para manter um determinado padrão do que pessoas que tem uma alta capacidade de gestão.
 
Última edição:
Pobre
Não consegue sustentar necessidades básicas de saúde e educação

Classe media
Necessidades básicas supridas e ainda sobra um troco pra lazer

Classe alta
Sobra muito
Sobrar não tem muito a ver com a classe social, é mais uma questão de educação financeira.
 
Como o que o governo classifica como classe média é tão risível ao ponto de qualquer ignorante achar uma piada, ficamos sem um norte para usar como parametro e se torna altamente subjetivo de cada um, variando principalmente pela sua realidade e pelos seus próximos.

Quando criança meu pai foi pro Japão e enviava mais de 30 salarios minimos brasileiros na época (Decada de 80 e 90 o Brasil era uma piada), uma boa parte de minha infancia estudei em escola particular e durante um bom tempo tinhamos ate empregada domestica full time que ate dormia na casa dos fundos, porém como meus tios e primos, que eram mais próximos, tinham bem mais condições que a gente, minha mãe sempre dizia que eles eram classe média e que nós éramos no máximo classe-média baixa....Já minha esposa que teve uma origem mais humilde, achava que um de seus primos só por morarem em um apto próprio e ter um video game já era rico...


Cresci de acordo com a visão que me foi ensinado pela minha mãe:

Ricos: Multi-Milionários que tem mansões, iates, etc, essas coisas que só se vê na TV.

Classe Média Alta: Geralmente empresários, com muitas pessoas subordinadas, com grandes casas, muitas viagens internacionais, etc.

Classe Média: Geralmente trabalhadores bem instruídos e bem remunerados, como médicos ou advogados, ou pequenos empresários com poucos subordinados, que possuem uma boa casa ou bom apto, um bom carro, algumas viagens, etc.

Classe média baixa: Trabalhadores não tão bem remunerados, razoavelmente instruídos, ou micro empresários, que moram em cidades ou bairros periféricos, sempre buscam o CxB por necessidade e usam alguns serviços públicos por necessidade, etc.

Pobre: Trabalhadores mal remunerados, geralmente com pouca instrução.
 
Última edição:
A meu ver:

Rico: quem tem muito mais que o necessário para uma vida confortável, sobrando muito com o qual pode tentar ajudar os demais por caridade.

Médio: quem tem o necessário para uma vida confortável, sobrando um pouco com o qual pode tentar ajudar os demais por caridade.

Pobre: quem não tem o necessário para uma vida confortável, mas mesmo assim também pode tentar ajudar os demais por caridade, já que a caridade não precisa ser sempre material.
 
Pobre: quem não tem o necessário para uma vida confortável, mas mesmo assim também pode tentar ajudar os demais por caridade, já que a caridade não precisa ser sempre material.
é aqui q vc descobre que, na maioria das vezes, o pobre tira do pouco que tem pra repartir... sempre pensando mais no próximo
 
Pra mim é tudo relacionado ao trabalho...tem que trabalhar para viver = pobre em diferentes níveis....só fazer um teste, se ficar desempregado por 1 ano tá sussa mantendo o mesmo padrão de vida? por 10 anos também?

Rico pra mim é quem atingiu a independência financeira para manter o próprio padrão de vida digno (não tô falando de mendigo que não trabalha e tá tranquilo porque não tem custo de vida), e ainda assim o rico pode lembrar que é pobre também por causa de um negócio chamado inflação...

#SomosTodosPobres...

:true:
 
Tem que saber exatamente o que o op quer ,quer a classe social ou economica?

Pq a economica classe média é quem ganha R$1380,pq essa é a média dos salários no brasil.(já foi 2,2k valeu bozo e golpistas)
https://fdr.com.br/2021/03/01/renda...o-salario-minimo-em-13-estados-confira-lista/

Agora a classe social(mais difundida erroneamente) onde a classe média é lotada por medicos, engenheiros, autonomos profissionais liberais,pequenos empresários etc, não tem haver com a renda e sim com condiação social do sujeito, rico são o donos de grandes empresas(burgueses) e pobres são os operários e os desempregados.

A confusão entre essas duas é complicada pois muitos pensam que qualquer sujeito mediocre, facilmente atinge a classe média com pequeno esforço,e que só sendo abaixo da média seria pobre, o que de não reflete em absolutamente nada a situação do país onde maioria estão presos em salários baixos, independente de qualidade pessoais.

Pra mim,
pobre trabalhadores/familias com renda de até renda abaixo de 5mil(que no momento é menor que salário mínimo americano)
classe média , trabalhadores renda acima de 5mil
ricos patrimonio acima de 50milhões, a pessoa que vive do melhor de quase tudo da sociedade sem o menor esforço, disperdissa dinheiro, e pode a qualquer momento parar de trabalhar e manter padrão alto de vida até o fim da vida.
 
por que eu disse que tem um pessoal que não quer evoluir? Pq o Brasil é um país de ostentação, de tomar cerveja, de fumar, e de fazer festa, tudo isso é mais importante do que guardar um dinheiro.
Sindrome de vira lata? Como se em outros países tipo EUA não tivesse gente torrando dinheiro em droga, bebida e festa.

Dando uma pesquisada rápida, o governo define classe média como renda entre R$ 291 e R$ 1.019 (dados de 2012, deve ter aumentado com a inflação)

Isso é bizarro de baixo, com 300 reais uma pessoa não tem onde cair morta no Brasil

A linha de extrema pobreza é de R$ 89 per capita, se não me engano. Então entre R$ 90 e R$ 290 a pessoa é só pobre? Aí depois já é classe media direto? Bizarro mesmo :facepalm:


No mais, concordo muito com o @ImmZLanHouse quando diz que é muito subjetivo à realidade de cada um. Cada um se inclui na classe X, Y ou Z, aí normalmente vai se usar como ponto de referencia pra dizer onde estão as classes mais baixas e mais altas.

Concordo com o @danillofc e o pessoal que colocou classe baixa/pobre como aqueles que tem dificuldades em suprir necessidades básicas, acho que esse é o único consenso.

Classe média também concordo com o Danillo e @Arris que são aqueles que conseguem suprir necessidades básicas e ainda sobra. Se a pessoa vai gastar com lazer, com educação, investimentos, não importa, mas sobra.

Se a família tem grana a ponto de poder pagar pra ter mais tempo, contratando diarista/empregada já consideraria classe média alta. Porque você tá pagando alguém pra fazer coisas que tu pode fazer igual, então já é um luxo. Existem exceções, óbvio, pessoas com dificuldades motoras podem não conseguir fazer uma faxina completa por exemplo, e pagar alguém pode ser uma necessidade.

Agora na classe "rica" acho que mora a maior discrepância de opiniões. Pra mim classe média alta ainda pode viajar pra Disney, pagar empregada, comer em restaurante top, ter carro de +R$ 100 sem financiar. Isso não é exclusivo da classe "rica", mas como isso pode estar muito longe da realidade da classe média "inferior", pode ficar essa impressão de que se tu só pode ir pra Disney de boa se for rico.

E aí concordo com o @ImmZLanHouse quando diz que é uma realidade que normalmente só vemos na TV. Também considero como rico aquele que poderia pagar mais de um milhão em um barco/iate, ou ter mais de um imóvel que passe da linha do milhão. Não necessariamente ter, porque tem pessoas ricas que mal mostram seu patrimônio, já vi milionários que fizeram a própria fortuna, andam de bermuda e chinelo, tem carro "normal", mas se quiser dar um Ap de R$ 3 milhões para o filho, consegue.

Acho que isso é até o mais comum. Pelo menos o pessoal mais velho, que fez a própria fortuna, não é quem fica aparecendo na mídia e tal. E quem acaba fazendo isso são os filhos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra mim é tudo relacionado ao trabalho...tem que trabalhar para viver = pobre em diferentes níveis....só fazer um teste, se ficar desempregado por 1 ano tá sussa mantendo o mesmo padrão de vida? por 10 anos também?

Rico pra mim é quem atingiu a independência financeira para manter o próprio padrão de vida digno (não tô falando de mendigo que não trabalha e tá tranquilo porque não tem custo de vida), e ainda assim o rico pode lembrar que é pobre também por causa de um negócio chamado inflação...

#SomosTodosPobres...

:true:
O que importa é ser rico em saúde e paz de espírito. :mil:
 
Pra mim é tudo relacionado ao trabalho...tem que trabalhar para viver = pobre em diferentes níveis....só fazer um teste, se ficar desempregado por 1 ano tá sussa mantendo o mesmo padrão de vida? por 10 anos também?

Rico pra mim é quem atingiu a independência financeira para manter o próprio padrão de vida digno (não tô falando de mendigo que não trabalha e tá tranquilo porque não tem custo de vida), e ainda assim o rico pode lembrar que é pobre também por causa de um negócio chamado inflação...

#SomosTodosPobres...

:true:
Esse conceito embora deva ser respeitado, é muito controverso. Tem inúmeras pessoas milionarias que tem tudo do bom, mas com padrao de vida altissimo e nenhuma reserva,se ficar poucos meses parado já quebra. Uma pessoa assim seria pobre. Já outra que guarda o bastante pra viver com renda de 2k,mas vive longe de tudo e tem um padrão baixo,seria considerada rica. Colocar uma pessoa assim num patamar acima,por exemplo,do mike tyson que faliu porque quis ter até tigre de estimação, é bizarro.
 
Esse conceito embora deva ser respeitado, é muito controverso. Tem inúmeras pessoas milionarias que tem tudo do bom, mas com padrao de vida altissimo e nenhuma reserva,se ficar poucos meses parado já quebra. Uma pessoa assim seria pobre. Já outra que guarda o bastante pra viver com renda de 2k,mas vive longe de tudo e tem um padrão baixo,seria considerada rica. Colocar uma pessoa assim num patamar acima,por exemplo,do mike tyson que faliu porque quis ter até tigre de estimação, é bizarro.

É que pra mim nunca é o que você possui e sim como vive....tipo, se o cara com renda fixa de 2k por mês consegue ter uma vida digna, como falei ali, (não precisa ter tigre em casa, mas se consegue viver bem com carro, casa, alimentação, num lugar tranquilo com saúde e sem estresse (vulgo segurança), seria uma pessoa rica ao meu ver, mais do que o vizinho com carro zero e mansão que se perder emprego tem que devolver pro banco e ir morar em outro lugar sabe-se lá aonde, isso se conseguir morar em algum lugar...

É aquela coisa, o cara de 2k não precisa ser milionário para viver bem, já o milionário, se ficar com 2k, não "consegue viver"...

*Mas, pra registro, não acho que alguém com renda de 2k consiga viver bem...
 
Pobre: menos que 1.5k
Baixa: até 5k
Média: até 15k
Alta: acima de 15k
Mas isso depende muito da cidade também e se paga aluguel ou não. Com 5k uma familia padrão pode viver limitada em São Paulo se pagar aluguel,mas em João pessoa vai viver bem melhor.
 
já tem uns 3 ou 4 tópicos com esse mesmo tema aqui nessa seção :haha:

and here we go again
 
Sindrome de vira lata? Como se em outros países tipo EUA não tivesse gente torrando dinheiro em droga, bebida e festa.
Em todo lugar tem, mas aqui o cara ganha 1100,00 reais no mes e em um final de semana toma 3 caixa de cerveja de 30 reais cada. Fuma 2 maço de cigarro por dia de 5 a 10 reais…

O que ganha 3000,00 deixa 1500,00 no carro com financiamento gasolina etc, as mesmas 3 caixas de cerveja, e mais as outras contas.
 
Acho complicado definir nesse país de terceiro mundo todo cagado.

Classe média é um espectro muito amplo aqui.

Vou pegar teu post de gancho pra desenvolver um pouco meu raciocínio, é essa linha aí mais ou menos.

Exemplo o Dieese diz que o salário mínimo deveria ser R$ 5.300~


Isso não chega a ser nem a renda média domiciliar no Brasil. Como não vai ter IBGE esse ano não vamos saber o resultado desse de 2021, mas com certeza não vai ser muito diferente.


Dito isso tudo, o que define uma pessoa ser classe média ou baixa etimologicamente é poder aquisitivo e qualidade de vida, muita gente que pensa ser classe média é classe baixa na verdade, assim como muita gente que pensa ser classe alta é média e por consequência pensam que classe baixa são apenas os miseráveis.

Se você é aquela pessoa que junta uma grana pra adquirir algo já não dá pra ser considerado classe alta, padrão de vida e de consumo além do razoável, isso é classe alta, famílias que não apenas suprem suas necessidades de sobrevivência como também influenciam de formas variadas nas decisões do país, no lazer e na cultura.
 
sou classe média

 
Vou detalhar o que eu acho que exemplifica cada classe pelo nível de atendimento de suas necessidades, e para ilustrar vou citar o que cada um faria em uma situação hipotética "o PC queimou".
Importante notar que, talvez tirando as duas classes inferiores, a classe pouco tem a ver com independência financeira, pois você pode ter uma vida mais simples e ser independente financeiramente, ou então ter um bom patrimônio mas depender de trabalho por conta do seu nível de gastos.
Tbm é difícil definir um valor de salário ou patrimônio em cada classe, pois isso varia muito, dependendo da idade, estabilidade, cidade em que mora... Mas obviamente em geral quanto mais alta a classe maior a tendência de ter um salário e um patrimônio maiores


Miserável - passa necessidade. Depende de apoio externo.
Seu PC queimou: o que é isso? Pra que serve?

Pobre - consegue sobreviver, pode precisar de algum tipo de auxílio, mas esse não chega a ser o maior componente de sua renda, embora seja importante. Vez ou outra, com bastante esforço e sacrifício, consegue se dar algum micro "luxo" (uma ida na praia em uma cidade próxima, comprar uma tv ou celular de entrada em vaaaaarias parcelas).
Seu PC queimou: normalmente não tem PC, seu acesso ao mundo digital é pelo smartphone super de entrada

Classe média baixa - não depende de outros para sobreviver. A renda é justa para seus gastos diários, mas com algum planejamento consegue se dar a "luxos" um pouco maiores como uma viagem para outro estado ou trocar um eletrodoméstico, mas em geral todos os seus bens são de entrada ou intermediários. Pode até ter carro ou casa, mas em geral estão financiados a não ser que sejam herança ou estejam já no final das carreiras ou aposentados.
Seu PC queimou: complicou. Talvez nem terminou de pagar ou então já seja um PC mais velhinho. Acha que um primo do amigo do seu tio entende disso, e vai ver se ele resolve na faixa

Classe média - não depende de ninguém, consegue fazer algum tipo de planejamento mais tranquilamente e tem acesso a bens de melhor qualidade e vez ou outra pode se dar a luxos mais extravagantes (uma viagem internacional barata a casa 4 ou 5 anos, bem planejada etc).
Seu PC queimou: poxa, que chato. O técnico falou que tem que trocar a fonte, e ele vai encomendar/comprar uma que foi indicada. Talvez de pra encaixar no orçamento do mês, ou dividir em umas 3 parcelinhas... Não dá pra esperar muito, talvez dependa dele para trabalhar ou estudar


Classe média alta - não depende de nenhuma ajuda externa, tem vida confortável e pode se dar a maioria dos luxos da vida sem muito planejamento. Viagem internacional? Uma pequena por ano ou uma maior a cada dois anos cabe nas contas. Comprar uma geladeira nova? Sem problemas, talvez consiga pagar a vista ou coloca no cartão para ganhar milhas. Eventualmente pode parcelar alguma compra para antecipar em alguns meses o consumo, mas não depende disso para 99% dos gastos.
Seu PC queimou: se entende do assunto aproveita e faz aquele upgrade. Se não entende, compra outro novo e da o assunto por encerrado

Classe alta - só não consegue o super luxo, que é destinado aos multimilionários (jatinho, mega mansao, coleção de carros...), Mas seu dia a dia é super tranquilo financeiramente. Qualquer gasto básico paga sem sentir, e consegue fazer coisas que a maioria das classes anteriores teria que se sacrificar para conseguir. Bate volta em nova York sem muito planejamento, trocar de carro quando quiser, essas coisas
Seu PC queimou: joga fora ou da para alguém, e compra outro MacBook novo, "parece que tem um mais caro que deve ser melhor ainda, vou pegar um"
 
Vou detalhar o que eu acho que exemplifica cada classe pelo nível de atendimento de suas necessidades, e para ilustrar vou citar o que cada um faria em uma situação hipotética "o PC queimou".
Importante notar que, talvez tirando as duas classes inferiores, a classe pouco tem a ver com independência financeira, pois você pode ter uma vida mais simples e ser independente financeiramente, ou então ter um bom patrimônio mas depender de trabalho por conta do seu nível de gastos.
Tbm é difícil definir um valor de salário ou patrimônio em cada classe, pois isso varia muito, dependendo da idade, estabilidade, cidade em que mora... Mas obviamente em geral quanto mais alta a classe maior a tendência de ter um salário e um patrimônio maiores


Miserável - passa necessidade. Depende de apoio externo.
Seu PC queimou: o que é isso? Pra que serve?

Pobre - consegue sobreviver, pode precisar de algum tipo de auxílio, mas esse não chega a ser o maior componente de sua renda, embora seja importante. Vez ou outra, com bastante esforço e sacrifício, consegue se dar algum micro "luxo" (uma ida na praia em uma cidade próxima, comprar uma tv ou celular de entrada em vaaaaarias parcelas).
Seu PC queimou: normalmente não tem PC, seu acesso ao mundo digital é pelo smartphone super de entrada

Classe média baixa - não depende de outros para sobreviver. A renda é justa para seus gastos diários, mas com algum planejamento consegue se dar a "luxos" um pouco maiores como uma viagem para outro estado ou trocar um eletrodoméstico, mas em geral todos os seus bens são de entrada ou intermediários. Pode até ter carro ou casa, mas em geral estão financiados a não ser que sejam herança ou estejam já no final das carreiras ou aposentados.
Seu PC queimou: complicou. Talvez nem terminou de pagar ou então já seja um PC mais velhinho. Acha que um primo do amigo do seu tio entende disso, e vai ver se ele resolve na faixa

Classe média - não depende de ninguém, consegue fazer algum tipo de planejamento mais tranquilamente e tem acesso a bens de melhor qualidade e vez ou outra pode se dar a luxos mais extravagantes (uma viagem internacional barata a casa 4 ou 5 anos, bem planejada etc).
Seu PC queimou: poxa, que chato. O técnico falou que tem que trocar a fonte, e ele vai encomendar/comprar uma que foi indicada. Talvez de pra encaixar no orçamento do mês, ou dividir em umas 3 parcelinhas... Não dá pra esperar muito, talvez dependa dele para trabalhar ou estudar


Classe média alta - não depende de nenhuma ajuda externa, tem vida confortável e pode se dar a maioria dos luxos da vida sem muito planejamento. Viagem internacional? Uma pequena por ano ou uma maior a cada dois anos cabe nas contas. Comprar uma geladeira nova? Sem problemas, talvez consiga pagar a vista ou coloca no cartão para ganhar milhas. Eventualmente pode parcelar alguma compra para antecipar em alguns meses o consumo, mas não depende disso para 99% dos gastos.
Seu PC queimou: se entende do assunto aproveita e faz aquele upgrade. Se não entende, compra outro novo e da o assunto por encerrado

Classe alta - só não consegue o super luxo, que é destinado aos multimilionários (jatinho, mega mansao, coleção de carros...), Mas seu dia a dia é super tranquilo financeiramente. Qualquer gasto básico paga sem sentir, e consegue fazer coisas que a maioria das classes anteriores teria que se sacrificar para conseguir. Bate volta em nova York sem muito planejamento, trocar de carro quando quiser, essas coisas
Seu PC queimou: joga fora ou da para alguém, e compra outro MacBook novo, "parece que tem um mais caro que deve ser melhor ainda, vou pegar um"
Ficou excelente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo