Shadow Warrior é daqueles jogos que ao mesmo tempo que o cara curtiu também ficou decepcionado. O jogo começa com tudo e empolga bastante mas ao chegar na metade já mostra tudo o que tem e começa a cansar devido à repetição e por durar mais do que deveria (sim, eu estou reclamando de o jogo ser longo). Não joguei o original, então minha opinião é só sobre esse reboot.
O jogo começa com o Lo Wang indo comprar uma espada especial a mando do seu chefe, a cutscene de abertura é muito legal dando o tom "fuck yeah" do jogo com ele cantando e falando bobagem. Coisas acontecem e aí ele saí em busca da espada em meio ao caos de uma invasão demoníaca acompanhado por um demônio chamado Hoji, é dos diálogos entre eles que vem a maior parte da exposição da história e os momentos de humor. A história também tem um lado de drama, e é aí que cai de cara no chão, a premissa até é legal mas drama é desnecessário e não combina com esse tipo de jogo, os personagens passam o jogo todo fazendo piadas e aí vai ficando tudo sério e dramático, numa mudança de tom bizarra, não tem como levar a sério ou se emocionar. Algumas partes do enredo também são mal escritas/desenvolvidas. É até bem elaborada, mas no geral é esquecível.
Gameplay é legal, é uma gore fest rápida e caótica onde quase tudo no cenário explode. A arma principal é a katana, que é divertida de usar apesar de não ter muita profundidade, com ataques normais onde é só mirar no inimigo e sair clicando e alguns golpes especiais com combinações de teclas. Tem um dash/dodge que é uma maravilha de se usar. Tem as armas de fogo padrão de qualquer fps, que são ok, só podiam ter mais impacto. E os poderes demoníacos. O jogo tem 3 arvores de upgrade (cada uma com sua moeda), o que eu achei um pouco exagerado e mal implementado, algumas skills e poderes são legais mas o resto é só "+% de dano/dinheiro/munição/hp" e os upgrades para as armas de fogo que fazem elas ficarem bem mais divertidas são caros demais, o que força o cara a fuçar em tudo que é canto para achar dinheiro olhando sempre para os mesmos armários/caixas. O que leva ao level design, que é fraco e repetitivo; caminho linear > alguns inimigos > porta bloqueada > quebra os selos mágicos para abrir a porta > horda de inimigos > volta até a porta > caminho linear > arena com uma horda enorme com no mínimo 2 tanks/bullet sponges > repeat. As áreas são bem legais e variadas no começo, arquitetura oriental, bambuzais, cerejeiras, áreas residenciais, tudo bem colorido, mas ai logo vem a chatice dos cinzas de intermináveis áreas industriais. Cansa, não tem nada que mude a fórmula, tem chefes, mas todos tem o mesmo design de destruir a armadura e atirar no ponto fraco brilhante. No fim eu já estava louco que terminasse, o jogo tem 17 capítulos quando deveria ter no máximo uns 12~13. Não é um jogo difícil, não tem healing automático mas tem uma magia ilimitada que recupera parte do hp e medkits pra todo lado.
Gráfico é ok e a estética é bacana com algumas cenas bonitas, roda sem muitos problemas (tirando um stutter estranho em algumas partes, tem que travar o fps com algum programa) e aquele efeito detestável de lente suja (entre outros) pode ser desligado com comandos no console.
Resumindo: Shadow Warrior é um bom jogo, é legal pra desligar o cérebro e curtir, o combate é bom e destroçar demônios e explodir tudo é divertido, o maior problema é a longa duração, que faz o cara cansar do level design boring e arrasta uma história descartável. Fiquei chateado pela empolgação do começo ter ido se perdendo ao longo do jogo e ter ficado com essa opinião meio negativa.
Joguinho bacana, peguei no giveaway de terça e ai fui ver como era e acabei jogando umas 6 horas e acabei terminando.
É um jogo bem simples e minimalista (quase não tem UI nem história) de estratégia e gerenciamento onde o jogador controla um rei ou rainha desbravando novas terras; explorando, construindo, expandindo e se defendendo de monstros que atacam durante a noite. É como se fosse um Civ só com o básico, unidades de ataque/defesa/produção, construções defensivas, pontos no mapa que dão buffs e só um tipo de recurso. Já começa direto ao ponto ensinando só o básico para o jogador e deixando para ele ir descobrindo como as coisas funcionam e o objetivo, o que pode ser frustrante para alguns pois se morrer já era, começa de novo.
Visual é muito bonito, não sou muito fã dessa pixel art moderna (esse estilo mais simplificado) mas o jogo tem uma paleta de cores bem variada, um detalhamento legal e belas paisagens. Trilha sonora também é boa, bem serena e misteriosa. Perfeita atmosfera de aventura, melancolia e mistério.
Terminei sobrevivendo 33 dias, agora quero jogar tentando sobreviver o máximo possível. Joguinho simples mas bem charmoso, peguei sem esperar muito e foi uma grata surpresa.