• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Qual SSD NVMe é recomendado para placa-mãe MSI MAG B550 Tomahawk?

Kyle Madigan

New Member
Registrado
Olá, tenho um PC que está dando loop na bios, não conseguindo dar boot no Windows 10. O SSD NVMe que uso é este:


Ele é reconhecido na bios, e já tentei dar boot tanto em UEFI quanto em CSM, sendo que nenhum dos dois funciona. Também já tentei ligar ele no segundo slot e nada. Acredito que o problema esteja no SSD, portanto, pretendo comprar um novo para reinstalar o Windows e fazer o teste, mas gostaria de uma recomendação de qual SSD NVMe comprar já que comprei este pensando que era bom e já deu problema não fazendo nem 1 ano de uso. Pretendo acionar a garantia, claro, mas primeiro gostaria de obter um outro para poder fazer backup dos meus arquivos, e também para ter certeza de que o problema está realmente no SSD. Como já mencionei no título do tópico, minha placa-mãe é uma MSI MAG B550 Tomahawk, então gostaria de contar com a ajuda de vocês para me sugerirem um SSD NVMe de qualidade que seja bem compatível com ela, levando em conta que como imagino que irei recuperar o outro SSD depois com a garantia, não pretendo gastar muito com este novo SSD que usarei para teste.

Agradeço desde já.
 
Boa Noite!
De acordo com o fabricante vc pode usar qualquer SSD que seja PCI-E 4.0 ou 3.0, então, é só escolher o modelo que cabe no seu orçamento e mandar ver!
Eu particularmente gosto muito de Kingston, então iria nesse: https://www.kabum.com.br/produto/27...GGKT2UP5jK2zGMWQqhqVblrglSYqC9wBoCDgcQAvD_BwE
Muito obrigado, Esledinho. Curti este SSD pelo desempenho e preço, e já fiz a compra. Apenas uma dúvida: se depois conseguir fazer o meu outro SSD funcionar, dará para usar o computador com ambos ligados, sendo que os dois SSDs são PCIe 4.0, e apenas um dos slots da placa-mãe é 4.0; o outro é 3.0?

Edit: Recebi o SSD, mas fiquei com dúvida em como devo instalá-lo. Este veio com um dissipador já acoplado, sendo que na minha placa-mãe já vinha um maior, conforme mostro nas fotos abaixo:

umCZOGU.jpg

OqF59xP.jpg

qPQLM7Z.jpg

AfNqlRv.jpg


O que devo fazer para instalar este SSD? Devo colocar ambos os dissipadores juntos, não colocar o da placa-mãe ou remover o que veio acoplado no SSD e usar o da placa-mãe?

Agradeço a atenção.
 
Última edição:
Muito obrigado, Esledinho. Curti este SSD pelo desempenho e preço, e já fiz a compra. Apenas uma dúvida: se depois conseguir fazer o meu outro SSD funcionar, dará para usar o computador com ambos ligados, sendo que os dois SSDs são PCIe 4.0, e apenas um dos slots da placa-mãe é 4.0; o outro é 3.0?

Edit: Recebi o SSD, mas fiquei com dúvida em como devo instalá-lo. Este veio com um dissipador já acoplado, sendo que na minha placa-mãe já vinha um maior, conforme mostro nas fotos abaixo:

umCZOGU.jpg

OqF59xP.jpg

qPQLM7Z.jpg

AfNqlRv.jpg


O que devo fazer para instalar este SSD? Devo colocar ambos os dissipadores juntos, não colocar o da placa-mãe ou remover o que veio acoplado no SSD e usar o da placa-mãe?

Agradeço a atenção.
Pode usar os dois sem problemas, porém, só um terá desempenho de 4.0.
Sobre o dissipador, instale o dissipador da placa mãe sobre o original do ssd, pois, esse é de cobre e ajuda a transferir o calor. Se quiser tbm pode deixar sem o da placa mãe e só o do SSD!
 
Pode usar os dois sem problemas, porém, só um terá desempenho de 4.0.
Sobre o dissipador, instale o dissipador da placa mãe sobre o original do ssd, pois, esse é de cobre e ajuda a transferir o calor. Se quiser tbm pode deixar sem o da placa mãe e só o do SSD!
Valeu mais uma vez, Esledinho! :D Só para esclarecer, qual dos dois dissipadores que é de cobre? O da placa-mãe ou o do SSD (ou ambos?)?
 
Valeu mais uma vez, Esledinho! :D Só para esclarecer, qual dos dois dissipadores que é de cobre? O da placa-mãe ou o do SSD (ou ambos?)?
O do SSD costuma ser uma folha de cobre, confere depois, desse modelo não tenho certeza!
 
O do SSD costuma ser uma folha de cobre, confere depois, desse modelo não tenho certeza!
Obrigado novamente, Esledinho. :)

Decidi instalar apenas o que veio com o SSD, e já consegui fazer o PC ligar novamente, reinstalando o Windows 10. Agora precisava transferir os meus arquivos que estão no SSD antigo que não conseguia dar boot. Para fazer isso, eu deveria usar um daqueles adaptadores case USB-C para NVMe que o torna como um HD externo ou devo instalar o velho SSD no slot 2 que usa PCIe 3.0? Não sei se instalando no slot 2 daria algum problema já que a mesma licença do Windows 10 está instalada nele, e pelo o que pesquisei, parece que eu meio que precisaria formatar caso usasse um adaptador case USB-C para NVMe; não digo excluir os arquivos, mas modificar a forma de como o SSD é lido pelo PC, o que me gera preocupação já que não quero perder meus arquivos. Então gostaria de saber: qual a maneira mais segura de transferir meus dados daquele SSD que não conseguia dar boot antes?
 
Vou fazer uma pergunta boba, no seu ssd antigo xpg vc não instalou os 2 dessipadores não né? Pq o do fury é fino e proprio para instalar outro por cima, mas o xpg é um pouco mais grosso e não pode ser instalado outro por cima por isso eles já mandam separado.

Quanto a instalar SSD pode colocar no segundo slot mesmo, o maximo que pode acontecer e o pc tentar dar boot por ele, ai é só vc entrar no modo boot da sua placa e escolher o ssd que vc quer dar boot, normalmente é apertando f9, f10 ou f12.
 
Vou fazer uma pergunta boba, no seu ssd antigo xpg vc não instalou os 2 dessipadores não né? Pq o do fury é fino e proprio para instalar outro por cima, mas o xpg é um pouco mais grosso e não pode ser instalado outro por cima por isso eles já mandam separado.

Quanto a instalar SSD pode colocar no segundo slot mesmo, o maximo que pode acontecer e o pc tentar dar boot por ele, ai é só vc entrar no modo boot da sua placa e escolher o ssd que vc quer dar boot, normalmente é apertando f9, f10 ou f12.
Não instalei os 2 dissipadores. No caso do XPG, o dissipador dele vem separado, então resolvi usar o que veio na placa-mãe nele. Agora estou só com o dissipador do Fury, mas não tem problema, né?

Você acha que é mais seguro do que usar um case adaptador de SSD? Pois acredito que se não usasse o adaptador, eu nem precisaria alterar nenhuma opção de leitura dele por estar lendo pelo PCIe, certo? Eu até já cheguei a comprar um adaptador; ele não chegou ainda, mas ainda estou na dúvida se ligo ele direto no 2o slot ou via case adaptador.
 
Não precisa alterar nada, só vai aparecer outra unidade com as pastas do sistema operacional, o maximo que pode acontecer é o que eu falei, ele tentar dar boot pelo xpg, ai é só alterar o boot na inicializaçao, normalmente aparece na primeira tela quando vc liga o pc o botão que aciona a seleção de boot, é uma das teclas, f9, f10 ou f12, depende da marca, mas se vc ja comprou o adaptador, agora espera para justificar o gasto kkk.
 
OK, muito obrigado, Arth. E sobre o Fury estar instalado apenas com o dissipador fino dele, tem algum risco de ele dar algum problema com sobreaquecimento sem estar com outro dissipador por cima?

Edit:
Eu recebi o case adaptador e tentei ligar com o ssd, mas aparentemente, foi reconhecido apenas o dispositivo do adaptador. Nenhuma unidade de drive estava disponível no explorador de arquivos, e ao clicar em "gerenciar" em "meu computador" e ir na opção "gerenciamento de disco", ele estava aparecendo lá, mas estava totalmente em branco. Como com o case adaptador não deu certo, tentei ligar ele no 2o slot, pcie 3.0. Ao iniciar o Windows, vi rapidamente alguma coisa falando em "reparando unidade E". Ao olhar o explorador de arquivos, a unidade estava lá, mas ela aparecia em branco:

XwxlEWs.png


Ao tentar entrar nela, aparecia a seguinte janela perguntando se queria formatar:

cZeQ8fL.png


Eu cancelava e dava o seguinte erro:

EmJIbkb.png


Ao checar o "gerenciamento de disco" novamente, vi que ele é reconhecido como os outros drives, mas está no sistema de arquivos RAW e está 100% livre, mas não sei se estando neste tipo de sistema de arquivos, essa informação do espaço livre é realmente verdade visto que eu não cheguei a formatar nem mudar o tipo de leitura do ssd.

Alguém sabe como devo corrigir isso? Eu encontrei esta página (https://br.easeus.com/data-recovery...oes-not-contain-a-recognized-file-system.html) que parece ter a solução para o problema, mas não sei qual das soluções eu deveria tentar primeiro para tentar salvar meus arquivos antes de formatar o disco. Não quero tentar as soluções na ordem errada, pois estou com medo de perder meus dados. 😣 Alguém poderia me ajudar?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo