[PS4] Qual sua expectativa para o Ps5?

Eu ainda não arrisco especular tanto quanto ao poder computacional dos novos consoles, porque só temos rumores até agora sobre o Navi e não sabemos nada de concreto sobre ele. No entanto, darei alguns palpites observando o cenário atual:

- A CPU será Ryzen (aqui não parece ter muita dúvidas);
- A litografia do chip será 7 nm (poucas dúvidas aqui também);
- Target será de 4k nativos a 30fps, e para isso Mark Cerny já afirmou que são necessários ao menos 8 TF.

Se os rumores otimistas sobre o Navi forem concretos dá para imaginar 10-12 TF de poder computacional. A referência máxima que temos em 7 nm no momento é o Vega 20 com TDP de quase 300W e um pouco menos de 13.5 TF, inviável para um SoC em um console comercial com valores até 500 dólares, então o Navi vai precisar melhorar e muito a eficiências das unidades computacionais face a arquitetura GCN.

Ainda assim estimo que será a geração com menor salto da história (tomando como base a família PlayStation), senão vejamos:

PS1: 66 MFLOPS (?), 3 MB Memory (2 MB RAM + 1 MB VRAM)
PS2: 6.2 GFLOPS, 36 MB Memory (32 MB RAM + 4 MB VRAM)
PS3: 230 GFLOPS (GPU Only), 512 MB Memory (256 MB RAM + 256 MB VRAM)
PS4: 1.84 TFLOPS (GPU Only), 8 GB Memory (Unified)
PS5: ?

Apesar das arquiteturas serem completamente diferente entre as gerações, é possível observar a grosso modo, que houve ao menos um aumento de 8x no poder computacional (PS3 para PS4) e 16x na memória total. Ou seja, um PS5 para manter essa ordem precisaria trazer ao menos 14.72 TF e 128 GB de memória, algo que não soa muito palpável no atual momento (sendo justo com a comparação o salto entre o PS3 e PS4 foi menor, uma vez que o Cell era responsável por uma grande parte do poder computacional do PS3 devido a suas SPU's).
Flops estão "complicados".

O PS3 mais que o 360, fruto da arquitetura exótica. Mas isso você bem mencionou.

Flops hoje tão pro que bits foram uma certa época, perderam aquele poder de mensura.

Talvez agora tenhamos um padrão com os x86.

Seria interessante comparar o Xbox original (x86) com os atuais consoles (também x86) neste sentido.
 
Quem compra uma placa de vídeo nova se contenta apenas em colocar uns filtros a mais! Se pular do High para Ultra já se dá por satisfeito!

Quem compra um novo console quer melhorias bem maiores!

Muitos dos que compraram o PS4 PRO ficaram insatisfeitos com as pequenas melhorias em cima do PS4 base (basicamente resolução e frame rate um pouco melhor), e olha que era "midgen", sequer representava uma NOVA GERAÇÃO! Eu mesmo que comprei o PS4 PRO se soubesse que "quase não teria diferença" teria ido para o PS4 base!

Se o PS5 não trouxer uma evolução significativa em cima do PS4, muitos não vão comprar! Simples assim!

E somente aumentar resolução, não será suficiente!

1. Não vai ser só resolução.

2. Tem gente apta a gastar em um console novo. A tendência è o preço cair. Não faz sentido você travar uma geração e lançar algo novo só quando o preço cair, faz muito mais sentido você dar um leque de opções pro consumidor.

Cenario A:
PS4 mais 3 anos sozinho

Cenário B:
PS5 saindo ano que vem, coexistindo.

Quem quer uma opção melhor compra o PS5 agora ou espera o preço cair. Fechar o cerco e atrasar por gosto é nocivo ao consumidor.

Sem falar que você vai necessitar de consoles mais modernos para experienciar novas mecânicas e coisas antes impossíveis.

Quem quer poder aproveitar as novidades migra, quem não, fica na geração antiga. Até porque provavelmente o PS4 Pro e o XOX vão virar "requisito mínimo".

Atrasar ainda mais o lançamento só beneficia o fabricante do console, que fica acomodado e pode gastar menos.

Não existe mercado onde o consumidor se beneficie de lançamentos mais lentos. Insistir numa evolução mais lenta não faz sentido algum.




Sim, também achei o PS4 Pro um lançamento "meio sem noção", embora goste do modelo que ele estreou. Aqui o XOX ao menos faz jus, bem mais.

Mas você teve a opção, certo?

Alias, vai ser interessante ver o que vai acontecer com o Pro, pois 4gb de ram há menos (em contraste ao XOX) vão fazer ele sofrer em algum momento.

Alias, todo console que fica abaixo sofre:

360 era referência e fez com que o PS3 tivesse de capar os seus jogos ou rodar com frame rate inferior

Idem com PS4 como referência x Xone


Eu tô mais é curioso pra saber se o XOX e o Pro vão se tornar requisito mínimo enquanto os base saem de cena ou se vão morrer juntos (acredito que não).






Edit:

Xbox 20 gflops
360 240gflops
Xone 1.4tf
XOX 6tf
"Xox2" 12tf?

360 ponto fora da curva (arquitetura).

Aí entram nVidia e ATI também, que tem números bem diferentes em flops, então fica meio complicado.

PlayStation já é mais complicado comparar. Usei o Xbox como referência porque todos, com exceção de um, são x86.

Alias, vale a curiosidade de que inicialmente o 360 também seria x86.


Edit2:

Não esquecer de que houve uma maior expansão em alguns pontos na geração passada por conta de novas necessidades

O Xbox original rodava Doom 3 com 64mb de ram (absurdo).

PS3 e 360 tiveram de saltar no sentjdo memoria por conta da inclusão de um OS de verdade, etc..
 
Última edição:
"A maioria não tem esse perfil" ok, mas te pergunto, e quem está apto e deseja algo do tipo?

É só você ver aqui mesmo quantos saíram de um console para um midgen porque desejavam uma melhora. Não vendem tanto quanto porque são mais caros.

A obrigação de se adequar aos consoles base segurou a evolução onde? Donos de Xone e PS4 saíram perdendo onde? Os midgen rodam em resolução mais alta, com efeitos melhores, frame rate mais estável e opção de 60fps. O salto não é cabuloso porque são máquinas midgen, simples.

Quanto a nova geração, tanto Xox quanto Pro não foram anunciados como "nova gen" no sentido que mencionaste e foram introduzidos com a função de melhorar a experiência dos jogos já existentes, e o preço do hardware x ganho é compatível.

Uma 1080 perde o sentido porque existe uma 1060?


Sim, resolução terá implicância maior em tvs maiores e com resoluções maiores. E tanto Sony quanto MS querem oferecer algo pra esse consumidor. 4k anda se tornando realidade e as TVs são cada vez maiores. Na época do PS360 o comum eram tvs 32, hoje, ao menos 42, etc

Da mesma forma, poderíamos ter ficado nas TVs de tubo ou resoluções sub hd na geração passada em troca de efeitos e etc... É exagero ficar nessa de "efeitos e blablabla". Alias, que efeitos você desejaria que não são possíveis? Tudo é arquitetado e evolui de maneira constante e equilibrada.

É só você ver a reclamação que era em cima do PS3 com subHD e Xone com 900p. Essa demonização em cima de resolução é desnecessaria.
 


A comparacao com Pc foi no sentido de demonstrar que, independente do tempo, se você quer um salto, pode ficar mais tempo sem fazer upgrade. Você pode proporcionalizar a sua composição Pc x consoles x vida útil e chegar a mesma conclusão.

Quer um salto maior? Fica mais tempo com o hardware antigo. Você ganha o salto desejado quando mudar de hardware e quem tem grana pra ir além desfruta de uma nova opção.

Sony e MS não permitem que você lance jogos para console midgen only, ao menos por enquanto. Se saísse um console por ano você não perderia em nada, afinal, se você quiser gastar, vai poder ter a melhor experiência possível.

Ou o legal é ficar preso a um certo hardware?

O perfil de consumidor de placa de vídeo e console não foi posto em questão. Não existe entusiasta de console porque não existiam consoles top de linha. Alias, quem compra console a preço cheio no lançamento é o que? Low user que não é.

Tem espaço pra mais consoles. Você te de perder essa visão engessada de geração.



Quanto ao Pc x PS2 que você mencionou, o custo x longevidade é proporcional. Até uma 9200SE (rainha da capacao) rodava Doom3, coisa que não chegou ao PS2.


Se você não vê diferença ok, eu vejo. Liguei meu 360 tempos atrás e foi uma nojeira que só.


E se você seguir com esse pensamento de "boicotar o PS4 em prol do PS5" vai ficar preso ao passado .Imagine que legal se a Rockstar tivesse pensado no PSX e não tivesse lançado GTA 3 daquela forma, imagine se a MS não tivesse lançado Gears of War daquela forma pensando no Xbox original.

Super Mario 64 originalmente era um projeto para o SNES. Starfox 64, também, ambos evoluíram, saíram para o novo console e assim houve evolução e o público viu a necessidade de se mudar de console.

Esse papo de "aproveitar melhor, da pra tirar leite da pedra" é falácia. Alias, da pra ficar mais 10 anos com o PS4, afinal, da pra inventar muita coisa ainda, quem sabe até um gênero novo, não?


PS4 Pro e XOX = benção.



A discussão è bacana mas vocês tem de entender que esse raciocínio exposto por vocês nao fundamento logico algum Só faz sentido pra quem não tem dinheiro para trocar de console.

Pensando dessa maneira o PS3 poderia ter durado mais 3 anos, o PS2 também, o PSX também, e toda essa somatória de "deixa pra depois" com o tempo talvez fizesse com que vocês vissem algo nível PS4 apenas mais tardiamente.

PS4 Pro e XOX são um belo exemplo de como há muita demanda e de que o público já não quer mais ficar preso a coisas antigas.

Adotaria que o modelo de videogames se tornasse similar ao dos celulares ou PCs, desde que a MS e a Sony garantissem suporte de aí menos 5 anos para cada console.
amigo, vou resumir pra vc em poucas palavras o perfil que vc tenta descrever, aliás é o meu perfil, so olhar na minha assinatura a minha config.
Eu comprei uma RTX 2080Ti pq sou idiota e consumista e como todo PC gamer queria ter o mais atual pra poder rodar tdo ultra com o maximo de FPS possivel, pois minha 1080Ti dava pra continuar com muita folga a rodar os games no ultra em 2K, mas como tenho perfil de PC gamer comprei a 2080Ti, porém:
1- estou usando ela como deveria ???? NÃO!!!
2 - Vi a diferença que ela faz nos jogos (no caso alguns games)? - Sim, vi e era isso que eu queria ter...RayTracing no BFV e estar com a tecnologia mais atual mesmo que ela não represente nenhum avanço soberbo, mas seja capaz de me entregar o maximo FPS possivel no setup mais alto possivel (esse é o perfil de quem compra placas de video pra jogar).
3 - Vale a pena pagar o preço apenas por um RayTracing e uns FPS a mais (comparando com a 1080Ti)? - NÃO, nem ferrando!
4 - Estou contente com a aquisição? - Em partes sim, fiz o meu gosto, agora posso até jogar 4K ultra acima de 60fps, mas não estou usando tdo isso, mas gastei muito dinheiro e perdi ja bastante dinheiro (paguei 7200 no lançamento, hoje tem por 6 mil)!

Quando comprei PS4PRO e Xbox One X:

1 - Estou usando o potencial e vendo retorno do que me custou? - Sim!
2 - Era tdo o que eu esperava? - Sim!
3 - Preciso de um novo console neste momento pra suprir alguma lacuna que ambos por acaso deixam? - Não!
4 - Se sair um PS5 ou Xbox 2(seja la qual sera o nome), devo comprar imediatamente senão não terei o game rodando como gostaria? - Não!
 
Quem compra uma placa de vídeo nova se contenta apenas em colocar uns filtros a mais! Se pular do High para Ultra já se dá por satisfeito!

Quem compra um novo console quer melhorias bem maiores!

Muitos dos que compraram o PS4 PRO ficaram insatisfeitos com as pequenas melhorias em cima do PS4 base (basicamente resolução e frame rate um pouco melhor), e olha que era "midgen", sequer representava uma NOVA GERAÇÃO! Eu mesmo que comprei o PS4 PRO se soubesse que "quase não teria diferença" teria ido para o PS4 base!

Se o PS5 não trouxer uma evolução significativa em cima do PS4, muitos não vão comprar! Simples assim!

E somente aumentar resolução, não será suficiente!
faz sentido, so comprei o PRO, pq o base custava pouca coisa a menos e eu ja tinha tv 4K e queria extrair o maximo possivel da TV, pela diferença de preço fui no PRO, o base serviria muito bem, mas estou mega contente com o PRO, os jogos rodam muito bem nele, jogo BFV nele e no PC e a unica grande diferença que sinto sao apenas os controles, PC muito melhor pra jogar obviamente, de resto...ta tdo muito bom em ambos diante dos meus olhos, o PS4PRO e o One X fazem milagres com muito pouco em relacao a um PC rodando o mesmo jogo!!! (PC = desperdício de hardware puro)
 
Eu ainda não arrisco especular tanto quanto ao poder computacional dos novos consoles, porque só temos rumores até agora sobre o Navi e não sabemos nada de concreto sobre ele. No entanto, darei alguns palpites observando o cenário atual:

- A CPU será Ryzen (aqui não parece ter muita dúvidas);
- A litografia do chip será 7 nm (poucas dúvidas aqui também);
- Target será de 4k nativos a 30fps, e para isso Mark Cerny já afirmou que são necessários ao menos 8 TF.

Se os rumores otimistas sobre o Navi forem concretos dá para imaginar 10-12 TF de poder computacional. A referência máxima que temos em 7 nm no momento é o Vega 20 com TDP de quase 300W e um pouco menos de 13.5 TF, inviável para um SoC em um console comercial com valores até 500 dólares, então o Navi vai precisar melhorar e muito a eficiências das unidades computacionais face a arquitetura GCN.

Ainda assim estimo que será a geração com menor salto da história (tomando como base a família PlayStation), senão vejamos:

PS1: 66 MFLOPS (?), 3 MB Memory (2 MB RAM + 1 MB VRAM)
PS2: 6.2 GFLOPS, 36 MB Memory (32 MB RAM + 4 MB VRAM)
PS3: 230 GFLOPS (GPU Only), 512 MB Memory (256 MB RAM + 256 MB VRAM)
PS4: 1.84 TFLOPS (GPU Only), 8 GB Memory (Unified)
PS5: ?

Apesar das arquiteturas serem completamente diferente entre as gerações, é possível observar a grosso modo, que houve ao menos um aumento de 8x no poder computacional (PS3 para PS4) e 16x na memória total. Ou seja, um PS5 para manter essa ordem precisaria trazer ao menos 14.72 TF e 128 GB de memória, algo que não soa muito palpável no atual momento (sendo justo com a comparação o salto entre o PS3 e PS4 foi menor, uma vez que o Cell era responsável por uma grande parte do poder computacional do PS3 devido a suas SPU's).
Chegou no ponto G da questão cara...o salto era 8 > 16 > 32 > 64 > 128 bits....dai começaram a investir em arquiteturas parecidas com PC usando GPU e CPU derivadas de versões PC e nasceram Xbox, Xbox 360 e PS3 so que ainda assim havia uma lacuna grande entre PC e esses consoles, o desejo da industria dos console sempre foi ter algo a nivel de PC e isso se concretizou na geração atual, PS4/Pro e Xbox One/X vieram pra provar que era possivel por tudo que tinha dentro do PC dentro de uma caixa pequena e mais barata e poder rodar jogos com qualidade a nivel de PC, pronto...o salto agora fica apenas por conta de mais fps e resolução, graficamente nda a mais pra ser apresentado, e por isso o salto teria que ser bem grande, tipo o PS5 teria que rodar 4K 60fps pra ser O SALTO e mesmo assim diria que muitos nao iriam aderir a ideia apenas por conta disso, exceto se a Sony fizesse sacanagem e boicotasse a geração anterior pagando pras devs nao desenvolver mais nada pro PS4 o que mancharia a plataforma pra sempre!
Qual será o proximo grande avanço gráfico nos consoles???? Raytracing será???? mas duvido que isso ocorra tao cedo....
 
Crackdown 3?

Se for 20% dos jogos (e que jogos) em 4K 60 é muito
99% roda melhor ou com uma diferença significativa.

Agora isso de maneira alguma invalida o Pro, ele é melhor que o base e pronto .Quem não tem $ e não quer uma experiência melhor, fica com o base, simples.
 
amigo, vou resumir pra vc em poucas palavras o perfil que vc tenta descrever, aliás é o meu perfil, so olhar na minha assinatura a minha config.
Eu comprei uma RTX 2080Ti pq sou idiota e consumista e como todo PC gamer queria ter o mais atual pra poder rodar tdo ultra com o maximo de FPS possivel, pois minha 1080Ti dava pra continuar com muita folga a rodar os games no ultra em 2K, mas como tenho perfil de PC gamer comprei a 2080Ti, porém:
1- estou usando ela como deveria ???? NÃO!!!
2 - Vi a diferença que ela faz nos jogos (no caso alguns games)? - Sim, vi e era isso que eu queria ter...RayTracing no BFV e estar com a tecnologia mais atual mesmo que ela não represente nenhum avanço soberbo, mas seja capaz de me entregar o maximo FPS possivel no setup mais alto possivel (esse é o perfil de quem compra placas de video pra jogar).
3 - Vale a pena pagar o preço apenas por um RayTracing e uns FPS a mais (comparando com a 1080Ti)? - NÃO, nem ferrando!
4 - Estou contente com a aquisição? - Em partes sim, fiz o meu gosto, agora posso até jogar 4K ultra acima de 60fps, mas não estou usando tdo isso, mas gastei muito dinheiro e perdi ja bastante dinheiro (paguei 7200 no lançamento, hoje tem por 6 mil)!

Quando comprei PS4PRO e Xbox One X:

1 - Estou usando o potencial e vendo retorno do que me custou? - Sim!
2 - Era tdo o que eu esperava? - Sim!
3 - Preciso de um novo console neste momento pra suprir alguma lacuna que ambos por acaso deixam? - Não!
4 - Se sair um PS5 ou Xbox 2(seja la qual sera o nome), devo comprar imediatamente senão não terei o game rodando como gostaria? - Não!
 

faz sentido, so comprei o PRO, pq o base custava pouca coisa a menos e eu ja tinha tv 4K e queria extrair o maximo possivel da TV, pela diferença de preço fui no PRO, o base serviria muito bem, mas estou mega contente com o PRO, os jogos rodam muito bem nele, jogo BFV nele e no PC e a unica grande diferença que sinto sao apenas os controles, PC muito melhor pra jogar obviamente, de resto...ta tdo muito bom em ambos diante dos meus olhos, o PS4PRO e o One X fazem milagres com muito pouco em relacao a um PC rodando o mesmo jogo!!! (PC = desperdício de hardware puro)
 

Chegou no ponto G da questão cara...o salto era 8 > 16 > 32 > 64 > 128 bits....dai começaram a investir em arquiteturas parecidas com PC usando GPU e CPU derivadas de versões PC e nasceram Xbox, Xbox 360 e PS3 so que ainda assim havia uma lacuna grande entre PC e esses consoles, o desejo da industria dos console sempre foi ter algo a nivel de PC e isso se concretizou na geração atual, PS4/Pro e Xbox One/X vieram pra provar que era possivel por tudo que tinha dentro do PC dentro de uma caixa pequena e mais barata e poder rodar jogos com qualidade a nivel de PC, pronto...o salto agora fica apenas por conta de mais fps e resolução, graficamente nda a mais pra ser apresentado, e por isso o salto teria que ser bem grande, tipo o PS5 teria que rodar 4K 60fps pra ser O SALTO e mesmo assim diria que muitos nao iriam aderir a ideia apenas por conta disso, exceto se a Sony fizesse sacanagem e boicotasse a geração anterior pagando pras devs nao desenvolver mais nada pro PS4 o que mancharia a plataforma pra sempre!
Qual será o proximo grande avanço gráfico nos consoles???? Raytracing será???? mas duvido que isso ocorra tao cedo....

Todo produto high end você paga a mais por uma diferença que não vale o "cxb".

Um Uno te leva pro mesmo lugar que um Civic, vale gastar 3x mais no Civic por conforto, design e um motor que não vai te fazer muita diferença, embora bem melhor? Tô resumindo pra você.

Vai chegar um ponto onde sua vga vai suportar o que uma mid que hoje toda os mesmos jogos não vai ser apta a tal.

Consoles sempre foram uma "caixa pequena e barata", compara um SNES com um Pc da época.

E toda geração há um salto diferente:

NES introduziu games mais coloridos e possibilidade de scrollijg

SNES aperfeiçoou tudo o que havia no NES (e o salto não foi pequeno)

PSX introduziu 3d capenga e músicas

PS2 introduziu games com mapas maiores e maior complexidade

360 (e Xbox original) introduziu shaders, efeitos de iluminação avançados e games com AI bem mais avançada, assim como maior número de NPCs.


Você precisa de um hardware apto a rodar novas tecnologias para que elas cheguem ao mercado. Iluminação é a bola da vez e pra isso você não precisa de exemplos marketeiros até aberraticos como os de Battlefield.

Toda geração é a mesma história, quando o 360 saiu a "diferença também não era grande* porque mal haviam jogos que utilizassem os novos recursos. Passou um tempo e viu-se coisa completamente incapaz de rodar em hardwares mais antigos.


Alias:

Half Life, Doom 3, Splinter Cell e Riddick sequer rodavam no PS2. O port de PS2 (Splinter) era medonho.

Veja Alone in the Dark de PS2 e compare com o de PS3. Always the same history.

Fique no PS4 e se contente com tecnologia datada. A diferença não se resume a resolução e ao pouco que você mencionou. Você está tratando como se um upgrade de CUs, cores e clock fosse apenas para "colocar no high".

Você precisa de mais memória e processamento para que os cenários fiquem cada vez maiores, etc..

Agora se você espera sair do estilo PSX quadradão pro estilo mais redondo do PS2, isso nunca .aja vai acontecer, porque já estamos chegando bem perto de níveis "enganativos" de realidade.
 
Última edição:
Seria perfeito 14tf, 24gb gddr6 "aposto em 8 para o sistema e 16 para jogos" um Zen 2 8 cores a 3.2ghz e 2tb de hd por 499.
 
Seria perfeito 14tf, 24gb gddr6 "aposto em 8 para o sistema e 16 para jogos" um Zen 2 8 cores a 3.2ghz e 2tb de hd por 499.
499 ? rs....sonho meu...sonho meu, como é bom sonhar!!!! :deal:
essa geracao vai ser um tapa na cara pelo visto...sem salto representativo!
 
Chega de rumor, entrevista com Mark Cerny

EXCLUSIVE: WHAT TO EXPECT FROM SONY'S NEXT-GEN PLAYSTATION
https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/

Resumo:

Não vai sair em 2019;
CPU Ryzen 8 cores 7nm Zen 2;
GPU Navi Custom;
Suporte a Ray tracing;
SSD especializado, fez um teste no Spider-man comparando o tempo de fast travel do PS4 Pro com o Devkit, de 15 seg para 0.8seg;
Vai ter suporte a TV 8K, teste feito em TV 4K;
Vai continuar aceitando mídia física;
Retrocompatibilidade;
PSVR atual vai ter suporte.
 
Chips AMD 7nm para PlayStation de próxima geração estarão prontos no 3T20

https://www.digitimes.com/news/a20190416PD205.html



Espera-se que o CPU e GPU de 7nm da AMD seja adotado pela Sony em seu PlayStation de próxima geração e os processadores devem estar prontos no terceiro trimestre de 2020 para o esperado lançamento do console de videogames no segundo semestre de 2020, segundo fontes do setor.

As fontes do setor de serviços de back-end do IC observaram que o empacotamento e os testes dos processadores serão tratados pela Advanced Semiconductor Engineering (ASE) e pela Siliconware Precision Industries (SPIL).

Com a GlobalFoundries abandonando o desenvolvimento do processo de 7nm, a AMD terceirizou a produção de chips de 7nm para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e os volumes deverão fazer da AMD um dos principais clientes da fundição de Taiwan.

A TSMC e a ASE se recusaram a comentar sobre clientes ou pedidos específicos.

O PlayStation 4 até agora gerou quase 100 milhões de unidades vendidas para se tornar um dos aparelhos mais vendidos. Espera-se que o console da próxima geração continue sendo o centro das atenções no mercado de games, disseram as fontes.

Como a Intel transferiu a maioria de seus recursos para competir nos mercados de processadores 5G e de servidores high-end, a AMD conseguiu alcançar rapidamente as áreas tradicionais de CPU de servidor básico e de CPU intermediária e de nível intermediário e médio. pode até obter cerca de 10% de participação no mercado geral de CPU do servidor.

Em notícias adicionais, os provedores de serviços de embalagem e testes também observaram um aumento nos pedidos de fornecedores de marca baseados no Japão para 8K Ultra HD SoCs e iniciarão a produção de pequeno volume para os SoCs no final de 2019.

Para promover os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, a organização pública de radiodifusão do Japão NHK começou recentemente a transmitir em sinal Ultra HD de 8K que pode ajudar a simular a procura de substituição por televisores de 8K no país em 2019.

EXCLUSIVO: O QUE ESPERAR DO PLAYSTATION DE PRÓXIMA GERAÇÃO DA SONY

Noticia completa: https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/

MARK CERNY GOSTARIA de tirar uma coisa do caminho agora: o console de videogame que a Sony passou os últimos quatro anos construindo não é uma mera atualização.

Você teria uma boa razão para pensar de outra forma. A Sony e a Microsoft ampliaram a atual geração de consoles por meio de uma atualização a meio do ciclo, com as mini-seqüências do Xbox One e do PlayStation 4 (o Xbox One S e PS4 Pro). "A questão-chave", diz Cerny, "é se o console adiciona outra camada aos tipos de experiências que você já tem acesso, ou se permite mudanças fundamentais no que um jogo pode ser."

A resposta, neste caso, é a última. É por isso que estamos sentados aqui, escondidos em uma sala de conferências na sede da Sony em Foster City, Califórnia, onde Cerny está finalmente detalhando o funcionamento interno do console ainda não mencionado que substituirá o PS4.

O resto da entrevista sobre o futuro PLAYSTATION 5 >>> https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/



 
Ele informa o suporte a tv 8k, e já tem gente acreditando q os jogos vão vir essa resolução :haha:

Se tiver 4k e 60fps já vai estar bom demais :true:
 
Ele informa o suporte a tv 8k, e já tem gente acreditando q os jogos vão vir essa resolução :haha:

Se tiver 4k e 60fps já vai estar bom demais :true:
Esse 8K ta me cheirando a marketing, acho que se tiver algo deve ser um resolução dinâmica um pouco acima do 4K, estilo o "4K" do PS4 Pro, acho que 4K deve ser padrão tranquilo já que o XOX já faz na maioria com uma config menos parruda que a next-gen aparenta ter.
 
Esse 8K ta me cheirando a marketing, acho que se tiver algo deve ser um resolução dinâmica um pouco acima do 4K, estilo o "4K" do PS4 Pro, acho que 4K deve ser padrão tranquilo já que o XOX já faz na maioria com uma config menos parruda que a next-gen aparenta ter.

Na real será alguma técnica de upscaling/checkerboard aprimorada. Devagar vão começar as infos.
 
Chega de rumor, entrevista com Mark Cerny

EXCLUSIVE: WHAT TO EXPECT FROM SONY'S NEXT-GEN PLAYSTATION
https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/

Resumo:

Não vai sair em 2019;
CPU Ryzen 8 cores 7nm Zen 2;
GPU Navi Custom;
Suporte a Ray tracing;
SSD especializado, fez um teste no Spider-man comparando o tempo de fast travel do PS4 Pro com o Devkit, de 15 seg para 0.8seg;
Vai ter suporte a TV 8K, teste feito em TV 4K;
Vai continuar aceitando mídia física;
Retrocompatibilidade;
PSVR atual vai ter suporte.

Excelentes notícias! :notbad:

Faltou dizer se a retrocompatibilidade é restrita ao PS4 ou a todos os consoles da marca!

Acredito que o SSD virá junto com um HD 2,5" convencional, pois seria muito caro um SSD de 1 ou 2TB. Nesse caso teria um SSD de 50-100GB para o sistema operacional e como "cache" para os jogos. Achei uma boa notícia!

Lançamento do console deve ser em novembro de 2020!

As grandes e mais importantes questões agora é saber a potência da GPU e o preço!
 




 
Acabaram com o suspense, praticamente tudo de importante já foi dito sobre o hardware. Falta preço e data de lançamento. Chuto que não passará do mágico 399 a 499 (em uma versão premium).

Esse SSD é um mistério ainda, já que seria caro demais colocar 1 TB de SSD. Acho que vai ser híbrido com uma tecnologia que permita carregar jogos na memória a partir dele, enquanto os outros não usados ficam em um HD comum. SO também deverá rodar a partir do SSD.

E parem com essa loucura de 8k. Sony vende TVs também e estava na cara que ela colocaria o PS5 como compatível, mas esperar que um console next-gen rode 8k nativo em jogos pesados é querer demais.
 
Chega de rumor, entrevista com Mark Cerny

EXCLUSIVE: WHAT TO EXPECT FROM SONY'S NEXT-GEN PLAYSTATION
https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/

Resumo:

Não vai sair em 2019;
CPU Ryzen 8 cores 7nm Zen 2;
GPU Navi Custom;
Suporte a Ray tracing;
SSD especializado, fez um teste no Spider-man comparando o tempo de fast travel do PS4 Pro com o Devkit, de 15 seg para 0.8seg;
Vai ter suporte a TV 8K, teste feito em TV 4K;
Vai continuar aceitando mídia física;
Retrocompatibilidade;
PSVR atual vai ter suporte.
Top! nova gen vem com tudo!
 
Ele informa o suporte a tv 8k, e já tem gente acreditando q os jogos vão vir essa resolução :haha:

Se tiver 4k e 60fps já vai estar bom demais :true:

Tenho certeza que vai dar pra fazer um tetris a 8k 60fps.
Ter suporte é diferente de dizer que tudo vai ser 8k.. mas os caras viajam.
E os portais de noticias só no click bait
 
"Outro ponto comentado é a qualidade de som, que recebeu aperfeiçoamento 3D e "redefinirá o que som pode fazer em um videogame", segundo Cerny. Ele também comenta que é frustante que a melhoria no áudio tenha sido tão pequena do Playstation 3 para o Playstation 4 e que a próxima geração deve mostrar uma diferença muito grande nesse quesito. Isso deve trazer mais imersão ao jogo e também nos lembra que não são apenas os gráficos que podem melhorar."

Fonte: https://mundoconectado.com.br/notic...uporte-a-8k-ray-tracing-e-rodara-jogos-de-ps4

Também falaram que vão dar melhorar muito o som no PS5 com um "Som 3D", acho que na prática será apenas uma placa de som melhor e suporte aos codecs Dolby Atmos e DTS:X, o que já era esperado!


Tenho certeza que vai dar pra fazer um tetris a 8k 60fps.
Ter suporte é diferente de dizer que tudo vai ser 8k.. mas os caras viajam.
E os portais de noticias só no click bait

Suporte a 8k é mero marketing! A Sony vende muitas TV's, projetores, Home Theaters, ganha dinheiro produzindo/distribuindo filmes e é proprietária do formato Bluray! Então ela tem todo interesse em impulsar novos formatos!

Com relação a possibilidade, depende do jogo! Há jogos levíssimos 2D que até o PS4 conseguiria rodar a 8k60fps!

Mas, certamente, o foco do 8k seriam filmes!

Acho que em jogos AAA, na nova geração, a maioria deve mirar no 4k30fps, alguns talvez até usando checkerboard, ainda mais usando recursos gráficos pesadíssimos como o ray tracing! A Sony não interfere nisso, são as produtoras que decidem como utilizar o poder gráfico do console: podem priorizar novas tecnologias ou mais quadros por segundo, em detrimento da resolução!
 
Preparando a pipoca pra começar a ler o tópico... :mj:

Expectativas: Retro obrigatória com o PS4, mais jogos de peso exclusivos e sony copiando algumas ideias das concorrentes (microsoft e nintendo). :vinho:

Veremos se será uma retro bacana ou com algum "porém", pq com retro se perde os remasters :true:

Eles podem copiar o Kinect 2.0 e fazer o mesmo com o VR, do jeito q a coisa vai sei não :haha:
 
Vi uns boatos que GTA VI viria exclusivo no PS5 durante 1 mês.
Se for verdade, só imagino o boom de compras do console nesse período.
 
Novos rumores (ou adicional ao que foi divulgado):

PS5 memory and storage systems
  • 24 GB RAM in total (20 GB usable by games)
  • 8 GB in form of 2 * 4-Hi stacks HBM2
  • Sony got "amazing" deal for HBM
  • in part due to them buying up bad chips from other customers which can't run higher then 1.6 Gbps while keeping 1.2v.
  • HBM is expected to scale down in price a lot more than GDDR6 over the console lifetime
  • Samsung, Micron and SK Hynix already shifting part of their capacity towards HBM due to falling NAND prices
  • Sony will be one of the first high volume customers of TSMCs InFO_MS when mass production starts later this year (normal InFo already used by Apple in their iPhone)
  • InFO_MS brings down the cost compared to traditional silicon interposers - has thermal and performance advantage as well
  • InFO_MS allows them to drive their 1.6 Gbps chips @ 1.7 Gbps (435 GB/sec.) without having to increase the voltage above 1.2v
  • HBM is more power efficient compared to GDDR6 - the savings were invested into more GPU power
  • additional 16 GB in form of DDR4 @ 256 bit for 102.4 GB/sec.
  • 4 GB reserved for OS, the remaining 12 GB usable by games
  • memory automatically managed by HBCC and appears as 20 GB to the developers
  • HBCC manages streaming of game data from storage as well
  • developers can use the API to take control if they choose and manage the memory and storage streaming themselves
  • memory solution alleviates problems found in PS4
  • namely that CPU bandwidth reduces GPU bandwidth disproportionately
  • 2 stacks of HBM have 512 banks (more banks = fewer conflicts and higher utilization)
  • GDDR6 better than GDDR5 and GDDR5x in that regard but still less banks than HBM
  • at the same time trying to keep CPU memory access to slower DDR4
  • very satisfied with decision to use two kinds of memory for price to performance reasons
  • allowed them to go below ~50 GFLOPs per GB/sec. bandwidth but still keep above 40 GFLOPs per GB/sec.

E um twit do Boon Cotter da Naughty Dog, sobre as especulações de como será o Ray T, dizendo: "Hardware ray tracing. That is all.".

:melior4:
 
Veremos se será uma retro bacana ou com algum "porém", pq com retro se perde os remasters :true:

Esses remasters são pura exploração da indústria! :true:
Que acabem os remasters e se dê lugar aos remakes, que são verdadeiras obras primas, vide Resident Evil 2 Remake! :money:
 
pra mim o mais importante é ter a retro, se bem que eu tenho o PS4 PRO e nao vou vender ele, afinal eu coleciono, e estou comprando consoles old gen até, o resto é apenas marketing até que o lançamento prove o contrário, acho que ja deu pra aprender algumas coisas com a geração atual (digo a nivel de consumidor), a primeira e mais importante é "não comprar nada pelo hype pq o hype custa caro demais, espere as verdades aparecerem pq elas sempre aparecem independente do que foi dito antes do lançamento", depois eu ao menos aprendi da pior forma que não se compra console no lançamento, fiquei muito tempo com um Xbox One e um PS4 parados aguardando games...

No mais diria pra turma curtir a geração atual que esta ainda tem muitaaaaa lenha a queimar até meados de final de 2020 ou inicio de 2021. Deixem o Hype de lado, hype é algo bem ruim, eleva preços!
 
Esses remasters são pura exploração da indústria! :true:
Que acabem os remasters e se dê lugar aos remakes, que são verdadeiras obras primas, vide Resident Evil 2 Remake! :money:
Pois é, so se fala em remaster e a geração atual foi abarrotada deles, principalmente o PS4, mas nenhum fdp teve colhoes de por exemplo fazer um REMAKE de NFS Underground 1 e 2, ou ao menos do Underground 2, quando coloco esses jogos no meu PS2 eu fico com um sentimento de perda muito grande...não temos mais jogos assim, pode vir a geração que for com qtos Tflops forem, a industria de games perdeu boa parte da sua essência e do fator diversão, é o que me faz dizer "ja nao se faz mais games como antes", fato que me divirto e fico muito satisfeito, tenho prazer em jogar NFS Underground em um PS2 rodando a 720x480 numa tv LCD 4K onde os gráficos ficam uma merda, mas quem se importa, a diversão e o prazer de jogar continuam lá, intactos!

Gráficos...4k / 8k, tflops, potencia, tudo isso é inutil se os jogos não tiverem a qualidade ou perderem a essência e o fator diversão ser apenas um detalhe em vez de ser o foco, Wii provou isso, WiiU tentou novamente e até atendeu a demanda por gráficos e maior resolução, mas enfim foi vencido pelo hype de uma nova geração a caminho...enfim, essa molecada nutela cria um hype desgraçado em cima de gráficos e esquece do principal!
Não digo que poderiamos voltar numa boa a era dos 4/8/16bits, mas a essencia que se perdeu, essa não se recupera mais, foi embora...ja era, não teremos mais gerações como Playstation 1, Saturn, DreamCast, PS2...morreu aí!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo