Flops estão "complicados".Eu ainda não arrisco especular tanto quanto ao poder computacional dos novos consoles, porque só temos rumores até agora sobre o Navi e não sabemos nada de concreto sobre ele. No entanto, darei alguns palpites observando o cenário atual:
- A CPU será Ryzen (aqui não parece ter muita dúvidas);
- A litografia do chip será 7 nm (poucas dúvidas aqui também);
- Target será de 4k nativos a 30fps, e para isso Mark Cerny já afirmou que são necessários ao menos 8 TF.
Se os rumores otimistas sobre o Navi forem concretos dá para imaginar 10-12 TF de poder computacional. A referência máxima que temos em 7 nm no momento é o Vega 20 com TDP de quase 300W e um pouco menos de 13.5 TF, inviável para um SoC em um console comercial com valores até 500 dólares, então o Navi vai precisar melhorar e muito a eficiências das unidades computacionais face a arquitetura GCN.
Ainda assim estimo que será a geração com menor salto da história (tomando como base a família PlayStation), senão vejamos:
PS1: 66 MFLOPS (?), 3 MB Memory (2 MB RAM + 1 MB VRAM)
PS2: 6.2 GFLOPS, 36 MB Memory (32 MB RAM + 4 MB VRAM)
PS3: 230 GFLOPS (GPU Only), 512 MB Memory (256 MB RAM + 256 MB VRAM)
PS4: 1.84 TFLOPS (GPU Only), 8 GB Memory (Unified)
PS5: ?
Apesar das arquiteturas serem completamente diferente entre as gerações, é possível observar a grosso modo, que houve ao menos um aumento de 8x no poder computacional (PS3 para PS4) e 16x na memória total. Ou seja, um PS5 para manter essa ordem precisaria trazer ao menos 14.72 TF e 128 GB de memória, algo que não soa muito palpável no atual momento (sendo justo com a comparação o salto entre o PS3 e PS4 foi menor, uma vez que o Cell era responsável por uma grande parte do poder computacional do PS3 devido a suas SPU's).
O PS3 mais que o 360, fruto da arquitetura exótica. Mas isso você bem mencionou.
Flops hoje tão pro que bits foram uma certa época, perderam aquele poder de mensura.
Talvez agora tenhamos um padrão com os x86.
Seria interessante comparar o Xbox original (x86) com os atuais consoles (também x86) neste sentido.
Quem compra uma placa de vídeo nova se contenta apenas em colocar uns filtros a mais! Se pular do High para Ultra já se dá por satisfeito!
Quem compra um novo console quer melhorias bem maiores!
Muitos dos que compraram o PS4 PRO ficaram insatisfeitos com as pequenas melhorias em cima do PS4 base (basicamente resolução e frame rate um pouco melhor), e olha que era "midgen", sequer representava uma NOVA GERAÇÃO! Eu mesmo que comprei o PS4 PRO se soubesse que "quase não teria diferença" teria ido para o PS4 base!
Se o PS5 não trouxer uma evolução significativa em cima do PS4, muitos não vão comprar! Simples assim!
E somente aumentar resolução, não será suficiente!
1. Não vai ser só resolução.
2. Tem gente apta a gastar em um console novo. A tendência è o preço cair. Não faz sentido você travar uma geração e lançar algo novo só quando o preço cair, faz muito mais sentido você dar um leque de opções pro consumidor.
Cenario A:
PS4 mais 3 anos sozinho
Cenário B:
PS5 saindo ano que vem, coexistindo.
Quem quer uma opção melhor compra o PS5 agora ou espera o preço cair. Fechar o cerco e atrasar por gosto é nocivo ao consumidor.
Sem falar que você vai necessitar de consoles mais modernos para experienciar novas mecânicas e coisas antes impossíveis.
Quem quer poder aproveitar as novidades migra, quem não, fica na geração antiga. Até porque provavelmente o PS4 Pro e o XOX vão virar "requisito mínimo".
Atrasar ainda mais o lançamento só beneficia o fabricante do console, que fica acomodado e pode gastar menos.
Não existe mercado onde o consumidor se beneficie de lançamentos mais lentos. Insistir numa evolução mais lenta não faz sentido algum.
Sim, também achei o PS4 Pro um lançamento "meio sem noção", embora goste do modelo que ele estreou. Aqui o XOX ao menos faz jus, bem mais.
Mas você teve a opção, certo?
Alias, vai ser interessante ver o que vai acontecer com o Pro, pois 4gb de ram há menos (em contraste ao XOX) vão fazer ele sofrer em algum momento.
Alias, todo console que fica abaixo sofre:
360 era referência e fez com que o PS3 tivesse de capar os seus jogos ou rodar com frame rate inferior
Idem com PS4 como referência x Xone
Eu tô mais é curioso pra saber se o XOX e o Pro vão se tornar requisito mínimo enquanto os base saem de cena ou se vão morrer juntos (acredito que não).
Edit:
Xbox 20 gflops
360 240gflops
Xone 1.4tf
XOX 6tf
"Xox2" 12tf?
360 ponto fora da curva (arquitetura).
Aí entram nVidia e ATI também, que tem números bem diferentes em flops, então fica meio complicado.
PlayStation já é mais complicado comparar. Usei o Xbox como referência porque todos, com exceção de um, são x86.
Alias, vale a curiosidade de que inicialmente o 360 também seria x86.
Edit2:
Não esquecer de que houve uma maior expansão em alguns pontos na geração passada por conta de novas necessidades
O Xbox original rodava Doom 3 com 64mb de ram (absurdo).
PS3 e 360 tiveram de saltar no sentjdo memoria por conta da inclusão de um OS de verdade, etc..
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