Qualidade de vida: interior ou capital?

vtrsnt

New Member
Registrado
Estou num momento da minha vida que me foi oferecido morar na capital do meu estado ou no interior. Se fosse você, o que te faria escolher uma opção e não outra?
 
Última edição:
Estou num momento da minha vida que me foi oferecido morar na capital do meu estado ou no interior. Se fosse você, o que te faria escolher uma opção e não outra?

Depende do salário, se fosse pelo mesmo salário com certeza eu escolheria interior, melhor qualidade de vida, segurança, custo mais barato etc
 
Salário, custo de vida, stress, disponibilidade de atividades...
Sempre morei no interior, porém numa cidade grande e nunca senti falta de nada, São Paulo sempre foi, pra mim, muito grande e muito estressante... Agora por exemplo eu nunca moraria em uma cidade menor que Campinas novamente (fiz isso na Alemanha e me arrependi demais).
Enfim, tudo depende do que você valoriza mais.
Pra certas pessoas - morar em SP com salário alto e ter uma infinidade de coisas pra fazer é o melhor que tem.
Pra outras, é morar no sossego de uma cidadezinha do interior.
 
Estou num momento da minha vida que me foi oferecido morar na capital do meu estado ou no interior. Se fosse você, o que te faria escolher uma opção e não outra?
Depende da capital,da cidade do interior,do salário,da distância entre elas,do que vc gosta de fazer.
Em relação a são paulo,eu mudaria mas não pra muito longe, e apenas por um salário e segurança similar ao que tenho hoje. E de preferência uma cidade media lra grande tipo sorocaba, sjc,taubate, Jundiaí.
 
Nasci e cresci em São Paulo Capital, tenho 31 anos e há 3 mudei para o interior. Melhor decisão que tive. Trânsito zero, o tempo que gastava era absurdo em São Paulo. Stress reduziu demais e inclusive com a quantidade de trabalhos remotos que podem ser feitos hoje em dia, a questão salarial por vezes menor no interior, compensa os altos gastos da capital, principalmente no meu caso como combustível.
 
uma cidade menor a até 50Km de uma cidade grande acho que é o melhor dos mundos. se precisar de algo vai de carro na cidade maior fazer oq precisa e vive em uma cidade calma e sem trânsito.
 
Fosse dois anos atras, diria no centro da capital sem pensar duas vezes. Hoje em dia so quero um trabalho 100% remoto que me deixe morar no meio do mato.
 
Estou num momento da minha vida que me foi oferecido morar na capital do meu estado ou no interior. Se fosse você, o que te faria escolher uma opção e não outra?

Amigo, você mora no Estado de São Paulo ou do Tocantins?

Sem dizer isso fica difícil lhe ajudar... essa informação é essencial né??
 
Nasci e cresci no interior. Cidade de 30k habitantes.
Mudei agora para uma capital com 1kk de hab.
Eu daria metade do meu salário para voltar a morar em cidade pequena.
 
Interior se for estado de SP e uma cidade bacana.

Jamais moraria na capital. Aquilo lá é coisa de masoquista. E olha que sou de uma cidade estagnada do interior de SP.
 
Fosse dois anos atras, diria no centro da capital sem pensar duas vezes. Hoje em dia so quero um trabalho 100% remoto que me deixe morar no meio do mato.

Sábias palavras. Eu não moraria em capital nem fodendo, ainda mais se tratando de São Paulo. Eu não iria nem pelo dobro do que ganho. Odeio aglomeração e principalmente transito congestionado.

Mas pro autor do tópico, não sirvo como referencia porque sou capiau.
 
Sábias palavras. Eu não moraria em capital nem fodendo, ainda mais se tratando de São Paulo. Eu não iria nem pelo dobro do que ganho. Odeio aglomeração e principalmente transito congestionado.

Mas pro autor do tópico, não sirvo como referencia porque sou capiau.

Deus me livre de morar em SP. Eu fui duas vezes pra lá, bate e volta, só pra resolver questão do visto lá no consulado. Mas fiz o pacote completo, com ônibus e metrô, nada de táxi.

No que depender de mim, nunca mais boto os pés naquela cidade. No máximo no GRU pra fazer conexão.
 
Deus me livre de morar em SP. Eu fui duas vezes pra lá, bate e volta, só pra resolver questão do visto lá no consulado. Mas fiz o pacote completo, com ônibus e metrô, nada de táxi.

No que depender de mim, nunca mais boto os pés naquela cidade. No máximo no GRU pra fazer conexão.
Só moro aqui porque casei por aqui, já tenho tudo quitado e um emprego público que da pra ser promovido. É um saco,tudo é longe, muito buraco,enchente, fila, preços delirantes, as vantagens daqui são ilusórias, só quem é rico que vive bem aqui.
 
Deus me livre de morar em SP. Eu fui duas vezes pra lá, bate e volta, só pra resolver questão do visto lá no consulado. Mas fiz o pacote completo, com ônibus e metrô, nada de táxi.

No que depender de mim, nunca mais boto os pés naquela cidade. No máximo no GRU pra fazer conexão.

"... mas mas mas lá tem show, tem teatro, tem vida noturna, tem comida diferente, tem tudo que vc quer....."

Duro é, ainda, ter que ouvir isso de outros.
 
"... mas mas mas lá tem show, tem teatro, tem vida noturna, tem comida diferente, tem tudo que vc quer....."

Duro é, ainda, ter que ouvir isso de outros.
sim, nasci e vivo em sp há quase 30 anos, tem tudo isso sim, mas o preço se você não for rico, morar mal localizado ou trabalhar longe, é destruir sua saúde, seu tempo e seu dinheiro para de vez em quando ter uma variedade de entretenimento(muitas vezes cara, e com o covid foi quase tudo pro saco), algumas coisas 24h, uns hospitais melhores que o interior, e só.
 
Interior, não importa onde, se tem um negócio que é ruim é morar em cidade grande. Minha opinião, claro.
 
Nasci e fui criado por 23 anos numa cidade de 30k habitantes. Eu odiava o marasmo do lugar e a mentalidade provinciana do povão. Hoje moro no centro de BH e odeio o custo de vida e a poluição (do ar e sonora).

Eu sou team cidade média, qq coisa ao redor de 200k-300k habitantes. Melhor dos dois mundos.

Se for pra ganhar o mesmo salário, insta interior. Salário que na capital é pra sobreviver, em cidade pequena faz vc virar rico.
 
Pra mim depende da idade, enquanto é mais novo (diria que até uns 35 anos) cidade é melhor, pois tem de tudo praticamente (já teve vontade de ir num McDonalds no interiorzão? ou simplesmente comer um sushi? nada disso tem em muitas cidades...mercado então, vai ser o cara basicão lá...)...mas depois vai querendo um lugar mais tranquilo porém não interiorzão (até antes de se aposentar eu diria, tipo entre 50-60 anos) e depois que se aposenta quer um lugar distante tipo um condomínio fechado ou meio que cidade com 1000 habitantes pelo silêncio que ocorre...

Quando me aposentar ou tiver próximo, certo que vou morar numa dessas cidades pequenas tipo as da "serra" que tem aqui pelo RS ou até mesmo num sítio próprio, não quero ficar em casa escutando motoboy cortando giro ou sem noção escutando funk direto (o home office foi meio que uma experiência para aposentadoria pra mim, quero ficar longe da civilização, não quero ter 60 anos e ter dores de ouvido por barulheira)...

Mas se o salário for o mesmo, vai pelo custo de vida que o interior proporciona...tipo, você consegue alugar uma casa com 3 quartos no interior pelo mesmo valor que pagaria um JK da vida numa cidade grande...

Edit: Outra coisa que eu olharia antes também é a questão da internet, não adianta estar num lugar ótimo e tranquilo e a internet ser via rádio da vida...
 
tem interior e interiÔ

eu moro no interior, próximo da capital, numa cidade com + de 300k habitantes, que fica próxima a outra cidadezinha (interiÔ) que tem 10k habitantes...... adoro passear lá nos finais de semana, mas é aquela: lá n tem cinema, n tem sushi, n tem teatro, n tem estrutura nenhuma (coisas que por aqui já tem e muita)... lá serve pra se aposentar e descansar...

a localização da região do Vale do Paraíba onde moro é excelente: 1h30 da capital, 1h da praia, 30min da montanha, 30 min da roça.... não troco isso pra morar na capital nem fodendo, só se fosse pra ganhar PELO MENOS 3x mais e olhe lá, msm pesquisando bastante, um local mais afastado porém ao msm tempo próximo do serviço.... aqui o ponto mais longe de casa é o shopping, coisa de 10min de carro... o resto é tudo 4, 5min...

aproveito o melhor dos 2 mundos: da capital e do interiÔ :safadao:
 
Última edição:
tem interior e interiÔ

eu moro no interior, próximo da capital, numa cidade com + de 300k habitantes, que fica próxima a outra cidadezinha (interiÔ) que tem 10k habitantes...... adoro passear lá nos finais de semana, mas é aquela: n tem cinema, n tem sushi, n tem teatro, n tem estrutura nenhuma... serve pra se aposentar e descansar...

a localização da região do Vale do Paraíba onde moro é excelente: 1h30 da capital, 1h da praia, 30min da montanha, 30 min da roça.... não troco isso pra morar na capital nem fodendo, só se fosse pra ganhar PELO MENOS 3x mais e olhe lá, msm pesquisando bastante, um local mais afastado porém ao msm tempo próximo do serviço.... aqui o ponto mais longe de casa é o shopping, coisa de 10min de carro... o resto é tudo 4, 5min...

aproveito o melhor dos 2 mundos: da capital e do interiÔ :safadao:
Aliás,falam da falta de cinema,de comida japonesa,mas da pra alugal filme recém saído, da pra comprar ingredientes e fazer sua comida japonesa em casa. McDonald's é legal mas no fim é porcaria. Shopping é legal mas no fim é um monte de loja feita pra fazer vc comprar mesmo que nao precise.
 
"... mas mas mas lá tem show, tem teatro, tem vida noturna, tem comida diferente, tem tudo que vc quer....."

Duro é, ainda, ter que ouvir isso de outros.
Cidades tipo Ribeirão Preto, São José do Rio Preto ou Sorocaba fornecem boa parte disso sem a dor de cabeça da capital.
 
Cidades tipo Ribeirão Preto, São José do Rio Preto ou Sorocaba fornecem boa parte disso sem a dor de cabeça da capital.
o mesmo para a cidade q moro.... aqui tem tudo (só n tem um monte de coisa funcionando 24h por dia)
 
Nasci e cresci no interior de SP, numa cidade com uns 170k habitantes mas bem lenta em evolução. Durante a faculdade, me mudei e morei 3 anos numa cidade com 600k habitantes e muito maior e evoluída que aqui. Tive que voltar pra cidade natal, mas agora o plano é ir pra cidade maior assim que possível. Cansei da mesmice da minha cidade, embora tenha vários pontos positivos como questão de não existir trânsito, como que eu não gasto mais que 8 reais de Uber pra atravessar a cidade, que tudo é 5 minutos de distância e com 10 minutos eu atravesso a cidade de ponta a ponta pela "marginal".
Como eu trabalho remoto e a ideia é nunca mais sair desse regime, quero ir e ficar uns anos na cidade de 600k e se eu me adaptar bem, ficar por lá. Vou ficar a 100km da capital e 80km da cidade natal.
Agora morar na capital, nem ferrando. Meus tios moram lá e detestam, mas acostumaram por lá. Aqui na minha cidade tem pouca oferta de emprego qualificado, boa parte da população aqui vive de comércio no centro da cidade e é isso. Indústria tem pouco, construtora tem pouco, etc. Eu havia passado em um processo seletivo pra trabalhar lá em SP, baita oportunidade de carreira, mas por conta da pandemia cancelaram minha contratação. Hoje eu agradeço por isso, se tivesse lá ainda, tenho certeza que ia estar extremamente infeliz.
 
moro no interior e a única coisa que sinto falta e a pouca opção de comida
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo