Quanto tempo durará a 4ª Geração dos processadores Intel?

AndyMartinez

Active Member
Registrado
Estamos em Julho de 2016.Tenho um i7 3770. A 3ª geração já morreu. As placas-mãe compatíveis (soquete 1155) que encontro à venda são estoques. Não se fabrica mais. Só existe as de chipset H61 e as B75. Esta última é mais escassa. Estou querendo comprar um i5 4570, mas tenho medo de que a 4ª geração não dure tanto. Alguém sabe me dizer quantos anos pela frente ainda serão fabricadas as placas-mãe soquete 1150?
 
Última edição:
Acredito que são fabricadas ainda em pequena quantidade e poucos modelos.

A questão ai não é o quanto vai durar a fabricação, mas quanto tempo esse cpu vai te atender.
Tive um i7 920 por 8 anos, 8 anos e não deu problema ou me deixou na não em nada, jogos, programas, tudo rodando no talo.
Apenas fiz o upgrade pelo chipset que já estava defasado caso contrario ainda estaria com ele, agora vai de voce entrar nessa onda da Intel de consumismo porque revolução nos cpu não acontece a anos e não acredito que vai acontecer.
 
Medo do que? De não ter mais placa mãe no mercado ou medo do i5 4570 ficar obsoleto? Sério mesmo, não entendi, se for a mobo, vc costuma trocar com frequência?
 
tava com um i5 4460 parado a algum tempo e essa semana quando fui procurar uma mobo decente pra ele foi dificil de econtrar. Tá indo no mesmo caminho do 1155, praticamente só tem H81.
 
tava com um i5 4460 parado a algum tempo e essa semana quando fui procurar uma mobo decente pra ele foi dificil de econtrar. Tá indo no mesmo caminho do 1155, praticamente só tem H81.

Em diversos sites tem placas LGA 1150 (H81, B85, H97 e Z97). Em que achou dificuldades em achar uma mobo?

Houve uma diminuição sim, não tem tantos modelos como tinham a um tempo atrás, mas ainda se acha diversos modelos com facilidade, independente do chipset.
 
Olha o que eu uso jovem! Rodo TUDO...:freddy:

O @BetoUK falow tudo, "A questão ai não é o quanto vai durar a fabricação, mas quanto tempo esse cpu vai te atender."

Abraços!
 
Se quer longevidade vai ter de optar pelo mais atual, ou seja, soquete 1151.
Quando é lançado uma nova geração o anterior é obviamente tirado do mercado... é a lógica de mercado... sempre foi assim e não é agora que vai mudar.

Só lembrando que logo logo já teremos o kabylake, mas existem rumores de que será mantido o mesmo soquete e compatibilidade com as mobos dos atuais skylake... menos mau.
 
Bastante, I7 3770 é um excelente processador e a sua troca para um 4570 é perda de desempenho, a unica troca 'válida' ao meu ver seria para um 6700K, pois o ganho dos CPU's Intels foi basicamente, I7 2600K - I7 3770k performance bruta, I7 3770K - I7 4770k IGPU, eficiência energética(e olha que esquenta mais), I7 4770K - I7 5775c iGPU e eficiência energética, I7 5775C - I7 6700K, eficiência energética e IGPU.


Nestas trocas, o único desempenho em jogos que você ganhará são em jogos que utilizam poucos núcleos e bem dependentes do IPC aka GTA V, e este mesmo desempenho pode ser adquirido facilmente fazendo O.C (sei que você tem um CPU locked mas enfim), não existe atualmente uma GPU single que esses I7's não levem, não tem um jogo que utiliza 8/2 = 4 cores simuladas e 4 cores reais a todo o seu vapor, neste caso recomendo ou trocar para um 6700K, tentar achar uma troca de 3770 por 3770K (dando volta pequena lógico), ou manter o mesmo e melhorar seu kit em geral no que está faltando, o ganho de perfomance que você terá do I7 3770K para o 4770k será NULO em jogos e FACILMENTE adquirido com um pequeno overclock, já o 6700k é uma opção mais interessante por rodar melhor em jogos como GTA que é bem dependente do IPC, porém é aquela coisa o I7 3770K rodando a 85 frames e o 6700K a 95 a 100 frames vai a sua escolha se vale fazer upgrade para basicamente direcionado em jogos dependentes do IPC (o que não vai se ter mais e BF1 já é uma prova disso escalonando muito bem) e usar DDR4 (ganho de desempenho em jogos é nulo também).

Considerações finais ou resumo: I7 3770 é um excelente processador, FRIO, e que leva qualquer GPU SINGLE da atualidade, sua troca para um 4570/4770K é inválida e sua única troca relevante seria para um 6700K.
 
E cara, não vai ESVAZIAR todos os estoques de placa mãe para sempre do 4XXX, ainda temos placas mães do 3XXX e 2XXX fique numa boa colega.
EDIT1: Errei nos ganhos de processadores do I7 3770K para o 4770K e esqueci de incluir o 2600K.
 
Última edição:
Processador dura mais de 10 anos, mas meu medo é que em 3, 5 anos parem de fabricar placa-mãe com soquete 1150, como está acontecendo atualmente no 1155. Quero que a 1150 dure uns 8, 10 anos para eu não ter que trocar de processador de novo.
 
Galera, aproveitando o tópico, eu tenho a mesma preocupação do autor... Em abril surgiu a oportunidade de pegar um i5 5675c + ASUS H97-E. Como eu tava com o orçamento curto e já tinha comprado recentemente 4x4Gb 1600 Mhz DDR3 (aquelas FuryX da Kingston), não quis fazer mudança total de plataforma e passar para as DDR4, na época a diferença de tudo iria sair quase 500 reais e não compensaria pelo ganho de desempenho. Minha questão é: até que ponto posso confiar na placa da mãe da ASUS? Tenho muito medo das mobos dela desde que a minha anterior começou a dar pitacos num dos slots de RAM e foi parando aos poucos. Depois tive Gigabyte que aguentou até água e ficou de pé, guerreira, ainda passei para frente e funciona até hoje. Será que é bom comprar uma H97-Z97 e deixar de "reserva", to meio paranoico com isso desde que comprei..,.
Alias, comprei Asus por que era a que se encaixava na minha grana, quais as suas experiencias com a marca e RMA (com produto cadastrado no site)?
 
Galera, aproveitando o tópico, eu tenho a mesma preocupação do autor... Em abril surgiu a oportunidade de pegar um i5 5675c + ASUS H97-E. Como eu tava com o orçamento curto e já tinha comprado recentemente 4x4Gb 1600 Mhz DDR3 (aquelas FuryX da Kingston), não quis fazer mudança total de plataforma e passar para as DDR4, na época a diferença de tudo iria sair quase 500 reais e não compensaria pelo ganho de desempenho. Minha questão é: até que ponto posso confiar na placa da mãe da ASUS? Tenho muito medo das mobos dela desde que a minha anterior começou a dar pitacos num dos slots de RAM e foi parando aos poucos. Depois tive Gigabyte que aguentou até água e ficou de pé, guerreira, ainda passei para frente e funciona até hoje. Será que é bom comprar uma H97-Z97 e deixar de "reserva", to meio paranoico com isso desde que comprei..,.
Alias, comprei Asus por que era a que se encaixava na minha grana, quais as suas experiencias com a marca e RMA (com produto cadastrado no site)?
Amigo, acredito que tenha sido uma infelicidade a parte essa sua. Eu só tive mobo Asus e nunca deu problema. A minha anterior era LGA 1155 e durou por mais de 6 anos. Também existem outros relatos muito positivos aqui no fórum sobre a Asus. Não acho interessante comprar uma pra deixar de reserva não.
 
Galera, aproveitando o tópico, eu tenho a mesma preocupação do autor... Em abril surgiu a oportunidade de pegar um i5 5675c + ASUS H97-E. Como eu tava com o orçamento curto e já tinha comprado recentemente 4x4Gb 1600 Mhz DDR3 (aquelas FuryX da Kingston), não quis fazer mudança total de plataforma e passar para as DDR4, na época a diferença de tudo iria sair quase 500 reais e não compensaria pelo ganho de desempenho. Minha questão é: até que ponto posso confiar na placa da mãe da ASUS? Tenho muito medo das mobos dela desde que a minha anterior começou a dar pitacos num dos slots de RAM e foi parando aos poucos. Depois tive Gigabyte que aguentou até água e ficou de pé, guerreira, ainda passei para frente e funciona até hoje. Será que é bom comprar uma H97-Z97 e deixar de "reserva", to meio paranoico com isso desde que comprei..,.
Alias, comprei Asus por que era a que se encaixava na minha grana, quais as suas experiencias com a marca e RMA (com produto cadastrado no site)?

Olha...até onde eu sei Asus é a melhor na produção das placas de vídeo, com sua tecnologia Super Allow Power, tem durabilidade 2,5 vezes maior que as outras, mas em se tratando de placa-mãe ela deixa mesmo a desejar. Placa-mãe é um dos componentes mais frágeis do PC. Já tive MSI, Gigabyte, Asus...e todas elas não duraram mais que 1 ano e meio. Se você tiver grana pega uma EVGA que dá 3 anos de garantia nas suas placas-mãe, assim como nas placas de vídeo. A EVGA só fabrica placa cara (1.300, 1.500,00...)
Andei pesquisando e descobri que a Intel quando lança um soquete ela irá servir para 2 gerações. Exemplo: O soquete 1155 foi para a 2ª e 3ª geração; o soquete 1150 4ª e 5ª geração; o mais recente 1151 é para a 6ª e a 7ª geração que virá agora.
 
Bom, a minha Asus antiga durou quase 3 anos. A minha Gigabyte mais 1 ano e meio... Eu sei que a Asus durou bem, mas foi em 2 anos que começou os probleminhas nos slots até parar de vez. Minha preocupação nem é tanto pela placa, é pelo diabo do processador que só aceita H97 (algumas) e Z97! E essas são as primeiras a ir embora hahhaha eu queria que esse meu combo atual ficasse comigo cerca de 4 anos antes de trocar. Eu to achando esse i5 5675c sensacional! Em games, em alguns review, vi que ele se sai igual a um 6600K, e ganha em algumas situações do i7 4790k, não sei se foram confiaveis ou não.

http://www.anandtech.com/show/9320/intel-broadwell-review-i7-5775c-i5-5675c/8

Por fim, alguem sabe dizer quanto tempo de garantia a Asus da para a suas mobos, além dos 12 meses da Kabum?

off topic: SSD M2 é melhor que o sata 3?? Tava querendo usar, mas lembro que vi em algum lugar que como ele fica colado na mobo, ele esquenta e pode, eventualmente, zuar os circuitos daquela região... Procede?
 
Bom, a minha Asus antiga durou quase 3 anos. A minha Gigabyte mais 1 ano e meio... Eu sei que a Asus durou bem, mas foi em 2 anos que começou os probleminhas nos slots até parar de vez. Minha preocupação nem é tanto pela placa, é pelo diabo do processador que só aceita H97 (algumas) e Z97! E essas são as primeiras a ir embora hahhaha eu queria que esse meu combo atual ficasse comigo cerca de 4 anos antes de trocar. Eu to achando esse i5 5675c sensacional! Em games, em alguns review, vi que ele se sai igual a um 6600K, e ganha em algumas situações do i7 4790k, não sei se foram confiaveis ou não.

http://www.anandtech.com/show/9320/intel-broadwell-review-i7-5775c-i5-5675c/8

Por fim, alguem sabe dizer quanto tempo de garantia a Asus da para a suas mobos, além dos 12 meses da Kabum?

off topic: SSD M2 é melhor que o sata 3?? Tava querendo usar, mas lembro que vi em algum lugar que como ele fica colado na mobo, ele esquenta e pode, eventualmente, zuar os circuitos daquela região... Procede?
A Asus só dá 1 ano pelo revendedor.
 
Bom, a minha Asus antiga durou quase 3 anos. A minha Gigabyte mais 1 ano e meio... Eu sei que a Asus durou bem, mas foi em 2 anos que começou os probleminhas nos slots até parar de vez. Minha preocupação nem é tanto pela placa, é pelo diabo do processador que só aceita H97 (algumas) e Z97! E essas são as primeiras a ir embora hahhaha eu queria que esse meu combo atual ficasse comigo cerca de 4 anos antes de trocar. Eu to achando esse i5 5675c sensacional! Em games, em alguns review, vi que ele se sai igual a um 6600K, e ganha em algumas situações do i7 4790k, não sei se foram confiaveis ou não.

http://www.anandtech.com/show/9320/intel-broadwell-review-i7-5775c-i5-5675c/8

Por fim, alguem sabe dizer quanto tempo de garantia a Asus da para a suas mobos, além dos 12 meses da Kabum?

off topic: SSD M2 é melhor que o sata 3?? Tava querendo usar, mas lembro que vi em algum lugar que como ele fica colado na mobo, ele esquenta e pode, eventualmente, zuar os circuitos daquela região... Procede?

Nao conheço problemas de aquecimento excessivo de ssd m2, o problema maior são as linhas pci-e que muitas mobos usam para ele, isso pode reduzir a velocidade da vga para 4x por compartilhar as linhas com o M2, a diferença em sata3 no dia-a-dia deve ser imperceptível, ou seja, se voce não tem problema de espaço e não necessita de uma porta sata desesperadamente não compre.
 
amigo, no seu caso que pensa em ficar 8-10 anos com a maquina, creio que seja melhor partir logo pro skylake, pois já foi confirmado que a 7ª geração também utilizará o soquete 1151, e que várias placas mãe serão compativeis com os novos processadores apenas com upgrade de bios. ou seja um bom upgrade seria pegar um i5 -6600k com uma z170, e daqui uns anos trocar só o processador por um i7 7ª geração.
 
amigo, no seu caso que pensa em ficar 8-10 anos com a maquina, creio que seja melhor partir logo pro skylake, pois já foi confirmado que a 7ª geração também utilizará o soquete 1151, e que várias placas mãe serão compativeis com os novos processadores apenas com upgrade de bios. ou seja um bom upgrade seria pegar um i5 -6600k com uma z170, e daqui uns anos trocar só o processador por um i7 7ª geração.
Mas eu acho que o soquete 1150 ainda vá durar uns 6, 8 anos.
 
Olha o que eu uso jovem! Rodo TUDO...:freddy:

O @BetoUK falow tudo, "A questão ai não é o quanto vai durar a fabricação, mas quanto tempo esse cpu vai te atender."

Abraços!

Mesma coisa aqui.
Uso um Core2Quad Q8200 a 3Ghz com 8Gb DDR2 1000Mhz e não tenho do que reclamar.

Mas eu acho que o soquete 1150 ainda vá durar uns 6, 8 anos.

Besteira.
Até hoje conseguimos encontrar placas 775 por aí. Que dirá 1150.
Até novas, que estavam encaixotadas por algum motivo às vezes aparecem.
 
Intel muda de socket igual muda de roupa.

Infelizmente ela enterrou essa 4 geração de CPU pra jogar no mercado outra com menos de 5% de performance.

Se vc achar uma mobo boa para 4 geração vai fundo, no entanto é melhor ir logo para a 6 geração.
 
Quase não encontro mais placa-mãe nova da 3ª geração. Só o lixo das placas com chipset H61, e as B75 já estão virando raridade. Até o preço da B75 subiu de 250,00 para 450,00.
 
Vendi meu i7 3770 e minha placa asrock b75m DGS REV2.0 e comprei uma Asus B85M-G R2.0 e i5 4570
Boa coisa fizeste, mas notasse alguma perca de desempenho por sair de um i7 para i5?

* Eu estou com uma idéia de comprar uma placa mãe Z97, e daqui a uns seis meses compraria uma CPU "K" usado!

Mas estou em duvida se compro a placa mãe da quarta geração ou essa sexta agora, o que sei ao certo, é que a CPU vou comprar bem depois, nisso a sua geração já estará lançada e estabilizado.

Estou a aguardando somente a AMD lançar o Zen.
 
Boa coisa fizeste, mas notasse alguma perca de desempenho por sair de um i7 para i5?

* Eu estou com uma idéia de comprar uma placa mãe Z97, e daqui a uns seis meses compraria uma CPU "K" usado!

Mas estou em duvida se compro a placa mãe da quarta geração ou essa sexta agora, o que sei ao certo, é que a CPU vou comprar bem depois, nisso a sua geração já estará lançada e estabilizado.

Estou a aguardando somente a AMD lançar o Zen.
Comprei o processador aqui na minha cidade e a placa no mercadolivre. Esperando chegar. Pelos reviews, para jogo não há diferença. O cpuboss.com mostra que a i5 4570 é melhor que o i7 3770. Mas se for pra renderizar vídeo, o i7 ganha. Coisa que um SSD realiza com rapidez. Conclui que não é vantagem pegar a 6ª geração. Os processadores são muito caros e o ganho é mínimo. O melhor custo-benefício mesmo ainda é a 4ª.
 
Comprei o processador aqui na minha cidade e a placa no mercadolivre. Esperando chegar. Pelos reviews, para jogo não há diferença. O cpuboss.com mostra que a i5 4570 é melhor que o i7 3770. Mas se for pra renderizar vídeo, o i7 ganha. Coisa que um SSD realiza com rapidez. Conclui que não é vantagem pegar a 6ª geração. Os processadores são muito caros e o ganho é mínimo. O melhor custo-benefício mesmo ainda é a 4ª.

Cara, o melhor custo beneficio era manter seu combo, vc tinha um i7!!!!
Não quero ser ofensivo, mas juro que não intendi o que vc fez. Seu i7 tem uns 4 anos, vc deveria fazer upgrade somente em 2018 que com ctz será quando a Intel irá trocar o soquete novamente, nesse meio tempo vc faria o "pé de meia" para entrar direto no novo soquete seja de i7 ou i5 que te daria mais uns 6 anos ou mais de longevidade.
Quanto a placa mãe, o soquete 1150 amanhã vai ser a mesma coisa que o 1155 hoje, só vai encontrar as placas baixo custo e isso vai ocorrer em menos de 2 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo