RAM Instalada: 8GB/Utilizável: 7,98GB ... What? :s

Daniel Pereira Rocha

Well-Known Member
Registrado
E aí galerinha do Adrenaline!

Pois é, Eu novamente! Hueahueahuea

Seguinte pessoal:

Hoje após reinstalar o "Geforce Experience" devido à um problema que ocorreu com o mesmo, após finalizar as configurações de atualização e otimização de jogos me dirigi até a guia "Meu PC" e notei que nas informações de hardware apresentadas a quantidade de RAM instalada com a quantidade de RAM utilizável não coincidem, sendo que nas informações consta o seguinte:

RAM Instalada: 8GB Utilizável (7,98GB)

Sei que isso não parece um "problema", mas gostaria de saber o que poderia ser a causa disso? Como solucionar?

Grato desde já!
 
Aqui aconteceu a mesma coisa quando troquei a mobo. Acredito que algum recurso do hardware em si reserve esses 200mb para para si proprio, aqui no caso a mobo.
 
Essa reserva é normal. Até com HD acontece.
 
Aqui aconteceu a mesma coisa quando troquei a mobo. Acredito que algum recurso do hardware em si reserve esses 200mb para para si proprio, aqui no caso a mobo.
Acho que deve ser causa das configurações padrão da BIOS, provavelmente a mesma deve ter pego esses "200MB" para fazer memória de vídeo mesmo eu tendo uma placa dedicada! Vou dar uma olhada melhor nisso.
 
Desativa tudo que esteja relacionado com o vídeo onboard...
 
Desativa tudo que esteja relacionado com o vídeo onboard...
É exatamente o que o amigo torrentman citou, quando tu desativar o vídeo onboard, vai estar disponível os 8GB.
 
Galera acabei de verficar no site, na página da minha placa mãe e encontrei a seguinte informação:


DgjeZX9.jpg



Com base nessa informação o que poderia ser feito para que eu possa utilizar toda a minha memória?
 
Última edição:
mano, vc ta mendigando 200mb de memória, deixa disso :haha:
 
mano, vc ta mendigando 200mb de memória, deixa disso :haha:
Eu paguei por eles, tenho o direito de usá-los ... hueauea

Não é agora é sério, o que eu poderia fazer para que esses 200 MB ficassem livres?
 
se o sistema precisa, como que você vai tirar?
mano, aqui ó :vara:
 
se o sistema precisa, como que você vai tirar?
mano, aqui ó :vara:
Sistema precisa? Como assim, será que alguém poderia me dar um explicação mais decente? Tem alguém aí capaz pra isso?
 
Acredito que a mesma reserva para o caso de algum processo consumir instantaneamente 100% da memória, levando o sistema ao travamento. Esses 200mb devem servir justamente para inibir isso.

Dizer o modelo da placa-mãe ajuda.
 
Acredito que a mesma reserva para o caso de algum processo consumir instantaneamente 100% da memória, levando o sistema ao travamento. Esses 200mb devem servir justamente para inibir isso.

Dizer o modelo da placa-mãe ajuda.
Desculpa amigo, me esqueci do mais importante:

Placa Mãe: GA-78LMT-USB3 (ver 5.0)
 
Pessoal já consegui as informações que eu precisava para saber qual era o motivo pelo qual meu sistema só consegue trabalhar com 7,98 GB de RAM.

O que acontece, é que a minha placa mãe vem com uma tecnologia nova chamada "Arquitetura Parão PC" e automaticamente após inserir os módulos de memória o sistema da placa pega esses 18 MB para seu uso exclusivo.

Agradeço à todos que responderam!
 
No meu aconteceu isso ai resetei a placa mae e voltou ao normal depois conferi o print e era falta de tensão na memoria.
 
Não seria 2 megas ? UASHUAHSUAS
Nem 200 e nem 2, apenas 18 MB. Veja o cálculo:

8 GB = 8192 MB

7,98 GB = 8174 MB

8192 - 8174 = 18

Então podemos afirmar que a quantidade de memória reservada pelo CMOS (BIOS) é de apenas 18 MB (grato por não ser mais).
------------
No meu aconteceu isso ai resetei a placa mae e voltou ao normal depois conferi o print e era falta de tensão na memoria.
Seu caso é diferente, sua placa mãe não possuí a mesma tecnologia que a minha!
 
Nem 200 e nem 2, apenas 18 MB. Veja o cálculo:

8 GB = 8192 MB

7,98 GB = 8174 MB

8192 - 8174 = 18

Então podemos afirmar que a quantidade de memória reservada pelo CMOS (BIOS) é de apenas 18 MB (grato por não ser mais).
------------

Seu caso é diferente, sua placa mãe não possuí a mesma tecnologia que a minha!
É normal o Sistema reserva um pouco de memória.Aqui também eu tenho 7,98 utilizável de 8GB,agora eu não entendo por que fica preocupado com 18Mb da ram. Se um dia você chegar ao ponto de precisar desses 18MB pode ter certeza que você terá que comprar mais um pente de ram :) Fica tranquilo amigo,se você apenas joga no seu computador 8GB é suficiente :)
 
É normal essa reserva pessoal!

BIOS, Drivers e outros componentes instalados precisam dessa reserva, a diferença dessa reserva para a memória em uso é que a reserva não é gerenciada pelo sistema operacional, mas sim pela BIOS ao dar boot no PC. Não conheço muito bem todas as funções dessa reserva, mas posso dar um exemplo...

Quando tu tenta atualizar a BIOS de algum componente é no espaço físico onde está essa reserva que o arquivo da nova BIOS/ROM é salvo antes de ser enviado fisicamente para o componente em questão.

Aqui em meu computador tenho 32768MB (32GB) instalados, 56MB (0,056GB) reservados para hardware, 32712MB (31,944GB) utilizáveis.
 
Última edição:
creio que seja algo relacionado a vga on

tinha isso tb, até mesmo usando vga off era solicitado para instalar o driver da IGP
fui na bios desabilitei e apareceu os 8gb
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo