• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Reaproveitando Ventoinhas de Fontes Queimadas.

TrunksD2

Well-Known Member
Registrado
Que tal poder retirar as ventoinhas daquele PC velho teu que já virou sucata, ou então daquela fonte queimada que fez você descobrir a diferença de uma fonte genérica para uma “real”, e usar de uma maneira útil no seu computador atual?

Com essas ventoinhas podemos melhorar a circulação de ar do nosso gabinete, baixando a temperatura dos componentes, e por conseqüência, aumentar a vida útil do computador. No meu caso, o que é mais normal é conseguir ventoinhas de fontes queimadas, e então são neles que irei basear esse tutorial.





Retirando a ventoinha da Fonte.


image001lo2.jpg



Para tanto, precisamos retirar a ventoinha da fonte. Abra a fonte de energia (obviamente, com ela desligada e fora da tomada) e corte os dois cabos que ligam a fonte à ventoinha. Procure cortar rente a placa da fonte, deixando um tamanho razoável de fio ligado à ventoinha, dessa forma teremos maior facilidade na manipulação. Depois, desparafuse a ventoinha, e separe os parafusos, pois poderão ser utilizados para fixação no gabinete.

Normalmente, essa ventoinha é de 12 V e possui um cabo vermelho, representando o pólo positivo, e um preto, representando o negativo. Procure verificar esta informação junto na etiqueta da ventoinha.


Cabinho de Energia SATA.


image002wa1.jpg



Bom, você tem um ventiladorzinho agora, e ai? Agora, temos que saber onde colocá-lo e como ligá-lo ao computador. Eu já vi desencaparem o fio da própria fonte, e prenderem com fita isolante. Particularmente não gosto desta solução.


Foi ai que defini fim para outras sucatas que tenho aqui em minhas gavetas. Os cabos adaptadores de energia para SATA e outros similares. Reparem que ele possui um encaixe fêmea para se conectar ao plug da fonte, o que deixará nossa gambiarra mais “profissional”.


A primeira vez que fiz isso, me utilizei de um estilete para desencapar o par de fios que precisava e uma fita isolante pra prendê-los “decentemente”. Como agora eu tenho um soldador (15 conto na sta. Efigênia), e mais juízo, tenho evitado essa solução. O ideal é prendermos os fios da ventoinha direto nos pinos do plug fêmea.


Para tanto, com um alicate de ponta fina, ou uma chave de fenda pequena, aperte, pela parte da frente do plug, as travas dos pinos e empurre-os devagar para trás. O fio amarelo é de 12 V, e o preto adjacente, é seu negativo (terra). Já o fio vermelho é de 5 V, e o preto adjacente, seu negativo. Portanto, se sua ventoinha é de 12 V, solte os pinos amarelo e o preto adjacente.


Agora desencape a ponta dos fios da ventoinha e afrouxe a braçadeira dos pinos retirados. Ligue o fio vermelho da ventoinha junto ao pino do cabo amarelo, e o preto junto ao pino do cabo preto. Se você prendeu firme, tudo bem se não tiver solda. Se tiver um soldador, melhor ainda. Agora é hora de usá-lo para firmar bem os contatos.


image003iv6.jpg


Antes de empurrar novamente os pinos no plug fêmea no lugar, abra um pouco sua trava de segurança pra que ela funcione. É importante conseguir firmá-lo bem no plug, para que não fique caindo quando você for encaixar no plug da fonte. Tome muito cuidado para não deixar os pinos encostando entre si.



Limpeza na ventoinha.



Pra ficar ainda melhor, aproveite pra dar uma boa limpada nessa ventoinha. Tire a poeira, e se possível passe um óleo de máquina no rolamento.


A maioria das ventoinhas tem um adesivo na circunferência do meio que esconde uma tampinha de plástico, que por sua vez, é o melhor acesso ao rolamento. Retire ambos com cuidado, pingue apenas 3 gotinhas de óleo para não transbordar e tampe novamente o acesso, para que não acumule poeira.


image004me1.jpg


Pronto, temos basicamente um cooler novo para utilizar. Temos agora que decidir onde colocá-lo (ui!).

Identificando para onde soprar o ar.


Pelo que sei, o padrão das ventoinhas é girar em sentido horário e poderemos identificar o sentido que ela sopra o ar pelo formato das hélices. Tem coisas bobas que a gente decora do nada e tem cosias que nunca decoramos. Por isso, pra facilitar eu utilizo como referência a ventoinha do processador, que, teoricamente,sempre sopra pra baixo, jogando ar fresco no dissipador. Portanto, se as hélices estiverem como a da foto abaixo, elas sopram o ar para o outro lado. Reparem nisso, pois será importante para manter a circulação de ar normal do gabinete.

image005ya5.jpg



Como circula o ar no gabinete.



image006qg1.png

Retirado de: http://edsonw.files.wordpress.com/2008/03[/I]/imageviewphp.jpg



Assim como demonstra a figura acima, a circulação de ar no gabinete deve obedecer este sentido, e é importante priorizar vento também perto do processador e placa de vídeo, que são os componentes que mais esquentam e geram calor dentro do gabinete (também é importante os fios estarem recolhidos nessa parte para ajudar na circulação).

As ventoinhas que ajudam nesse processo podem estar na parte frontal do gabinete, jogando ar para dentro. E/ou, na parte lateral, presa na tampa do gabinete, também jogando o ar para dentro. E/ou na parte traseira, abaixo da fonte, jogando o ar para fora.


Exemplos de uso da ventoinha.

Nem sempre o ventilador que você retirou da fonte será compatível com todos os locais de circulação que citei de seu gabinete. Talvez não seja de nenhum. No meu gabinete atual, eu estava querendo as ventoinhas jogando ar para a placa de vídeo e com parafuso não ia ser possível prendê-los na tampa do gabinete para este fim. Foi ai que usei umas presilhas de Hellerman e consegui uma boa fixação (e até que num ficou muito feio visto de fora).

image007ru3.png



Por dentro, ficou assim:

image008kc0.jpg



Alias, não é a primeira vez que recorri presilhas de Hellerman para fixar um fan. Eu tenho essa 7950GT da foto abaixo e ela vem por padrão apenas um dissipador passivo (que não tem ventilador). Como tinha um ventiladorzinho velho pronto pra ajudar a resfriá-la mas não tinha onde aparafusar a ventoinha pois o material do dissipador é bem flexível, utilizei as presilhas para prender o ventilador junto as pipes do cooler. Diga-se de passagem, a placa de vídeo em questão passou a operar a menos de 50 ºC, ao invés dos mais de 60ºC que ela ficava.

image009br6.jpg


E esse é o que eu fiz durante o tutorial:

image010am0.jpg


Considerações finais.

Não é necessário sair queimando fontes para acumular ventoinhas e encher seu gabinete de ventiladores. Você pode decidir colocá-lo próximo ao equipamento que mais tem esquentado, ou no encaixe que melhor prender sua ventoinha. Mas é importante respeitar a circulação de ar normal do gabinete. Colocar uma ventoinha soprando o ar par ao lado errado ajudará bem menos que circulando da maneira correta.


Saiba também, que isso vale a pena quando temos tudo a disposição. Caso contrário, é melhor comprar coolers avulsos, que a maioria das lojas de informática tem.


E por último e talvez mais importante: você deve mexer nisso por sua conta e risco. Se não tiver confiança ou destreza para realizar este procedimento, não o faça. Não quero ninguém me responsabilizando por danos no computador!

Por favor, critiquem!


Fábio Mangueira.
Analista de Suporte.
fabio_florianopolis@hotmail.com

P.S: desculpem a falta de padrão nas fotos, se dependesse de eu arrumar logo isso, o tutorial não saia essa semana. Depois tento melhorar o visual.
 
Bom topico :)

Sempre peguei esses coolers de fonte queimadas.

Alias,ate pego outros componentes pois um dia sempre é usado em outro equipamento que precisa :p
 
Bom tutorial.

Sempre alguem faz isso com suas fontes queimadas.

Falow
 
Sempre peguei esses coolers de fonte queimadas.

Alias,ate pego outros componentes pois um dia sempre é usado em outro equipamento que precisa :p

xD tambem fasso isso, "reciclo" tudo :D
 
Uma OBS... na foto "por dentro ficou assim"

SLI com duas VGA Nvidia, quais sao...

Melhora de performace?

Quero fazer tb...

VLW
 
Uma OBS... na foto "por dentro ficou assim"

SLI com duas VGA Nvidia, quais sao...

Melhora de performace?

Quero fazer tb...

VLW

São duas 8800GS, da uma olhada na minha assinatura, tem um link pra um review que eu fiz, comparando a VGA sozinha e em SLI. Achei bacana, mas nem sempre é a melhor opção.
 
Muitobom . eu tenhu costumo guardar tudo .. vira uma tranqueira aki , mas sempre que preciso recorro a eles e sempre ajudam ..
 
cara, que massa, eu tava procurando um topico exatamente sobre isso a uns meses atras
pena que eu joguei fora a ultima fan que eu podia usar (uma tinha morrido e a outra fazia um barulhos do inferno)
se eu fizesse essa adaptaçao, no cabo adaptador sata, eu poderia continuar usando ele pra alimentar um hd, certo?
 
Amigo, muito bom tópico parabens!!!!

Abs
Rodolfo
 
Minha placa de vídeo está com um cooler de Fonte genérica, parafusada entre as frestas do dissipador de calor passivo dela, pra aguentar o over sem eskentar muito...
e por sinal a placa naum passa de 60 cº full....muito bom fikoo com cooler...
 
Solução bem interessante
 
cara, que massa, eu tava procurando um topico exatamente sobre isso a uns meses atras
pena que eu joguei fora a ultima fan que eu podia usar (uma tinha morrido e a outra fazia um barulhos do inferno)
se eu fizesse essa adaptaçao, no cabo adaptador sata, eu poderia continuar usando ele pra alimentar um hd, certo?

Mal a demora.

Pode usar sim.. Lógico, que se tiver um outro da propria fonte pra alimentar o Sata, melhor. Mas se não pode usar ainda o conector sem problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo