do jeito que a vtal esta operando hj, sim todas que usam a estrutura dela, usam 100% da estrutura(ultima milha + rede metro + backbone).Pessoal uma dúvida. Os provedores que estão usando essa rede neutra da V.Tal estão utilizando toda a estrutura deles até os links de saída e tal? Então na prática é a mesma internet?
Quando se começou a falar de rede neutra eu tinha entendido que os provedores iriam alugar somente a parte física de cabeamento e tal mas cada um teria sua própria estrutura por trás sendo separado os provedores por VLANs.
Tenho essa mesma dúvida.Pessoal uma dúvida. Os provedores que estão usando essa rede neutra da V.Tal estão utilizando toda a estrutura deles até os links de saída e tal? Então na prática é a mesma internet?
Quando se começou a falar de rede neutra eu tinha entendido que os provedores iriam alugar somente a parte física de cabeamento e tal mas cada um teria sua própria estrutura por trás sendo separado os provedores por VLANs.
Estão usando até os CTOP da Vtal? Ou a operadora parceira tem os dela instalados? Porque por exemplo, a TIM fechou acordo e do nada começou a vender, então eu chuto que eles estão usando CTOP que a Vtal andou instalando pra Oi por exemplo. Tem alguns membros do fórum com TIM e outras parceiras da Vtal, mas ninguém postou foto de CTOP ainda.do jeito que a vtal esta operando hj, sim todas que usam a estrutura dela, usam 100% da estrutura(ultima milha + rede metro + backbone).
tem um tempo que saiu news falando que eles iriam virtualizar a rede, quem sabe nessa eles não liberam a rede neutra com separação de isp por vlan na ultima minha e separação de trafego no backbone.
Estão usando 100% da estrutura Vtal.Tenho essa mesma dúvida.
Estão usando até os CTOP da Vtal? Ou a operadora parceira tem os dela instalados? Porque por exemplo, a TIM fechou acordo e do nada começou a vender, então eu chuto que eles estão usando CTOP que a Vtal andou instalando pra Oi por exemplo. Tem alguns membros do fórum com TIM e outras parceiras da Vtal, mas ninguém postou foto de CTOP ainda.
tudo 100% vtal.Tenho essa mesma dúvida.
Estão usando até os CTOP da Vtal? Ou a operadora parceira tem os dela instalados? Porque por exemplo, a TIM fechou acordo e do nada começou a vender, então eu chuto que eles estão usando CTOP que a Vtal andou instalando pra Oi por exemplo. Tem alguns membros do fórum com TIM e outras parceiras da Vtal, mas ninguém postou foto de CTOP ainda.
Nossa, imaginando isso agora imaginei um problema.tudo 100% vtal.
única coisa que diferencia os planos de rede neutra da vtal é um que a empresa contrata TUDO(oi, obvius e varias outros usam esse), rede neutra + técnicos para instalar/manutenção no cliente + equipamentos.
e um outro plano(inclusive é o que a claro esta usando la numa cidade quem trambique na região de curitiba), que é apenas rede neutra ate cto, tecnico + equipamos fica por conta da empresa contratante dar teu jeito seguindo o padrão da vtal(a ex. não podem colocar qual quer tipo de modem ou cabo drop, tem que ser adquiridos aqueles modelos que a vtal indica).
a rede ate a cto é tudo da vtal e único.
nos dois casos, o marketing e atendimento ao cliente são 100% com a empresa que contrata a vtal tb.
não da bo, e inclusive já tem vários lugares com varios parceiros usando a mesma rede(vide uma foto que vi dum técnico da vtal com crachá com logo de umas 6 empresas parceiras), a vtal manda qual porta tem que ser usada na hora da instalação do cliente de qual quer uma dessas empresas, na pratica ela OBRIGA as empresas a instalar os clientes na porta especifica nas ctos.Nossa, imaginando isso agora imaginei um problema.
Se num mesmo lugar houver cobertura Oi, TIM, Claro, Obvious pela Vtal por exemplo já que é tuda a infra da Vtal, até CTO, como fica quando você pede qualquer uma dessas? E se acabar as portas? Imagina instalações de empresas diferentes no mesmo dia, na mesma rua? Enquanto alguém não colocar foto pra eu ver na prática, vou ficar bem curioso com isso rsrs.
A única limitação que tem é o modem que é bloqueado para Bridge, mas fora isso eu não vejo nenhuma outra limitação...Devo me mudar para o municipio de Fazenda Rio Grande na região metropolitana de Curitiba nas proximas semanas, por falta de opção vou contratar LOVIZ 500MB que usa a V.tal e queria entender com os colegas quais as limitações que devo esperar deste tipo de serviço.
Meu caso é delicado porque estou trabalhando em caso no momento, hoje tenho Claro com 350 MB.
É o caso de ja contratar a Starlink como redundancia? kkkk
Muito obrigadoA única limitação que tem é o modem que é bloqueado para Bridge, mas fora isso eu não vejo nenhuma outra limitação...
Relacionada ao bridge, já possui um tópico dedicado mostrando o passo a passo de como fazer a alteração da ONU da operadora para uma que suporte o Bridge.
Creio que qualquer outra operadora que use a Tal você consegue instalar aí na sua residência...
Loviz
Itanet
Obvious
A Itanet e a Obvius são os que tem o preço do Gigabit mais barato...
Dessa forma, fica bem claro para mim que: Apesar de tudo ser V.Tal, mesma CTO, mesmo backbone, etc, existe sim alguma diferença na aplicação de QoS por parte das operadores, e nesse caso, a Oi entrega menos.
agora fica a duvida, a claro em algumas cidades no Paraná esta usando rede da vtal tb, sera que ela tem essa prioridade tb?Pessoal boa tarde.
Queria compartilhar com vocês coisas no mínimo “curiosas” sobre a questão de rede Neutra/Vtal.
Estou com 2 instalações no mesmo local. Uma sendo Oi Fibra e a outra Tim Ultra banda-larga de 1 Gbps cada, ambas sendo entregues pela V.tal, mesma CTO. Inclusive eu posso inverter as fibras das duas, que ambas sincronizam, sem nenhum problema.
No caso da Oi Fibra, modem é o Nokia G-1425G-A e no caso da TIM o modem é ZTE F6600P. Ambas estão recebendo IPs dentro da mesma subnet, por exemplo: a.b.c.130 e a.b.c.144 (onde a, b e c são numero iguais).
Ou seja, em teoria tudo igual, como era de se prever, por usarem infra da V.tal. Porém, é aí que começam diferenças. Para esclarecer os testes, estou utilizando um notebook windows/pc core i7/12th com placa Gigabit.
Ao realizar testes pelo speedtest, escolhendo servidor da V.Tal, tudo vai bem como esperado: 940 Mbps de Down e 500-510 de UP. Ao escolher outros servidores, eu começo a receber 500-700 down e 180-250 up na Oi, porém na TIM continuo batendo a velocidade contratada: 940 down e 510 up.
Isso pode ser reproduzido em vários cenários e testes de velocidade diferentes por ai. De forma geral, sempre que os testes são feitos para servidor V.tal, usando a Oi, bate o contratado. No entanto, se usar outros servers como Tim, Vivo, etc ela não atinge. Já na TIM, quase sempre bate o contratado, independente do servidor.
Outro teste interessante, coloquei para dar download da imagem do Centos7 (9.5Gb) do FTP da Unicamp. Em média na Tim, pego 80 - 95 Megabytes/s e na Oi, eu começo com algo perto disso, e uns 2 min depois cai para 40, e fica meio que estável por alí.
Se você executa um traceroute pelas 2, da para ver que a rota é a mesma. Até pq o IP de origem também esta dentro da mesma subnet, então faz sentido.
No uso geral, vc não percebe diferença, até pq mesmo as velocidades inferiores da Oi em relação à TIM , ainda são altas.
Dessa forma, fica bem claro para mim que: Apesar de tudo ser V.Tal, mesma CTO, mesmo backbone, etc, existe sim alguma diferença na aplicação de QoS por parte das operadores, e nesse caso, a Oi entrega menos.
Se quiserem algum teste específico, é só falar, mas fica ai o relato que eu percebi.
Abraços
Uma coisa que eu estava pensando é que talvez deva existir algum tipo de priorização dentro da rede, e provavelmente a priorização da massa falida da oi deve ser menor que das outras empresas (provavelmente devem pagar menos para ter menos prioridade).Pessoal boa tarde.
Queria compartilhar com vocês coisas no mínimo “curiosas” sobre a questão de rede Neutra/Vtal.
Estou com 2 instalações no mesmo local. Uma sendo Oi Fibra e a outra Tim Ultra banda-larga de 1 Gbps cada, ambas sendo entregues pela V.tal, mesma CTO. Inclusive eu posso inverter as fibras das duas, que ambas sincronizam, sem nenhum problema.
No caso da Oi Fibra, modem é o Nokia G-1425G-A e no caso da TIM o modem é ZTE F6600P. Ambas estão recebendo IPs dentro da mesma subnet, por exemplo: a.b.c.130 e a.b.c.144 (onde a, b e c são numero iguais).
Ou seja, em teoria tudo igual, como era de se prever, por usarem infra da V.tal. Porém, é aí que começam diferenças. Para esclarecer os testes, estou utilizando um notebook windows/pc core i7/12th com placa Gigabit.
Ao realizar testes pelo speedtest, escolhendo servidor da V.Tal, tudo vai bem como esperado: 940 Mbps de Down e 500-510 de UP. Ao escolher outros servidores, eu começo a receber 500-700 down e 180-250 up na Oi, porém na TIM continuo batendo a velocidade contratada: 940 down e 510 up.
Isso pode ser reproduzido em vários cenários e testes de velocidade diferentes por ai. De forma geral, sempre que os testes são feitos para servidor V.tal, usando a Oi, bate o contratado. No entanto, se usar outros servers como Tim, Vivo, etc ela não atinge. Já na TIM, quase sempre bate o contratado, independente do servidor.
Outro teste interessante, coloquei para dar download da imagem do Centos7 (9.5Gb) do FTP da Unicamp. Em média na Tim, pego 80 - 95 Megabytes/s e na Oi, eu começo com algo perto disso, e uns 2 min depois cai para 40, e fica meio que estável por alí.
Se você executa um traceroute pelas 2, da para ver que a rota é a mesma. Até pq o IP de origem também esta dentro da mesma subnet, então faz sentido.
No uso geral, vc não percebe diferença, até pq mesmo as velocidades inferiores da Oi em relação à TIM , ainda são altas.
Se quiserem algum teste específico, é só falar, mas fica ai o relato que eu percebi.
Abraços
Relato perfeitoPessoal boa tarde.
Abraços
Não faz muito sentido. Isso porque a Oi Fibra concorre com as demais na mesma rede (v.tal) e o custo para eles é menor, já que em "tese" são donos da rede. Por que oferecer um serviço com qualidade inferior? A Tim/Claro/Obvius, já tem um lucro inferior por precisar pagar a V.tal, então em tese, estes é que deveriam aplicar QoS e economizar recursos. Então é ilógico. Também não faz sentido dizer que é a ONU da Nokia a culpada: Lembrem-se que no speedtest usando servidor V.Tal, sempre bate a velocidade, só para outros locais que começam a divergência de velocidade. E menos lógico ainda, é imaginar que a TIM tá cobrando 151,00/mes por 1G/500 e a Oi 199,00.Uma coisa que eu estava pensando é que talvez deva existir algum tipo de priorização dentro da rede, e provavelmente a priorização da massa falida da oi deve ser menor que das outras empresas (provavelmente devem pagar menos para ter menos prioridade).
Ta ai uma coisa que eu queria muito saber: O que a Claro tá fazendo. Não é muito do perfil deles (Claro/Embratel) usar recursos de terceiros. Por exemplo, no caso da rede celular, é a única empresa que não vendeu suas torres para terceiros (site sharing, American Tower, etc).. suas torres permanecem com o grupo. Mesmo no caso da V.tal o presidente da Claro, passou o tempo todo anunciando que estava estudando mas que o preço não fechava a conta. Portanto *talvez* a Claro pudesse ser a única a estar utilizando rede da V.tal como milha final, porém usando seu próprio backbone. Até agora não apareceu ninguém para confirmar isso.agora fica a duvida, a claro em algumas cidades no Paraná esta usando rede da vtal tb, sera que ela tem essa prioridade tb?
e pior, e as outras empresas que estão usando a rede? tipo a obvious fibra
A questão é que a Oi tem 50% de desconto em obrigações futuras com a vtal, e a Oi é apenas acionista minoritária da vtal. Então teoricamente faria sentido ter uma prioridade menor, já que paga menos.Não faz muito sentido. Isso porque a Oi Fibra concorre com as demais na mesma rede (v.tal) e o custo para eles é menor, já que em "tese" são donos da rede. Por que oferecer um serviço com qualidade inferior?
A questão é que historicamente claro e tim sempre prezaram mais por qualidade quando comparado a oi. Alias, dado a atual situacao falimentar da oi, eles tem que pensar na forma mais barata possivel. Como as outras tem uma situacao melhor que a oi, eles podem se dar ao luxo de pagar melhor...A Tim/Claro/Obvius, já tem um lucro inferior por precisar pagar a V.tal, então em tese, estes é que deveriam aplicar QoS e economizar recursos.
Essa questão do preço, penso que deve ter mais a ver com a situação financeira da oi mesmo.E menos lógico ainda, é imaginar que a TIM tá cobrando 151,00/mes por 1G/500 e a Oi 199,00.
A realidade é que no caso específico da claro, apesar deles terem o costume de usar rede própria, usar a vtal significa adquirir clientes em locais de interior, sem a necessidade de investimento imediato com infraestrutura e sem a necessidade de esperar pela implantação da infra. Instalar uma infra de fibra demora alguns meses.Ta ai uma coisa que eu queria muito saber: O que a Claro tá fazendo. Não é muito do perfil deles (Claro/Embratel) usar recursos de terceiros. Por exemplo, no caso da rede celular, é a única empresa que não vendeu suas torres para terceiros (site sharing, American Tower, etc).. suas torres permanecem com o grupo. Mesmo no caso da V.tal o presidente da Claro, passou o tempo todo anunciando que estava estudando mas que o preço não fechava a conta. Portanto *talvez* a Claro pudesse ser a única a estar utilizando rede da V.tal como milha final, porém usando seu próprio backbone. Até agora não apareceu ninguém para confirmar isso.
Segundo seu relato, da pra ver que a TIM tem mais preocupação em configurar as coisas da forma mais ideal possível.Pessoal boa tarde.
Abraços
Pode ser sim para economizar o consumo de banda em serviços que se o consumo estiver muito veloz em downloads, podem ocasionar alguma lentidão. Eu experimento isso entre a Oi e a Vivo na Steam. Baixo à 64/MBs na Oi e a Vivo não passa de 40MB/s.Pode ser a própria Oi na real fazendo isso para "economizar" banda e ficara naquela regra de que só X% de velocidade é garantida
Seria legal vc começar coletar provas e postar aqui no tópico.Segundo seu relato, da pra ver que a TIM tem mais preocupação em configurar as coisas da forma mais ideal possível.
Pode ser sim para economizar o consumo de banda em serviços que se o consumo estiver muito veloz em downloads, podem ocasionar alguma lentidão. Eu experimento isso entre a Oi e a Vivo na Steam. Baixo à 64/MBs na Oi e a Vivo não passa de 40MB/s.
Tá aí:Seria legal vc começar coletar provas e postar aqui no tópico.
Pq no steam qualquer link sendo Claro Vivo ou Tim a velocidade bate mais do que o contratado. Desde quando era cliente dos 50mb da vivo fibra em 2013 e sempre batia acima do contratado na steam como na origin
Estranho, meus resultados com a Oi fibra são bem consistentes. Independente de qual servidor eu estou usando no speedtest. Nesse caso usando um servidor da claroPessoal boa tarde.
Abraços