[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Olá,

Estou com um problema e acredito que aqui seja o lugar correto para tentar saná-lo.

Preciso mandar o sinal da minha casa para a casa dos meus pais que fica à uns 80 metros de distancia.

Isso é possível?
O que seria necessário adquirir e como fazer o sina chegar lá?
 
Olá,

Estou com um problema e acredito que aqui seja o lugar correto para tentar saná-lo.

Preciso mandar o sinal da minha casa para a casa dos meus pais que fica à uns 80 metros de distancia.

Isso é possível?
O que seria necessário adquirir e como fazer o sina chegar lá?

Para qual finalidade? Dependendo do uso, pode ser mais fácil e barato um acesso remoto do que uma bridge ponto-a-ponto.
 
Olá,

Estou com um problema e acredito que aqui seja o lugar correto para tentar saná-lo.

Preciso mandar o sinal da minha casa para a casa dos meus pais que fica à uns 80 metros de distancia.

Isso é possível?
O que seria necessário adquirir e como fazer o sina chegar lá?

Olá,

para enviar um sinal de um ponto a outro 80 metros é tranquilo. Vc tem visada de uma casa para a outra?

O ideal seria por cabo, mas se nao puder tiver que ser sem fio vc precisaria de dois roteadores ou AP wifi em pontos que um consiga enxergar o outro tipo janela ou abaixo do telhado, 80 metros nem precisaria de uma antena direcional, mas caso queira mais qualidade de sinal 2 antenas direcio ais ajudariam também.

Basicamente... Vc precisaria de um 2 roteadores wifi para fazer um enlace de dados com uma rede so pra isso e na casa dos seus pais um roteador wifi ou AP para distribuir o sinal no local.

por cabo so precisaria de um cabo e um roteador ou AP para distribuir o sinal na casa dos seus pais.

isso se for pra compartilhar internet. Mas como o tecpix falou se for pra acessar dados de uma rede ou outra é mais facil um VPN ou até o Logmein Hamachi.

Att
 
Para qual finalidade? Dependendo do uso, pode ser mais fácil e barato um acesso remoto do que uma bridge ponto-a-ponto.

Uso básico dos meus pais, só para não ficar usando os dados móveis do celular.

Olá,

para enviar um sinal de um ponto a outro 80 metros é tranquilo. Vc tem visada de uma casa para a outra?

O ideal seria por cabo, mas se nao puder tiver que ser sem fio vc precisaria de dois roteadores ou AP wifi em pontos que um consiga enxergar o outro tipo janela ou abaixo do telhado, 80 metros nem precisaria de uma antena direcional, mas caso queira mais qualidade de sinal 2 antenas direcio ais ajudariam também.

Basicamente... Vc precisaria de um 2 roteadores wifi para fazer um enlace de dados com uma rede so pra isso e na casa dos seus pais um roteador wifi ou AP para distribuir o sinal no local.

por cabo so precisaria de um cabo e um roteador ou AP para distribuir o sinal na casa dos seus pais.

isso se for pra compartilhar internet. Mas como o tecpix falou se for pra acessar dados de uma rede ou outra é mais facil um VPN ou até o Logmein Hamachi.

Att

As casas são do mesmo lado da rua, mas dos muros da frente ou do poste do padrão de energia daria para "enviar" sem nada no caminho.

Por cabo não dá pois tem duas casas e uma rua no caminho.

Quais tipos de antena e roteador seriam bons? Tem algum tutorial para fazer isso?
 
Uso básico dos meus pais, só para não ficar usando os dados móveis do celular.

Então você quer compartilhar sua internet com outra casa? Verifique se seu contrato permite esse tipo de compartilhamento, pois em 99% dos casos há rescisão e multas envolvidas.

Antes de buscar um tutorial, o que eu recomendo é estudar e entender a forma de funcionamento da Bridge ponto a ponto, equipamentos necessários, para depois partir para formas de instalação.
 
Uso básico dos meus pais, só para não ficar usando os dados móveis do celular.



As casas são do mesmo lado da rua, mas dos muros da frente ou do poste do padrão de energia daria para "enviar" sem nada no caminho.

Por cabo não dá pois tem duas casas e uma rua no caminho.

Quais tipos de antena e roteador seriam bons? Tem algum tutorial para fazer isso?
https://produto.mercadolivre.com.br...24ghz-9dbi-tp-link-antena-outdoor-300mbps-_JM
2 desses, um apontado para o outro, mais um roteador na casa dos seus pais.
 
Pessoal, estou tendo uma dor de cabeça na rede da minha casa. Espero que possam me ajudar.

Minha internet é cabeada, OI Velox, de 15Mb. Ao lado do modem, uso um roteador TP-LINK TL-WDR4300. Através de cabo, faço conexão com outro roteador TP-LINK, modelo TL-WR941ND, para que este distribua internet via wi-fi para os dispositivos que estão na sala.

A configuração de ambos está bem básica, pois não é o meu forte e quem fazia isso antes era o meu irmão, que já não está conosco.

O problema é o seguinte: Praticamente toda vez que ligo o meu PC, que está no quarto, conectado via wi-fi ao WDR4300, fico sem internet e, quando tento acessar o roteador através do endereço de IP (?), acabo me conectando ao roteador que está na sala, mesmo com o endereço de ip do 941ND sendo diferente... aí, para ter internet no quarto, tenho que desconectar o cabo que faz a ponte entre os roteadores...

A princípio, com estas informações, alguém poderia ajudar a fazer uma configuração decente em ambos os roteadores, de modo que eu possa fazer a ponte entre eles e também não ter problemas de conexão no meu pc?

PS: Esse problema de ficar sem internet só ocorre no pc. Os demais dispositivos funcionam perfeitamente.
 
Uso básico dos meus pais, só para não ficar usando os dados móveis do celular.



As casas são do mesmo lado da rua, mas dos muros da frente ou do poste do padrão de energia daria para "enviar" sem nada no caminho.

Por cabo não dá pois tem duas casas e uma rua no caminho.

Quais tipos de antena e roteador seriam bons? Tem algum tutorial para fazer isso?

https://produto.mercadolivre.com.br...24ghz-9dbi-tp-link-antena-outdoor-300mbps-_JM
2 desses, um apontado para o outro, mais um roteador na casa dos seus pais.
Dada a poluição do espectro recomendo gastar um pouquinho mais é comprar rádios 5GHz. Aproveito e recomendo a marca Ubiquiti.
 
Buenas, to com o seguinte problema, to morando em um ap onde colocamos uma net 120 da NET (CLARO), o modem fica na sala, e aí temos um problema:
Existem 1~2 paredes entre o modem e meu quarto;

1- Meu PC fica no quarto, to usando um roteador DIR-615 pra como repetidor mas a net varia de 5~15MB;
2- Não existe a possibilidade de passar cabos pois o predio é antigo e daí já viu né...;

Possível solução, to pensando em pegar um Tenda AC10, ouvi falar muito bem do alcance 5GHZ e gostaria de aproveitar disso, o que vocês indicam nesse caso? O modem fica uns 10mts do meu quarto, pelo celular conectado na rede 2.4 em testes fica uns 20~25MB e na rede 5GHZ as vezes chega a 60MB com apenas 2 riscos no android.

Lembrando que usarei como AP.

Obrigado desde já o/
 
Opa galera tudo bom?
Troquei a internet aqui de casa e agora to com um problema (não muito grave).
Antes tinha uma normal (dsl) de 4Mb, agora é fibra de 100Mb.
Meu roteador é o Tp-Link TL-WR840N.
Se eu conectar a internet por cabo (a partir da porta do roteador) a internet chega na velocidade máxima. Mas, pelo Wifi, fica em torno de 30Mb só. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo já que estou meio desatualizado em relação a redes e hardware.
 
Opa galera tudo bom?
Troquei a internet aqui de casa e agora to com um problema (não muito grave).
Antes tinha uma normal (dsl) de 4Mb, agora é fibra de 100Mb.
Meu roteador é o Tp-Link TL-WR840N.
Se eu conectar a internet por cabo (a partir da porta do roteador) a internet chega na velocidade máxima. Mas, pelo Wifi, fica em torno de 30Mb só. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo já que estou meio desatualizado em relação a redes e hardware.
vc precisa de um roteador com porta gigabit e com suporte a banda 5ghz, wifi5 ou AC.
 
Valeu amigo!
É que fiquei confuso, pois meu roteador suporta até 300Mpbs e a minha internet contratada e de 100Mbps, mas então, pelo que entendi, a fibra ótica trabalha com o padrão gigabit e a banda de 5ghz seria pra ter uma maior velocidade na transmissão?
 
Valeu amigo!
É que fiquei confuso, pois meu roteador suporta até 300Mpbs e a minha internet contratada e de 100Mbps, mas então, pelo que entendi, a fibra ótica trabalha com o padrão gigabit e a banda de 5ghz seria pra ter uma maior velocidade na transmissão?
Seu roteador permite conexões de até 300mbps teóricos em ambientes controlados, usando dois canais de 20MHz sem nenhuma interferência, mas o mínimo de interferência pode derrubar a velocidade.
Mas faça um teste: No Wireless Settings do roteador, configure o bandwidth para 40MHZ e na aba Security, configure a autenticação para AES.
 
Opa valeu vou fazer isso! Caso não resolva e eu troque de roteador, qual você sugere, num preço acessível? Um amigo recomendou o Archer C5 mas achei salgado o preço.
 
Galera podem me dar mais uma ajuda? Fui entrar no roteador pra realizar as configurações que passaram pra tentar e percebi que meu login estava alterado (provavelmente o técnico dessa nova internet que alterou) e depois que resetei o roteador, agora não tem mais comunicação dele com o modem.
 
Opa valeu vou fazer isso! Caso não resolva e eu troque de roteador, qual você sugere, num preço acessível? Um amigo recomendou o Archer C5 mas achei salgado o preço.
 
Galera podem me dar mais uma ajuda? Fui entrar no roteador pra realizar as configurações que passaram pra tentar e percebi que meu login estava alterado (provavelmente o técnico dessa nova internet que alterou) e depois que resetei o roteador, agora não tem mais comunicação dele com o modem.
Sim.. é esperado que após limpar as configurações por Reset, você precise reconfigurar a forma de conexão com seu provedor.
Se você não fez um backup do sistema antes de resetar, terá que ligar para sua provedora para obter os dados.
 
Opa resolvi! Era o login do PPPoE que eu não tinha inserido.
Então, mudando a banda pra 40mhz melhorou um pouco. Passou de 34Mbps pra 42Mbps. Mas acho que vou ter que trocar de roteador mesmo (aí deixo esse como repetidor pra um ponto da casa que preciso mas não chega o sinal la).
Gostaria de indicações de roteador, qualquer um que tenha suporte a Gigabit e 5Ghz já funciona?
 
Pessoal, estou com um problema e queria a opinião de vocês.

Sou cliente de um provedor de FTTH. A conexão chega em casa, vai para um roteador (tenda ac11) e posteriormente vai para um segundo roteador (wdr4300), graças a um cabeamento com cat5e. Até aí tudo ok.

O primeiro funciona como tudo e servidor dhcp, o segundo apenas como AP.

O problema é que uso um aparelho, e esse individuo não consegue se autenticar no roteador 1, o que me fez ter que funcionar DOIS servidores DHCP na mesma rede, mas estou tendo dificuldades em configurar (acho mais fácil o problema ser eu do que os roteadores).


Os dois estão com subnet 255.255.0.0.

O primeiro está com o IP 192.168.0.1 e o segundo 192.168.1.1.

O range do primeiro seria 192.168.0.2~192.168.0.199 e o segundo 192.168.1.2~192.168.1.199

Ocorre que em alguns casos, mesmo conectando no roteador 2, o dhcp é autenticado no primeiro roteador - sem problema, internet funciona. Mas quando ocorre a autenticação no segundo roteador, nada funciona.

Tentei varias coisas, mas não obtenho sucesso.

PS: quando desativo o DHCP no roteador 2, tudo fica as mil maravilhas... com exceção do dispositivo que não consegue se autenticar no primeiro roteador.
 
Editado por um moderador:
Pessoal, boa tarde!

Eu gostaria de fazer uma configuração básica de modem + roteador com oi velox

Vocês acham que vale a pena colocar um PACE 5471 em bridge + TP-LINK wr740 discando?

Se sim, qual dos dois aparelhos eu preciso desligar o dhcp?
 
Pessoal, estou com um problema e queria a opinião de vocês.

Sou cliente de um provedor de FTTH. A conexão chega em casa, vai para um roteador (tenda ac11) e posteriormente vai para um segundo roteador (wdr4300), graças a um cabeamento com cat5e. Até aí tudo ok.

O primeiro funciona como tudo e servidor dhcp, o segundo apenas como AP.

O problema é que uso um aparelho, e esse individuo não consegue se autenticar no roteador 1, o que me fez ter que funcionar DOIS servidores DHCP na mesma rede, mas estou tendo dificuldades em configurar (acho mais fácil o problema ser eu do que os roteadores).


Os dois estão com subnet 255.255.0.0.

O primeiro está com o IP 192.168.0.1 e o segundo 192.168.1.1.

O range do primeiro seria 192.168.0.2~192.168.0.199 e o segundo 192.168.1.2~192.168.1.199

Ocorre que em alguns casos, mesmo conectando no roteador 2, o dhcp é autenticado no primeiro roteador - sem problema, internet funciona. Mas quando ocorre a autenticação no segundo roteador, nada funciona.

Tentei varias coisas, mas não obtenho sucesso.

PS: quando desativo o DHCP no roteador 2, tudo fica as mil maravilhas... com exceção do dispositivo que não consegue se autenticar no primeiro roteador.

No WDR4300 você está conectando o cabo do Tenda na porta LAN ou WAN?
Para configurar o TPLink como AP, você precisa conecta-lo na porta LAN, setar o IP fixo para 192.168.0.2 (por exemplo) e desligar o DHCP.

Se você deixa-lo conectado pela WAN com IP em outro NAT (192.168.1.1), pode ter dificuldade de receber conexão externas neste equipamento.

Pessoal, boa tarde!

Eu gostaria de fazer uma configuração básica de modem + roteador com oi velox

Vocês acham que vale a pena colocar um PACE 5471 em bridge + TP-LINK wr740 discando?

Se sim, qual dos dois aparelhos eu preciso desligar o dhcp?

Se acha que o roteamento do TpLink é melhor que o do Pace, ao colocar colocar o Pace em Bridge, bastará desligar o Wifi.
 
Pessoal, estou com um problema e queria a opinião de vocês.

Sou cliente de um provedor de FTTH. A conexão chega em casa, vai para um roteador (tenda ac11) e posteriormente vai para um segundo roteador (wdr4300), graças a um cabeamento com cat5e. Até aí tudo ok.

O primeiro funciona como tudo e servidor dhcp, o segundo apenas como AP.

O problema é que uso um aparelho, e esse individuo não consegue se autenticar no roteador 1, o que me fez ter que funcionar DOIS servidores DHCP na mesma rede, mas estou tendo dificuldades em configurar (acho mais fácil o problema ser eu do que os roteadores).


Os dois estão com subnet 255.255.0.0.

O primeiro está com o IP 192.168.0.1 e o segundo 192.168.1.1.

O range do primeiro seria 192.168.0.2~192.168.0.199 e o segundo 192.168.1.2~192.168.1.199

Ocorre que em alguns casos, mesmo conectando no roteador 2, o dhcp é autenticado no primeiro roteador - sem problema, internet funciona. Mas quando ocorre a autenticação no segundo roteador, nada funciona.

Tentei varias coisas, mas não obtenho sucesso.

PS: quando desativo o DHCP no roteador 2, tudo fica as mil maravilhas... com exceção do dispositivo que não consegue se autenticar no primeiro roteador.
Editei seu post pois IPTV é proibido no fórum.

A primeira coisa que você não pode fazer é "eleger" o TP-Link como AP mas não configurá-lo corretamente como tal. Ao segmentar sua rede em faixas de IPs diferentes além de criar duplo/triplo NAT pode causar esses comportamentos anômalos.

Passos que devem ser seguidos:

- Deixar o servidor DHCP ativado apenas no equipamento primário (no caso o AC11);
- No WDR4300 você deve fixar um IP da mesma faixa de IPs do Tenda (192.168.1.254 por exemplo), desativar servidor DHCP dele e qualquer ajuste de firewall e afins. Além de configurar o WiFI como quiser.
- Fazer a conexão entre o WDR4300 e o AC11 usando uma das portas LAN do TP-Link e não a Internet/WAN.

Dessa forma independentemente do equipamento estar conectado em qualquer um dos equipamentos eles estarão sempre na mesma rede (192.168.0.x), seja por cabo, seja WiFi.

As demais (3) portas LAN do TP-Link podem ser utilizadas normalmente, qualquer equipamento conectado à elas também irá receber um IP fornecido pelo AC11 de maneira transparente.

E reforçando: No TP-Link o IP sugerido deve ser setado nas configurações dele (configurações->Network->LAN), é por esse IP que você irá acessá-lo para fazer algum ajuste futuro, caso seja necessário.

Pessoal, boa tarde!

Eu gostaria de fazer uma configuração básica de modem + roteador com oi velox

Vocês acham que vale a pena colocar um PACE 5471 em bridge + TP-LINK wr740 discando?

Se sim, qual dos dois aparelhos eu preciso desligar o dhcp?
Se vc já tem os equipamentos não custa testar e fazer os testes necessários.

No seu caso o DHCP deve ser desativado no PACE (além de firewall, NAT e qualquer coisa nesse aspecto). Ele não deve fazer nada além de converter o "sinal" entre o RJ11 e o RJ45, quem vai cuidar da sua rede é o TP-Link.
 
Editei seu post pois IPTV é proibido no fórum.

A primeira coisa que você não pode fazer é "eleger" o TP-Link como AP mas não configurá-lo corretamente como tal. Ao segmentar sua rede em faixas de IPs diferentes além de criar duplo/triplo NAT pode causar esses comportamentos anômalos.

Passos que devem ser seguidos:

- Deixar o servidor DHCP ativado apenas no equipamento primário (no caso o AC11);
- No WDR4300 você deve fixar um IP da mesma faixa de IPs do Tenda (192.168.1.254 por exemplo), desativar servidor DHCP dele e qualquer ajuste de firewall e afins. Além de configurar o WiFI como quiser.
- Fazer a conexão entre o WDR4300 e o AC11 usando uma das portas LAN do TP-Link e não a Internet/WAN.

Dessa forma independentemente do equipamento estar conectado em qualquer um dos equipamentos eles estarão sempre na mesma rede (192.168.0.x), seja por cabo, seja WiFi.

As demais (3) portas LAN do TP-Link podem ser utilizadas normalmente, qualquer equipamento conectado à elas também irá receber um IP fornecido pelo AC11 de maneira transparente.

E reforçando: No TP-Link o IP sugerido deve ser setado nas configurações dele (configurações->Network->LAN), é por esse IP que você irá acessá-lo para fazer algum ajuste futuro, caso seja necessário.


Se vc já tem os equipamentos não custa testar e fazer os testes necessários.

No seu caso o DHCP deve ser desativado no PACE (além de firewall, NAT e qualquer coisa nesse aspecto). Ele não deve fazer nada além de converter o "sinal" entre o RJ11 e o RJ45, quem vai cuidar da sua rede é o TP-Link.

Show, obrigado!
Vou testar aqui!

porque o pace tem mais poder de "processamento" que o roteador tp-link né, mas dizem por ai que é bom deixar o modem somente de receptor de sinal de internet e o roteador fazer o trabalho (agora não sei se com um roteador de baixo custo)
 
A primeira coisa que você não pode fazer é "eleger" o TP-Link como AP mas não configurá-lo corretamente como tal. Ao segmentar sua rede em faixas de IPs diferentes além de criar duplo/triplo NAT pode causar esses comportamentos anômalos.

Passos que devem ser seguidos:

- Deixar o servidor DHCP ativado apenas no equipamento primário (no caso o AC11);
- No WDR4300 você deve fixar um IP da mesma faixa de IPs do Tenda (192.168.1.254 por exemplo), desativar servidor DHCP dele e qualquer ajuste de firewall e afins. Além de configurar o WiFI como quiser.
- Fazer a conexão entre o WDR4300 e o AC11 usando uma das portas LAN do TP-Link e não a Internet/WAN.

Dessa forma independentemente do equipamento estar conectado em qualquer um dos equipamentos eles estarão sempre na mesma rede (192.168.0.x), seja por cabo, seja WiFi.

As demais (3) portas LAN do TP-Link podem ser utilizadas normalmente, qualquer equipamento conectado à elas também irá receber um IP fornecido pelo AC11 de maneira transparente.

E reforçando: No TP-Link o IP sugerido deve ser setado nas configurações dele (configurações->Network->LAN), é por esse IP que você irá acessá-lo para fazer algum ajuste futuro, caso seja necessário.

Algumas pics

Primeiramente, fica o meu obrigado por ter se dado o trabalho de editar o post e não apenas exclui-lo, o que seria bem mais fácil

A configuração está exatamente do jeito indicado, com exceção aos cuidados do firewall que, de fato, não tinha reparado. Refiz. O individuo continua sem conseguir pegar um IP.

Estou pensando se compensa colocar DDWRT no TPLINK, apesar de não ser complicado, acho que seria interessante permanecer com o firmware original visto que ele será utilizado exclusivamente com AP.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo