[TÓPICO DEDICADO] Refrigeração de VRM e MOSFETS

Olá, acabei de comprar um ryzen 5 3600 e uma x470 gaming plus, que alguns dizem ser super boa, outros dizem que esquenta mais que o forno da pizzaria, então eu estou realmente preocupado e tenho interesse em colocar um cooler para resfriar o vrm, se perceber necessidade. Vi as fotos que vocês mandaram e percebi que sou realmente muito leigo nessa questão de mods...Vocês tem algum tutorial para passar sobre as formas de colocar esses coolers no vrm? E também, pelo que entendi, se for um cooler sobre a placa mãe, dá pra colocar um de 120~140 dependendo do gabinete, mas colado no vrm só um de 80, estou certo? Obrigado desde já...
amigo, sem querer ser chato, mas aonde você comprou essa placa mãe ?? Aqui no Br eu já procurei ela e não achei, e quando acho o preço está absurdamente caro, aí eu estou naquela, esperando a Black Fraude !!
 
Sou da área da saúde e tenho um termômetro ir, não é próprio pra isso, mas tem a função de aferir temperatura ambiente também, deve funcionar. Do Arctic F12 e F14, o Deepcool RF120 e o Cougar CFD 120, qual seria sua recomendação? Ou recomendaria outro?
Eu até gosto dos RGB, mas pra mim é obrigatório ter uma forma de desligar, mas a x470 só tem uma entrada rgb, então tem que ser algum que possa ligar em controladora, creio.

Eu coloquei o maior possível - Aerocool DeadSilence blue en51622, de 140mmm -, pelos seguintes motivos:
* Vão livre disponível devido o uso de Water cooler;
* capaz de cobrir VRM e DDRs com um único fan;
* Quanto maior, mais silencioso!

Comprei com led azul, sem rgb. É só pra ver se está funcionando ou não.

Mas não tem segredo: 120 ou 140mm, em torno de 1000 rpm, não precisa necessariamente de PWM (regulador de rpm) e ser harmonioso com seu gabinete.


 
amigo, sem querer ser chato, mas aonde você comprou essa placa mãe ?? Aqui no Br eu já procurei ela e não achei, e quando acho o preço está absurdamente caro, aí eu estou naquela, esperando a Black Fraude !!

Na Terabyte tava 799 a vista, se pensares que ainda tem 25 dólares na steam pra placas msi, sai por volta de uns 699. ;)

Eu coloquei o maior possível - Aerocool DeadSilence blue en51622, de 140mmm -, pelos seguintes motivos:
* Vão livre disponível devido o uso de Water cooler;
* capaz de cobrir VRM e DDRs com um único fan;
* Quanto maior, mais silencioso!

Comprei com led azul, sem rgb. É só pra ver se está funcionando ou não.

Mas não tem segredo: 120 ou 140mm, em torno de 1000 rpm, não precisa necessariamente de PWM (regulador de rpm) e ser harmonioso com seu gabinete.



Mas consegues usar com o gabinete fechado? ou usa sempre aberto?
Pro resto do fluxo (frente, costa e em cima do gabinete) tem algum fan que tenha preferência?
 
Na Terabyte tava 799 a vista, se pensares que ainda tem 25 dólares na steam pra placas msi, sai por volta de uns 699. ;)
Eu vi que já voltou a ter essa placa mãe, agora eu estou em um encruzilhada, pois eu vi que a MSI lançou essa e outras placas mãe com uma revisão de memória da BIOS ( subindo de 16mb para 32mb) para suportar as novas BIOS AGESA,, porém elas ainda não chegaram no Br, aí é que está, não sei se eu pego essa versão , ou espero as novas com a atualização :confused:



enfim, valeu pela dica, vou matutar aqui sobre essa questão e depois decidir o que vou fazer.
 
Eu vi que já voltou a ter essa placa mãe, agora eu estou em um encruzilhada, pois eu vi que a MSI lançou essa e outras placas mãe com uma revisão de memória da BIOS ( subindo de 16mb para 32mb) para suportar as novas BIOS AGESA,, porém elas ainda não chegaram no Br, aí é que está, não sei se eu pego essa versão , ou espero as novas com a atualização :confused:



enfim, valeu pela dica, vou matutar aqui sobre essa questão e depois decidir o que vou fazer.

Cara, vou te falar o que fez eu me decidir. Eu fiquei lendo 300 reviews e querendo pegar sempre a melhor que eu podia pelo preço, cheguei a cogitar juntar dinheiro pra uma x570 aorus elite e outras nessa faixa, mas aí eu me toquei que isso é pra quem quer fazer overclock pesado, pra quem usa um computador com a configuração no talo e, sinceramente, eu uso um ryzen 5 3600, no momento tenho uma rx 570, vou no máximo pra uma rx 590, clock das memórias não vai passar 3200 mhz e só vou fazer overclock no processador bem mais na frente. Pra mim, tudo o que preciso é de uma placa que não exploda o r5 e que aguente brincar um pouquinho com OC. Essa bios é IMPRESCINDÍVEL pra ti? Se for, te aconselho verificar por placas que já tenham o suporte, porque a gente não sabe quando ou se chegam no Brasil essas placas, muito menos por quanto, considerando o dólar. Agora se não é necessário, se é só uma função extra que querias, não vale a pena, pega essa mesmo e vai ser feliz.
 
Mas consegues usar com o gabinete fechado? ou usa sempre aberto?
Pro resto do fluxo (frente, costa e em cima do gabinete) tem algum fan que tenha preferência?

Gabinete fechado, sempre!
A poeira é a maior inimiga dos circuitos elétricos!
Eu comprei um gabinete com tampo de vidro e um bom fluxo de ar (existem melhores), com 3 fans de 120 de entrada, com filtros; um fan 120mm para saída na traseira e o Water cooler 240 cima, também fazendo exaustão.

Tem fotos no meu post anterior. Basta abrir a citação e depois o campo "Spoiler".

Esse é um gabinete mediano em termos de fluxo de ar. Tem melhores no mercado.

Gabinete.jpg
 
Gabinete fechado, sempre!
A poeira é a maior inimiga dos circuitos elétricos!
Eu comprei um gabinete com tampo de vidro e um bom fluxo de ar (existem melhores), com 3 fans de 120 de entrada, com filtros; um fan 120mm para saída na traseira e o Water cooler 240 cima, também fazendo exaustão.

Tem fotos no meu post anterior. Basta abrir a citação e depois o campo "Spoiler".

Esse é um gabinete mediano em termos de fluxo de ar. Tem melhores no mercado.

Gabinete.jpg
E quais são os fans que usas? Marca, modelo, a mesma do de 140, mas menor? Se não se importar em contar.
 
E quais são os fans que usas? Marca, modelo, a mesma do de 140, mas menor? Se não se importar em contar.

Os de 120mm frontais e traseiro são originais do gabinete - sem PWM e leb BLUE genéricos. Apesar não ter PWM, a mobo consegue regular o RPM usando o software interno dela (Asus Prime B450)
O de 140mm é um AeroCool Dead Silence DS 140 Blue en51622, que funciona em 750 ou 1000 RPM fixos e sopra em torno de 64,5 CFM (Pés cubicos por minuto)
Os de 120mm no topo são os originais do WC AIO DeepCool Maelstrom 240;

Uma solução bem econômica.
 
Galera estou lendo e aprendendo agora sobre VRM, a minha X570 Plus - WIFI e uma boa placa nesse quesito?
Como posso verifica a temperatura dele nos programa aida , bios etc?
 
Última edição:
Galera estou lendo e aprendendo agora sobre VRM, a minha X570 Plus - WIFI e uma boa placa nesse quesito?
Como posso verifica a temperatura dele nos programa aida , bios etc?

Algumas placas tem sensores no PWM e próximo aos mosfets. Mas é dificil decifrar, pq tanto o sensor pode estar bugado quanto ter nomes genéricos, como Temperature3, Temperature4, etc.
Pesquise nos fóruns da placa pra saber quais nomes olhar e se é preciso descontar offset (margem de erro ou excesso do sensor).

Termometros IR tem vários:
 
Guys
To querendo comprar uma mobo micro-ATX pq minha vida é na estrada e fico carregando meu PC torre pra lá e pra cá e queria um PC menor !
Mudei pro lado vermelho da força, peguei um 3900x..
A ÚNICA placa x570 micro-ATX é essa da AsRock x570m Pro4

( )

Nos coments dessa placa alguem me chamou a atenção para um VRM baixo, e tem alguma coisa na web falando que ela é ruim para > 8 núcleos e para OC .
Alguém consegue me corroborar essa informação?
Não queria partir pra ITX porque vou precisar de mais slot PCIe..
 
Guys
To querendo comprar uma mobo micro-ATX pq minha vida é na estrada e fico carregando meu PC torre pra lá e pra cá e queria um PC menor !
Mudei pro lado vermelho da força, peguei um 3900x..
A ÚNICA placa x570 micro-ATX é essa da AsRock x570m Pro4

( )

Nos coments dessa placa alguem me chamou a atenção para um VRM baixo, e tem alguma coisa na web falando que ela é ruim para > 8 núcleos e para OC .
Alguém consegue me corroborar essa informação?
Não queria partir pra ITX porque vou precisar de mais slot PCIe..


Sobre placas mãe AM4 e VRM, veja o primeiro post deste forum https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/
Em geral, as fabricantes aproveitam uma solução de uma placa e só trocam chipset depois. tipo 350 -> 450; 470 -> 570; etc.

O forum especializado ativo é esse: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-ryzen-socket-am4-zen-zen.584419/unread


Agora algumas considerações:
* Pra mobilidade de fato, pense em um Notebook. Tem vários modelos com bom desempenho e preço acessível.
* 3900x é um cavalo de processador e vai exigir muito do VRM se você rodar aplicativos pesados, tipo renderização, encode de videos etc..
Se vc só rodar aplicativos leves, não vai gastar tanta energia a ponto de forçar o VRM. Em desdobramento, talvez um 3700x já resolva sua demanda.
 
Última edição:
Boa tarde amigos, estou a pouco tempo com meu kit AMD, estou confuso devido as temperaturas do TMPIN2, pelo que pesquisei seria a ponte norte, porém minha mobo acelera os fans do processador em 100% pois a temperatura da NB fica em 72 graus! Já li um pouco a respeito disso e gostaria de saber se consigo alterar algo na BIOS ou programa da MOBO para ele buscar a temperatura do CPU e assim acionar as fans do WC com base nas temps do CPU!!?? CPU fica com temps em torno de 50 graus!
 
Boa tarde amigos, estou a pouco tempo com meu kit AMD, estou confuso devido as temperaturas do TMPIN2, pelo que pesquisei seria a ponte norte, porém minha mobo acelera os fans do processador em 100% pois a temperatura da NB fica em 72 graus! Já li um pouco a respeito disso e gostaria de saber se consigo alterar algo na BIOS ou programa da MOBO para ele buscar a temperatura do CPU e assim acionar as fans do WC com base nas temps do CPU!!?? CPU fica com temps em torno de 50 graus!

Qual programa você está usando para monitorar suas temperaturas ?
Além do HWInfo, recomendo que instale os utilitários da Gigabyte, que devem medir melhor (em tese) as temperaturas, além de controlar a curva de rotação dos fans em função da temperatura.

AppCenter e System Information Viewer para sua mobo: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X470-AORUS-GAMING-7-WIFI-rev-11/support#support-dl-utility
Visão geral dos aplicativos aqui: https://www.gigabyte.com/FileUpload/global/Microsite/369/images/system-tweaking.html

Agora por partes:
  • North Bridge tecnicamente não existe mais, pois foi integrado à CPU. Precisa ver o que realmente está sendo medido por este sensor TMPIN2;
  • Temperatura da CPU em 50ºC em regime de trabalho é normal. Se for idle, é ruim. Verifique se vc montou seu cooler corretamente, com uma boa e finíssima camada de pasta térmica.
  • No meu setup, em idle fica <34ºC e jogando fica entre 45ºC e 60ºC. Em geral, meu WC não deixa subir mais do que isso;
  • Verifique se o fluxo de ar no seu gabinete está ok. Eu uso tiras de papel fino para verificar fluxo de entrada e saída.
  • Instale os drivers de chipset mais recentes e use o Ryzen Master pra monitorar clock e temperatura.
  • SE AINDA ASSIM CONTINUAR QUENTE, continue:
    • Pela sua assinatura, aparentemente vc está rodando em OC na CPU. Ao contrário dos Intel, os Ryzen não são muito chegados a OC, e qq aumento de voltagem gera calor de forma desproporcional.
    • Verifique o seu plano de energia. Use modo Equilibrado ou Econômico para manter as temperaturas sob controle em dias quentes.
 
galera estou afim de montar um kit ryzen, se pegar um ryzen 5 3600 e usar ele em stock com uma gtx 1660 pra rodar 1080p preciso me preocupar com essa parada de vrm ou posso pegar uma gigabyte b350m mesmo e levar de boa, tenho um pc bem ventilado um antigo e companheiro corsair 600t :wub:
 
Amigo Alex, obrigado pela resposta rica de informações, vc realmente é um jedi! Estou sem tempo pra investigar melhor sobre meu hardware pois desde que peguei esse kit tive muito trabalho e não pude me dedicar a lapidação do meu kit! Esse fds vou instalar as novas fans e fitas led e vou aproveitar pra tunar a bios e o software da mobo! Estou usando HWINFO no momento mas vou instalar o Aida64 pra investigar melhor as informações do meu hardware. Sobre os driver e softwares principais da placa mãe já estão instalados! Sou entusiasta em hardware, porém essa parte mais avançada de eletrônica eu não estudei ainda! Falei sobre o nortbridge pois foi oque li hj rapidamente ao pesquisar sobre o TMPIN2. Acabei de deixar a bios em default e vou baixar a nova bios disponível pra minha mobo! Vou instalar os novos fans e reinstalar o wc com uma nova pasta térmica! Estava rodando o ryzen sem over, apenas as memórias que tinha colocado @200mhz pra dar um up no processador! Voltagem tudo original! Vou upar fotos e mais informações sobre essa minha dúvida!
 
galera estou afim de montar um kit ryzen, se pegar um ryzen 5 3600 e usar ele em stock com uma gtx 1660 pra rodar 1080p preciso me preocupar com essa parada de vrm ou posso pegar uma gigabyte b350m mesmo e levar de boa, tenho um pc bem ventilado um antigo e companheiro corsair 600t :wub:

Ryzen 3600 tem TDP de 64W, muito baixa pelos padrões atuais.
Dificilmente vc terá problemas de aquecimento do VRM com este processador, já que esta é uma situação mais comum a partir de CPU octacores e/ou OC ( 2700 OC, 2700X, 3700X, 3900, etc)
 
Pessoal , estou fazendo um upgrade para o Ryzen 2700 + Asus prime B450m , como esta placa não tem nenhum tipo de refrigeração para VRM e eu gostaria de ter a possibilidade de OC , estou pensando em utilizar os dissipadores da minha finada P8Z77-V PRO ( o que é irônico já que ela morreu muito provavelmente devido a algum mosfet fritar :p )simplesmente por ser melhor que nada e eu não precisar gastar.
Minha duvida é , como obviamente a placa mãe não tem a furação para fixar os dissipadores , a solução para fixar seria utilizar um adesivo condutor, certo? mas qual? onde comprar?

Esse são os dissipadores , eles além da fixação por parafusos ( o dissipador é dividido em duas partes , uma em cima e outra embaixo da placa) tem esse adesivo cinza e rosa)

 
Pessoal , estou fazendo um upgrade para o Ryzen 2700 + Asus prime B450m , como esta placa não tem nenhum tipo de refrigeração para VRM e eu gostaria de ter a possibilidade de OC , estou pensando em utilizar os dissipadores da minha finada P8Z77-V PRO ( o que é irônico já que ela morreu muito provavelmente devido a algum mosfet fritar :p )simplesmente por ser melhor que nada e eu não precisar gastar.
Minha duvida é , como obviamente a placa mãe não tem a furação para fixar os dissipadores , a solução para fixar seria utilizar um adesivo condutor, certo? mas qual? onde comprar?

Esse são os dissipadores , eles além da fixação por parafusos ( o dissipador é dividido em duas partes , uma em cima e outra embaixo da placa) tem esse adesivo cinza e rosa)



Se você tiver um gabinete com bom fluxo de ar, possivelmente não precisará de dissipares de calor, porque o Ryzen 2700 tem TDP de apenas 65W, ou seja, ele é muito econômico.
Você pode optar por (a) não usar nada; (b) usar um bom aircooler, que causará uma boa circulação interna; ou (c) usar um THERMO PAD ADESIVO para fixar o seu dissipador.

No link abaixo tem algumas sugestões de termo pads, vários deles disponíveis no mercado nacional.

Fitas e pad térmicos:

Note que nem todos os modelos apresentados no link são ADESIVOS. No caso, vc precisa do adesivo, já que a mobo não tem furos.
 
Se você tiver um gabinete com bom fluxo de ar, possivelmente não precisará de dissipares de calor, porque o Ryzen 2700 tem TDP de apenas 65W, ou seja, ele é muito econômico.
Você pode optar por (a) não usar nada; (b) usar um bom aircooler, que causará uma boa circulação interna; ou (c) usar um THERMO PAD ADESIVO para fixar o seu dissipador.

No link abaixo tem algumas sugestões de termo pads, vários deles disponíveis no mercado nacional.

Fitas e pad térmicos:

Note que nem todos os modelos apresentados no link são ADESIVOS. No caso, vc precisa do adesivo, já que a mobo não tem furos.


Muito obrigado pelas informações Alex , quanto a circulação de ar , não devo ter problemas no meu switch 810 , talvez por estar utilizando um WC eu acabe instalando um fan voltado diretamente para o VRM / processador.
 
Pessoal , estou fazendo um upgrade para o Ryzen 2700 + Asus prime B450m , como esta placa não tem nenhum tipo de refrigeração para VRM e eu gostaria de ter a possibilidade de OC , estou pensando em utilizar os dissipadores da minha finada P8Z77-V PRO ( o que é irônico já que ela morreu muito provavelmente devido a algum mosfet fritar :p )simplesmente por ser melhor que nada e eu não precisar gastar.
Minha duvida é , como obviamente a placa mãe não tem a furação para fixar os dissipadores , a solução para fixar seria utilizar um adesivo condutor, certo? mas qual? onde comprar?

Esse são os dissipadores , eles além da fixação por parafusos ( o dissipador é dividido em duas partes , uma em cima e outra embaixo da placa) tem esse adesivo cinza e rosa)



Estou com essa mesma dúvida..tenho uma finada Gigabyte 970A-UD3P
7vAlidw.png

Removi o dissipador e estou aguardando chegar minha ASUS Prime B450M Gaming/BR acompanhado de um Ryzen5 3600. Pretendo fazer um OC ou mesmo fixar sua frequencia (4.1 Ghz tlvz).

só não sei ainda se dará certo, mas também estava na duvida sobre as thermal tapes... acho que será uma ótima opção p/ resfriar os mosfets
 
Nesta Black Friday comprei o meu PC, mas devidos as promoções acabou sendo um pouco diferente do que tinha em mente.
Após a compra fui pesquisar melhor sobre as peças adquiridas.

*Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 590 Gaming 8G, GDDR5 - GV-RX590GAMING-8GD (rev. 2.0)
*Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121
*SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G
*Memória Crucial Ballistix Sport AT Gray 8GB, 2666MHz, DDR4, - BLS8G4D26BFSTK (2x8GB)
*Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW
*Processador AMD Ryzen 7 2700X, Cooler Wraith Prism, Cache 20MB, 3.7GHz (4.35GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD270XBGAFBOX
*Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Saiu por R$ 3.440,00 já com o frete.

Pelas minhas pesquisas a fonte poderia ser maior 650W para futuros UP mas a 550W aguenta a configuração atual.

Fiquei preocupado com o aquecimento da placa mãe por causa do Ryzen 7 2600x, não vou fazer OC mas elaborei uma alternativa.

Comprei um dissipador numa loja especializada online e uma fita Sekisui termica dupla face.

Agora só cortar no formato correto e fixar, quando estiver pronto posto aqui:

LRuRwfM.png


olfz4H9.png


Valew.

Projeto atualizado para melhorar o entendimento.

yoMXb9r.png

IqqcDbx.png
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo