• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Resolvendo um problema de barulho

Trutawave

zzzzzzzzzzzzz
Registrado
Bom dia amigos, gostaria de uma ajuda pois estou com um problema me incomodando muito.

Tenho um vizinho boliviano que decidiu abrir uma fábrica (a casa dele é residencial) e todos os dias a partir das 08h liga suas máquinas de costura e o barulho beira a revolta do bom convívio inclusive aos finais de semana, um barulho que atravessa o concreto.

Já foi conversado mais de 10x para ele começar os trabalhos depois as 10h, pois a partir desse horário não incomodaria tanto quanto ser acordado TODOS OS DIAS com esse barulho infernal! Pois bem, o respeito acabou!

O motivo de criar esse tópico é tentar saber minhas opções para resolver esta situação, posso ser o cara ignorante e partir para violência mas eu me tornaria apenas alguém fora de controle e consciente que tinham opções melhores, vai que numa dessas a "merda" feita seja irreversível.

Policia adianta ligar? Algum tipo de fiscalização do trabalho?

Agradeço ajuda!
 
Olha amigo, primeiramente se é um condomínio residencial (eu não sei, se é condomínio de casas, apartamentos) esse tipo de atividade deveria ser resolvida facilmente numa reunião de condomínio. Não é possível aceitar esse transtorno. O síndico deve se impor, e existem leis sobre isso. Não vá para a ignorância de cara. Comece a registrar estes fatos em vídeo. Pior coisa é você comprar uma briga sem razão. Faça um B.O e registre as ocorrências. Em ultimo caso procure um Forum de juizado civil perto da sua região para obter mais detalhes. Com certeza eles vão te orientar melhor. Deve ser uma merda esse problema, não desejo a ninguém.
 
  • Curtir
Reações: PDA
Boliviano e maquina de costura?

Chama o alguém da justiça do trabalho, pois é quase certeza que é tudo ilegal :haha:
 
Isso ai é desvio de finalidade do imóvel. Não pode abrir uma fábrica em um imóvel residencial.

E sim, boliviano com máquina de costura... capaz de ter 30 imigrantes ilegais morando lá dentro em regime de escravidão :haha:
 
Sim, é tudo ilegal e o problema é que tem aquela parte em mim de ainda desejar o bem aos outros, gente simples, precisa trabalhar e tal, mas a que custo?

Teve sim mais de uma vez conversa e de forma objetiva eu passava o problema, rolava aquele acordo verbal ali, a partir de tal horário, até certo horário, dá uns 2 dias e isso não é mais respeitado.

Me pediu a senha do wifi para falar com a família que está na Bolívia, queria até ajudar a pagar e recusei, passei a senha e hoje que alterei a senha.

Entendo que tá difícil pra todo mundo, mas é importante demais pra mim ter uma boa noite de sono, acordar bem e disposto e não ver minha mulher perdendo a cabeça (ela vem de cirurgia e precisa de paz no momento).

O barulho dessa porra é ensurdecedor, atravessa o concreto, e independente do que ocorra e devido o nível do stress já conquistado esse barulho se sobressai mesmo se estiver baixo.

Estou tentando dessa vez fazer do jeito certo, vamos ver se consigo mas é difícil acordar todo santo dia com uma sensação horrível dessas e pior ainda olhar para sua mulher já completamente estressada....a vontade é de resolver daquele jeito que demora 1 minuto apenas, o problema é depois desse minuto.
 
Minha opinião é, lance o foda-se. Dificuldade todos passam, mas nada justifica acabar com sua qualidade de sono, e por tabela, sua qualidade de vida futura por conta de questão financeira.

Se for condominio faça uma queixa no livro de registro e comunique ao sindico com o prazo de 72h para pelo menos uma proposta de solução. O problema é q muita gente aprendeu que o sindico pode ameaçar de multar, e o condomino simplesmente alegar q não fez barulho, se negar a assinar a notificação de multa, e nesse caso, o sindico não pode tomar partido. Mas faça esse procedimento para ter tudo registrado que tentou por vias legais.

Segundo passo é: BO + ação civil publica, no estado de SP está em média 45 dias a espera pela audiencia. E nesse tempo vá a prefeitura e cheque o álvara se é área residencial, de bar ou oficina:

Bar e Oficina
Quem abre um estabelecimento que gera barulho, fumaça ou odores obtém um alvará de funcionamento para trabalhar e não para perturbar o sossego, sob pena de ser interditado pela Prefeitura. A lei não autoriza a ninguém fazer barulho durante o dia, sendo que a chamada “Lei do Silêncio” exige um maior rigor de 22:00 às 07:00, pois qualquer barulho perturba o sono. Engana-se quem acha que pode fazer barulho excessivo fora desse horário.

Barulho é crime
O Código Civil proíbe o uso nocivo da propriedade, sendo que ninguém pode usar seu imóvel de forma a perturbar o sossego do vizinho. A Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê em seu art. 54, caput, pena de reclusão de um a quatro anos, e multa para quem: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Também a Lei 3.688 – Lei das Contravenções Penais – estipula no art. 42, “prisão simples de 15 dias a três meses ou multa para aquele que perturbar o trabalho ou o sossego alheio com: I – Gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incomoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – Abusar de Instrumentos sonoros ou sinais acústicos e IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de quem tem a guarda”.​

Veja que se a pessoa tiver o álvara, vc precisa entrar em reclamação contra a prefeitura para rever a licença, e isso sim é um processo demorado.

Outra recomendação é juntar-se com outros vizinhos que compartilham do mesmo problema e abrir ação conjunta, a força de um grupo tende a comover mais o juiz.

E como disse, taca-se o foda. Crise financeira todos tem, mas isso não da direito de incomodar o sossego de outras pessoas.
 
Negocie com ele a colocação de paredes de isolação acústica do lado dele e um prazo curto.
Se não der certo, denuncie a fiscalização do trabalho, só falar que tem trabalho escravo e imigrante ilegal que a fiscalização fecha rapidinho.
 
Então galera, não é condomínio é casa geminada e no muro do fundo qualquer ruído produzido o som vai direto para o meu quarto e na sala a parede está tremendo a cada batucada das máquinas de costura que o indivíduo liga as 08h da manhã.

Essa noite foi surreal, tinha um deles desmaiado e bêbado jogado no quintal deles, roncando igual um porco e quando deu aprox. 03h da manhã a bexiga do celular do cara disparou um alarme, fiquei enfurecido! quando deu uns 10 minutos sai que nem um louco e comecei a bater na porta do cara, o responsável acordou e falei uma pá, eu estava bem nervoso. Eles foram lá e apenas tiraram o celular do meliante e eu ainda fiquei escutando aquele infeliz roncando e ele sonhando com os anjinhos sob o próprio vômito, imaginem que situação!

Surreal o negócio....
 
Você está correndo dois perigos: o de ser preso por agressão física (em uma dessas vai acabar perdendo a cabeça) e o de levar um tiro de bobeira, qualquer meliante tem arma nesse país, exceto pessoas de bem. Eu costumava buzinhar na rua qdo alguém fazia uma cagada muito grande até um cara me apontar uma arma. Depois disso coloquei uma camera no carro e passei a filmar e a processar criminalmente por agressividade com risco de lesão corporal esses espertinhos no transito (fica a dica, direção perigosa o indivíduo responde a nivel criminal). Infelizmente é a bosta de país que moramos, com cretinos em todo canto.

Então fica valido os recursos que citei acima. Se o que o companheiro disse tb de ter mão de obra em regime de escravidão for válido, faça reclamação anonima na justiça do trabalho. É esse o preço a se pagar por ser sempre reclamão com esse vizinho, ele certamente saberá que foi vc e pode haver "vingança". Na pior das hipoteses, reforme seu comodo ou se mude. Um porco q fica roncando bebado com celular as 3 da manhã, vc realmente tem pena dele?
 
Verifique se em seu múnicipio há lei do silêncio ( geralmente tem).

De uma olhada na lei 3.688 de contravenções penais

Art. 42. Perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios:

I - com gritaria ou algazarra;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

Não sei se essa porra ainda é valida ou se é para o Brasil todo, se não me engano é uma lei estatual de SP.

Tenta conversar mais uma vez e fala que se não parar vai procurar seu direitos legais.
 
Bom dia amigos, gostaria de uma ajuda pois estou com um problema me incomodando muito.

Tenho um vizinho boliviano que decidiu abrir uma fábrica (a casa dele é residencial) e todos os dias a partir das 08h liga suas máquinas de costura e o barulho beira a revolta do bom convívio inclusive aos finais de semana, um barulho que atravessa o concreto.

Já foi conversado mais de 10x para ele começar os trabalhos depois as 10h, pois a partir desse horário não incomodaria tanto quanto ser acordado TODOS OS DIAS com esse barulho infernal! Pois bem, o respeito acabou!

O motivo de criar esse tópico é tentar saber minhas opções para resolver esta situação, posso ser o cara ignorante e partir para violência mas eu me tornaria apenas alguém fora de controle e consciente que tinham opções melhores, vai que numa dessas a "merda" feita seja irreversível.

Policia adianta ligar? Algum tipo de fiscalização do trabalho?

Agradeço ajuda!

Pelo que entendi você não mora em condomínio fechado, então as regras são as do bom senso e só, eles não estão fazendo zona, estão trabalhando.

1- Deixa o povo trabalhar em paz, barulho a partir das 8hs da manhã não é nenhum absurdo.
2- Agradeça que eles não são funkeiros/pagodeiros fazendo farra na rua depois das 22hs até o sol raiar com zona na rua (sim, na rua e na frente da sua casa)
3- Chamar a polícia não vai adiantar nada.

Se quiser, faça uma denuncia no ministério do trabalho, quem sabe até o final do ano ele aparece, ou não.

 
Verifique se em seu múnicipio há lei do silêncio ( geralmente tem).

De uma olhada na lei 3.688 de contravenções penais

Art. 42. Perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios:

I - com gritaria ou algazarra;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

Não sei se essa porra ainda é valida ou se é para o Brasil todo, se não me engano é uma lei estatual de SP.

Tenta conversar mais uma vez e fala que se não parar vai procurar seu direitos legais.

Sim, vamos mandar o infeliz pra cadeia porque ele está fazendo barulho :kidding:

Duzentos mil réis de multa... :vish: Ae pelo menos você não manda o infeliz pra cadeia, tranquilo.
 
Aqui na cidade, em um dos raros momentos onde os vereadores trabalham pelo bem da população, temos a lei do silêncio.

A polícia não precisa de decibelímetro pra constatar que o barulho está em níveis altos.

Eles vêm da primeira vez, pedem pra baixar o volume. Se não resolver, na segunda vez já apreendem os aparelhos barulhentos.

Vocês não tem noção de como isso melhorou a situação na cidade. Antes não adiantava chamar a polícia, pois o máximo que poderiam faze era aparecer no local e pedir pra baixar o volume. Agora com respaldo da Lei, podem atuar um pouco melhor.

Sugiro ao OP que converse novamente com o vizinho barulhento, e deixe claro que quer resolver isso de modo amigável. Se mesmo assim o incômodo não cessar, que comece a registrar boletins de ocorrência na polícia. Isso é importante antes de tomar alguma atitude mais drástica.

Se mesmo assim não resolver o problema (o que provavelmente não vai resolver), procure um advogado, busque seus direitos!

E claro, se você tiver a mínima suspeita de que há exploração indevida dos trabalhadores, não hesite em denunciar na justiça do trabalho.
 
Pra mim isso ai não vai dar em absolutamente nada

Aqui na rua de cima tem uma marmoraria que corta pedra o dia inteiro e 2 ruas abaixo tem um cara que faz portão
Tem uma madeireira que fede bosta (não lembro o nome da madeira) e faz barulho cortando madeira o dia inteiro
O cara ta vendendo a casa bonita em frente essa madeireira por uma merreca e ninguém quer comprar :haha:
 
Se você, em algum momento, perder a razão perderá também a pouca paz que ainda tem.

Lembre-se: você tem mais a perder do que ele! é o seu lar e da sua família. E não sabe com quem está lidando!

1- Dê um ultimato e informe que não é só a sua casa que está sendo afetada (blefe). Sugira ele colocar espuma grossa (colchão) na parede que faz divisa com a sua casa, isso irá amenizar bastante o barulho e não custará caro para ele. Deixe claro que sairá mais barato ele fazer isso do que ter a vizinhança contra ele.

2- Não chame a polícia (não irá resolver nada). Não chame a justiça do trabalho (pode piorar as coisas para você mesmo). Estamos no Brasil, seja realista, não espere que aqui as coisas funcionem bem. O seu único recurso SEGURO é mexer com o bolso dele e entrar com um processo cível no tribunal de pequenas causas (JEC) da sua cidade. Junte provas como áudios, vídeos e principalmente testemunhas (que não sejam parentes seus, de preferência a amigos e vizinhos). Peça um valor alto na causa.

3- Só há 3 desfechos possíveis: Ou o barulho diminuí, ou ele se muda ou você se muda. Qualquer coisa diferente disso poderá ser pior.


.
 
8h da manhã? Isso é horário comercial...o único errado do caso é ele usar a casa para fazer trabalho sem isolação acústica e possivelmente trabalho irregular (leia-se: sem alvará)...mas sua reclamação é com o horário e nisso ele não está errado, 8h da manhã até escavadeira da prefeitura, rompedores elétricos para aquelas manutenções nas estradas já podem fazer barulho...

martillo-rompedor-dewalt-d25980k.jpg


Vou te contar um segredo, por incrível que pareça, só bancos e prefeituras abrem depois das 10h e 11h, o resto tudo acorda 7h e 8h para trabalhar...
 
Como falaram jovem.
Quanto ao horário, é liberado. Mas não pode fazer arruaça à noite (como o cara bebado).
Qualquer coisa chama a polícia mesmo, que tem barulho estranho nos fundos da sua casa e tal.
Mas é complicado fazer algo coercitivamente.
A sua casa é alugada?
Tenta convencer eles a colocarem alguma proteção acustica (ou, infelizmente, vc coloque).
Quanto à denúncia, acho que seria bom cara. Pode ser apenas uma família tentando a vida, ou possíveis criminosos (seja lá de qual ramo).
 
Vários opiniões, agradeço!

Depois do meu "estouro" fim de semana com o bêbado, os próximos dias foram bem tranquilos. Escutei o bêbado conversando com eles dia seguinte e não entendi nada mas ele tava nervoso na conversa, nesse exato momento (meia noite) eles estão fazendo churrasco e ligaram o som bem alto, provocação pura...incrível!
 
Vários opiniões, agradeço!

Depois do meu "estouro" fim de semana com o bêbado, os próximos dias foram bem tranquilos. Escutei o bêbado conversando com eles dia seguinte e não entendi nada mas ele tava nervoso na conversa, nesse exato momento (meia noite) eles estão fazendo churrasco e ligaram o som bem alto, provocação pura...incrível!

Amigo, já enfrentei esse problema inúmeras vezes, situações que me estressei muito e sinceramente não posso lhe indicar uma solução simples.
Infelizmente as pessoas estão muito egoístas e sem bom senso, não ligado se estão ultrapassando os limites de onde começa o seu direito.
Infelizmente sabemos que polícia não resolve, uma medida mais efetiva seria juntar muitas provas e entrar na justiça.
 
Faz uma denuncia anônima de trabalho escravo. Em menos de uma semana o ministério do trabalho da um pulo ai. Por mais que não dê nada, uma batida do ministério do trabalho vai deixa-los com o rabo entre as pernas.
 
Faz uma denuncia anônima de trabalho escravo. Em menos de uma semana o ministério do trabalho da um pulo ai. Por mais que não dê nada, uma batida do ministério do trabalho vai deixa-los com o rabo entre as pernas.

Concordo que essa seja a melhor saída.
 
Faz uma denuncia anônima de trabalho escravo. Em menos de uma semana o ministério do trabalho da um pulo ai. Por mais que não dê nada, uma batida do ministério do trabalho vai deixa-los com o rabo entre as pernas.
Concordo que essa seja a melhor saída.

Será que fazendo isso o dono do tópico não irá se expor? Digo, será que o bendito dono da "empresa" não irá concluir que a denuncia foi feita por ele?
 
Será que fazendo isso o dono do tópico não irá se expor? Digo, será que o bendito dono da "empresa" não irá concluir que a denuncia foi feita por ele?

Ele vai ser expor fazendo qualquer coisa. Só não aconteceria, caso ele nunca tivesse falado com o vizinho e feito a denúncia direto.
 
Essa fabriqueta tá em local irregular.
Melhor coisa é denunciar, senão tu faz alguma coisa planejada.
Sem provas sem nada. :morre:
 
Postaram coisas muito boas aqui, apesar de que não li tudo.. enfim, minha opinião, caso seja útil.
Meu background (caso importe): engenheiro formado, faixa dos 30 anos, serviço militar completo (em Israel), posse de arma (embora nunca usaria), odeio barulho (mesmo) e sigo a lei.

Tem "meio que" três linhas de ação.
i) Linha dialogo (funciona com seres humanos racionais, não funciona com animais): Você claramente já tentou. Não deu certo.

ii) Linha justiça (funciona com seres humanos racionais, embora que só pensem no próprio rabo): JUNTE TUDO QUE CONSEGUIR DE PROVAS. Afinal de contas, é palavra contra palavra. Ai varia muito do lugar onde você mora. Em que cidade o Sr. mora? Não consegui ler todos os posts, varia o procedimento de estado pra estado. Em São Paulo em particular envolve provas, BO na delegacia (fundamental) e no final de todo processo uma audiência (vai ser cara a cara). Já passei pelo processo, tentei conversar e nada. Demorou 6 meses. Como sou engenheiro civil/ambiental, consegui documentar absolutamente tudo em termos técnicos (assinado por mim e tenho 3 laudos de outros engenheiros de trabalho), facilita muito pra provar, ainda mais com laudos baseados em NR (caso queira até entrar no fato do cara usar trabalho escravo) ou o diabo que quiser usar. Decibelimetro (eu tive que investir em um pra provar) ajuda demais, grave vídeos, documente, prove. Filme com um relógio do lado, não edite os videos. Não dá pra falar "ah, esse tetudo fazia muito barulho". Tem que provar. No meu caso foi em apartamento, uma família de coreanos se mudou pra cima de mim, gente porca e mal educada, o pai do proprietário ficava o dia inteiro martelando na minha cabeça (eu trabalho no meu "escritório", dentro da minha casa, praticamente o dia todo no computador).. das 5 da manhã até as 22 da noite, fazia esculturas ou sei lá que m*rda esse desgraçado fazia, alguma coisa do gênero. Caso opte por essa linha (justiça), EM HIPÓTESE ALGUMA ameace as pessoas. Como tenho arma em casa, tive toda vontade do mundo de pegar meu revolver e ir dar umas coronhas na porta até o filho da puta parar, mas ai você perde a razão (e toma processo na cara...). Tinha notificado o sindico ao longo do processo, mas o boçal não fazia nada, não queria se meter, enfim. Moral da história, audiência, clima horrível, levei advogado (colega). Ganhei o caso, indenização (12mil reais, somado despesas médicas e danos morais) e se o filho da puta fizer barulho, é só eu documentar que eles tomam multa (tá estabelecido em 5 mil reais).. Ficaram quietinhos, mas fica aquele "climão", ainda mais quando eu encontro eles na garagem que faço questão de mandar um beijinho (longe das câmeras).

iii) Linha bandidagem (funciona com animais): Infelizmente o sr. já se queimou por ter postado na internet. Tarde demais, infelizmente, fora o fato de morar em casa geminada, ficaria bem perigoso;
 
Procure a Delegacia Regional do Trabalho da sua região e faça uma denuncia. É importante saber os dias e horários nos quais tu pode fazer isso, pois por aqui, não é algo que possa ser feito em qualquer dia/hora. Entretanto, se a situação nesta "fábrica" não for algo realmente muito grave, duvido que algo mais sério ocorra.
-
Considerando uma linha de ação baseada no ruído: Pensando no dia a dia das empresas, é atribuição exclusiva do engenheiro do trabalho/médico do trabalho a lavratura do LTCAT (laudo de insalubridade), mas qualquer pessoa designada pelo empregador pode fazer as medições e cálculos, sendo o correto que as medições sejam feitas no posto de trabalho onde as atividades são desenvolvidas. Entretanto, o teu caso foge a normalidade e juntar evidências "por fora" pode ser algo realmente desafiador. Se tu quiser levantar provas por ti mesmo, um caminho de ação (extremamente) conservador (e trabalhoso, mas possivelmente efetivo) na minha concepção, seria registrar (com um decibelímetro e os softwares adequados) durante uma semana TODO o ruído emitido pela fábrica no período de operação dela, plotar alguns gráficos com isso e fazer os devidos cálculos.
-
Sinceramente, acho mais fácil tentar enquadrar a fábrica por trabalho escravo, imigrantes ilegais, local inapropriado. Uma tentativa tua para caracterizar risco grave e iminente (aquela que vai interromper imediatamente as operações), é muito difícil quando tu não tens acesso ao local, aos instrumentos adequados e o conhecimento para isso. Uma denuncia no achômetro (pensando em condições insalubres) pode fazer com que o fiscal vá lá ou não (sorte), por isso que eu digo ser difícil este caminho de ação. :joia:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo