• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review - Acer Aspire One 8.9" AOA150

yaesir

know-it-all Member
Registrado
Faz praticamente um mês que estou com ele, e portanto achei que agora tenho experiência o suficiente para fazer um review deste netbook da Acer.

Para quem estiver com preguiça de ler tudo ai vai a conclusão já direto: Na minha opinião vale sim muito a pena adquiri-lo ou então qualquer outro netbook (já que modelos novos aparecem toda hora), por motivos que irei explicar mais profundamente abaixo.


O modelo que utilizei neste review é o AOA-1447 (Azul), todas as fotos foram obtidas ou no Flickr ou no Google Image pois estou sem camera.


2887453402e72768e347.jpg



Netbooks fazem muito sucesso atualmente, e eu acabei adquirindo um para suprir minhas necessidades já que passo boa parte do tempo fora de casa e precisava de um notebook/netbook para utilizar na universidade, pesquisando preços e modelos cheguei a conclusão que um netbook seria ideal para mim: procurava algo pequeno que pudesse ser utilizado discretamente na maioria dos lugares e que aguentasse rodar o que eu precisava (basicamente internet, vídeos, e o office). A partir dai procurei vários modelos, entre o EEE da Asus, o Wind (Positivo Mobo White no Brasil ) da MSI e o Acer Aspire One cheguei a conclusão que o Aspire One seria mais fácil de ser encontrado e comparado ao Wind que oferece configurações semelhantes o preço seria menor, logo não encontrei muita lógica para comprar um Wind no lugar do Aspire One.

Enfim, decidido quanto a marca, procurei o modelo ideal, que no caso foi o com 160gb de HD, 1gb de RAM e Windows XP, pois rapidamente conclui que os 8gb e 512 de RAM não seriam suficientes, nada contra o Linux mas não tinha modelo mais potente com ele mesmo os SSD sendo mais práticos a necessidade de mais espaço falou mais alto.





Software/Desempenho

No uso diário ele não me deixou nada a desejar, o boot é rapido e se não for lotado de bloatwares ele será bem rápido, sendo que a diferença para computadores mais potentes não é tão nitida, exceto para tarefas mais pesadas, vídeos no youtube por exemplo podem apresentar um problema caso a qualidade for muito alta e várias abas estiverem abertas no Firefox, falando em abas eu vivo com pelo menos 6 abas abertas no Firefox e o Aspire One não mostra sinal de lentidão.

Outro caso são vídeos, eu já vi vários filmes e séries, todos em avi ou matroska (mkv), sendo que em os que eu vi em avi estavam em resolução padrão, já os vídeos em matroska estavam em alta definição (720p) e não ficaram lentos com o CoreAVC, vale notar também que vi animes com fansubs que costumam adicionar efeitos nas legendas que acabam pesando mais ainda, mas mesmo assim o CoreAVC não deixou o vídeo atrasado ou com perda de som.

Para jogos eu não recomendo de modo algum, a não ser que você seja como eu e instale apenas jogos antigos, já que a placa de vídeo onboard não vai permitir rodar muita coisa mesmo. Jogos antigos como UT99, Deus EX, GTA Vice City(San Andreas já fica ruim), Baldur`s Gate 2, Counter Strike 1.6, rodam sem problemas porém se possível ajuste a API para Directx já que em OpenGL costuma dar lentidão.


294727829784fd7a19beodd.jpg

Modelo Branco (nao utilizado no review) ao lado de um EEE 701


Hardware

O One é realmente pequeno e leve, dependendo de como levar ele vai atrapalhar menos que um livro na mochila, e por causa disto também é necessário um cuidado maior de como coloca-lo visto que as mochilas para notebooks tem um espaço maior do que o necessário para carregar o Aspire One, o que acaba deixando ele "livre" na mochila e sujeito a impactos. Recomendo uma mochila que seja capaz de proteger livros, visto que o Aspire One se assemelha muito a um livro e se um livro couber num compartimento de uma mochila, o Aspire One muito provavelmente também vai caber.

Devido ao tamanho, o teclado também é menor porém não é tão pequeno assim, sendo que segundo a Acer ele é 90% do tamanho de um teclado normal, com um mês de uso eu utilizo ele tão bem (se não melhor) quanto um teclado de tamanho normal, o contra é que como ele é um teclado americano eu tive que me readaptar com posição de algumas teclas (e configurar o Windows para usar o teclado US International)

Wireless funciona muito bem, já peguei Wifi dentre várias paredes e metros de distância (onde um Dell não pegava), a placa em si é uma Atheros AR5007EG, sendo que eu aconselho mexer no driver dela porque ela vem de fábrica configurada para diminuir a potência quando rodando a partir da bateria (e isto é a causa de algumas reclamações).

Há um microfone e uma webcam embutidas, o microfone é excelente pegando minha voz a partir de cerca de 3 metros sem problema (e não precisei ficar falando mais alto), já a webcam tem um problema com o White Boost (ou Low Light) onde eu percebo que constantemente ela ativa esta função odiável e por conseqüência disto o FPS diminui drasticamente (o que estraga a conversa) porém se estiver em lugar claro ela funciona muito bem.

A tela é pequena obviamente, porém não demorei muito tempo para me acostumar com ela, a resolução de 1024x600 deixa a desejar algumas horas, e quem tem costume de encher o desktop com ícones e arquivos vai passar raiva, porém eu tenho o costume de deixar tudo limpo e escondido e por conta disso o meu desktop tem a maior parte da tela sem nenhum arquivo ou ícone (até mesmo no Aspire One), programas que necessitam de resoluções maiores só vão rodar mesmo se você aumentar a resolução nas configurações de vídeo. Qualidade foi algo que foi colocado nesta pequena tela, o brilho é muito bom e forte, e tem cores pretas melhores que o meu monitor lcd.

O som, porém é algo para se ter cuidado, ele se localiza logo na frente/embaixo do Aspire One e fica do lado do HD, o que dependendo do volume que for colocado vai causar vibrações e assim pode danificar o HD, aparentemente a Acer não pensou nisso quando criou o netbook, e eu mesmo já passei por esta experiência: o netbook desliga e você pode perder arquivos ou até mesmo o HD, a minha sorte é que não perdi nada e rodei vários scans para detectar danos, o que não ocorreu. Assim o som é até utilizável, porém apenas se for mantido em níveis menores de volume.

A bateria é algo que foi fundamental na escolha deste modelo, eu precisava de algo que durasse no minimo 4 horas, e a bateria do Aspire One dura cerca de 5 horas e meia, variando para mais ou para menos dependendo da atividade, eu mesmo já cheguei a utilizar o netbook por 6 horas em níveis menores de brilho da tela. O carregador é pequeno, e a bateria em si carrega em cerca de uma hora e meia.


image00001o.jpg

Screenshot da Area de Trabalho para se ter uma noção da resolução. O Bluetooth é um USB que eu tenho (não tem no Aspire One)

Outros comentários

Eu achei ele bem bonito, o acabamento dá um certo reflexo e adora digitais, mas se mantido limpo é algo discreto porém elegante, e não aparenta ser nada muito barato como alguns notebooks mais caros que investem em hardware mas não fazem acabamento no produto em si. Ele vem com uma capinha que acaba apenas protegendo contra riscos, a e a bateria de 6 células é maior do que a de 3 e por causa disso ele não fica "lisinho" como o modelo de 3 células, mas sim como na foto acima.

O touchpad é pequno e os botões ficam numa disposição diferente da tradicional, eles ficam aos lados o que pode atrapalhar quem estiver a muito tempo acostumado com os "normais" em baixo. Eu recomendo usar um mouse, mesmo porque nunca gostei de touchpad em notebooks.

Há dois leitores de cartão, porém um deles vem rotulado como Storage Expansion, sendo que este faz um truque com os cartões de memória: ele os soma ao espaço livre, sendo que se você adicionar, digamos, um cartão de 8gb o espaço livre será mostrado com um adicional de 8 gb, o que é MUITO útil para os modelos com SSD.

Vale lembrar que ele não possui leitor de DVD/CD sendo que tudo que instalei nele foi passado através de pendrives ou da rede que montei com meu desktop. O grande contra é que o tal do eRecovery da Acer tem que ser passado para outro pc para então ser gravado, e eu recomendo isto pois qualquer problema que der o eRecovery é capaz de resetar todo o sistema para as configurações de fábrica.

Não coloquei benchmarks aqui pura e simplesmente porque essa não é a proposta de um Netbook, e deveria ser obvio que compara-lo com um notebook com core 2 duo seria um absurdo.


Avaliação:

Positivos:
Tamanho, peso, praticidade, ótimo desempenho para um netbook, ótima tela LCD com brilho excelente, consome pouca energia e bateria dura bastante.

Neutro:
Preço, que se encontra acima do ideal, porém abaixo de um notebook tradicional.

Negativos:
Desempenho abaixo de um notebook tradicional, som perto do HD pode causar problemas.



aaobox.jpg



As configurações completas do Aspire One 1447 são estas:

CPU: Intel Atom N270 1.6GHz
RAM: 1GB DDR2 SDRAM
HD: 160GB SATA
Placa de vídeo: Intel Graphics Media Accelerator 950
OS: Windows XP
LCD 8.9 polegadas
Webcam de 1.3 megapixel, dois leitores de cartão (SDHC)
Atheros AR5007EG Wireless 802.11b/g
Rede
3 portas USB 2.0
Saida VGA
Saidas para Microfone e Fone de Ouvido
Bateria de 6 celulas (aproximadamente 5 horas e meia)
Peso: Aproximadamente 1,2 kilo (com bateria)
Tamanho: 25x19x3 cm
 
Você tem certeza que a webcam do seu Acer Aspire One é de 1.3 Mpixels?
Eu tenho um e pelo que sei é de 0.3 Mpixels. Inclusive olhando pelas especificações no site.
Pode confirmar se a Acer está vendendo outro modelo com mais recurso?
 
Você tem certeza que a webcam do seu Acer Aspire One é de 1.3 Mpixels?
Eu tenho um e pelo que sei é de 0.3 Mpixels. Inclusive olhando pelas especificações no site.
Pode confirmar se a Acer está vendendo outro modelo com mais recurso?

Então, segundo informações do site da acer e de lojas americanas a webcam seria de 1.3mpixels, porém como eu disse ela sofre de um problema de low light boost (como várias webcams) que eu não consegui desativar. Já vi outro modelo o AOA110 e a camera dele é pior do que a deste AOA150, então suponho que a informacao seja verdadeira, e que a do 110 seja de 0.3 enquanto que a do 150 seja de 1.3.

Mas vale lembrar que tem vários modelos do AOA150, este por exemplo é o 1447.
 
To querendo trocar o meu num desses, mais com tela de 10", tenho um CCE Cel 1.6 1Gb HD 120 14"
 
Valeu pelo review yaesir, estou quase pegando um desses porém oque vou pegar é de 10.1 a tela, tenho uma dúvida se eu plugar um teclado normal usb funciona ?
E se der faz uns testes com jogos e emuladores.
 
Valeu pelo review yaesir, estou quase pegando um desses porém oque vou pegar é de 10.1 a tela, tenho uma dúvida se eu plugar um teclado normal usb funciona ?
E se der faz uns testes com jogos e emuladores.
Sim, teclado usb funciona normalmente, porém se não me engano o teclado do de 10.1 é do tamanho normal não?

Enfim, jogos como eu disse eu testei vários aqui: Deus Ex 1, Unreal Tournament 1, GTA Vice City, CS 1.6, Half Life 1, e eles rodam normalmente. Emuladores eu testei SNES e gba e também rodam muito bem, emulador de ps1 suponho eu que também rode bem.


Não testei jogos mais novos (tirando Plants vs. Zombies) porque tinha instalado o GTA San Andreas e este rodou mal, portanto conclui que jogos mais novos também vão rodar mal.

Se quiser saber mais sobre os jogos, tem um fórum dedicado a isso no aspireoneuser:

http://www.aspireoneuser.com/forum/viewforum.php?f=21&sid=39d15417d5296112fca1c91a1ca74bf1
 
belo review..

eu acho esse note muit bonito
heheheh

dá vontade de comprar só de ver ele nas lojas..
 
Estou de olho em um desses, porém com tela de 10, essa tela de 8.9 eu acho muito pequena.

Não estou mais aguentando carregar meu note de 15.4´ todo dia na mochila.
 
Po, nem fala, to ficando de saco cheio de note de 15 pra carregar tb.

Tava de olho um de 12 pelo menos pq detesto tela pequena.

[]'s
 
Consegui fazer o San Andreas rodar melhor, agora consigo jogar ele com tudo no minimo sem ficar saindo do jogo. A imagem fica ruim obviamente, mas dá para jogar tranquilamente, apesar do Vice City rodar MUITO melhor. Rodou bem, em 800x600, draw distance no médio, e resto no low.
 
Ficou bom mesmo e gostaria de saber se o cooler fica o tempo todo ligado ou se fica ligado se é silencioso e varia a velocidade conforme o uso do processador.
 
to com uma duvida danada se pego esse com hd ou o com 8gb SSD ja que ja possuo um bom laptop da HP de 14.1
 
Ficou bom mesmo e gostaria de saber se o cooler fica o tempo todo ligado ou se fica ligado se é silencioso e varia a velocidade conforme o uso do processador.

A velocidade varia com o uso do processador sim, as vezes fica mais silencioso e as vezes fica mais barulhento. Mas sinceramente só a noite quando não tem nenhum barulho por perto é que você repara no barulho do cooler.

to com uma duvida danada se pego esse com hd ou o com 8gb SSD ja que ja possuo um bom laptop da HP de 14.1

Eu preferi o com hd de 160 por causa do espaço mesmo, se você não tem problemas com isso vai tranquilo no de 8gb, mesmo porque ele é SSD então é mais tranquilo ainda de levar para lá e para cá.
 
Quem pretende usar esse notebook é para usar mais em casos de viagens e usos esporádicos, nessa situação um ssd de 8gb seria mais interessante.
 
to com uma duvida danada se pego esse com hd ou o com 8gb SSD ja que ja possuo um bom laptop da HP de 14.1

Felipe, não perca tempo, compre um com HD. Eu tenho e apesar de outros notebooks que possuo, é comodo digitar deitado.
Além do mais, com mais hd você pode deixar instalado mais de 1 S.O., como eu deixo aqui Xp e o Seven.
 
Estou na dúvida se pego um desses tb, quero o com HD de 160gb. (achei por R$1.150,00)

Tenho um desktop legal e pegar um notebook de R$2000,00 para mim seria jogar dinheiro fora, quero esse netbook para trabalho e faculdade.

Com o W7 roda blz, sem travadinhas? Qual a nova q o W7 da para ele(Geral e independente)
 
Estou na dúvida se pego um desses tb, quero o com HD de 160gb. (achei por R$1.150,00)

Tenho um desktop legal e pegar um notebook de R$2000,00 para mim seria jogar dinheiro fora, quero esse netbook para trabalho e faculdade.

Com o W7 roda blz, sem travadinhas? Qual a nova q o W7 da para ele(Geral e independente)
Eu também tenho a mesma opinião, comprar um notebook muito caro seria desperdicio, tanto no dinheiro quanto no tamanho. Os menores são mais baratos e mais práticos, e para o que uso não ficam devendo nada para outros notebooks.

Já vi videos dele rodando o 7





 
Quem tem ele pode me dizer as notas no W7?
 
comprei o AOA 150 Azul 1gb/HD 160 por R$ 1.000 , nao encontrei o com SSD de 8GB com 1 GB de ram so com 512 .. ai foi esse mesmo ... tava olhando o HP mini movo ... se nao fosse tao caro eu pegava ... o bichinho e muito bem acabado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo