[REVIEW] AMD HD 2900XT 512MB - Performance x drivers

Coloquei os testes que fiz até agora. Ainda faltam as tabelas do Lost Planet em DX 10, Serious Sam 2 e do Call of Juarez DX 10 Benchmark.

pois é a nvidia mesmo ainda esta me deixando a desejar nos Drivers. apos uns 8 meses e ainda não esta 100%, acredito que essa ai ainda vai melhorar muito.

mais agora e a hd2900xtx vai sair ou desistiram dela? estou vendo falar em R700, hd 2900xt com 1 giga mais a hd 2900xtx não via mais nada, será que morreu na praia.

E olha que os drivers melhoraram muito, viu?

A HD 2900XTX possivelmente não sairá, já a HD 2900XT com 1 GB logo será lançada.

Belo trabalho japa!

Aguardamos os testes, minha torcida vai pro Camaleão! :rolleyes:

MC

Valeu :)

O camaleão tem a melhor VGA, com melhor IQ e melhor performance por watt, não acredito numa virada nessa geração.

acho que vai demorar uns 3 meses para acertarem esses drivers ai essa placa vai pra frente...

Por aí mesmo.

No aguardo dos testes, mas pelo que vejo não vamos ter grandes surpresas, Driver ainda mto fraco e com "bugs"

Problemas comuns de qualquer lançamento de novas gerações :)

Eu tb vou esperar os resultados. Sobre esses 3 pontos negativos:

1- O que essa dissipacao poderia causar?? Se for o aquecimento do plastico, axo q ele foi feito pra aguentar, ou pode haver outra problema? Tanto placa, como outro componentes?
2- Quanto aos ruidos vi em um teste que deu em media 50 a 51 db em load, contra 43 das G8, esses 7 db "atrapalham" tanto assim? Sendo que em idle o ruido eh o mesmo. E serah que um fone de ouvido ou um som do jogo nao resolve isso?? ou todos tem o computador no quarto dos pais e que pode fazer barulho?? serah tao enorme assim que acorde a casa toda?? axo q isso pode ser ateh um ponto fraco mas nao determinante pra escolha, como ja vi escreverem.
3- Esse consumo eh ruim para o nosso bolso em que, em ter que comprar uma fonte de pelo menos 650w ou no bolso na hora de pagar a conta??

Pelo mesmo preco, ou com a Hd mais barata o que comprar?? Pelos os teste q apareceram a hd eh melhor que as gts ou estou enganado? Sendo q todos falam q os drivers estao imaturos, imagina quando estiverem bons intao???
valeu.

1- Com certeza a capa do cooler foi feita para aguentar a temperatura, o ponto negativo disto é que o calor dentro do gabinete piora, exigindo mais da ventilação interna (leia-se mais barulho)
2- O cooler da 2900 XT no modo 3D (não sei qual a rotação) tem nível de ruído do mesmo nível da 8800 GTS com cooler em 90%. O problema é que mesmo no modo 2D há aumento da rotação em intervalos de +/- 30 segundos.
3- Os dois :)

Sobre os drivers, o cara que participou do projeto da R600 deu entrevista..segundo ele 10-30% de desempenho (de preferencia em jogos...ja que eu não aguento mais ver drivers que só aumento desempenho no 3dmark..enquanto em jogos fica a mesma merd* ou com bugs ainda...isso vale pra ati e nvidia):

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1020346&postcount=86<a

Só quero ver quando...¬¬

Btw

Esperando os testes....

Li o artigo e achei bastante interessante, valeu pelo link :)

Valew amigo tava querendo saber como esta mesmo a jogabilidade independentemente de benchs, e estou com vc nessa rss a minha ta prevista pra chegar amanha(frete demorado do caramba rsrss), quanto ao barulho e temp acho que n vai ser problema pq vou colocar na agua no mesmo dia rsrs, o block ja ta aqui e o shim pra poder dar contato ao core mais baixo.

Fez over ? ou ta rodando em stock ? acredito que pra essa placa 850/950 é tranquilo testou nesses clocks ?

Legal, se pudesse colocava um water cooler também, o barulho me incomoda.... Não fiz over ainda, talvez faça um dia.

Parabéns pela coragem de encarar o desafio da HD 2900XT.

Não creio que essa placa valha muito a pena... não no momento atual... mas é realmente interessante ter uma dessas em mãos, já que não creio que seja um item muito popular...

Se a ATi melhorar os drivers, a placa até se tornaria interessante... sem contar que para explorar o potencial da placa, um WC seria recomendável, para colocar a placa no mínimo a 950MHz...

aguardando resultados

Acho que pintaram o bicho muito mais feio do que ele realmente é, até o consumo, que apesar de alto, me surpreendeu, pois achei que meu nobreak antigo de 600 VA/360 watts não ia aguentar, mas aguentou muito bem. O "Se a ATI melhorar os drivers" já está acontecendo, basta comparar os resultados dos testes feitos com o Catalyst 7.4 beta e o 7.5 final, e é justamente isto que quero acompanhar, o quanto vai melhorar e até onde.
O core com 750 Mhz já é bem forte, tem potência bruta pelo que pude perceber comparando à 8800 GTS, o problema é a alta queda de performance quando os filtros AA e AF são ligados, o AA por depender dos shaders (dependendo assim de otimização dos drivers) e o AF por ter poucos TMUs comparado às rivais. A G80 tem filtro AF "grátis" (sem perda de performance), infelizmente o mesmo não acontece com a 2900 XT.

belo review japa....gostei dessa ideia de comparar drive a drive da ATI...podemos ver as melhoras do "milagroso" Catalysis

Valeu :)

Pensei em fazer um tópico comparando a 2900 XT com a 8800 GTS 640 MB, mas testes assim já existem aos montes na internet, acho que vai ser mais interessante acompanhar a evolução da performance.
 
Mas pelo menos o cooler da 2900 expulsa o ar do gabinete? Pergunto porque o da 8800 não faz isso. Deveria fazer mas não faz.
 
Boa japa.

Gostei dessa metodologia de comparar com os novos drivers :D
 
Quero ver esse teste, pelo historico da ATi as placas ganham bastante desempenho comparando os drivers de lançamento e os de um tempo depois.

EDIT: O Lost Planet está rodando com mais FPS com o AA ligado ou a ordem foi invertida na tabela?
 
Quero ver esse teste, pelo historico da ATi as placas ganham bastante desempenho comparando os drivers de lançamento e os de um tempo depois.

EDIT: O Lost Planet está rodando com mais FPS com o AA ligado ou a ordem foi invertida na tabela?

Opa, corrigido :p

Muito bom!!! To doido pra voltar pra ATi também. :D

Uai, volta :D
 
O japa belo poste mas diga ai amigo ela faz muinto barulho mesmo? Estou interessando futuramente em adiquirir uma hd2900xt.
Mas outra duvi, uns dias deste eu baichei alguns programas para testes de placas de video mas não funcionarão, vc poderia me mandar eles pra mim por email ou me passar o link da onde vc baixo.
email:drigo-nunes@hotmail.com
 
Está excelente mesmo o tópico, parabéns pelos testes.
Realmente, atualmente não é lá essas coisas (não que seja ruim), mas claro, que futuramente com drivers melhores, creio que ela vá mostrar para que veio, enfim, mais uma vez parabéns.
 
Aaaa... legal, gostei da idéia do tópico, gostei mesmo.
Tipo, quando sair o catalixo 7.6 vc vai repetir todos esses testes e colocar os resultados lado a lado com os do 7.5 pra gente ver a evolução né?
Uuuummm... isso vai ser interessante.
 
O japa belo poste mas diga ai amigo ela faz muinto barulho mesmo? Estou interessando futuramente em adiquirir uma hd2900xt.
Mas outra duvi, uns dias deste eu baichei alguns programas para testes de placas de video mas não funcionarão, vc poderia me mandar eles pra mim por email ou me passar o link da onde vc baixo.
email:drigo-nunes@hotmail.com

Faz barulho equivalente ao cooler da 8800GTS em 95%, é a VGA mais barulhenta que passou por aqui até hoje, mas já estou me acostumando. Na verdade estava mal acostumado com o silêncio da 8800GTS no modo automático (60%), já tive uma 7600GS que era barulhenta também, porém menos que a 2900.

Vou postar os links no primeiro post :thumbs_up

Está excelente mesmo o tópico, parabéns pelos testes.
Realmente, atualmente não é lá essas coisas (não que seja ruim), mas claro, que futuramente com drivers melhores, creio que ela vá mostrar para que veio, enfim, mais uma vez parabéns.

Valeu :)

Eu já penso diferente agora, ela tem performance brutal mas não é tudo que se esperava de uma vga que chega com 7 meses de atraso em relação à concorrente.

Aaaa... legal, gostei da idéia do tópico, gostei mesmo.
Tipo, quando sair o catalixo 7.6 vc vai repetir todos esses testes e colocar os resultados lado a lado com os do 7.5 pra gente ver a evolução né?
Uuuummm... isso vai ser interessante.

Isso mesmo, essa é a idéia!! Se comparar com os resultados que têm por aí usando o 7.4 beta já dá pra notar uma boa melhora :)
 
Esqueci de perguntar sobre o ruído do cooler quando trabalhando acima de 65%; é muito barulhento?
 
...

Muito legal o tópico.

Ainda creio que os drivers tem como tirar mais dela (suficiente para andar junto da GTX eu acho)... 100 GB/sec de bandwidth não é brinquedo não...

Minha grande curiosidade é ver como ela se porta em directx 10 (por enquanto nada bem certo?)
 
Faltou a comparação com os drivers antigos!!

Tem como vc comparar com a 88gts que vc tinha ou tem ainda ai???

[χђ†]
 
Tava com vontade de experimentar essa ATI, mas resolvi deixar pra depois, agora fiquei sem grana, comprei uma X-FI Fatal1ty pra mim !!! Mas continua postando os testes pq to gostando do resultado !!!

Abraços !!!
 
Esqueci de perguntar sobre o ruído do cooler quando trabalhando acima de 65%; é muito barulhento?

Não encontrei nenhum programa que mostre ou deixe mudar a rotação do cooler :(

Muito legal o tópico.

Ainda creio que os drivers tem como tirar mais dela (suficiente para andar junto da GTX eu acho)... 100 GB/sec de bandwidth não é brinquedo não...

Minha grande curiosidade é ver como ela se porta em directx 10 (por enquanto nada bem certo?)

O Lost Planet DX 10 não rodou aqui, deu uma mensagem de erro "Out of Video Memory" ou coisa assim :wacko:

O PcCI2iminal conseguiu rodar, parece que rodou bem.

Faltou a comparação com os drivers antigos!!

Tem como vc comparar com a 88gts que vc tinha ou tem ainda ai???

Nem testei o 7.4 que vem no CD, mas vou testar as próximas versões e ir atualizando o tópico :thumbs_up

Pensei em fazer essa comparação, mas ficar trocando de VGA e reinstalando drivers é um pé no saco... :cry:

Tava com vontade de experimentar essa ATI, mas resolvi deixar pra depois, agora fiquei sem grana, comprei uma X-FI Fatal1ty pra mim !!! Mas continua postando os testes pq to gostando do resultado !!!

Abraços !!!

Bela placa de som :wub:

E é assim que deve ser: ar quente fora do gabinete. A 8800 não faz isso. Poderia ser mais fria e esquentar menos o ambiente do case.

Com certeza. Mas a sua 8800 esquenta muito a temperatura do case? Aqui com a 2900XT não mudou nada nesse aspecto...

Somos dois, então. Não agüento esses drivers da Nvidia que ficam me obrigando a criar resolução para funcionar direito com a entrada DVI do monitor.

Melhor esperar então, o Catalyst 7.5 no Vista tem uns bugs estranhos, tipo ficar com tela preta ao entrar num jogo, tenho que desligar e ligar o monitor para a imagem aparecer. Acontece o mesmo na hora de voltar pro desktop... Pelo menos no XP isso não acontece...

Esse lance da resolução (vi seu tópico) acontece aqui tanto no vista como no XP; quando coloco 1024x768, 1280x720, 1280x960, 1280x1024 ou 1440x900 o OSD mostra 1280x1024 59 Hz, só mostra a resolução certa quando coloco 1680x1050. Independente disto a imagem fica normal, e as screenshots com o tamanho certo.
 
Com certeza. Mas a sua 8800 esquenta muito a temperatura do case? Aqui com a 2900XT não mudou nada nesse aspecto...

Aumentou de 2 a 4°C a temperatura de tudo aqui durante o dia. Mas essa não é a minha maior queixa. A minha principal reclamação é quanto aos drivers que são uma droga e não reconhecem as resoluções do meu monitor e de uma porrada de gente que freqüenta o NV Forum. Isso é vergonhoso. Não posso usar decentemente o pc nem para navegar normalmente quando a placa está ligada na entrada DVI do mesmo.

A cada reinstalação de driver tenho que fazer isto:



É lastimável e vergonhoso. Quase devolvi o monitor pensando que era defeito dessa placa nojenta. Só não devolvi por conta da ajuda de amigos aqui do fórum que passaram pela mesma dificuldade e me deram uma luz quanto ao problema. As screenshots ficam do tamanho da resolução setada nas propriedades de vídeo. Só que a imagem fica borrada no desktop e nos jogos quando em 1440x900 sem fazer o esquema da imagem acima.

Confesso que nunca tive esse tipo de problema com as placas da ATI. Aliás, até em modo DOS as vga's da ATI que tive reconheciam as resoluções pré-estabelecidas do monitor e informavam isso tranqüilamente no OSD. A Nvidia não põe isso nas suas placas, pelo menos nas 8800, e os drivers são uma bela porcaria. E é porque você nos conta que já foram piores... :ranting3:

________________________________

Quanto ao monitoramento da velocidade do fan, o ATITool não é compatível ainda com as HD? Ele traz a opção de Hardware Monitoring e Fan Speed Control.
 
Que chato hein.


Pelo que o Japa falou, o ATI Tools e nem qualquer outro programa consegue monitorar as temps da 2900XT e configurar a rotação do cooler.
 
Que chato hein.


Pelo que o Japa falou, o ATI Tools e nem qualquer outro programa consegue monitorar as temps da 2900XT e configurar a rotação do cooler.

Guardadas as devidas proporções, está parecendo minha antiga 9800PRO da MSI, pcb verde... hehehehe
 
e oq vc ta achando em relacao com a GTS??

A 2900XT tá mais estável em 1680x1050 mas alguns jogos ficam melhores na GTS, pelo menos por enquanto.

Aumentou de 2 a 4°C a temperatura de tudo aqui durante o dia.

Quanto ao monitoramento da velocidade do fan, o ATITool não é compatível ainda com as HD? Ele traz a opção de Hardware Monitoring e Fan Speed Control.

Pensando bem, se o cooler da 2900 não tirasse tão bem o calor do gabinete e temperatura ia subir mais ainda, já que a capa do cooler fica bem quente.

Como o Panzer postou, o ATITool, Ati Tray Tools e Rivatuner não reconhecem a 2900

Pelo que o Japa falou, o ATI Tools e nem qualquer outro programa consegue monitorar as temps da 2900XT e configurar a rotação do cooler.

Isso, nenhum programa reconhece a 2900. No review do guru3d e da xbitlabs eles usaram uma versão ainda não disponível do Rivatuner que reconhece a 2900 (inclusive a configuração da fan) porém ainda não achei pra download. :cry:
 
massa... provavelmente será minha proxima VGA
 
A 2900XT tá mais estável em 1680x1050 mas alguns jogos ficam melhores na GTS, pelo menos por enquanto.

Agora fiquei com mais vontade de voltar para o lado vermelho da força... hehehe...

Pensando bem, se o cooler da 2900 não tirasse tão bem o calor do gabinete e temperatura ia subir mais ainda, já que a capa do cooler fica bem quente.

Iria... falou bem... mas ele tira o ar do gabinete, o que, a meu ver, é um ponto favorável
 
Parabéns japamd, ótimo tópico!!!

Com a x1900xtx foi parecido, ela esquentava pra burro e o cooler era barulhento, mas era só baixar a voltagem do núcleo de 1.45 para 1.4 ou 1.35 que ela ficava gelada e consequentemente o cooler fazia bem menos barulho, provavelmente consumindo até menos que a 7900gtx.. Talvez o mesmo possa ser feito na x2900xt seja por software ou alterando bios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo