[Review] Asus X550LN-BRA - geforce 840m - Vale a pena comprar?

Pessoal, não quero desanimar ninguém mas acho que o problema não é a fonte. Vou postar meu relato:

Estava com o notebook com o driver 337.xx e com o sistema de fábrica, inclusive o Power4Gear, e tinha instalado o CS:GO e o FarCry 4, além do Tomb Raider. Com o FarCry tive quedas direto, tanto na bateria, quanto na tomada, então desinstalei. O Tomb Raider caiu um pouco e depois parou de cair, ficou 'jogável', assim como o CS.

Então resolvi formatar e reinstalar o sistema; baixei a ISO e fiz pelo pendrive. Instalei o 345.20 e nenhum programa da Asus, só o Smart Gestures. Então testei novamente o CS:GO nessas configurações:

kZKXIhq.jpg


E o resultado foi esse, sem quedas:

5ZlgbX9.jpg


Já com o CoD MW3, essas configurações (Full HD):

7l4PtOG.png


Me renderam isso, sem quedas:

8FokqQo.jpg


O CS variou entre 50 e 60 fps, o CoD entre 36 e 45 fps.

Lembrando que joguei por mais de 1 hora cada jogo, sem a bateria conectada e usando apenas a fonte, rodando o GPU-Z para monitorar, observando as frequências.

Vou fazer mais alguns testes e retorno aqui depois os resultados :)
 
Aqui PRO EVOLUTION SOCCER 2015 rodou sem quedas de clocks, apenas FPS na bateria. Medi pelo MSI Afterburner. :bwahaha:
 
Joguei o bioshock 3 no médio e não notei queda de performance e um lolzinho que foi tudo no talo sem quedas de FPS. Drive 345.20 também ... OS cheio de tranqueira da asus, estou tomando coragem para fazer o mesmo que o amigo de cima fez :haha:
 
Uma fonte de 65 W é suficiente para as configs desse notebook, então se considerarmos que as fontes não estão defeituosas, o problema não é a fonte em si. Se alguém tiver um medidor de watts tipo aquele "Kill-A-Watt" e puder verificar se o consumo chega a proximo de 60 W que nem esperado já poderíamos excluir a fonte como possível culpada. Eu já vi casos de fontes de 90 W puxarem quase 120 W na tomada, então uma fonte de 65 W operando no máximo proximo de 60 W é tranquilo. O problema é se a fonte nao conseguir chegar até os ~ 60 W esperados, mas precisaria medir para saber e acho improvável ser o caso.

Mas fica a questao dessa historia de não ter queda de FPS só na bateria, deveria ser o contrário... Normalmente qnd se está na bateria os clocks são reduzidos para justamente nao sobrecarregar a capacidade da bateria nem gastar ela rapido demais.
------------
Vale testar mais essa história de jogar com bateria e ligado na parede, sem bateria ligado na parede e com bateria mas fora da parede, para ver quais diferenças dá.
 
Monitorei a gt 840m pelo GPU-Z rodando bf3. Cenário de queda de clock, vamos lá:
- PerfCap Reason: muda de Util (Limited by GPU utilization) para Pwr (Limited by total power limit)
- VDDC (mostra a tensão de alimentação do chip gráfco: cai de 1.0870v para 0.7810v (mínimo que verifiquei)

O note estava na tomada, carregando e no perfil Power4Gear High Performance.



E agora? O que será isso? :hum:
 
Joguei o bioshock 3 no médio e não notei queda de performance e um lolzinho que foi tudo no talo sem quedas de FPS. Drive 345.20 também ... OS cheio de tranqueira da asus, estou tomando coragem para fazer o mesmo que o amigo de cima fez :haha:

Você esta jogando lol no máximo e sem queda de fps? Aqui esta no mínimo e mesmo assim nas tf cai o fps..
estou no drive 345.20.... Qual o seu?
 
rapaz isso esta virando um trabalho investigativo interessantissimo. :bwahaha:

continuem fazendo os testes ai...quando o meu chegar vou me juntar a voces nessa epopeia
 
Mas é bom lembrar também que não podemos pegar o problema e generalizar como se isso estivesse acontecendo por regra do modelo, como parece estar sendo debatido aqui. Apesar de muitos estarem tendo esse problema, outros não estão. Exatamente como o problema da barra de espaço ou touchpad, por exemplo. Muitos (muitos mesmo) tiveram o problema, mas muitos também não tiveram.

O negócio é que só vem postar aqui os mesmos de sempre, que estão tendo o problema. Daí dá a entender que é uma regra do modelo ter isso.

Aqui, por exemplo, utilizei o driver de fábrica e não tive queda alguma de clock. Estou usando atualmente o 345.02 e não tenho queda alguma de clock. Usando o notebook na tomada e rodando GTA V em HD+ (1600x900) com as configs do vídeo (quase tudo no alto e apenas MSAA desligado). Liso, sem travadas e sem queda de clock.

Então não é um problema DO X550LN, é um problema que A L G U N S X550LN estão tendo.
 
Legal ver o pessoal fazendo teste e trocando infos, mas vi que alguns estão fazendo testes com drivers anteriores ao 342.50 e esses drivers não tem queda de frame. O teste de veria ser feito com o 350.12 ou qualquer driver acima do 342.50! Não seria mais correto?

Vou testar novamente o iRacing no 350.12 só na bateria e posto o que aconteceu.
------------
Mas é bom lembrar também que não podemos pegar o problema e generalizar como se isso estivesse acontecendo por regra do modelo, como parece estar sendo debatido aqui. Apesar de muitos estarem tendo esse problema, outros não estão. Exatamente como o problema da barra de espaço ou touchpad, por exemplo. Muitos (muitos mesmo) tiveram o problema, mas muitos também não tiveram.

O negócio é que só vem postar aqui os mesmos de sempre, que estão tendo o problema. Daí dá a entender que é uma regra do modelo ter isso.

Aqui, por exemplo, utilizei o driver de fábrica e não tive queda alguma de clock. Estou usando atualmente o 345.02 e não tenho queda alguma de clock. Usando o notebook na tomada e rodando GTA V em HD+ (1600x900) com as configs do vídeo (quase tudo no alto e apenas MSAA desligado). Liso, sem travadas e sem queda de clock.

Então não é um problema DO X550LN, é um problema que A L G U N S X550LN estão tendo.

Se instalar qualquer driver acima do 345.20 terá problemas, faça vc mesmo o teste com seu GTA, põe o 350.12, lançado exclusivamente pro GTA V e verá que terá um ganho de +10 fps e logo em seguida o problema aparecerá!
 
Uma fonte de 65 W é suficiente para as configs desse notebook, então se considerarmos que as fontes não estão defeituosas, o problema não é a fonte em si. Se alguém tiver um medidor de watts tipo aquele "Kill-A-Watt" e puder verificar se o consumo chega a proximo de 60 W que nem esperado já poderíamos excluir a fonte como possível culpada. Eu já vi casos de fontes de 90 W puxarem quase 120 W na tomada, então uma fonte de 65 W operando no máximo proximo de 60 W é tranquilo. O problema é se a fonte nao conseguir chegar até os ~ 60 W esperados, mas precisaria medir para saber e acho improvável ser o caso.

Mas fica a questao dessa historia de não ter queda de FPS só na bateria, deveria ser o contrário... Normalmente qnd se está na bateria os clocks são reduzidos para justamente nao sobrecarregar a capacidade da bateria nem gastar ela rapido demais.
------------
Vale testar mais essa história de jogar com bateria e ligado na parede, sem bateria ligado na parede e com bateria mas fora da parede, para ver quais diferenças dá.

Como o problema tem afetado bastante gente, acho que é válido testar com uma fonte de 90W. Também acho que 65 é suficiente, mas se alguém tiver como testar e também medir esse consumo seria ótimo.

Sempre achei que essas quedas estavam relacionadas com consumo de energia, seja por insuficiência ou por essa tentativa de diminuir consumo (para aumentar autonomia da bateria). Só espero que não lancem um driver "capado" para segurar o consumo da placa e mascarar o problema de engenharia no modelo.
 
Se instalar qualquer driver acima do 345.20 terá problemas, faça vc mesmo o teste com seu GTA, põe o 350.12, lançado exclusivamente pro GTA V e verá que terá um ganho de +10 fps e logo em seguida o problema aparecerá!

Tem gente tendo queda com o de fábrica e com o 345.20. Se fulano tem e eu (e mais outros) não tenho, então já não é um problema GERAL, e sim PONTUAL. Continua sendo um problema de ALGUNS, não DA LINHA.

Mas vou fazer o teste com o driver mais recente e posto aqui.
 
não sei se vai fazer diferença nos jogos mas quem não testou tenta colocar nas "opções de energia" do windows no "alto desempenho"
 
Testei aqui

iRacing

driver 342.50>tomada ou bateria>P4Gear retirado> 37/42 fps sem quedas

driver 350.12>bateria>P4Gear retirado> 46/57 fps sem quedas

driver 350.12>tomada>P4Gear retiirado> 8/10 fps após 10 segundos de conectar a fonte

Testei na bateria por uns 7 minutos, conectei a fonte, 10 seg depois caiu, retirei a fonte, continuou em 10 fps, sai do jogo e entrei novamente, usando somente a bateria, voltou pra 46/57 fps.

Preciso testar por mais tempo, mas agora não da, to no serviço!

Quem puder, testa e assim teremos mais infos pra passar pra nVidia/Asus através do Joex que ja esta em contato com eles.
 
Tem gente tendo queda com o de fábrica e com o 345.20. Se fulano tem e eu (e mais outros) não tenho, então já não é um problema GERAL, e sim PONTUAL. Continua sendo um problema de ALGUNS, não DA LINHA.

Mas vou fazer o teste com o driver mais recente e posto aqui.

Tem pessoas confundindo quedas de 10 fps no jogo com essas quedas para apenas 9 ou 10 fps. Ex: GTA V fica em 35 fps de média e as vezes, por ter muuito conteudo na tela, cai pra 25 ou 20, isso é normal pois a placa não "aguenta" as qualidades gráficas selecionadas, agora o problema dos novos drivers. é que depois de um tempo, o FPS cai pra 10 FPS constante e não muda, sem variação ou melhora na performance.

Não sei se expliquei direito, mas acho que da pra entender o problema!
 
Tem pessoas confundindo quedas de 10 fps no jogo com essas quedas para apenas 9 ou 10 fps. Ex: GTA V fica em 35 fps de média e as vezes, por ter muuito conteudo na tela, cai pra 25 ou 20, isso é normal pois a placa não "aguenta" as qualidades gráficas selecionadas, agora o problema dos novos drivers. é que depois de um tempo, o FPS cai pra 10 FPS constante e não muda, sem variação ou melhora na performance.

Não sei se expliquei direito, mas acho que da pra entender o problema!

ent eu nunca tive essas quedas de fps pra 8 - 9, mas no gta tenho queda no carro ou dando tiro pra 25 fps, você também tem essas quedas????
 
Tem gente tendo queda com o de fábrica e com o 345.20. Se fulano tem e eu (e mais outros) não tenho, então já não é um problema GERAL, e sim PONTUAL. Continua sendo um problema de ALGUNS, não DA LINHA.

Mas vou fazer o teste com o driver mais recente e posto aqui.

Não tenho o notebook mas esse problema me intrigou muito! Por isso tenho dado meus pitacos... kkk

Problema pontual é quando acontece um defeito comum em uma ou outra unidade independente do modelo, agora, mesmo que seja em 20% apenas e de apenas um modelo, não é mais um problema pontual, mas sim do produto. Lembrando que o esperado é que não exista defeitos, logo, se um grande grupo de usuários estão com o mesmo problema, não podemos simplesmente tratá-lo como pontual.

O fato de nem todos terem esse problema pode estar relacionado à 2 motivos, o primeiro é que em alguns casos, talvez nem se nota a queda, claro, dependendo do jogo e do critério de avaliação do usuário. O segundo (que acredito ser o mais provável), é que alguns estão utilizando em alguma condição diferente dos demais mas que julgamos não ser a causa do problema. Um exemplo é a questão da bateria.

Então acho que seria bem útil, se os que não estão tendo problemas detalhasse melhor as condições de uso, como: está usando suporte com cooler? está usando as portas usb? está usando com a bateria? Monitor externo? São coisas que as vezes podem ser a solução ou a causa dos problemas.

Desculpem se viajei, mas gostaria de ajudar no que posso (apesar de não ter o produto).
 
Segue 2 print do iRacing,

>tomada> driver 350.12

zHyZQRz.png


>bateria> driver 350.12

dXeI4kT.png

------------
ent eu nunca tive essas quedas de fps pra 8 - 9, mas no gta tenho queda no carro ou dando tiro pra 25 fps, você também tem essas quedas????

Qual driver vc esta utilizando?

Essa queda que vc tem no carro ou atirando é normal pois a placa não esta aguentando as configs selecionadas.
 
Você esta jogando lol no máximo e sem queda de fps? Aqui esta no mínimo e mesmo assim nas tf cai o fps..
estou no drive 345.20.... Qual o seu?

345.20 o meu driver, o detalhe e que NUNCA jogo sem o note na tomada.
 
Não tenho o notebook mas esse problema me intrigou muito! Por isso tenho dado meus pitacos... kkk

Problema pontual é quando acontece um defeito comum em uma ou outra unidade independente do modelo, agora, mesmo que seja em 20% apenas e de apenas um modelo, não é mais um problema pontual, mas sim do produto. Lembrando que o esperado é que não exista defeitos, logo, se um grande grupo de usuários estão com o mesmo problema, não podemos simplesmente tratá-lo como pontual.

O fato de nem todos terem esse problema pode estar relacionado à 2 motivos, o primeiro é que em alguns casos, talvez nem se nota a queda, claro, dependendo do jogo e do critério de avaliação do usuário. O segundo (que acredito ser o mais provável), é que alguns estão utilizando em alguma condição diferente dos demais mas que julgamos não ser a causa do problema. Um exemplo é a questão da bateria.

Então acho que seria bem útil, se os que não estão tendo problemas detalhasse melhor as condições de uso, como: está usando suporte com cooler? está usando as portas usb? está usando com a bateria? Monitor externo? São coisas que as vezes podem ser a solução ou a causa dos problemas.

Desculpem se viajei, mas gostaria de ajudar no que posso (apesar de não ter o produto).

interessante o seu post principalmente na parte de detalhamento das condicoes de uso...lembro que quando saiu o farcry4 ele tava com um bug que travava o jogo se tivesse algo ligado em qualquer porta usb...entao tambem acho valido fazer testes diferentes pra verificar o que pode ou nao estar influenciando...mas isso que estao colocando da bateria mesmo que seja soh pra alguns ja eh algo bem concreto de onde pode estar o problema de ao menos alguns dos usuarios
 
Os problemas estão relacionados sim pelo consumo e pela voltagem nessa VGA, fora o driver, claro, tanto é que o bios mod que tem lá no fórum da nvidia é somente pra retirar o "boost" da placa e colocar ela pra funcionar na maior frequência possível com a menor voltagem disponível constantemente. Se não me engano o pessoal que fez estabilizou a VGA em torno de 1006 de base clock, pois nesse clock ai a VGA só puxava entre 0.9~1.0 V de energia constantemente.

Os drivers por outro lado, como disse no primeiro post sobre essa VGA, foram "capados" pela nvidia, e além do 344.75 eles não possuem mais a feature de controle manual dos clocks e etc da placa (overclock e etc), agora quem faz isso completamente automático é somente o pc em sí, o usuário não tem mais controle algum sobre isso depois do 344, nem adianta tentar que o mínimo que vcs irão conseguir são aqueles miseros clocks no MSI, apenas. Tanto é que fizeram um post fixo lá no fórum da nvidia que foi retirado logo depois pois estavam pedindo essa feature de volta num futuro driver, a nvidia disse que lançou, mas ainda reclamam que não retornaram totalmente isso ai não.

Voltando ao problema do note, então, vendo por esse lado do driver capado, e o problema de energia do notebook, temos um sistema que "se confunde" quando é ligado na tomada (ou até na bateria mesmo em alguns casos) e fica fazendo esse gerenciamento dos clocks sozinho, trocando os perfis da placa (ainda mais depois do 344) o que causa o problema.
Ao meu ver, em parte o problema é da ASUS sim, pela má engenharia do note no quesito gerenciamento de energia e por não lançar um driver dela logo pra essa VGA, e também da NVIDIA, que lança outros drivers piores ainda pra completar a situação.
 
Não tenho o notebook mas esse problema me intrigou muito! Por isso tenho dado meus pitacos... kkk

Problema pontual é quando acontece um defeito comum em uma ou outra unidade independente do modelo, agora, mesmo que seja em 20% apenas e de apenas um modelo, não é mais um problema pontual, mas sim do produto. Lembrando que o esperado é que não exista defeitos, logo, se um grande grupo de usuários estão com o mesmo problema, não podemos simplesmente tratá-lo como pontual.

O fato de nem todos terem esse problema pode estar relacionado à 2 motivos, o primeiro é que em alguns casos, talvez nem se nota a queda, claro, dependendo do jogo e do critério de avaliação do usuário. O segundo (que acredito ser o mais provável), é que alguns estão utilizando em alguma condição diferente dos demais mas que julgamos não ser a causa do problema. Um exemplo é a questão da bateria.

Então acho que seria bem útil, se os que não estão tendo problemas detalhasse melhor as condições de uso, como: está usando suporte com cooler? está usando as portas usb? está usando com a bateria? Monitor externo? São coisas que as vezes podem ser a solução ou a causa dos problemas.

Desculpem se viajei, mas gostaria de ajudar no que posso (apesar de não ter o produto).

Mas de onde tirou isso de que menos de 20% é pontual e mais de 20 não é mais? Não existe isso, cara. Se não acontece em todos pro regra, por definição isso já não é um problema geral.

Sobre as informações, estou dando elas aqui no tópico desde sempre. Aliás, sou um dos poucos aqui que não estão tendo esses problemas mas não sumiu do tópico.

Enfim, vou tentar fazer um resumo:

Driver: De fábrica (sem problema algum) | 345.20 (sem problema algum)
Power4Gear: desinstalado
Fonte: conectada o tempo todo
Resfriamento: notebook sobre a mesa, sem nenhum resfriamento externo
USBs utilizadas: uma para o mouse

Ou seja, estou no cenário que MUITOS já relataram estar ocorrendo essa queda de clock. Mas não estou.
 
ent eu nunca tive essas quedas de fps pra 8 - 9, mas no gta tenho queda no carro ou dando tiro pra 25 fps, você também tem essas quedas????
Essas são absolutamente normais, pode ficar tranquilo. O problema é essas quedas inexplicáveis de quase 40 fps pra 10 fps devido à redução de clocks da GPU. Se quer saber se seu clock também está caindo só monitorar, mas não parece ser o seu caso.

Monitorei a gt 840m pelo GPU-Z rodando bf3. Cenário de queda de clock, vamos lá:
- PerfCap Reason: muda de Util (Limited by GPU utilization) para Pwr (Limited by total power limit)
- VDDC (mostra a tensão de alimentação do chip gráfco: cai de 1.0870v para 0.7810v (mínimo que verifiquei)

O note estava na tomada, carregando e no perfil Power4Gear High Performance.

E agora? O que será isso? :hum:
Até onde eu sei o "PerfCap Reason: PWR" é normal porque em alguns casos ele quer dizer que a GPU está fazendo overclock automático, atingindo os limites e voltando a um meio termo entre os clocks nominais e os com overclock automático, situação que seria normal. Agora isso acontecer junto com queda de FPS temos algo de errado acontecendo, acho que pode ser algum conflito entre BIOS e Drivers.
Esse tipo de problema não deveria ser pontual, por aparentemente se tratar de uma espécie de conflito entre BIOS e Drivers que todos teoricamente teriam iguais, única explicação para alguns terem e outros não eu imagino que seria devido à revisões diferentes do X550LN (talvez BIOS/VBIOS atualizado ou algo assim) ao mesmo tempo que usam versões diferentes dos drivers.

Pra galera que tá tendo problema ainda eu sugiro testar uma última vez com drivers bastante mais antigos pra ver se resolve (não custa nada tentar), após desinstalar com o DDU:
Dsiplay Driver Uninstaller 15.1.0.2: http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html
Driver 337.88 WHQL para notebooks: http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/75992/en-us
 
Última edição:
Testei de novo aqui galera e mesma coisa de ontem. Na tomada caindo clock, na bateria tudo liso. Testei também trocar de tomada e colocar numa individual, pois aqui uso filtro de linha, mas continua o drop assim mesmo.

O mais engraçado é como postaram aí atrás, no BatteryBar a taxa de descarga da bateria em game fica cerca de -35mW, mas ela só dá recarrega no máximo +14.900mW. Não sei se isso é normal, não sei se a fonte também só entrega isso direto para o notebook. Certo é que nesses notebooks atuais você pluga na tomada, ele não descarrega a bateria pra não viciar, puxa direto da tomada mesmo.

Outra coisa que testei: overclock. Antes se eu fazia overclock a cada 30 segundos era clock lá embaixo. Testei agora um overclock bem agressivo 135/240 só na bateria e adivinha? Nenhum drop.

E mais uma coisa: temperatura. Tenho que fazer mais testes, mas estou percebendo que na bateria ela fica levemente inferior também.

Enfim, não sei se amanhã vai começar a cair de novo na bateria, ontem e hoje foi isso. Espero agora o teste dos colegas que estão tendo o mesmo problema, e que consigamos uma solução se realmente for isso. Eu agora jogo vai ser limitado em 1h até a bateria acabar. :seferrou:
 
Essas são absolutamente normais, pode ficar tranquilo. O problema é essas quedas inexplicáveis de quase 40 fps pra 10 fps devido à redução de clocks da GPU. Se quer saber se seu clock também está caindo só monitorar, mas não parece ser o seu caso.


Até onde eu sei o "PerfCap Reason: PWR" é normal porque em alguns casos ele quer dizer que a GPU está fazendo overclock automático, atingindo os limites e voltando a um meio termo entre os clocks nominais e os com overclock automático, situação que seria normal. Agora isso acontecer junto com queda de FPS temos algo de errado acontecendo, acho que pode ser algum conflito entre BIOS e Drivers.
Esse tipo de problema não deveria ser pontual, por aparentemente se tratar de uma espécie de conflito entre BIOS e Drivers que todos teoricamente teriam iguais, única explicação para alguns terem e outros não eu imagino que seria devido à revisões diferentes do X550LN (talvez BIOS/VBIOS atualizado ou algo assim) relacionadas à versões diferentes dos drivers.

Pra galera que tá tendo problema ainda eu sugiro testar uma última vez com drivers bastante mais antigos pra ver se resolve (não custa nada tentar), após desinstalar com o DDU:
Dsiplay Driver Uninstaller 15.1.0.2: http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html
Driver 337.88 WHQL para notebooks: http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/75992/en-us

Única idéia pra sanar isso de vez que me veio em mente é pedir pra que o cara ai em cima que não está com o problema fazer um backup da BIOS/VBIOS dele e upar pra gente tentar flashear elas aqui e ver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo